Ui... o Centrum...
Isso é como aquela gp feia, gorda e antipática, que cheira mal, não sabe foder, não sabe mamar, não sabe massajar, nem sequer sabe bater uma pívea em condições... e cobra 200 euros à hora, mas tem um blog todo catita e apelativo!
Pela vossa saude, comprem algo melhor que Centrum.
Centrum entra, na opinião de alguns, quase na categoria de veneno.
Aliás, parece que contém mesmo alguns ingredientes que já entram na categoria de muito indesejáveis.
http://www.meghantelpner.com/blog/the-t ... than-good/Este é só um exemplo, e uma pesquisa rápida revelou diversos artigos com opiniões similares.
No minímo acho que se pode dizer que o Centrum é um multivitaminico demasiado caro para os ingredientes que contem, que são na sua grande maioria de qualidade inferior, e normalmente em pequenas quantidades. Acho que só colocam quantidades maiores dos ingredientes que são mais baratuchos.
Aliás, é relativamente conhecido que a malta da musculação mais bem informada prefere usar o multivitaminico do LIDL em vez do Centrum, sobretudo quando não tem dinheiro para comprar vitaminas de qualidade superior.
È sobretudo um produto de marketing. E não estou a falar somente de publicidade. Farmácias, médicos, companhias farmaceuticas... todos trabalham no marketing dos produtos, de uma forma ou de outra. E provavelmente todos são recompensados por isso.
Eu no post anterior referi a vitamina B12 como forma de escolher o multi. Nâo foi por uma razão qualquer. Obviamente, não basta um multivitaminico ter uma boa forma de B12 para ser bom. Mas depois de algumas pesquisas descobri que não há uma unica marca de grande qualidade a usar o pior tipo de vitamina B12. Há algumas excepções entre as marcas de qualidade razoável . Como a Rainbow Light e a Now Foods, que ainda usam em alguns produtos, pelo menos. Mas pelo mesmo preço ou por mais 1 ou 2 euros por mês já se evita isso. O que eu uso, por exemplo, é somente ligeiramente melhor que essas marcas, mas já não tem esse tipo de B12.
Isto é, as marcas boas preocupam-se em usar bons ingredientes. Mesmo que isso aumente o preço do produto (o que pode diminuir as vendas), ou diminua a margem de lucro. Mas têm a preocupação de não usar algo que sabem que não presta.
As marcas menos boas não querem saber disso para nada. Preocupam-se exclusivamente com os lucros, e tentam maximizá-los. Para isso usam aquilo que eles sabem que não presta. Mas tentam esconder esse facto.
Aliás, as marcas que usam Cyanocobalamin, na maioria dos casos escreve somente só B12 no rotulo das quantidades.
As que não usam, escrevem B12 (Methylcobalamin) ou B12 (Hydroxycobalamin).
As primeiras porque não querem as pessoas saibam que usam Cyanocobalamin. As segundas porque querem que as pessoas saibam que não usam Cyanocobalamin.
Mas a B12 é só um exemplo.
Se não me engano, o Centrum usa cálcio de qualidade inferior, vitamina E de qualidade inferior, àcido fólico em vez de folato (que é superior). E estas são somente aquelas que sei de cor, recordando o que descobri há alguns anos. (eu também já tomei centrum)
Exemplos de marcas de multivitaminicos mais ou menos vulgares no mercado:
-
Thorne Research- Garden of Life (Vitamin Code)
- Nature's Way
- Country Life
- Life Extension
- Source Naturals
- Solgar
- Optimum Nutrition
- NOW Foods
-
Rainbow LightColoquei em 1º aquela em que eu confio mais, e em ultimo talvez aquela em que eu confio menos. Todas as outras estão por ordem aleatória. Bem, quase...
Há algumas marcas talvez ainda melhores que estas, mas normalmente com preços astronómicos e com menor expressão no mercado.
Em quase todas as marcas, há produtos melhores e piores.
Por exemplo, a Life Extension tem o Life Extension Mix, que já é muito mais que um simples multi. Cheio de antioxidantes caros e outras cenas. Na iHerb custa $67 (dólares), e só dá para 35 dias.
E tem um parecido com aquele que eu tomo, o Life Extension, Two-Per-Day Tablets, que custa $7.88, e dá para 30 dias.
O que eu compro é quase exactamente a mesma coisa, mas com duas diferenças: dá para 60 dias, e é em cápsulas (superior absorção) em vez de comprimidos tipo tablet. Custa $15.00. Isto é, $7.50 para 30 dias.
Com portes de envio custa $19.12 na iHerb. Isto é, cerca de 9 euros por mês. Cerca de 30 centimos por dia.
Errata:gup Escreveu:
Normalmente o que se encontra são: Magnesium citrate, Magnesium malate, Magnesium taurate, e Magnesium glycinate.
Eu uso o citrato, o malato ou o glicinato. Tmabém há biglicinato ou dimálico. É tudo bom.
O Taurato é bem mais caro que os outros. Há uns tempos diziam que era o melhor para o cérebro, mas hoje em dia acho que já há algumas duvidas que assim seja.
A ultima frase está errada!
O magnesium que tinha (ou ainda tem) fama de ser melhor para o cérebro é o Threonate ou L-Threonate. E esse é que costuma ser caro.
Isto do citrato, malato, etc, está relacionado com a biodisponibilidade.
Simplificando...
Óxido de magnésio (mau) podemos dizer que é magnésio na sua forma mais mineral. Quando chega ao interior do corpo, pouco é aproveitado.
Citrato de magnésio (bom) é uma combinação de ácido citrico (limões, laranjas,etc.) com magnésio. Podemos dizer que é uma forma mais biológica de magnésio, logo mais biodisponível. O nosso corpo absorve melhor que a forma mais mineral. Malato de magnésio é magnésio com ácido málico (maçã, pêra). O Taurate é um combinação de magnésio com o aminoácido Taurina.
Quando digo "combinação" é um bocadinho mais complicado que isto, mas pronto. Explicar bem já é cientifico demais para mim.
Os melhores ingredientes são sempre aqueles que apresentam maior biodisponibilidade.
Tudo o que diga, por exemplo, chelate, citrate, gluconate, ascorbate, methyl, bitartrate, normalmente é melhor porque muitas vezes foi criado por forma a ser mais biodisponível. Mas é melhor ver caso a caso.
Quando tiverem duvidas em relação a um ingrediente, pesquisem no google o nome desse ingrediente com "vs" á frente, e esperem que o google complete a comparação com um ingrediente similar, e depois pesquisem as comparações.
Por exemplo, se escreverem
"Magnesium citrate vs" no Google, aparece automaticamente muitas opções como "magnesium citrate vs stearate", ou "magnesium citrate vs chelate", ou "magnesium citrate vs sulfate", ou "magnesium citrate and magnesium malate".
Portanto, mesmo que só conheçam um tipo de magnésio, num instante conseguem descobrir que outros tipos existem, e quais são os melhores.
Outros exemplos:
- Vitamin E
Existe muitos tipos. D-alpha tocopheryl, dl-alpha- tocopheryl acetate, d-alpha-tocopherol. Nós queremos sempre os D-Alpha. Não queremos os DL-alpha. Aquele "L" a mais faz toda a diferença.
Vitamina B9
- Há ácido fólico e folato.
Nós queremos é folato.
Exemplos de formas de folato: Methyl Folate, ou 5-MTHF folate, ou 5 Methyl Tetrahydrofolate, ou Metafolin, ou Quatrefolic, ou QuatreActiv Folate. È tudo bom.
Isto muitas vezes está relacionado com marcas e patentes. Uma cria uma forma de folato e outra cria outra. Cada uma dá-lhe o nome que lhe apetece. E depois aparecem estes nomes diferentes, mas que são essencialmente quase a mesma coisa. Mas claro que a marca que criou o Quatrefolic diz que esse é que o folato topo de gama, e os outros dizem coisas parecidas.
Uma boa forma de descobrir o que é melhor é ler os rótulos das marcas melhores.
Exemplos:
https://www.iherb.com/pr/Thorne-Researc ... Each/71156https://www.iherb.com/pr/Thorne-Researc ... Caps/18791Tudo o que estes produtos contêm é bom. Não há ingredientes maus dentro dos produtos Thorne ou de outros topo de gama. O que acontece é que é possível comprar coisas com os mesmos ingredientes, mas talvez em quantidades menores, mas bem mais baratos que os produtos Thorne. Quando pagamos Thorne pagamos a qualidade, mas também a marca e o seu prestígio.
Depois é fácil.
Por exemplo, pesquisa-se "Methylcobalamin" no iHerb, escolhe-se a opção
Multivitamins (lado direito), pede-se que seja ordenado por Best Selling (em cima, onde diz
Sort by), e fica-se a saber quais sãos os multivitaminicos mais vendidos pela iHerb que contenham Methylcobalamin. A partir daí já começa a ser mesmo fácil. Comparamos as quantidades de comprimidos, preços, opiniões, comparamos outro ingrediente que nos interesse, e encontramos o que mais nos interessa, a nível de relação preço/qualidade.
