|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Fogos em Portugal (Como resolver este flagelo devastador)
Autor |
Mensagem |
caustico
Registado: 15 Jan 2010 Mensagens: 623
Positivos
8
Negativos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Fogos em Portugal (Como resolver este flagelo devastador)
Com estes primeiros dias de calor a sério, cá temos FOGOS mais FOGOS uns atrás dos outros. Julgo ser importante aqui os Confrades darem umas dicas (opiniões) para resolver um problema devastador.
|
11 Ago 2011 |
|
|
 |
mafarricoa
Registado: 11 Out 2010 Mensagens: 53
- Voyeur
|
 Re: Fogos em Portugal (Como resolver este flagelo devastador)
Não sendo eu adepto do "olho-por-olho, dente-por-dente", acho que as penas aplicáveis aos criminosos que para aí andam a atear fogos deveriam ser comparáveis às de homicídios involuntários ou a outras penas graves.
A sensação que tenho é que o sentimento de impunidade que esses infratores têm é muito grande e com penas muito graves talvez pensassem duas vezes.
|
11 Ago 2011 |
|
 |
mcardoso
Registado: 27 Jul 2008 Mensagens: 2003
|
Acho que um dos grandes problemas tem a ver com a limpeza das florestas, esse sim o maior causador dos fogos florestais, pois sem a floresta limpa torna-se mais complicado o combate ás chamas.
outro problema é os interesses que advem com os incendios, desde as horas de voo dos heli e avioes, desde o preço da madeira ardida... muito dinheiro envolvido
Em relação ao ponto que o confrade mafarricoa refere, concordo plenamente, apesar que depois, a maior parte, querem se passar por "maluquinhos" e a pena é atenuada.
|
11 Ago 2011 |
|
 |
litlehouse
Registado: 07 Out 2010 Mensagens: 3347 Localização: Algures por aí...
- Voyeur
|
Quanto a mim existem duas razões de fundo. Uma é a maldade ou descuido das pessoas, outra, esta de fundo, tem a ver com a desertificação do interior do país. Aqui há uns anos fizeram um estudo na zona de Monção, onde há 30 anos existiam rebanhos de 3000 ovelhas e cabras, que limpavam tudo o que era mato rasteiro e, desta maneira garantiam a limpeza das florestas, hoje há 200 ovelhas e cabras e menos de metade da população. Para mim, esta última é a principal razão, depois existem aqueles fogos em locais patetas, por inacessíveis, provocados por contacto entre as linhas de alta tensão e as árvores e que, com o calor, pegam fogo de imediato. Quanto à maldade, também concordo que existem interesses no meio disso tudo, que não olham a meios para atingir os fins. Existem uma quantidade de pequenos aeródromos e de pilotos, que ganham a vida nesta actividade. Esqueci-me de um pormenor. Não há como resolver este problema, porque é um problema de fundo e dificilmente se consegue fazer uma cobertura eficaz. Penso que ainda existem as torres de vigia e há agora um protótipo de avião não pilotado, com uma câmara de infra-vermelhos, que poderá ajudar nos locais mais difíceis a fazer a detecção atempada.
|
11 Ago 2011 |
|
 |
forasteiro_z
Registado: 26 Out 2009 Mensagens: 779 Localização: Puta-tugal
- Voyeur
|
Segunda a família Bush e refiro-me ao antigo presidente Americano George W Bush e aos seus paizinhos, a solução para acabar com os fogos seria cortar todas as árvores! De certa forma acabamos com uma das entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo" (não me vou alongar mais porque os confrades sabem usar o "Google" e logo descobrem do que falo, caso estejam interessados!! Mas concordo com o que foi dito, os Interesses Instalados e a falta de "tomates" de quem nos governa não ajudam! 
|
11 Ago 2011 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
Talvez a Sonae Industria, a Soporcel, a Altri e... tenham a solução. Por acaso até nem são empresas públicas. Nem parece fazerem parte do MONSTRO. 
|
11 Ago 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
Segundo o DN:
Sintra/Em 2010 PJ deteve pastor suspeito da autoria de dez incêndios A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito da autoria de dez incêndios florestais que deflagraram em Agosto de 2010 em Morelena, Sintra. Em comunicado, esta autoridade policial refere que o homem de 41 anos, pastor e "conhecedor da zona onde provocava os incêndios", foi detido no âmbito de uma investigação que durou cerca de um ano. O detido foi presente a tribunal na quarta-feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais a um posto da polícia. Segundo o comunicado, esta é a decima segunda detenção, durante o verão, de suspeitos da prática de crimes de incêndios florestais.
Como se pode ver, há uma evidente dificuldade, com a ausência de testemunhas, para condenar este homem, se ele fôr realmente culpado.
|
11 Ago 2011 |
|
 |
warrick
Registado: 17 Fev 2009 Mensagens: 674 Localização: Las Vegas
Positivos
28
Neutros
2
- Voyeur
|
Não queria falar deste problema (devido a ser a minha área profissional), mas aqui vou deixar a minha opinião. A maioria das pessoas não limpa as propriedades que tem (o Estado igualmente), gostam de ter as suas casinhas ou vivendas cobertas de floresta que serve para proteger do sol e depois esquecem-se que em caso de um incêndio mais trabalho nós bombeiros temos para proteger as casinhas das pessoas que tem árvores e vegetação até à porta de casa. Mas até que ficam bonitas essas casinhas com tanta vegetação à sua volta. Claro que a mão criminosa é a principal causa de tantos incêndios, a PJ prende-os mas os senhores juizes metem-os cá fora novamente e depois é o que se vê todos os verões. Para mim, infelizmente outro motivo para que os incêndios não sejam extintos mais depressa e não progridam tanto é devido à ainda desorganização existente nos bombeiros, pois cá gostam de copiar o que se vê lá por fora. Querem apagar incêndios com material sapador (como nos EUA ou na América do Sul) mas a vegetação cá é diferente da dos americanos e o nosso clima é diferente da dos sul americanos, onde reina a humidade. Depois nós bombeiros temos um equipamento do mais fraco possível, roupa e calçado do mais barato, pois as corporações não tem € para comprar bons equipamentos como usam os GIPS (GNR) ou da FEB (força especial de bombeiros) que andam em carrinhas de 500 litros de água e "utilizam" material sapador. Nós bombeiros, vamos para a frente dos incêndios com os nossos veiculos de combate a incêndio (muitos com mais de 15 anos) e temos que nos desenrascar, fazendo maluquices e arriscando as nossas vidinhas por 1,70 € à hora ou como é normalmente de borla, enquanto os outros ganham muito bem. Por isto tudo e ainda por outras coisas que não me apetece aqui falar, todos os anos vamos ter este flagelo que tanto alimenta os nossos orgão de comunicação social. Um bem haja para todos e vamos é foder estas boas todas que aqui temos falado neste forum, pois um dia pode me acontecer o que já aconteceu a alguns camaradas meus que morreram a defender algo que não era deles e à borla.
|
11 Ago 2011 |
|
 |
comeasur
Registado: 09 Jul 2010 Mensagens: 116
- Voyeur
|
Faço minhas as palavras do companheiro warrick, estamos na mesma " guerra "... Bons afundanços!!!!!
|
12 Ago 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
Segundo o JN:
150 mil cabras usadas no combate aos fogos Norte Animais vão limpar matas nas zonas fronteiriças dos distritos de Bragança e da Guarda Cerca de 150 mil cabras vão prevenir a ocorrência de fogos, limpando campos e matas nas zonas fronteiriças dos distritos de Bragança e Guarda e nas zonas de Zamora e Salamanca. O projecto transfronteiriço Self Preservation arranca brevemente em Espanha.
Esta é uma óptima ideia, além da sua utilização para este fim, ainda poderão vir a ser comercializadas.
|
12 Ago 2011 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|