Data/Hora: 28 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Caso Alexandra 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 04 Mai 2009

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Caso Alexandra
A chamada justiça em Portugal está completamente.... é melhor nem dizer :no: qualquer dia
vai-se aos tribunais para tratar de injustiçar. O país está a ficar tão mal, crise, injustiça, pobreza, mais violência, má politica, maus governadores. O país está a ficar num circulo vicioso do pior que há e a afundar-se de uma maneira :(

03 Jun 2009

Confrade

Registado: 23 Abr 2009

Mensagem Re: Caso Alexandra
noticia do caso da menor de 15 anos e do filho

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62

03 Jun 2009
Acompanhante

Registado: 16 Fev 2009
gaijodonuorte Escreveu:
Eu não era para me pronunciar acerca deste caso, pois tento evitar sempre casos polémicos, uma vez que o meu raciocínio é sempre virado para o lado racional e não para o meu gosto pessoal. Contudo há aqui uma pequena questão que não foi falada, que é o lado da Justiça.
Então vejamos, de um lado temos a família biológica, de outro, a familha de acolhimento, portanto e como o próprio nome diz, é a família que acolhe a criança. Pelo lado legal da questão:

Família de acolhimento
Decreto- Lei n.º 190/* de 3 SET

O QUE É?

O acolhimento familiar é uma prestação de acção social que consiste em fazer acolher transitória e temporariamente, por famílias consideradas idóneas para a prestação desse serviço, crianças e jovens cuja família natural não esteja em condições de desempenhar a sua função socio-educativa .

Creio que a lei diz tudo, esta família era apenas uma família de acolhimento e não uma familia adoptante, ou seja, a Alexandra foi acolhida pelo casal e não adoptada, o que como diz a lei é uma situação temporária.

Se alguma coisa está mal em Portugal, neste caso, não é a justiça ou a sentença ditada pelo juiz e sim a LEI, pois esta apenas foi cumprida!

Saliento apenas que não falo nem vou falar acerca da minha opinião pessoal, apenas refiro uma pequena parte do motivo!

Cump's

Exactamente, apenas referi isso também, o individuo tem por natureza criticar, claro que as criticas são construtivas e bem vindas, contudo, não sejamos nós(individuos)a julgar, o que não sabemos, só o sabemos através do senso comum, e isso é o que todos o fazem .
Como, já me pronunciei, a criança, não tem voz activa só a tem apartir dos 12 anos,
Para mais esclarecimentos e para não estarmos aqui a julgar ninguém, conselho vivamente a ler o livro(Direito de Menores, 2ª Edição, 206, Edições ALMEDINA)

Woman K :smt049 sses

03 Jun 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
gaijodonuorte Escreveu:
.....acolhimento familiar é uma prestação de acção social que consiste em fazer acolher transitória e temporariamente, por famílias consideradas idóneas para a prestação desse serviço, crianças e jovens cuja família natural não esteja em condições de desempenhar a sua função socio-educativa .

Aqui está grande parte do problema. Uma família de acolhimento, acolhe a criança por um período variável; é completamente abusivo falar em "pais afectivos". As crianças não são propriedade de ninguém.

Todos nós sabemos o que é ser criança; muitos de nós sabem o que é educar crianças: exige muito de nós. Estar disponível para acolher é uma tarefa muito exigente, que exige generosidade e empenhamento - e é também perigoso, devido aos laços que podem vir a criar-se.

03 Jun 2009
Confrade

Registado: 23 Abr 2009

o gr problema é que por lei as crianças não deveriam estar nas familias de acolhimento + de 6 meses e por vezes estão 4 anos e craim-se laços dificeis de quebrar dps

03 Jun 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Pois é confrade - isso é algo de terrível e que ajuda a criar muitos problemas. Mas sabe como é: a burocracia e a quantidade de entidades envolvidas leva a isto mesmo.

03 Jun 2009
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: