Tenham medo ... muito medo !
Autor |
Mensagem |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Tenham medo ... muito medo !
Por Juan Gérvas,
Médico de Canencia de la Sierra, Garganta de los Montes e El Cuadrón (Madrid). Professor Honorário de Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidad Autónoma de Madrid e Professor Visitante de Atención Primaria en Salud Internacional da Escuela Nacional de Sanidad (Madrid).
Buitrago de Lozoya (Madrid), 20 de Agosto de 2009.
Resumo
A gripe A é muito contagiosa e pouco grave. Menos grave do que a gripe habitual de todos os anos (gripe sazonal). Face à gripe A é conveniente manter um comportamento prudente e tranquilo, similar ao que temos com a gripe sazonal. Deve-se consultar o médico apenas em caso de enfermidade importante (tosse com sangue, grande deterioração respiratória). Os antivirais Tamiflu e o Relenza não previnem a gripe A, têm efeitos secundários importantes. Devem reservar-se para tratar casos graves. A vacina contra a gripe A é experimental, e por agora não se sabe nada sobre a sua segurança ou sobre a sua eficácia. As pandemias prévias não produziram grande mortalidade desde que se passou a dispor de antibióticos para tratar as pneumonias que complicam a gripe. Essas pandemias também não tiveram um segundo surto de maior agressividade. Para além da gripe A, os serviços de saúde têm que atender os milhares de doentes agudos e crónicos habituais, pelo que convém não saturar a actividade de médicos, enfermeiras e restante pessoal com pacientes ligeiros com gripe A. O problema
A gripe é uma doença viral de que se padece durante o Inverno, sob a forma de epidemia (epidemia sazonal), que afecta grande parte da população. Como diz (e bem) o refrão popular, "a gripe dura sete dias com tratamento, e uma semana sem ele". A gripe é uma enfermidade leve, com febre e sintomas variados tais como dor de cabeça e muscular, náuseas, diarreia e mal-estar geral, que obriga a estar um par de dias em repouso. Não convém baixar a febre a todo o custo (nem sequer nas crianças), e o tratamento é o da dor e do mal-estar.
Pese embora a pouca gravidade da gripe, pode demonstrar-se que a mortalidade aumenta na população em dois picos anuais, um nos dias de Verão com o máximo de calor, e outro nos dias de Inverno com a epidemia de gripe. Por isso se aconselha a vacina contra a gripe, apesar de se discutir a utilidade desta vacinação.
A epidemia de gripe A, que começou no México em 2009, é de menor gravidade que a epidemia habitual. É uma gripe que contagia muito facilmente, e por isso é uma "pandemia", porque pode chegar a afectar metade da população. Mas a contagiosidade da gripe A não diz nada sobre a sua gravidade, sendo de facto menos grave do que qualquer das gripes anteriores. Afecta muita gente, mas mata menos do que a gripe sazonal de todos os anos. Os números são variáveis consoante a fonte dos dados, mas por exemplo, no Reino Unido houve centenas de milhares de casos e só umas 30 mortes e nos Estados Unidos da América, com um milhão de casos só 302 mortos. No Inverno austral (que coincide com o Verão em Espanha - e em Portugal), na Argentina morreram 350 pessoas, na Austrália 128, no Chile 105 e na Nova Zelândia, 15. Com o Inverno austral quase no fim, no mundo inteiro houve, até agora, 2396 mortes. Para situar o problema, calcula-se que em Espanha morram durante um Inverno "normal", por gripe sazonal, de 1500 a 3000 pessoas.
Tivemos muitas pandemias, e a mais letal, a "espanhola" de 1918 matou, sobretudo por pneumonias bacterianas, os pobres (mal alimentados, amontoados, com habitações insalubres e mal protegidos do frio). Nas outras duas grandes pandemias, de 1957 e 1968 não houve tal letalidade, entre outras coisas pela existência dos antibióticos para tratar as pneumonias bacterianas.
Ao estudar as pandemias dos últimos séculos (de 1510 à actualidade) demonstra-se que nunca foi contagiada simultaneamente toda a população e que sempre que houve um segundo surto da pandemia a gripe manteve um carácter ligeiro também na segunda volta.
O que se pode fazer face à gripe A?
Quando em 2005 a Organização Mundial de Saúde (OMS) prognosticou que poderiam morrer de gripe aviária até sete milhões de pessoas, desatou-se o pânico no mundo. Depois houve apenas 262 mortes. Assistiu-se assim, a um gravíssimo erro de prognóstico. Em 2009, com a gripe A, convém não repetir o mesmo erro. Por isso é central evitar o pânico. É absurdo ter pânico face à epidemia de gripe A, por mais que venha a afectar (levemente) um grande número de pessoas.
Face à gripe A convém fazer o que sempre se faz face à gripe: cuidar-se com prudência e tranquilidade. Boa hidratação, boa alimentação, boa higiene, e recorrer ao médico quando haja sintomas de importância, tipo tosse com expulsão de sangue e grande deterioração da respiração. Convém não tossir para cima de ninguém, não mexer no nariz, tapar a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho e quando estão sujas de mucosidades.
O vírus elimina-se pela mucosidade nasal aproximadamente durante os primeiros cinco dias da enfermidade. O uso de máscaras não parece que ajude a evitar a propagação da epidemia. Convém não fazer muita vida social nesses primeiros dias, como é costume em caso de gripe. No que respeita à gravidez, não há nada a dizer, pois estes cuidados são para se ter sempre, não havendo deste modo nada mais a fazer.
Não há nenhum tratamento preventivo: os medicamentos contra a gripe não previnem a enfermidade (nem o oseltamivir - Tamiflu, nem o zanamivir - Relenza). Uma vez diagnosticada a doença, estes medicamentos são também quase inúteis (tiram meio dia à evolução da enfermidade). Também não existem estudos que avalizem a sua efectividade na gripe A. Para além disso, têm efeitos adversos. Por exemplo, durante a epidemia de gripe A, em crianças tratadas em Londres com oseltamivir - Tamiflu, metade tiveram efeitos adversos, geralmente vómitos, e em 18 % registaram-se alterações neuropsiquiátricas. Talvez em alguns casos valha a pena o seu uso como tratamento, por exemplo em doentes graves e em pacientes com doenças crónicas importantes, mas não são úteis nem em crianças nem em adultos saudáveis.
A vacina contra a gripe é de pouca utilidade em crianças e adolescentes, com uma efectividade de 33 %, e absolutamente inútil nos menores de dois anos. Há dúvidas sobre a sua eficácia em adultos e idosos. Sobre a vacina contra a gripe A não sabemos nada, mas em 1976 produziu-se nos Estados Unidos uma vacina parecida, também com toda a pressa pelo perigo de pandemia, e o resultado foi uma epidemia de efeitos adversos graves (sindroma de Guillain-Barré, uma doença neurológica) que obrigou a parar a vacinação. A pressa não é boa para nada, e ainda menos para parar uma gripe como a A, que tem tão baixa mortalidade. Convém não repetir o erro de 1976. Em todo o caso, é exigível a assinatura de um formulário de "consentimento informado" que deixe claro os benefícios e riscos, e o procedimento a seguir face aos possíveis danos por efeitos adversos. Dada a pressa que há em produzir a vacina, e para evitar as consequências legais relacionadas com os problemas de segurança, em caso de danos serão os Estados, e não a indústria farmacêutica, a responder às reclamações.
Mais alguma coisa?
Os testes diagnósticos rápidos da gripe A têm pouca sensibilidade (de 10 a 60 %). Quer dizer, não vale a pena fazer a determinação para saber se se tem na realidade a gripe A. Tanto faz, pois os conselhos a dar são os mesmos, e o teste não acrescenta a segurança de não se ter a gripe A.
Tanto o vírus da gripe A como o da gripe sazonal podem mutar, inutilizando as vacinas.
A vacinação contra a gripe sazonal não dá protecção contra a gripe A.
Convém não esquecer que uma criança (ou um adulto) pode ter outras enfermidades, além da gripe A. No Reino Unido houve casos de crianças que morreram por meningite por causa de falso diagnóstico de gripe A.
Durante a pandemia de gripe A continuará a haver enfartes do miocárdio, apendicites, insuficiência cardíaca, diabetes, asma, tentativas de suicídio, fracturas da anca, depressão, esquizofrenia e as outras mil enfermidades que requerem atenção médica. O comportamento sereno, paciente e tranquilo dos pacientes com gripe A é essencial para que os serviços de saúde funcionem bem e para que os médicos e restante pessoal de saúde se possam dedicar aos doentes que deles necessitem, com ou sem gripe A.
Nota
O autor não tem outra intenção senão deixar claro o estado do conhecimento acerca da gripe A no momento em que escreve este texto, e para tal reviu a literatura mundial a seu respeito. Este texto é puramente informativo. O autor lamenta que muitos dos organismos públicos, as sociedades científicas e os meios de comunicação transmitam outra mensagem; terão as suas razões.
Os sublinhados são meus.
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
21 Nov 2009 |
|
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
http://www.dailymail.co.uk/news/article ... erica.html
http://blog.nunocosta.eu/2009/10/vacinacao-gripe.html
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
21 Nov 2009 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Gripe A: médicos acusam interesses económicos de criar "doença fantasma"
por Sandra Pereira , Publicado em 02 de Setembro de 2009
O presidente da Ordem dos Médicos de Espanha, Juan José Rodríguez Sendín, denunciou hoje que existem interesses económicos por detrás da criação de "uma epidemia de medo" causada por uma "doença fantasma", noticiou o diário espanhol "El País".
Já ontem, o conselho-geral da Ordem dos Médicos de Espanha tinha advertido, num comunicado de imprensa, que se está a criar "um alarme e uma angústia exagerada à volta da gripe A". Mas esta manhã Rodríguez Sendín foi mais duro nas críticas que proferiu durante uma conferência de imprensa. "Existem interesses económicos, que são evidentes, e inclusive políticos", acusou o responsável.
"Com os dados à frente" confirma-se que o vírus da gripe A regista taxas de mortalidade e complicações "bastante mais leves e toleráveis" do que as que a gripe sazonal manifesta todos os anos, acrescentou Rodríguez Sendín. Assim, "95% dos pacientes irá passar pela doença sem problemas" e "não há razão para serem mais vacinados" do que já são para resistir a uma gripe normal, tranquilizou o responsável.
Após ouvir as críticas dos médicos, a ministra espanhola da Saúde,Trinidad Jimenez, teve de admitir um alarmismo exagerado e desproporcionado à volta do vírus H1N1. "Talvez estejamos a exagerar um pouco à volta de uma doença que, segundo as informações que dispomos, não tem efeitos muito maiores do que a gripe sazonal", reconheceu a responsável. Jimenez até elogiou os médicos que tomaram a iniciativa de transmitir "uma mensagem de tranquilidade" "muito razoável".
http://www.ionline.pt/conteudo/21117-gr ... a-fantasma
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
21 Nov 2009 |
|
 |
VERTIGO
Registado: 07 Jan 2008 Mensagens: 1236 Localização: Grande Lisboa
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Não é nada que eu já não tivesse pensado.
Editado por não haver necessidade de citar o post anterior. Marc
|
22 Nov 2009 |
|
 |
O Latino
Registado: 31 Ago 2009 Mensagens: 949
Positivos
78
Neutros
18
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 4
- Ajudando o Forum a Crescer
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
http://www.youtube.com/watch?v=JpOB4xkpjgQJá antes de ter visto este video tinha decidido que não iria tomar a vacina da gripe A, é como a senhora no video diz "há muita propaganda do medo, para tomar a vacina" Podem achar esta conspiração de morte um absurdo mas aqueles casos de morte de fetos em portugal (e talvez lá fora também) deixa muito que pensar 
|
23 Nov 2009 |
|
 |
JonnyBigode
Registado: 06 Mai 2009 Mensagens: 1678 Localização: Peraiqeujavenho
Positivos
34
Neutros
7
Negativos
13
TD's nos últs 90 dias: 1
- Andando / Cuscando / Sonegando
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Ainda ontem fui ao médico por causa de uma febre ligeira, acompanhada de nariz entupido e trocámos algumas ideias sobre este assunto.
O Sô Dotore também disse que há muitos interesses económicos por trás desta histeria da comunicação social.
Falámos sobre o caso das grávidas de 8 meses que depois de tomarem a vacina (passados alguns dias) o feto morre.
Ele disse que por ano, em Portugal, morrem cerca de 300 fetos no 8º mês de gestação (isto antes da vacina da gripe suina) e que portanto era normal que já tivessem morrido 15 fetos de 8 meses, pois a vacina começou a ser ministrada às grávidas há cerca de 20 dias. Ou seja, uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas a comunicação social começa logo a "inventar serviço".
Também disse que a taxa de mortalidade da gripe suina (gosto mais de lhe chamar suina que A; o A não dá a ideia que vai haver uma B e depois C e por aí fora? Adiante!) é inferior à gripe sazonal e os sintomas, regra geral, são mais ligeiros.
Resumindo: uma doença que apenas afecte o continente africano e que mate milhões, quase ninguém fala nela, mas uma doença que afecte o chamado ocidente mesmo "só" matando meia dúzia, já é uma histeria mundial.
PS: Burro fui eu em Agosto não ter feito umas férias no México a preços de saldo!!!!
_________________ As mais belas palavras são ditas no silêncio de um olhar
|
25 Nov 2009 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
E na primavera vai abrir a epoca de saldos... http://www.unian.net/eng/news/news-350997.html
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
09 Dez 2009 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Indústria farmacêutica lucra cinco mil milhões com vacinas contra a gripe A Conselho da Europa avalia a criação de comissão de inquérito para analisar pressão dos laboratórios farmacêuticos na OMS Os ganhos de cinco mil milhões de euros por parte da indústria farmacêutica, no fabrico de vacinas contra a gripe A e antivirais, estão sob suspeita do Conselho da Europa. A entidade está a avaliar a possibilidade de criar uma comissão de inquérito para analisar a pressão que os laboratórios terão exercido na Organização Mundial de Saúde (OMS) para ter declarado a doença como uma pandemia, avança o Correio da Manhã. Só Portugal gastou até Dezembro passado 90 milhões de euros, 45 milhões dos quais em vacinas.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, a campanha da "falsa pandemia da gripe, criada pela OMS e outros institutos em benefício da indústria farmacêutica, é o maior escândalo do século na Medicina", escreve o jornal.
O médico alemão é responsável pela proposta a ser debatida com carácter de urgência no próximo dia 25, alegando exagero da OMS sobre os perigos da gripe A. "O Conselho da Europa vai organizar um debate sobre a influência da indústria na OMS e, posteriormente, serão informados dos resultados 47 parlamentos da Europa", acrescentou Wolfgang Wodarg. Vários países europeus têm reservas de milhões de doses de vacinas que os seus cidadãos recusam tomar.
http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_a ... id=1040419
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
12 Jan 2010 |
|
 |
Beret
Registado: 27 Mar 2007 Mensagens: 2519 Localização: No where
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Já tinha lido o artigo e só veio confirmar a minha opinião sobre este assunto escandaloso.
_________________ "Almocem comigo aqui, e jantem no inferno"
|
12 Jan 2010 |
|
 |
O Latino
Registado: 31 Ago 2009 Mensagens: 949
Positivos
78
Neutros
18
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 4
- Ajudando o Forum a Crescer
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Já ouvi falar na gripe das cabaras que vinha da holanda (penso eu)...era mais um biscate para a indústria  já muita gente sabia que a gripe A era uma montanha que no final pariu um rato
|
12 Jan 2010 |
|
 |
O Latino
Registado: 31 Ago 2009 Mensagens: 949
Positivos
78
Neutros
18
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 4
- Ajudando o Forum a Crescer
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
pepe87 Escreveu: Já ouvi falar na gripe das cabras que vinha da holanda (penso eu)...era mais um biscate para a indústria  já muita gente sabia que a gripe A era uma montanha que no final pariu um rato
|
12 Jan 2010 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
É sabido que com doenças há muitos que lucram. Com as incuráveis lucram cangalheiros. Com as curáveis lucram médicos, enfermeiros, farmacêuticos, companhais farmacèuticas e outras/outros. E podem sempre haver abusos... A realidade é que analisando números nota-se que o grau de contágio deste tipo de gripe se apresentou bem superior a qualquer outro. Que não é possível avaliar o quanto a propaganda gerada pode ter feito com que tenha havido até agora menor incidência de contágio. Sem lamentar mortos e pessoas que passaram maus momentos ao serem infectados pelo vírus, há que saudar o facto de até o momento não se terem feito sentir efeitos bem mais graves. E é de considerar que a contagem de infecções deita incialmente deixou de fazer sentido face ao aumento do número de casos. O inverno começou em força agora e saudarei com imensa alegria a confirmação de que o pico de transmissibilidade do vírus A1 e suas variantes tenha passado. Por mim, continuarei a ter muito cuidado. 
|
12 Jan 2010 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Envolvente Escreveu: A realidade é que analisando números nota-se que o grau de contágio deste tipo de gripe se apresentou bem superior a qualquer outro. Que não é possível avaliar o quanto a propaganda gerada pode ter feito com que tenha havido até agora menor incidência de contágio. Que numeros , meu caro envolvente ? E superiores a que tipo de contagio ? Este vai ser o milenio das grandes golpadas , em que os diversos " lobbies " vão estar mais activos do que nunca. E se a industria farmaceutica facturou á grande e á francesa com a gripe dos frangos e dos porcos , foi com a conivencia obvia de alguns medicos , parte deles opinion leaders , pagos a peso de ouro pelas farmaceuticas e a OMS , que fica muito mal neste filme e perdeu em definitivo , a pouca credibilidade que eu já lhe atribuia. Mas o que é mais estranho é que á 1ª até se pode cair , mas á 2ª só cai quem quer , ou então tem alguma coisa a ganhar com isso. Para bom entendedor... Mas não são os unicos a mamar... e até posso dizer que os rapazes desta " pandemia " , apesar de terem sacado bastante dinheiro de todos os governos a nivel mundial , são uns autenticos meninos , comparados com os rapazes da industria ecologica que andam a tentar vender-nos o " aquecimento global ". Estamos com o inverno mais rigoroso dos ultimos 30/40 anos e curiosamente desde a conferencia de Copenhague , a coisa tem estado muiiiiiito agreste na europa e nos states...e não é que o aquecimento global desapareceu dos noticiarios...parece que agora dá uma bandeira do caralho andar a falar nisso , portantos o melhor é aguardarmos que venha um calorzinho. Resumindo : de um lado temos a industria farmaceutica , habitualmente conotada com a direita ( republicanos nos states ) do espectro politico e do outro a industria " ecologica e ambiental " conotada com uma certa esquerda e extrema esquerda ( democratas nos states ) . Ambos usam a mesma mensagem , tenham medo , tenham muito medo... Brevemente vou abrir um topico sobre estes moços do aquecimento global... e o seu artista de serviço Al Gore Inté
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
13 Jan 2010 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
Caro BW pela minha parte nada lucro com qualquer actividade relacionada com a indústria farmacêutica a não ser aquela que me possa disponibilizar algum medicamento que me trate de uma qualquer maleita. Sem pôr de lado, e aceitar pacificamente, que a industria farmacèutica, e não só, se aproveitam. Estudos laboratoriais são isso mesmo. Os números reais irão aparecer e nessa altura talvez estejamos em melhores condições de os analisar. Relativamente ao ambiente e ecologias afins tenho uma opinião bem diferente, quiçá coincidente com a sua, desde o tempo dos "verdes" e outros grupos. E saúdo desde já a abertura de um tópico sobre esse assunto. Porque aí vejo, sem qualquer dúvida, um aproveitamento de uma realidade que é empolada para sacar mais algum. Que é muito. E que pouco diz sobre o passado e como os vários desafios ambientais foram solucionados por si mesmos. 
|
13 Jan 2010 |
|
 |
peterpetrelli
Registado: 24 Dez 2007 Mensagens: 928
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Tenham medo ... muito medo !
OOOOOOOOOOOOOOOOOH envolvente Acho que foste desmascarado pelo teu avatar é que só assim de repente vejo três ou quatro items fornecidos pelas famaceuticas . E ainda por cima numa visita que fiz a uma nina ela sacou de um preservativo que tinha escrito gp-pt eu espantado pedi-lhe para ver e estava lá escrito "envolvente farmaceutical" por isso é que já tens a trade mark. p.s. - não arranjas uns à borla ? vá laaaaaaaaaa!!!
|
13 Jan 2010 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|