
Re: Ultimas noticias sobre Futebol
jpescador Escreveu:
A historia de nao haver agora claysula no contrato do cotoveladas pode ser um tiro nos pes
Se o gajo rescindir sem justa causa
Apenas tem que pagar o restante ate 2020
4/5 M
Coisa pouca se tiver quem lhe pague isso
Em inglaterra será uma pechincha
O bdc did it again
Isso não é assim tão simples.
É possível, mas é sob determinadas circunstâncias, e tem regras próprias.
Os clubes beneficiam dum período de protecção, por exemplo. Não sei isso de memória, mas havia qualquer coisa antes dos 28 anos e outra depois dos 28 anos. Lembro que havia "3 anos assim", e "2 anos assado". E havia outras consequências. Não é somente saír quando lhe apetece, pagar o valor dos ordenados, e "tá a andar de mota"
Mas por outro lado, sim. É quase como dizes.
É também por isso que hoje em dia os clubes têm de pagar ordenados altos, ou antes... pagar salários consoante o valor do jogador.
E é também por isso que o jogador prefere não renovar cobtrato para um valor mais alto, mesmo que data do término seja exactamente a mesma, e a cláusula exactamente igual ou até menor.
Porque um salário baixo pode permitir saír dali a pouco tempo por um valor baixo, por isso não convém ser aumentado quando certas "datas" se aproximam.
Isto é, se mantiver um jogador com um salário baixo quando ele já vale muito, ele dentro de determinadas circustâncias e regras pode saír, pagando uma indemnização que está correlacionada com o valor do seu salário, e não com o seu valor de mercado. Asssim, se ele recebe pouco de salário, o que acontece é que também poderá saír pagando pouco de indemnização. E não há nada que se possa fazer. É o que está na lei.
É por essas e por outras que o Benfica (e outros) se vê obrigado a deixar alguns jogadores saír. Porque tirando essa opção só tem 2 alternativas.... ou lhes paga mais, ou então eles podem saír por pouco.
E o clube não pode sequer confiar no jogador. O jogador diz que quer ficar a vida inteira, mas se não renova, o melhor é prevenir e vender depressa. Porque a partir dos 28 anos, começa a ser mais fácil para eles saírem. Se o clube acredita de boa fé no jogador, quando dá por ela já o jogador saiu, e o clube recebeu uma ninharia por um jogador que ainda podia render muito em campo, ou render uns trocos jeitosos numa venda uns meses antes.
É o tipo de coisas desconhecidas por muitos, mas que mesmo assim não deixam de opinar como se soubessem tudo sobre o negócio do futebol.
