Autor |
Mensagem |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Historico
Caros, No BE-A-BA de Sistemas de Exploração, vulgo, nome pomposo para entender o funcionamento que está na génese dos sistemas operativos, fica-se a saber que apagar é apenas uma nova forma de organização dos bits e bytes. Fiquem desde já esclarecidos de vez que na informática NADA É APAGADO mas antes " RECICLADO". O sistema operativo reutiliza o espaço do disco marcados como "APAGADOS". Os programas de recuperação, conseguirão ter mais ou menos sucesso consoante o facto desse espaço "APAGADO" ter sido, ou não, reutilizado. Uma formatação de alto nível, a que é efectuada pelo S.O. apenas limpa uma parte (o índice). Mais... nem uma formatação destas consegue apagar definitivamente os dados de um disco rígido. É sabido que o método mais eficaz é efectuar uma formatação de baixo nível que escreve a "0" nos diversos sectores/pistas. Essa formatação não é efectuada pelo esistema operativo. É necessário recorrer a determinados utilitários no mercado. Apesar de não ser totalmente anónimo, os browser mais recentes (prefiro, o FireFox) já permitem iniciar uma navegação anónima de modo a não termos de nos lembrar de apagar algum rasto mais básico. No caso do FireFox, no Menu Ferramentas esss opção chama-se "Iniciar navegação privada...". Querem navegar na Internet com privacidade? http://www.hidemyass.com mas desde já vos digo que não terão sucesso para o  . Pois não admite proxys. Ab.
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
Editado pela última vez por panet69 em 23 Set 2009.
|
23 Set 2009 |
|
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10280
|
 Re: Historico
Há tempos atrás tive que apagar definitivamente alguns discos rígidos de trabalho, porque os PC´s iam ser transferidos para outro organismo.
Fiz pesquisa e descobri um software, que não é caro - confesso: fui buscá-lo por limewire, porque não havia verba orçamentada - e faz o trabalho. Permite definir vários níveis de segurança, que vão até ao Departamento de Estado dos USA. O que faz? Básicamente apaga o espaço livre do disco umas dez vezes e escreve uma série de vez uma sucessão 0-1-0-1-0-1...
O trabalho fica feito - podemos ficar descansados.
|
23 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
"E é relativamente fácil para o "comum dos mortais", ou só um cromo da informática é que consegue?"O "cromo da informática" é um "comum dos mortais"! Respondendo, há programas que o fazem. Por exemplo, http://www.piriform.com/recuvaPara uma mais completa recuperação, é necessário outro tipo de conhecimentos e de ferramentas informáticas. 
|
23 Set 2009 |
|
 |
pardal72
Registado: 11 Ago 2009 Mensagens: 49
- Voyeur
|
Acho que a confreira Lima não quer apagar quer é aceder a essa informação  certo? 
|
24 Set 2009 |
|
 |
Laura Gordinha
Registado: 17 Set 2009 Mensagens: 1291 Localização: Leiria
|
Eu nao apago, se algum dia tiver de levar o pc a arranjar e a pessoa se puser a cuscar o que andei a fazer, paciencia.. pode ser que encontre algo de interessante aos seus proprios interesses eheheh
so uso o ccleaner de vez em quando por uma questao de desempenho do pc..
|
24 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
E, no entanto, basta comprar um segundo disco, formatar e na altura de o computador ir para reparação colocar esse em substituição do outro que contém toda a nossa informação, documentos e navegação. Porque se a avaria for no disco duro eu aconselho a que ninguém o dê a reparar a não ser a pessoa de muita confiança. 
|
24 Set 2009 |
|
 |
lima 1970
Registado: 14 Jan 2009 Mensagens: 87
|
pardal72 Escreveu: Acho que a confreira Lima não quer apagar quer é aceder a essa informação  certo?  Ambas as coisas, pardal... não necessáriamente no mesmo PC 
|
24 Set 2009 |
|
 |
pardal72
Registado: 11 Ago 2009 Mensagens: 49
- Voyeur
|
|
25 Set 2009 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
jolinho Escreveu: Há tempos atrás tive que apagar definitivamente alguns discos rígidos de trabalho, porque os PC´s iam ser transferidos para outro organismo.
Fiz pesquisa e descobri um software, que não é caro - confesso: fui buscá-lo por limewire, porque não havia verba orçamentada - e faz o trabalho. Permite definir vários níveis de segurança, que vão até ao Departamento de Estado dos USA. O que faz? Básicamente apaga o espaço livre do disco umas dez vezes e escreve uma série de vez uma sucessão 0-1-0-1-0-1... Um dia destes tive provocar um "acidente" desses a um servidor de uma empresa que ia ser auditada ou penhorada ou algo do genero Para um utilizador com conhecimentos médios de informática penso que bastara apagar o histórico que eliminam a hipótese de serem detectados agora se estiverem numa empresa com um servidor que recolhas a informação de tráfego entao ai ficara registado os ips e estao tramados... claro que existe uma forma simples de ultrapassar isso ou filtros que esse servidor imponha ao tráfego, criando uma VPN pois o tráfego dentro da VPN é encriptado... claro que um bom informatico tambem consegue dar volta ao assunto... Ja agora... sabiam que quando imprimem um documento esta lá a informacao sobre que a impressora e o seu numero de serie? 
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
25 Set 2009 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10280
|
Se formos cuidadosos no dia-a-dia e apagarmos os traços da navegação - por exemplo, usando o excelente e gratuito CCleaner, que é uma excelente mulher-a-dias - e fizermos, de longe a longe, uma limpeza do espaço livre, podemos estar descansados. (A menos que tenhamos uma cara-metade paranóica e que saiba muito de informática).
Se andarmos a cometer crimes, o que desaconselho vivamente, então deveremos adoptar medidas de segurança mais apertadas, porque as autoridades têm artilharia pesada.
De qualquer forma, convém ter sempre presente que, nisto de segurança informática, o elo fraco está habitualmente entre a cadeira e o teclado.
|
25 Set 2009 |
|
 |
O Latino
Registado: 31 Ago 2009 Mensagens: 949
Positivos
78
Neutros
18
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 4
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Eu recomendo o GP-Pt.net aqui em casa ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
24 Out 2009 |
|
 |
boafebra
Registado: 24 Out 2008 Mensagens: 662 Localização: Lisboa
Positivos
5
Neutros
3
Negativos
5
- Voyeur
|
Utilizo o Firefox, que tem uma particularidade, navegação privada, que não deixa nada no histórico do mesmo... evito preocupar-me com o que seja.
|
26 Jul 2010 |
|
 |
esbugalhado
Registado: 08 Jul 2009 Mensagens: 1645
- Voyeur
|
Apagar sempre (Firefox rules)
_________________ EsBuGaLhAdO
|
26 Jul 2010 |
|
 |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
- Voyeur
|
jolinho Escreveu: usando o excelente e gratuito CCleaner Toda a gente, informáticos e não-informáticos, devia usar esta espécie de "contraceptivo". OBRIGATÓRIO. Ab.
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
26 Jul 2010 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Eu neste momento, estou a utilizar um computador, que não o meu, portanto daqui a bocado, vou apagar ! 
|
27 Jul 2010 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|