Se a Grécia sair do Euro, quais as consequências?
Autor |
Mensagem |
litlehouse
Registado: 07 Out 2010 Mensagens: 3347 Localização: Algures por aí...
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Se a Grécia sair do Euro, quais as consequências?
A notícia de última hora é a de que a Grécia pretende sair do Euro, face à agitação social, resultante da aplicação da troika. -Conseguirá a Grécia sobreviver, enquanto país independente, se sair do Euro? -Será que, com a sua saída, o conceito Euro fica em risco de sobrevivência? -Como poderá Portugal sobreviver sem o Euro?
Perguntas para as quais eu não tenho resposta, mas que, alguns de vós, têm.
Litlehouse
|
06 Mai 2011 |
|
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Se a Grécia sair do Euro, quais as consequências?
É mau... A Economia ou melhor o modelo mecânico de economia em que o mundo capitalista é matemática pura. (*Na verdade de economia pode sugerir economizar e modelo de capitalismo assenta é no consumo e não poupança ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif) ) Ora bem, do meu ponto de vista o problema de sair do € é a inflação da moeda... Os gregos re-establecem de novo o Dracma como moeda e vão precisar de colocar uma quantidade dinheiro bastante grande em circulação e continuar a emitir moeda para poder pagar as suas dividas. Ao emitir a moeda nova vão desvalorizar fortemente o Dracma em relação ao €, USD, etc Como a divida grega publica e do estado é em USD ou € cada vez que houver uma desvalorização os gregos vão aumentar a sua divida. Bens essenciais, importacoes e energia que sao importados são pagos em USD pelo que o preco destes vai disparar. Um dos outros grandes perigos penso ser a adopção de uma moeda paralela ao Dracma, gerando-se assim uma espécie de mercado negro onde os bens transaccionados, o são feitos em hard-currency A desvalorizacao da moeda é uma excelente artificio para ultrapassar crises como a que vivemos, e tornar competitiva as exportacoes, facilitando assim a captacao de divisas... que o digam os ingleses que desvalorizaram a £ em quase 30% nos ultimos anos 
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
06 Mai 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
No nosso caso específico, tendo nós grandes reservas de ouro, isso poderia salvaguardar-nos de alguma forma? Ou seguiríamos o mesmo caminho que traçaste para a Grécia?
|
06 Mai 2011 |
|
 |
prov1
Registado: 18 Mar 2011 Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
Acho que a saída da Grécia do euro seria mesmo muito mau para eles, mas a zona euro tambem iria sofrer um pouco. No entanto penso que isto se trata duma tipica manobra politica por parte dos gregos para tentar aliviar as medidas impostas pelo FMI/BCE. Depois de verem Portugal negociar melhores condições é natural que queiram renegociar as deles. Tal como os finlandeses vão ameaçar não aprovar o apoio a Portugal até conseguirem satisfazer algumas exigencias que têm junto da EU.
|
06 Mai 2011 |
|
 |
jocas1972
Registado: 01 Out 2008 Mensagens: 506
- Voyeur
|
Nao entendem que eles estao claramente a fazer bluf? Foderam-nos o Euro, e agora que foder novamente. put* q pariu os gregos, sao piores que alguns que conhecemos ca
|
06 Mai 2011 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
litlehouse Escreveu: No nosso caso específico, tendo nós grandes reservas de ouro, isso poderia salvaguardar-nos de alguma forma? Ou seguiríamos o mesmo caminho que traçaste para a Grécia? Reservas de ouro?! Quanto é que valem? A saída do euro só provoca que o País terá de ter moeda própria transacionável. No caso grego, ninguém irá aceitar a dracma e é só por isso que a falência deles seria imediata no circuito financeiro mundial. Teriam de não pagar a dévida, escaloná-la, renegociá-la e talvez emergissem daqui a uns anitos. No caso português passar-se-ia o mesmo. Escudo hoje? Ninguém o queria. Viveríamos do que há cá dentro e que é pouco para os mais de 10 milhões. As reservas de ouro de nada servem. Até porque existem acordos aceites mundialmente para a sua comercialização no mercado internacional. Teríamos de não pagar as dívidas, de sair do circuito financeiro internacional e de nos dedicarmos todos a produzir o suficiente para sobrevivermos. Teríamos de alimentar, produzindo, para satisfazera s nossas necessidades. É um caminho, que para mim não me serve, mas que as gerações futuras talvez pudessem dele beneficiar. Melhor isso, que pagar a ladrões. Porque, na minha opinião, fomos roubados e continuamos a sê-lo. 
|
07 Mai 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
Segundo as últimas avaliações valem 12.000 milhões. A CE não permite a sua venda, segundo julgo saber, permitindo apenas utilizar a sua valorização, isto é, com o ouro em alta o seu valor cresceu "n" milhões e este valor pode ser utilizado. A mim, o que me preocupa não é tanto o caso da "ameaça" da Grécia, preocupa-me é o desmoronamento da própria CE, porque, aparentemente, nesta altura há quase mais coisas a dividi-los do que a uni-los e isso, se isso viesse a acontecer quem se lixaria seria o mexilhão.
|
07 Mai 2011 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Essas reservas de ouro, que muita gente diz, foi um dos grandes méritos do Salazar, podem ou não ser utilizadas ?
|
07 Mai 2011 |
|
 |
Safado
|
Acho que ha ai uma confusao com a historia do ouro... o que acontece é que devemos um pais que tem uma das maiores % das nossas reservas (14º) em ouro mas apenas temos 380 toneladas ( http://en.wikipedia.org/wiki/Gold_reserve) O motivo que não nos deixam vender penso estar relacionado com garantias sobre a nossa divida Ja agora um facto interessante: penso que nos últimos anos o pais no mundo que mais ouro tem vendido foi Espanha, vendeu cerca de 50% das reservas ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
07 Mai 2011 |
|
 |
Safado
|
morpheus Escreveu: Essas reservas de ouro, que muita gente diz, foi um dos grandes méritos do Salazar, podem ou não ser utilizadas ? Poder provavelmente podem, mas existem valores "de referencia" para as reservas de um banco central... se nao estiverem em ouro terao de estar noutra forma de valor (USD, €, £, Ouro, produtos financeiros, etc etc etc) Estas reservas funcionam como suporte ao valor da moeda mas tambem como o teu patrimonio quando pedes um emprestimo ao banco... senao os tiveres não tens credibilidade financeira. 
|
07 Mai 2011 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Há muitas inverdades, que se tornam verdades absolutas. Eu habituei-me a ouvir da boca dos mais velhos, mesmo aqueles, que não eram salazaristas, que os dois grandes méritos do Salazar, eram as reservas de ouro e ter livrado Portugal da 2ª guerra mundial.
|
07 Mai 2011 |
|
 |
Safado
|
outro merito teria sido a reducao da divida externa 
|
07 Mai 2011 |
|
 |
area
Registado: 23 Mar 2009 Mensagens: 60
Positivos
1
- Voyeur
|
Com a desvalorização da moeda, como aconteceu em 2001-2003 na Argentina,os emprestimos das pessoas, que por exemplo seria de 50 000 dolares, passou para 200 000 pesos, mas os ordenados continuamvam os mesmos, ou seja, de 1000 dolares= 1000 pesos. O dinherio que esta depositado no banco tb não é 54vexes como as dividas, no maximo 1,4.
Ou seja o aumento da pobreza da população é acelerada. mas por outro lado aumentas as exportações pois o valor da moeda é baixo. A China continua com a moeda baixa, para motivar as exportações.E o aumento de entrada de turistas, pois o País torna-se atrativo, os turistas pensam que é tudo barato!!!!
Esta é a minha opinião
|
07 Mai 2011 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
Existe de facto um acordo entre bancos centrais que limita a transação de ouro, se não estou em erro, em 400 toneladas anuais. Por isso, quem pretende vender tem de manifestar essa intenção e de se sujeitar a uma espécie de distribuição entre os vendedores. E isto porque a entrada em grandes quantidades de ouro, possível de ser realizada por países como a Rússia e mesmo a África do Sul, entre outros, faria diminiur o seu valor no mercado e criar alguma instabilidade numa das referências usadas para avaliar riqueza. Desde Nixon que o ouro já não é utilizado como garante da moeda. Os mercados hoje estimam a capacidade de endividamento dos estados por outros parâmetros. Que têm muito a ver com produção, exportação, consumo interno, rendimento, dívida privada, dívida pública e crescimento, entre outros. A questão salazarenta sobre o ouro esconde a realidade de que o nosso País gastava cerca de 60% do que pobremente produzia na guerra colonial. E esse facto por si só, aliado à poupança em ouro em vez de investimentos produtivos, reduziu o nosso País a um nível de desenvolvimento muito inferior aos países europeus. Basta ver que em 1974 tínhamos a mais baixa escolaridade, uma alta % de mortalidade infantil, uma baixa perspectiva de vida, rendimentos baixos per capita, segurança social deficiente... No entanto, existiam em contrapartida grandes fortunas europeias também elas não condizentes com o tamanho e a realidade económica do País. A entrada na UE foi-nos vendida como meio de superar essas muitas deficiências. E algumas até o foram. Mas havia e há um preço a pagar. E esse tem tido a sua expressão nas diversas intervenções externas. Que deixam sempre um desequílibrio maior em favor de quem tem menos. A longo termo, um dia nada haverá que os que têm menos possam disponibilizar, para pagar este processo de endividamente para pagar dívidas ad perpetuam. A UE não funciona como instituição solidária entre os diversos países mas sim como garante da colocação da produção dos países ricos nos mais pobres possibilitando assim o crescimento dos primeiros. Daí a existência de quotas em vários sectores como, por exemplo, o leite. Não se compreendendo porque um país não pode produzir o leite que consome. E também quotas para exportação de certos produtos e matérias. Isto já vai longo, mas mesmo estando para lá da metade do resto da minha vida, se me aguentar, creio que ainda assistirei a grandes convulsões na Europa incluindo em Portugal. 
|
07 Mai 2011 |
|
 |
prov1
Registado: 18 Mar 2011 Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
Safado Escreveu: outro merito teria sido a reducao da divida externa  Pois parece, segundo um gráfico apresentado pelo Medina Carreira mas ocultado pela maioria da imprensa, Portugal nos ultimos 200 anos sempre gastou mais do que o produziu. Apenas no periodo de 1940 a 1970 esse ciclo se inverteu. Aliás é curioso ver tambem o grafico publicado pelo Expresso que compara o crescimento da nossa divida nos ultimos 20 anos com as privatizações. Podemos verificar que nos 10 anos do Cavaco a divida subiu pouco ( mas continuou a subir ) mas foi á custa da venda de Empresas públicas que tinham sido roubadas aos donos a sguir ao 25A. Sobre o nosso ouro, de facto tinhamos até ao 25A muitas toneladas que tinham vindo da Africa do Sul em troca de trabalhadores moçambicanos que iam trabalhar para as minas. O meu pai esteve envolvido no transporte desse ouro pelo que conheço a história desde criança. A maior parte desse ouro foi vendido a seguir ao 25A para pagar dividas, mas mesmo assim a divida subiu sempre excepto nos periodos em que tivemos cá o FMI.
|
07 Mai 2011 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|