Data/Hora: 21 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
 Fotos antigas de varias cidades de Portugal 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 01 Set 2009

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Fotos antigas de varias cidades de Portugal
Caros confrades, resolvi abrir este tópico, com interesse de se ver, como os tempos mudam.
Certamente para muitos confrades é recordar, o que para mim é conhecer , descobri este Blog do qual achei interessante partilhar como os confrades e confreiras.
Coimbra foi a cidade que eu escolhi. http://coimbraantiga.blogspot.com/
Para quem tiver mais fotos antigas venha aqui partilhar, gostava de ver e muitos recordar.
Tomem nota da Av. Fernão de Magalhães, é muito interessante, parece que nada mudou!!! :lol: :lol: :lol:
Divirtam-se
Cpts

14 Nov 2009

Confrade

Registado: 10 Jun 2009
Positivos
1

Mensagem Re: Fotos antigas de varias cidades de Portugal
Bem interessante, obrigado!

:smt023

16 Nov 2009
Ouro

Registado: 14 Jun 2009

Para amantes de fotos antigas...

http://my.opera.com/RichardCooper/album ... ?id=119952

16 Nov 2009
Ouro

Registado: 17 Jun 2008

Bem.. este tópico tem que se lhe diga... lanço o desafio ao liding de encontrar uma imagem do antigo Parque Eduardo VII!!!!!!

Caso não saibam... era uma pedreira!!!! :smt005 :smt005 :smt005

Ab.

16 Nov 2009
Ouro

Registado: 23 Jul 2008

Aqui está a foto do Parque Eduardo VII como era antigamente:

Imagem

16 Nov 2009
Confrade

Registado: 10 Jun 2009
Positivos
1

isto anda tudo a ler a Time Out....

Agora q vi bem, acho q este tópico está é mt fora do contexto "crónicas e histórias"... :-k

17 Nov 2009
Diamante

Registado: 07 Jul 2008
E aqui está o maior simbolo da Nação Portuguesa em 1950.
Imagem

17 Nov 2009
Ouro

Esteve (como o "outro")... mesmo aceitando o exagero.

Como todos os símbolos estão destinados a ir caindo...

http://casabenficafallriver.netfirms.co ... stadio.htm

e dar lugar a outros. Para que possam cair!

17 Nov 2009
Iniciado

Imagem

Vi esta foto de Coimbra, dos anos 70 mas alguém me sabe dizer de que rua se trata?

27 Nov 2009
Ouro

Pensava que o confrade fosse de Coimbra...

Pela rua que se vê em frente entrou um dia com o seu Mercedes um catedrático de hidraulica... Instado pelo "cinzento" que o quis multar ele respondeu "eu sou professor catedrático!". Foi multado? Não.
No lado esquerdo a seguir à portada que se vê existe ainda um dos cafés mais antigos de Portugal e que está instalado numa capela. Já foi um restaurante onde se reuniam ao almoço, entre outros, o fundador do Diário de Coimbra e uns ricaços que deixaram mais que o suficiente para a descendência estoirar.
Na igreja de que faz parte a mesma portada à esquerda dizem ter lá ido malhar os ossos do fundador deste naco de terra e areia onde vivemos.
Enfim, a foto retrata o ex largo de Sansão, actualmente Praça 8 de Maio, vendo-se em segundo plano a rua Visconde da Luz que irá encontrar mais acima a rua Ferreira Borges que, andando por essa, se desagua no Largo da Portagem onde uma estátua honra o mata-frades.
Como "cusco", caro confrade, está-se a sair mal. Se eu acreditasse... Mas faço parte dos cépticos. E como sempre houve razões que a razão desconhece... Bastava ver o que parece ser o meu 5-São José!

27 Nov 2009
Iniciado

Confrade Envolvente eu não sou de Coimbra, eu moro é em Coimbra, mas a pouco tempo.
Desta forma que não conheço toda a história de Coimbra, quando se refere ao meu nikc de “cusco” não quer dizer que sei tudo, mas talvez queira dizer, se calhar gosto de cuscar.
Quando fiz a pesquisa desta foto, também me pareceu ser a praça 8 de Maio a ver a igreja Santa Cruz.
Vim aqui pedir ajuda de esclarecer, que local é este, era para ver as varias resposta que poderiam dar.
Talvez deveria ter posto a pergunta de outra forma.
A minha pesquisa foi mais além, que obtive a informação de ser o "Lubango" (antiga Sá de Bandeira) de 1975, mas a foto foi tirada em 1978, ora isto para mim passa-me ao lado, mais me parece ser um nome de uma terra do país de “Angola” daí que tive a curiosidade de saber se é ou não verdade, de se tratar de um nome antigo da foto.
Aqui o confrade Envolvente como percebe da matéria até me pode ajudar esclarecer se realmente este local já teve, este nome de “Lubango”.

27 Nov 2009
Ouro

Seja então bem vindo a esta cidade!
A foto que publicou tem copyright.
Trata-se de um sueco, se me não engano, que andou por aqui nos anos 70 e que coleccionou várias imagens que mais tarde as deu a conhecer. São um conjunto muito interessante de fotos.
A foto (reduzida por mim) com a devida legenda, omitida na que publicou, é esta

Imagem

Quanto a Lubango creio que o texto transcrito abaixo lhe dará uma ideia da ligação existente entre essas duas cidades.

LUBANGO - A Princesa da Chela

Visite o Memorial

Sá da Bandeira - a princesa da Chela, ex-Coimbra de Angola, agora conhecida como Lubango . Esta página é uma singela homenagem à cidade que me viu nascer, crescer, desabrochar para a vida e para o mundo.

Repousa a cidade nas faldas da serra da Chela. Quem ali chega, não pode deixar de se enamorar pelas suas paisagens, seu clima e suas gentes. Protegida do "mau olhado" pelo Cristo Rei, na ponta da serra, testemunha privilegiada da cidade nua a seus pés. Cidade de encanto, ao velho Mendonça das Forças - Ex-Reitor do Liceu Diogo Cão, jogou seu feitiço e fê-lo trazer para a cidade as tradições estudantis de Coimbra. As capas negras dos estudantes esvoaçavam pelas escadarias do Liceu, pelo Picadeiro (Rua principal da cidade) e por todos os lugares. Nasce aqui, com a boemia estudantil, o Reino de Maconge (Clique aqui para visitar a página do reino na Web), de memoráveis tradições, mantidas até hoje.

Poderá consultar mais detalhadamente em http://www.muhuila.hpg.ig.com.br/lubango.html

E uma “googladela” poderá dar-lhe muita mais informação.
Não ligue muito à minha observação sobre o seu nick.
Até porque sou favorável a todos os cuscos.
Desde que o pretendido com a cusquice seja o de, sabendo mais, vir a saber menos, obedecendo à máxima de que quanto mais se aprende menos se sabe.

27 Nov 2009
Iniciado

Confrade Envolvente fico agradecido pelo seu esclarecimento, ajudou muito a entender o que eu desconhecia.
Não posso deixar de afirmar, que me sinto surpreendido com o confrade, depois de tudo que aconteceu noutro tópico, e aqui estamos como se nada tivesse acontecido, é lindo e extraordinário, mas é sinal que não fica nem um rancor.
Dou-lhe os meus parabéns, e mais uma vez fica as minhas desculpas.
Entendendo a sua observação do nick “cusco” percebi que o confrade queria dizer por me estar a sair mal, o que eu deveria saber de onde se trata a dita foto, pois o nick “cusco” é de cuscar e não de sábio.
Caro confrade Envolvente desejo-lhe um bom fim de semana.

27 Nov 2009
Ouro

Aqui sou o Envolvente (malgré tout).
E estou num forum onde se partilham relatos de experiências.
E também se emitem opiniões, dúvidas e se trocam pontos de vista.
E se debitam umas larachas e se creditam umas estocadas.
Só isso.
Seria descabido ter ressentimentos e sempre, se me permitem o termo, me enojaram algumas das controvérsias, com ameaças à mistura, que se desenvolveram por aqui.
Só que há quem assuma nicks como sendo algo pessoal e que pretende ver o pessoal quando só deveriam ver o nick.
O confrade ou qualquer outro nunca terão de mim, aqui, uma postura de revanchismo, rancor, fundamentalismo ou qualquer outra não respeitante do direito a que cada nick aqui deve ter.
Consequentemente, as pessoas me merecem todo o respeito.

28 Nov 2009
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: