Re: Ultimas noticias sobre Futebol
Eu não tenho a certeza se a clausula de rescisão anula automaticamente a Webster. Acho que sim, mas não tenho a certeza.
Espero não dizer nenhuma bacorada no resto do texto, mas o que sei acho que é assim...
Se não me engano, o que a Webster diz é algo deste género:
"Dentro de um determinado período (o tal período de protecção), o jogador não pode rescindir sem justa causa. Mas fora do período de protecção já pode."
Num caso e noutro, o clube é sempre indemnizado. Mesmo fora do período de protecção o clube recebe qualquer coisa. Já lá vamos...
Portanto,
A)
Dentro do período de protecçãoDentro do período de protecção, o jogador não pode rescindir. O que é que isso significa? Significa que na realidade até pode, mas as sanções são enormes para ele e para o clube pelo qual ele assinar a seguir. Ninguém pode obviamente apontar uma pistola ao jogador e obrigá-lo a ficar. Mas dentro do período de protecção, a FIFA protege o clube, de inumeras formas. Tenta dissuadir o jogador e o clube pelo qual pretende assinar através de muitas sanções, e bem pesadas.
Portanto, aqui há 2 hipoteses.
1) Se o contrato não tem clausula de rescisão, dentro do periodo de protecçao, o jogador está lixado. Tem quase de jogar à força. Se ele saír, é proibido de jogar pela FIFA durante uns tempos, paga indemnizações extra calculadas pelas autoridades competentes, e o clube para onde for poderá ser sancionado de diversas formas.
2) E com clausula de rescisão, basicamente o que acontece é que está previsto no contrato quanto é que o clube tem de receber para libertar o jogador. O jogador paga esse valor e vai embora descansado.
Mas fora do período de protecção já não é assim.B)
Fora do período de protecçãoFora do período de protecção o jogador já pode ir embora.
Isto é, ele tem de indemnizar o clube na mesma, mas não há outras sanções. Ele paga, baza e pode jogar à vontade onde quiser.
E paga o quê?
1) Se não tiver clausula de rescisão, paga o total do que iria receber em salários até ao fim do contrato, mais uns pózinhos quse irrelevantes previstos na lei. Paga isso e vai embora descansadinho.(é deste tipo de situação que acho que o PESCAS estava a falar. Fora do período de protecção, sem clausula, se o salário é baixo, os clubes lixam-se!)Por isso é que o Matic refere que não sabe quando o Slimani renovou. Depende de quando ele renovou para saber quando acaba o período de protecção.
Mas...
2) se tiver clausula de rescisão.... eu não sei.
Não sei mesmo, nem nunca me dei ao trabalho de pesquisar a sério.
A unica coisa que me lembro é de ter lido algures que havia um acordo extra por parte dos clubes europeus, que impedia a lei Webster de ser aplicada de forma automática.
Esta parte nunca consegui confirmar em lado nenhum. Havia um blog onde acho que isso foi discutido.
É óbvio que se pagar a clausula pode sempre ir embora. Isso é certinho limpinho e tenho certeza absoluta disso.
O que eu não sei é se o valor do total dos salários for muito inferior á clausula, se ele não pode só pagar o valor dos salários e ir embora, sem pagar a clausula. Pela lógica, eu diria que não. E acho que se tem de pagar a clausula. Só não tenho a certeza. A FIFA tem feito tantas coisas com pouca lógica, que já não tenho a certeza de nada. E acho que era esta parte que andava a originar discussão no tal blog, se não me engano.
Mas é por isto tudo é que é importante ir renovando contratos. Cada vez que se renova, recomeça o período de protecção.
Outra coisa que acho que tenho quase a certeza é esta:
- Os clubes já não podem "encostar" sem mais nem menos um jogador durante 2 ou 3 anos, como castigo por não renovar ou outra coisa qualquer. Se o clube fizer isso, o jogador passado algum tempo pode saír por justa causa desportiva ou algo asism do género. Ele continua a ter de compensar o clube se saír antes do contrato terminar, mas não lhe são aplicadas sanções, como por exemplo ficar impedido de jogar noutro clube, etc. . Basicamente isto significa que o jogador tem direito a jogar. Se não o deixam jogar num lado, ele pode ir para outro lado.