Data/Hora: 19 Jul 2025

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2209 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 ... 148  Próximo
 Carros e outros veículos motorizados 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 02 Mai 2015
Mensagens: 48494


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Carros e outros veículos motorizados
Imagem


Imagem

17 Fev 2016

 
 
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
* evolution by
Imagem

Imagem

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

17 Fev 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Muito bom :smt023

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

18 Fev 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
CARROS PORTUGUESES

No decorrer do Século XX, 14 foi o numero de marcas de automóveis, fundadas em Portugal. A maior parte delas é totalmente desconhecida da maioria dos portugueses, já nenhuma opera actualmente, muito por culpa da falta de apoio dos desgovernos, e já pouco resta para recordar. Ficam aqui algumas das marcas e modelos de automóveis portugueses mais emblemáticos.

ALBA


Imagem

Em primeiro lugar temos o Alba, que foi desenhado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha, na metalúrgica Alba, no ano de 1952. A carroçaria era em alumínio e bem ao estilo Italiano da altura. Todo o carro, inclusive o motor, tem a autoria de António Augusto Martins Pereira. O Alba tinha um motor de 4 cilindros de 1500cc que debitavam 90cv, tinha 4 velocidades e atingia os 200km/h. Estima-se que ao todo tenham sido construídos 4 exemplares.


Edfor

Imagem

O Edfor, uma obra do industrial portuense Eduardo Ferreirinha, foi fabricado em 1937. Usa um motor Ford V8 com 3620cc, tem um peso total de 970Kg e velocidade máxima de 160Km/h. Este foi o carro conduzido por Manoel de Oliveira, quando participava em provas de competição automóvel, durante a sua juventude.

AGB IPA

Imagem

O IPA 300, nasceu em Porto de Mós e foi a evolução do seu antecessor, o Lusito, produzido pela mesma marca, a AGB. Apresentado na Feira das Industrias em 1958, foi uma referencia da industria metalo-mecânica nacional da altura. Tinha como base o modelo Astra britânico, cujo motor era um British Anzani de 2 cilindros, a 2 tempos, com 15 cv, 300 CC e 3 velocidades.
Contudo este modelo Português não avançou, devido á oposição do então Secretário de Estado da Indústria, cuja politica industrial da altura, passava por querer fabricar e montar em Portugal, veículos de marcas europeias e americanas.

Marlei

Imagem


O Marlei foi concebido em 1954 por Mário Moreira Leite, um dos mecânicos mais reputados do Porto na sua época . Tinha como base um Opel Olympia Caravan e foi um dos últimos automóveis portugueses de competição a ser construído. Com 48 cv, 4 cilindros, 1588 cc, 4 velocidades, * kg de peso total e 160 km/h de velocidade máxima.

MG Canelas (O Ferrari português)

Imagem

O MG Canelas data de 1952, foi um carro carro que correu em muitas provas nacionais dos anos 50. Ao contrário da generalidade dos automóveis portugueses da época, este tinha um chassis tubular de concepção própria, fabricado em aço cromo-molibdénio, soldado nas instalações das OGMA, e o motor, um 1500 cc de base MG, foi totalmente remodelado e aligeirado. Tinha 95 cv, 4 cilindros, 1500 cc, 4 velocidades, 550 kg de peso total e velocidade máxima de 195 km/h.

OLDA

Imagem

O Olda proveniente de Águeda, surgiu em 1954 e rapidamente conquistou o papel de favorito nas corridas, não só devido à qualidade do projecto como ao excelente nível de condução de Joaquim Correia de Oliveira, piloto e técnico do veículo, e de Ângelo Costa, responsável pela preparação dos motores. Denominava-se Olda,contracção de “Oliveira de Águeda”, retendo as letras mais importantes para a designação final. Com 80 cv, motor de 4 cilindros com 1493 cc e 4 velocidades. Peso total de 500 kg e velocidade máxima de 165 km/h.

DM

Imagem

O DM, da autoria de Dionísio Mateu, foi desenvolvido nas instalações da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carroçarias diferentes, e conta com um motor de 1100cc com 4 cilindros e com 65cv. O DM pesava 500kg e atingia os 170Km/h.

FELCOM

Imagem
Imagem Imagem

O Felcom, possivelmente o carro português mais antigo, datado de 1933, foi construído por Eduardo Carvalho a partir de automóveis que pertenceram a Eduardo Ferreirinha, que mais tarde construiu os automóveis Edfor. O Felcom continha componentes de um Ford A e de um Turcat-Méry, sendo o motor de um Ford A, mas transformado com uma cabeça Miller.


SADO

Imagem

O Sado surgiu no final dos anos 70 e foi lançado pelo o Grupo Entreposto, que deu continuidade ao projecto iniciado na Famel de Águeda. Foi posto à venda em meados de 1982, e custava cerca de 260.000 escudos. O Sado não chegava para as encomendas, e as primeiras 50 unidades foram vendidas muito rapidamente, chegando a haver até lista de espera. Tinha um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades e pesava 480 kg, tinha como velocidade máxima os 110 km/h.

PORTARO

ImagemImagem

O Portaro foi o primeiro Todo-o-Terreno português, e foi produzido pela FMAT (Fabrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal) a partir de 1976. As vendas em Portugal chegaram a atingir volumes perto das 1000 unidades e a fábrica produzia outro tanto para exportação. Em 1990, sem qualquer protecção à indústria nacional, a Portaro fechava as suas portas depois de ter vendido quase 7.000 veículos em território nacional e de ter exportado alguns milhares de unidades. Contava com diversas versões, entre elas o Portaro 250 (na imagem) que contava com um motor de 4 cilindros com 71 cv e 2498 cc.

UMM

Imagem

A UMM (União Metalo Mecânica) começou a laborar a 4 de Julho de 1977, com o propósito de produzir viaturas 4×4, rentáveis para uso na agricultura, indústria e serviços. As carroçarias eram feitas em Mem Martins, onde depois seguiam para a montagem e pintura em Setúbal, os motores eram Pegeout. Confrontada com a falta de encomendas e a falta de apoios do governo, a empresa não resistiu, e acabou por abrir falência em 2006. A UMM chegou a correr no Paris-Dakar, nos anos 80. Foram produzidos ao todo 3 modelos, o Cournil, o Alter e o Alter II, chegando a ser apresentado o prototipo do Alter III (na imagem), que nunca chegou à linha de produção.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

19 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Boa compilação nacional Dragon! :smt023

E o futuro?

1º (?) carro elétrico Made in Portugal by
Imagem

Imagem

Apresentação em 2016 | Possível comercialização em 2017 + info

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

19 Fev 2016
Iniciado

Registado: 02 Mai 2015
Mensagens: 48494


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Lamborghini Jarama


Imagem

Imagem


Imagem

20 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Vulcan by
Imagem

Imagem

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

22 Fev 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
'Tesla' apresenta o Model X, o novo carro eléctrico de luxo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

O Model X da Tesla é o primeiro automóvel de luxo totalmente eléctrico. A marca norte-americana criou um carro que "vai redefinir o conceito de veículo eléctrico", escreveu a Wired no passado dia dia 29 de Setembro.

A Tesla já há muito que tinha anunciado a intenção de construir um carro eléctrico de luxo, mas só no dia 29 de Setembro, num evento na Califórnia, Estados Unidos da América, revelou ao público o seu mais recente veículo. No mesmo evento, a marca ofereceu seis destes carros a clientes.

O carro da Tesla vai atingir velocidades de 250 Km/h e, apesar de ser um SUV ("sport utility vehicle", carro desportivo utilitário), pode ir dos zero aos 100 em apenas 3,2 segundos. Além disso, o Model X conta ainda com sistemas de condução automática e de travagens de segurança que funcionam através de sensores e câmaras, um pára-brisas panorâmico e portas traseiras que abrem verticalmente.

A Wired diz mesmo que "não é apenas o design, que é futurista sem ser estranho, não é apenas a velocidade, nem as dramáticas portas de falcão, são todas essas características juntas que fazem deste carro não apenas interessante, mas desejável".

"A missão da Tesla é acelerar a chegada dos transportes sustentáveis", disse o administrador executivo da Tesla citado pela Wired. "É importante perceber que qualquer tipo de carro pode ser eléctrico".



O Model X da Tesla vai custar 130 mil dólares (115 mil euros) nos Estados Unidos da América, mas, segundo a Bloomberg, a Dinamarca vai aumentar o preço do automóvel em quase o triplo, eliminando as isenções fiscais aos carros eléctricos.

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

22 Fev 2016
Iniciado

Registado: 02 Mai 2015
Mensagens: 48494


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados

23 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Afinal o Tesla já não é o carro elétrico de produção mais rápido.
Essa façanha foi agora conseguida pela... croata Rimac Automobili.
Alguns números:
1.088 hp, pack de baterias de 8.450 células, 354 km/h, dos 0 aos 100 km/h - 2,6s

Imagem


Imagem

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

25 Fev 2016
Iniciado

Registado: 14 Nov 2014
Mensagens: 2464
Positivos
6
Neutros
1
Negativos
1



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Pena que em Portugal, cada vez há menos incentivos/apoios do governo para carros eléctricos.

25 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Mal a oferta de modelos suba os Estados retirarão os benefícios. É que a "mama automóvel" é uma fundamental fonte de receita para os desgovernos.

Como o Dragon acima referiu, a Dinamarca já se antecipou...

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

25 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
Levante SUV (2017) by
Imagem

Imagem

_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

26 Fev 2016
Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jul 2013
Mensagens: 3376
Localização: na Via Láctea
Positivos
146
Neutros
26
Negativos
15



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
A Ferrari a treinar para o próximo rallye de Monte Carlo...


_________________
"It is not sex that gives the pleasure, but the lover." - Marge Piercy

26 Fev 2016
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Nov 2012
Mensagens: 19042
Localização: Estados Unidos do Porto
Mensagem Re: Carros e outros veículos motorizados
SABRA GT COUPÉ

Produzido pela Autocars Company Lda de Israel entre 1961 e 1968, foi um carro desenvolvido pela Ralient Inglesa (que produziu os primeiros 100). O motor era um Ford (do Zephyr) de 4 cilindros de 1703cc com 61Cv

Imagem
Imagem
Imagem

_________________
"Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"

27 Fev 2016
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2209 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 ... 148  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal