Data/Hora: 15 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Praxes académicas 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 26 Jul 2010
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Praxes académicas
O que se passou na praia do Meco foi uma coisa deplorável.

Tudo o que são praxes académicas, claques futebolísticas e coisas que envolvem humilhação e violência psicológica provocam-me repulsa.

Aquando da minha entrada para a universidade manifestei a minha indisponibilidade à comissão da praxe e caso não fosse aceite estava disponível para levar as coisas até às últimas consequências. Na altura tinha dezoito anos, tinha forças e jeito para andar à porrada se fosse preciso.

A maior parte dos jovens que promovem estas práticas são maus alunos, não se preocupam em estudar, andam na universidade porque é moda e fica bem nessa idade dizer que frequentam a universidade. Há um perfil comum à maoiria desses jovens. Normalmente são preguiçosos, mandriões, não têm causas, aliás esta juventude hoje em dia não tem causas e andam na universidade a desperdiçar o dinheiro dos pais.

Devia haver legislação para proibir esses actos. As autoridades universitárias não têm meios para impedir essas práticas imbecis mas se houvesse vontade política, bastava enviar a polícia de intervenção para desmobilizar esses grupos e acabar com essas parvoíces.

Reforço que a maior parte dos alunos que promovem essas práticas são maus alunos. O aluno aplicado, marrão e que quer acabar o curso o mais rápido possível mantém-se à margem dessas imbecilidades.

Os partidos políticos andam muito preocupados com os votos e as Jotas têm muito peso neste tipo de decisões. Assim, vai continuar tudo na mesma e de tempos a tempos iremos assistir a fenómenos idênticos aos que se passaram na praia do Meco.

Até poderia parecer normal se estivéssemos nos Estados Unidos onde toda a gente pode adquirir armas e os jovens andam aos tiros nas escolas e nas universidades. Uma pena que tal aconteça no país mais desenvolvido do mundo.

Por cá, podia-se fazer qualquer coisa, mas acho que tudo vai continuar na mesma porque os dirigentes políticos são covardes e o parlamento está mais preocupado com a co-adopção do que com estas barbaridades que continuam a somar vítimas. badd

28 Jan 2014

Ouro

Registado: 28 Ago 2011
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1

Mensagem Re: Praxes académicas
Nos meus tempos de IST tambem levei com esses veteranos atrasados mentais que viria a cnfirmar com o tempo serem os mais burros la do sitio e que chegavam a pagar pra lhe fazerem as cadeiras.
Recusei-me sempre a ser praxado e varias vezes ia andando á porrada apesar da matilha ser enorme mas a mim nao me vergaram.
Perdem-se semanas inteiras de aulas e ai esta mais uma razao para o insucesso no primeiro ano de universidade.
Podiam tirar um dia para aquelas palhaçadas e quem quisesse participava desde que fosse tudo na base do respeito e voluntarismo.
Havia colegas meus que gostavam de ser praxados respeito.
Claro que nunca praxei nenhum caloiro e safei bastantes de algumas barbaridades.

Nao sabemos se o meco teve a ver com praxes mas faz falta legislar o que pode ser feito numa praxe e quanto tempo se pode perder de aulas nessa parvoice.

Violaćoes e maus tratos fisicos como ja aconteceram sao crime e de via dar expulsao da universidade.

De vez em quando vejo esses cortejos na expo e o grau de inteligencia desses ditos veteranos mete-me nojo. Por mim partia-lhe aquela fronha toda.
Mas enfim tudo ira continuar na mesma como dantes.

Felizmente tambem conheci alguns veteranos que sabiam estar e ajudavam os mais novos a orientar-se no 1o ano. A esses sim sempre respeitei.

28 Jan 2014
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
jpescador Escreveu:
faz falta legislar o que pode ser feito numa praxe

O que faz falta é legislar a proibição das praxes.

Se o argumento é a "integração" (???) dos caloiros, as velhíssimas "semanas de recepção aos novos alunos" servem perfeitamente como modelo.

Além de que, em universidades, instituições de ensino superior, tolerar-se práticas de humilhação e submissão conduzidas por atrasados mentais não é admissível. Não é uma questão de pôr limites mas de pura e simplesmente acabar com elas.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ao-1621031

http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ia-1620969

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interio ... co&page=-1

28 Jan 2014
Bronze

Registado: 19 Ago 2008

Faculdade de Ciências do Porto proíbe praxes =D> =D> =D>

28 Jan 2014
Ouro

Registado: 28 Ago 2011
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1

Tinoni
Eu ja nao ia tao longe
Nunca vais conseguir proibir as praxes
Quando muito dentro dos recintos universitarios mas la fora vao continuar
Ha gajos que vivem so para aquilo apenas aparecem la nestas semanas e depois desaparecem
Nem sei como é que eles conseguiram entrar em certas universidades publicas
Deviam ter algum QI mas pelos vistos é so pra fazer asneira

28 Jan 2014
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

no meu tempo (ISCTE), só ocorria na primeira semana, com civismo e humor, os caloiros eram confrontados com o mundo adulto
acabei a universidade, e tive de fazer a tropa em Mafra, terminei o curso de oficiais, voltei a ser praxado, mas nos termos militares

na sua génese, a praxe era um ritual de iniciação no acesso a um patamar maior, assim como tantos outros
deveria consagrar a responsabilidade individual, a colaboração em grupo, a aplicação ao trabalho e o elevador social
infelizmente a estupidez, a humilhação e a barbaridade foram ganhando terreno numa festa que deveria enaltecer a maioridade

em suma, passar a barreira dos 18 anos era um momento único nas nossa vidas:
podemos votar, vamos à tropa, escolhemos o nosso futuro profissional, podemos tirar a carta, passamos a ser responsáveis jurídicos plenos, etc

espero que este caso (Meco) acabe por constituir um marco de viragem nas mentalidades e nas práticas universitárias

a entrada na universidade é vencer o maior desafio do estudante liceal
deveria ser motivo para festejar a vida ... e não para encontrar a morte

badd

28 Jan 2014
Ouro

Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

jpescador Escreveu:
Nunca vais conseguir proibir as praxes
Quando muito dentro dos recintos universitarios mas la fora vao continuar

O que se passa fora das universidades deverá ser tratado como tudo o resto que acontece no espaço público. Serão ou não casos de polícia. E aí, de facto, se houver gente tão idiota que voluntariamente participe, só resta ter pena deles.

28 Jan 2014
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
As praxes servem exclusivamente como demonstração de poder de um conjunto de fulanos que de outra forma dificilmente vão viver tais sensações.

No meu tempo, assim que vi que estavam a reunir os caloiros numa sala como se fossem ovelhas, sai e fui embora, acho que ninguém reparou que sai, mas se tivessem reparado era igual. Não acho piada nenhuma a praxes.

O pior é conseguir explicar a estes miúdos novos que se eles não quiserem ser praxados não são, ninguém os pode obrigar. É que eles julgam que são obrigados e se não forem praxados nunca vão ser aceites e vai ser colocados de lado. Uma autêntica mentira.

Espero que haja uma legislação sobre o tema.

28 Jan 2014
Iniciado

Registado: 08 Mai 2013

O trâmites em que as praxes académicas acontecem são reflexo da sociedade classicista que Portugal é. O caloiro é o "lixo" universitário e o Dux o "Deus", o "Doutor/Engenheiro/Arquitecto/Advogado" que o "lixo" aspira ser.
Isto é transversal a toda a sociedade portuguesa. Tenho um mestrado em Engenharia, mas no entanto não ando para aí a exigir às pessoas que me tratem por sr. eng. (Até porque para isso é preciso fazer um exame devida na ordem para adquirir o devido grau), nem o meu pai doutorado anda a pedir que o tratem por sr. Doutor. Temos nomes, primeiros nomes e é assim que gostamos de ser tratados. Como pessoas/indivíduos, não títulos.

As universidades e a sociedade em geral em Portugal prende-se aos títulos e não aos indivíduos e é por isso que atitudes submissas perante alguém de "grau superior" são comuns e por vezes acabam em tragédia como no Meco. Mas desenganem-se se acham que isto muda algo. Para o ano que vem já ninguém se lembra disto e volta tudo a ser "business as usual".

28 Jan 2014
Platina

Registado: 17 Jan 2008
E pensar que são estes imbecis que vão ser os futuros putanheiros...

Muito vão penar as GPs!

Bom,mas indo ao âmago da questão, tudo começa nas escolas básicas e secundárias, com o bulling, aí sim com humilhações perfeitamente bárbaras, depois no ensino superior é tudo mais elaborado, mas não menos imbecil!

Não sei o que se passa naquelas cabeças, mas boa coisa não é, e muita debilidade mental...

Por fim, praxes não é nada disto, praticam-se na tropa, como já disse o Kwacha e noutros lugares, praxe é diversão pura!

28 Jan 2014
Iniciado

Registado: 21 Set 2011
Positivos
2
Neutros
1

"Praxe: meu caloiro, nada de me olhares nos olhos. Meu caloiro, quando quiseres falar comigo pedes autorização e tratas-me por sr. Veterano. Meu caloiro, tu não tens opinião, entendido? Meu caloiro, quando eu mando, tu fazes. Ponto. Pois então rasteja. Agora salta. Agora lambe o chão. Vai dizer àquele prof pára ir levar no...cultura universitária, preparação para a vida, os grandes valores da universidade, dizem, certamente, os das tunas. Os outros, esses dizem apenas: estupidez. Ups, pelo meio umas são violadas e agora, pelos vistos, morrem afogados. Ainda bem que o meu filho decidiu que não ia para a faculdade. Está desempregado como a maior parte dos recém licenciados e - e este e faz toda a diferença - vivo."

http://curtosinstantes.blogs.sapo.pt/praxes-112827

Nunca cheguei a ir para a Faculdade, mas nos meu tempos de secundário abominei essa pequena fase introdutória na vida do estudante. Apesar disso, nunca "sofri" nada de grave só uma brincadeiras, umas pinturas na cara e no fim das contas deu para conhecer algumas raparigas mais velhas e o grupo da malta porreira, ou os que eram vistos como os mais cool. Quando me vi na situação de poder praxar, nunca o fiz.
Quando se passa para o Ensino Superior, também passas para um nível superior nas praxes e para alguns a diferença é como do dia para a noite. O que costumava ser uns dias, ali são semanas. Estranho como não existe a noção de faltas de presença se no resto da vida académica estiveram presentes. Estranho que em havendo, aparentemente têm justificação bastando dizer que estiveram nas praxes.
Como nunca vivi a praxe no tal ensino que se quer que seja superior, não posso dizer da minha experiência. No entanto pelo que oiço nas histórias dos mais antigos e agora dos mais novos, as coisas nunca foram muito diferentes a não ser na moralidade. Antes haviam valores morais incutidos e mais rigidos que com o passar dos anos se foram desvanecendo, antes nunca se pensaria em fazer praxes que acarretavam perigo fisico ou mesmo perigo de vida, ou então praxes com alguma conotação sexual. Actualmente e se racionalizarmos, à partida quase todos dizem que não toleram isso, sejam os que fazem, como os que são o alvo, só que no calor do momento, os limites tornam-se turvos, muitas vezes com a ajuda de alccol e quando se dá conta, já há muito que a decência e o espirito de integração ficaram para trás.
Claro que não é tudo assim e sempre assim, conheço pessoas que adoraram a iniciação na Faculdade e que adoraram ser praxados. Dava para se divertirem à grande e conhecer pessoas que se calhar levariam todo o seu percurso académico para interagir, o problema é que disso não reza a história.
As praxes não deveriam ser transportadas para a vida externa à vida académica, nem deveriam demorar o tempo que demoram para prejuizo dos alunos.

28 Jan 2014
Iniciado

Registado: 16 Jan 2014

Se as praxes fossem como eu fui praxado, e praxei, nao haveria complicaçoes.

As minhas praxes eram na base de acolher o/ a caloira para uma cidade que nao era a deles/delas.

Recordo-me que numa das praxes que a minha malta da altura, duas ou tres caloiras foram limpar a casa, mas acabaram por n limpar nada, pois acabamos numa alta jantarada e noitada. Mas sempre elas estavam sempre debaixo do nosso olho, n fosse um doutor "xico esperto" fazer parvoices.

Essas sao as saudaveis.

Este caso do meco, muito em voga nos midia e nas redes sociais foi um caso que me chocou, e que me questiono quais os valores e principios que terão estes jovens que serao a nosso futuro

Bem haja

28 Jan 2014
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

8)

Eu também assisti a umas boas semanas de recepção aos alunos...

Aliás, eu cheguei a assistir a vários Tribunais do Caloiro, em que além de alguns professores participarem de forma activa, eram mais um teatro feito por "veteranos" para divertir os caloiros que outra coisa qualquer...

A unica coisa que (particamente) existia de praxe era as pinturas no rosto! E existia restrições nos materiais com que se podia pintar.
E só por causa dessas pinturas já existia muita discussão interna, por ser considerado excessivo.
Até as cenas malcheirosas eram proibidas, embora uns engraçadinhos utilizassem à socapa.
Andar a gritar com os caloiros não era prática corrente. Existiam uns elementos estipulados para o efeito que gritavam, mas era mais no sentido de indicar para que lado eles se deviam dirrigir, para irem para as actividades.
E mesmo isso tudo, sendo bem mais soft que hoje em dia, estava sempre a ser discutido e ponderado, e era por muitos considerado exagerado.

Tudo começava com os "veteranos" a ajudarem nas inscrições. Os caloiros não tinham sequer de escrever. Os "veteranos" é que preenchiam os formulários, acompanhavam o caloiro à secretaria, á tesouraria, etc.
Portanto o primeiro impacto era excelente.
Um gajo chegar à Universidade, pronto para ser praxado, e ter umas 3 ou 4 meninas, todas simpáticas e atenciosas, a fazerem-nos a papinha toda... era um luxo.

Depois era uma semana de actividades, quase todas elas baseadas em jogos e cantorias, mas muitas vezes com algo de pedagógico. Caças ao tesouro que serviam para aprender mais depressa os cantos à universidade, tarefas que eram o espelho do que era necessário fazer no dia-a-dia na universidade, como por exemplo ir tirar fotocópias, requisitar um livro, etc.
Havia uns jogos que em que a malta fazia umas figurinhas rídiculas, mas eram mais divertidos que humilhantes.
Basicamente quase tudo parecia os "jogos sem fronteiras".

Atribuiam-se padrinhos, que muitas vezes davam ou emprestavam material de estudo aos caloiros.
As turmas do 2º ano tinham o hábito de ir jantar uma vez com as turmas do 1º ano, para motivar os caloiros a fazerem umas jantaradas.

E o mais engraçado é que as piores praxes que vi nesses anos foram feitas a "veteranos" que se esticavam nas praxes aos caloiros.
Normalmente eram uns tarados, com brincadeirinhas sexuais, que se aproveitavam da altura para tentar umas brincadeirinhas tristes com caloiras giras.
Eram colocados em frente aos caloiros todos, e esses sim eram praxados um bocadinho mais a sério.
Uma vez um desses "chico-espertos" recusou-se a ser praxado. Esbracejou, gritou, barafustou e... não foi praxado. No entanto, logo ali foi feita uma exposição publica do que aquele aluno tinha feito.
O gajo, mais tarde, mudou de universidade porque quase ninguém falava com ele.

Basicamente as "semanas de recepção aos alunos" eram uma grande festarola para o caloiro.

Essa altura era um paraíso comparado com o que vi há poucos anos na Expo.
As gajas acho que eram piores que os gajos. Completamente histéricas, pareciam ter um prazer enorme em humilhar ao máximo.
Só via era gente molhada e suja, lama, merda, gritos.... e caras tristes ou zangadas.

E acho "engraçado" quando dão a hipótese a um aluno de não participar nas praxes, mas depois castigam-no proibindo de usar traje académico ou de participar no baile de gala.
Isto é, para se poder participar em algumas tradições, essas sim que têm algum sentido e finalidades "normais", tem de se aceitar a "tradição" da praxe, por mais humilhante e violenta que ela seja.
E para tentarem que isso sirva de incentivo para a malta aderir às praxes, até escrevem essas proibições no livro de regras, ou no código, que escrevem para parecer mais "importante" ou legal.

Para grandes males, grandes remédios! Proibam as praxes...
Desde há 20 anos para cá, as praxes têm vindo a ser cada vez mais exageradas, a todos os níveis , em praticamente todas as universidades... e parece que estão praticamente fora de controlo!
Tanto que o que me espanta mais no caso do Meco é que são praxes feitas a membros da comissão de praxe (não eram caloiros), bem longe da escola e bem fora do horário de ensino.
Portanto, qual a finalidade e a lógica dessas praxes?
Não será concerteza "receber, acolher e integrar os novos estudantes recém chegados a uma nova instituição".
Assim sendo, parece só que vão tentando fazer cada mais e pior... só porque sim!

O Dux manda, e a malta faz o que o Dux manda, por mais descabido que seja?
Praxar membros da comissão de praxes, no meio de Dezembro, bem longe da escola, num fim-de-semana organizado para o efeito?!?
Deixem-me adivinhar.... a malta até pagava tudo e o Dux não pagava nada?
Mas que raio de droga alucinogénica andaram eles todos a fumar?

O mais macabro é que ontem li que eles responderam às velhotas do Meco:
"Isto é uma praxe. Uma experiência de vida."
É que isso é a ironia mais aterradora que ouvi nos ultimos tempos, pois aquilo foi "uma praxe, uma experiência de morte".

É no que dá quando se vai tentando fazer cada vez mais praxes e cada vez piores... só porque sim!

8)

28 Jan 2014
Ouro

Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

E... foda-se!... ... DUX?... ](*,) ... que caralho é um DUX?... :smt107

28 Jan 2014
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

8)

No meu tempo o Dux era o gajo com mais matrículas.... isto é, na prática, era normalmente o mais bêbado! [bigsmile]

28 Jan 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: