Data/Hora: 05 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 141 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo
 Investir na Bolsa 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Mensagem Investir na Bolsa
eduardob Escreveu:
Quanto à "vac* fria", e como muito bem diz o confrade White Knight, a coisa está mesmo negra, mas pode ser que leve a uma verdadeira revolução no sistema financeiro, americano e internacional, com muitos, muitos «danos colaterais», é verdade. Ou isso, ou revertemos aos anos 20-30 do grande «krach» e ficamos como no Zimbabwe, a precisar de um carrinho com um monte de notas de um bilião de euros para podermos comprar um pãozinho... escuro e sem sabor.

Lá teremos que ir de camião TIR atolado de notas cada vez que formos visitar as nossas "queridas". O problema é que vai demorar mais tempo a conferir a "prendinha" do que a fazer o amoriii. :lol: :lol: :lol:

17 Set 2008

Platina

Registado: 27 Jan 2007
Mensagem Re: Investir na Bolsa
eduardob Escreveu:
Eu dei uma opinião, não proibi nada... 8)

eu sei, a hipérbole é da minha inteira responsabilidade :wink:

mas tinha mais piada assim... :smt003

17 Set 2008
Platina

Agora, quanto à pequena revolução que está a passar por aqui: Tenham calma!
À 80 anos não existiam bancos centrais com o poder actual, nem a capacidade de actuar concertadamente no globo.
A macro-economia era coisa esotérica e o fluxo de capitais estava praticamente restrito a estados-nações.
É claro que vai doer, e muito! but it's not the end of the world as we know it.
A destruição criativa deu nisto mesmo, senão seria criativa destruição (o que provavelmente era mais perigoso).

vá lá, respirem fundo, olhem para cima... e pensem a quem vão telefonar amanhã :lol: (estou a falar de gajas, não de cv's! cambada de pessimistas!)

um abraço

17 Set 2008
Bronze

Registado: 16 Jul 2008
Positivos
9
Neutros
2
Negativos
3

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
RUC Escreveu:
vá lá, respirem fundo, olhem para cima... e pensem a quem vão telefonar amanhã :lol: (estou a falar de gajas, não de cv's! cambada de pessimistas!)
um abraço

O meu já está marcado :P
depois posto o TD

Utilizando alguns provérbios, alterados pelo humor popular brasileiro:

Se durante tempos difíceis souber,

Em terra de cego quem tem um olho é caolho !!! - utilizar a visão
Quem espera, senta e cansa. - não esperar que as oportunidades lhe apareçam do céu
Quem ri por último ... ri atrasado. - agir na hora certa
Em rio que tem piranha jacaré usa camisinha !!! - proteger-se
Devagar ... chega-se atrasado. - agir rapidamente
Quem cedo madruga, não pega ônibus lotado! - não entrar nas oportunidades depois de todos estarem dentro dela

você sairá vitorioso.

Stephen Kanitz Escreveu:
Existe um corolário desse ditado que me preocupa por suas conseqüências. "Em terra de cego, quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos é muito malvisto." Indivíduos inteligentes e capazes são encarados como uma enorme ameaça e precisam ser rapidamente eliminados pelos que estão no poder.

Por outro lado, lembre-se, quando mais se expor, maior será a ameaça.

17 Set 2008
Platina

gaijodonorte, tudo isso é verdade, e penso que os presentes todos conhecem a cartilha.
Mas... em momentos de alteração drástica da realidade as we know it, o melhor conselho continua a ser:
a deep breath and always look on the bright side of life
amanhã o sol voltará a nascer a oriente e a descer a ocidente.

fodasse que esta merda também me está a deixar zen... deve ser contagioso :lol:

17 Set 2008
Bronze

Registado: 16 Jul 2008
Positivos
9
Neutros
2
Negativos
3

RUC Escreveu:
gaijodonorte, tudo isso é verdade, e penso que os presentes todos conhecem a cartilha.
Mas... em momentos de alteração drástica da realidade as we know it, o melhor conselho continua a ser:
a deep breath and always look on the bright side of life
amanhã o sol voltará a nascer a oriente e a descer a ocidente.

fodasse que esta merda também me está a deixar zen... deve ser contagioso :lol:

Já que o contagio está feito, ve se isto ajuda a entrar no clima zen.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
cump's

17 Set 2008
Platina

nope... eu só chego lá com destruição de valor, falências, despedimentos em massa e taxas de juro de dois digitos :lol: :lol: :lol:

17 Set 2008
Diamante

Registado: 07 Dez 2006
eduardob Escreveu:
... a coisa está mesmo negra...
... comprar um pãozinho... escuro e sem sabor.

Agora que a AIG está "salva" venho apelar à memória do eduardob:
Quando ela é negra ou mesmo só escurinha o sabor é muito particular mas tem grandes apreciadores . . .

17 Set 2008
Ouro

Registado: 27 Mar 2007

Confrade Piotr pela-se por um bom chocolate :wink:

Mantenha-se atento ao retorno da minha pérola negra, pois é uma verdadeira iguaria. 8)

17 Set 2008
Ouro

Registado: 27 Mar 2007

Diário económico, 17 Set 2008

Colapso financeiro 2008-09-17 00:05
Fundos portugueses perdem 8 milhões com Lehman e AIG
Há 13 fundos com exposição às duas entidades. Só na última semana e meia perderam 2,6 milhões de dólares.

Marta Reis e Tiago Freire

A falência da Lehman Brothers e as dificuldades de sobrevivência do grupo segurador AIG estão a atingir alguns fundos portugueses, que tinham exposição a estas entidades norte-americanas, quer através de acções, quer de obrigações.

São pelo menos 13 os fundos portugueses expostos a estes activos, de acordo com a análise feita pelo Diário Económico no ‘site’ da CMVM.

Excluindo o montante dos títulos de dívida, as perdas acumuladas em 2008 pelos fundos portugueses através da exposição a AIG e Lehman ascendem a 7,7 milhões de dólares. Desde o início da semana passada, quando começaram a ser mais evidentes os graves problemas do banco de investimento norte-americano, as perdas são de 2,6 milhões de dólares.

O BPI Reforma Investimento PPR é o fundo com maior exposição a acções da AIG, 95.814 títulos, e também com mais acções da Lehman Brothers em carteira, 4.328.

Outros fundos com acções da AIG em carteira são o BPN Optimização, BPN Valorização, BPN Acções Global, Santander Acções América, Santander Acções USA e Millennium Acções América. Apenas dois fundos têm dívida da AIG, o BPI Global (12,5 milhões) e o Popular Valor (200 mil).

Quanto à Lehman Brothers, além do fundo do BPI acima referido, estão ainda expostos mais dois fundos portugueses, o Santander Acções América e o Santander Acções USA. No caso do banco de investimento norte-americano, a exposição dos fundos portugueses existe sobretudo através de títulos de dívida; dos seis fundos com obrigações da Lehman em carteira, o que tem maior exposição é o ES Estratégia Activa II (5,2 milhões).

Em Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a monitorizar a situação. O Diário Económico sabe que o regulador pediu aos fundos, logo na segunda-feira de manhã, que lhe reportassem os valores de exposição directa à Lehman e estes terão já respondido, sendo que, em termos gerais, essa exposição não é significativa. Para além dos efeitos directos, os fundos nacionais têm sido afectados sobretudo por efeitos indirectos, com a quebra dos mercados financeiros a arrastar o valor das carteiras.

Desde Julho de 2007, a CMVM adoptou medidas extraordinárias de supervisão dos fundos, obrigando-os a uma maior frequência do reporte de informação, sobretudo a relativa à liquidez. Na prática, o regulador quererá saber se os fundos estão preparados para fazer face a um eventual aumento do número de resgates, o que poderá ser coberto, se a situação o exigir, com a venda de activos dos fundos ou com recurso a endividamento, embora estes dois mecanismos tenham limites legais.

O Diário Económico tentou também, sem sucesso, contactar o presidente da APFIPP.

Na última semana e meia, as acções da Lehman Brothers perderam quase todo o seu valor em bolsa, passando de 16,2 dólares (valor a que tinham encerrado a 5 de Setembro, sexta-feira) para pouco mais de 20 cêntimos na sessão de ontem. Só na segunda-feira, dia em que o mercado reagiu ao pedido de falência anunciado no domingo, a Lehman encerrou a perder 94,25%.
No caso do AIG, o perigo de falência existe, mas continuam a ser estudadas formas de salvar o grupo segurador. Além das notícias de dificuldades financeiras que o banco atravessa estiveram também a penalizar a cotação do grupo, os cortes no ‘rating’ por parte de Standard & Poor’s, Fitch e Moody’s. Nas últimas três sessões, as desvalorizações do AIG na bolsa de Nova Iorque superam os 84%.

Vá lá que não tenho nenhum destes fundos. Tadinhos dos accionistas da Lehman e da AIG. Os investidores sabem que podem perder, mas perder a totalidade é mesmo fodi...

17 Set 2008
Diamante

Registado: 14 Jun 2007
Relativamente ao FT, obviamente era uma ironia... eu tb leio diariamente o FT e mais uma catrapada de jornais... mas note-se que é mais por "uma espécie de cultura geral"... Ali não há informação que permita fazer dinheiro, mas permite isso sim, criar uma visão global que vai sendo útil. Qualquer informação a partir do ponto que é notícia, ardeu ! Ou melhor, até pode ser a partir desse ponto que se ganha dinheiro a sério :shock: :mozilla_innocent: :mozilla_innocent: :wink:
Isto é um jogo de perspicácia e acima de tudo antecipação. (caso contrário os jornalistas estava todos ricos !) :lol: :lol:

Relativamente ao estouro, ele tinha que acontecer. Tal como na bolha imobiliária, ou nas .com tinha mesmo que acontecer... A questão era quando e com que extensão.

Entretanto jogava-se aquele das cadeiras, em que os menos lestos ficam eliminados (mais uma vez perspicácia a antecipação...), foi o que aconteceu a Lehman, ficou sem cadeira... a AIG e outros safaram-se com o dinheiro dos impostos para evitar males maiores... Era um gorila demasiado grande ainda se descontrolava e partia a mobília toda. :? :?

Quando, já sabemos; a extensão a ver vamos (mas tudo indica ser maior do que a expectativa geral)... Se isto extravasa fortemente do mercado financeiro e leva os juros para os tais 2 dígitos que o RUC fala, os bancos nacionais vão virar imobiliárias ! :shock: :shock:

E não vale culpar os financeiros, isso é feio ! Então ninguém sabia ? Onde é que os fundos de pensões andavam a aplicar os euros, a ver se conseguíam o impossível (lá se vão os ppr's e os complementos) ? E o crédito estúpidamente barato para o povo ficar contente, ir de férias, ter carro e comprar uma casa de 150K€ a pagar em 50 anos, com um rendimento de 20K€/anuais ? Não cabe ao estado regular estas coisas ? Fazer ver às pessoas que não é exequível ? É o mal das democracias modernas... tem que garantir a felicidade royco-cup-a-soup (É só adicionar água ) !! :? :?

Obviamente que nos financeiros também há erros,e muitos: a paranóia dos resultados trimestrais, a pressão avassaladora por parte dos investidores, o facto de o que se ganha ser em grande parte dependente das mais valias conseguídas (na prática é uma percentagem - chega a ser 30 a 40% em alguns hedge funds), a perda do "contacto" com a realidade, os enormeeees egos, sei lá tanta coisa...

Até certo ponto, isto é/foi uma espécie de esquema geométrico... (Uma D. Branca versão Borboleta global metida ao sofisticado :lol: :lol: ). A ganância é uma coisa lixada... Mas a responsabilidade disto toca a todos, e começa no consumidor que faz um credifin para a máquina da louça, passa pelos financeiros e por todos nós que vivemos numa casa que há 20 anos nem sabíamos que seria possível ter, e termina nos grandes culpados: os políticos que não foram eficazes na regulação.

Qualquer dia o jornal de negócios ainda tem um link para o gp-pt !!! :lol: :lol:

17 Set 2008
Diamante

Registado: 14 Jun 2007
RUC Escreveu:
É claro que vai doer, e muito! but it's not the end of the world as we know it.
A destruição criativa deu nisto mesmo, senão seria criativa destruição (o que provavelmente era mais perigoso).

:lol: :lol: :lol: :lol:

Mas pelo sim pelo não, podemos pedir às meninas que nos cantem esta em coro :mrgreen:

(o foulaam vai ir aos arames, com a oração :lol: :lol: )

17 Set 2008
Platina

Registado: 28 Nov 2006
White Knight Escreveu:
Uma D. Branca versão Borboleta global metida ao sofisticado

... tu não me digas que a Borboleta também está metida nisto a meias com a D. Branca... :lol: :lol: :lol:

17 Set 2008
Prata

Registado: 15 Mar 2007

... também se mete na Branca :?: :?: Pensei que era só chá Branco 8) 8)

17 Set 2008
Platina

Registado: 07 Jan 2008
Estava aqui a pensar no que disse mais atrás o confrade Marsápio, e a imaginar-me, em tempos de hiperinflação e «krach» bolsista, a ir de carro à Artilharia ou ao Técnico com a parte de trás do carro ajoujada de notas, perguntar à menina quanto são os três pratos e o facial, ela responder «Cinco milhares de milhões de euros, filho», e eu olhar para trás para o monte e dizer, «Ora porra, só trouxe quatro milhares de milhões e meio... espera aí um bocadinho que tenho que ir levantar o resto a oito multibancos!» :D :D (brinca, brinca...)

18 Set 2008
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 141 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: