Que livro(s) estão a ler neste momento?
Autor |
Mensagem |
Miana Mello
Registado: 01 Ago 2008 Mensagens: 708
|
 Que livro(s) estão a ler neste momento?
gentle man Escreveu: Miana Mello Escreveu: Neste momento lê-se "Quem mexeu no meu queijo?" de Dr. Spencer Jonhson... Tenho a ideia, cara Miana, que esse livro é do tempo de "O Meu Pipi". Mas clássicos são clássicos!  Provavelmente... mas tendo em conta que em 2000 eu tinha 11 anos, nao me parecem literaturas adequadas a essa idade De toda a maneira, estou a gostar so far...
|
03 Ago 2012 |
|
|
 |
gentle man
Registado: 31 Dez 2011 Mensagens: 65794 Localização: Algures na Serra da Lua
|
 Re: Que livro(s) estão a ler neste momento?
Tinoni Escreveu: Nem alto nem baixo, é nulo. A chamada literatura para donas de casa mal fodidas. Assim do género da autora (que parece o Joey Ramone...  ):  Nesta tenho que concordar consigo. A autora é mesmo feia. Embora esteja melhorzinha na fotografia que colocaram na badana do livro. Quanto ao resto, e sem querer estar propriamente a defender esta dama (limitei-me a dar duas sugestões de leitura; talvez queira comentar igualmente Tristão e Isolda), e já que cita o Bibliotecário de Babel (que até tenho em conta), remeto-o para o que disse anteriormente: "Quanto aos livros (e por ano leio muitos), cada um tem a sua opinião. Claro está que há sempre aqueles que falam de livros sem os lerem ou porque leram uma critica. O mesmo acontece com os filmes. Eu só falo dos que já li ou dos que estou a ler." 
_________________ Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.
|
03 Ago 2012 |
|
 |
gentle man
|
Miana Mello Escreveu: gentle man Escreveu: Miana Mello Escreveu: Neste momento lê-se "Quem mexeu no meu queijo?" de Dr. Spencer Jonhson... Tenho a ideia, cara Miana, que esse livro é do tempo de "O Meu Pipi". Mas clássicos são clássicos!  Provavelmente... mas tendo em conta que em 2000 eu tinha 11 anos, nao me parecem literaturas adequadas a essa idade De toda a maneira, estou a gostar so far... Se está a gostar, so far, vai gostar até ao fim. O que eu queria dizer, sem ironia, é que "Quem Mexeu no Meu Queijo" é uma excelente peça de marketing editorial, tal como o é "O Meu Pipi". Ele há livros que foram escritos 100, 500, 2000 ou 3000 anos antes de eu ter nascido e nem por isso perderam propriedades. Claro que não poderia ter lido um Decameron ou uma Justine quando tinha também 11 anos. Mas entretanto já o pude fazer. Na verdade, querida Miana, o importante é mantermos, pelo menos, algum hábito de leitura. E para o resto há sempre tempo! 
_________________ Verdadeiramente rico é aquele que tem mais sonhos na sua alma do que aqueles que a realidade consegue destruir.
|
03 Ago 2012 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
gentle man Escreveu: Claro está que há sempre aqueles que falam de livros sem os lerem ou porque leram uma critica. viewtopic.php?p=565400#p565400 ... embora haja coisas que faça questão de saber por experiência própria viewtopic.php?p=562259#p562259 
|
03 Ago 2012 |
|
 |
gentle man
|
Confrade Tinoni, As "remissões" são muito engraçadas mas também são pouco esclarecedoras. Há muito boa gente que diz o mesmo que o Confrade relativamente a um Saramago, Lobo Antunes, um Eça ou um Pessoa. Usando a sua expressão, "são uma merda", são uma seca. À pergunta "Qual a obra que gostaram mais e a que gostaram menos dos autores referenciados?", ou respondem "Errr, aquela de capa mais amarela!" ou mais honestamente "Não li nenhuma!" Ou seja, não estão verdadeiramente em condições de falar do assunto. Mas todos são livres de "botar" discurso. Quanto a mim, não comparo a E L James a nenhum dos autores acima citados e de todos tenho opiniões formadas. Quanto à segunda remissão, é de louvar, com a falta de TD's que anda por aí, que o Confrade tenha publicado o seu com a Manu. Já não entendo muito bem o que é que o mesmo tenha a ver com livros e, por isso, com este tópico. A experiência na primeira pessoa é sempre importante. Os meus TD's com a Manu correram sempre muito bem. Lamento que o seu tenha corrido tão mal ao ponto de o trazer para este tópico. Mas, e o que é que eu tenho a ver com isso? Nem a Manu nem o TD do Confrade Tinoni me vão fazer ler mais livros! 
|
04 Ago 2012 |
|
 |
Tinoni
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
|
gentle man Escreveu: Há muito boa gente que diz o mesmo que o Confrade relativamente a um Saramago, Lobo Antunes, um Eça ou um Pessoa. Usando a sua expressão, "são uma merda", são uma seca. É o chamado "olhinho vesgo para errar a pontaria"...  Saramago, Lobo Antunes, Eça ou Pessoa, pode gostar-se mais ou menos deles (contra muito boas opiniões que respeito, acho o Saramago um péssimo escritor, o Lobo Antunes tem dias - já os teve muito melhores... -, o Eça e o Pessoa são divindades), mas "seca" ou "merda" é que não são. "Seca" e das grandes é o santo tempo perdido a ler as James desta vida. Como diz o José Mário Silva, "A Lua de Papel prevê editar o segundo volume da trilogia (As Cinquenta Sombras Mais Negras) em Outubro e o último (As Cinquenta Sombras Livre) em Fevereiro de 2013. Não exijam é a este crítico o sacrifício de os ler. Como diria Grey, com este primeiro já foram ultrapassados todos os limites toleráveis de sofrimento".gentle man Escreveu: À pergunta "Qual a obra que gostaram mais e a que gostaram menos dos autores referenciados?", ou respondem "Errr, aquela de capa mais amarela!" ou mais honestamente "Não li nenhuma!" Ou seja, não estão verdadeiramente em condições de falar do assunto. Mas todos são livres de "botar" discurso" Ai estou, estou!...  Citando um amigo meu "não gosto, razão pela qual não li!"  Bem basta o sacrifício de quem por dever de profissão se vê obrigado a "ultrapassar todos os limites toleráveis de sofrimento" e nos presta assim um inestimável serviço, poupando-nos a essas provações. É exactamente como um TD negativo de um confrade em cuja opinião confiamos: eternamente grato, imediatamente riscada da lista!  E a inversa também é verdade... 
|
04 Ago 2012 |
|
 |
gentle man
|
Tinoni Escreveu: Saramago, Lobo Antunes, Eça ou Pessoa, pode gostar-se mais ou menos deles (contra muito boas opiniões que respeito, acho o Saramago um péssimo escritor, o Lobo Antunes tem dias - já os teve muito melhores... -, o Eça e o Pessoa são divindades)… 100% de acordo! Quanto ao resto, não podia discordar mais. Como é que alguém pode falar de algo que não conhece. Dou-lhe um exemplo: não sou leitor da chamada imprensa cor-de-rosa, mas de vez em quando deito-lhe o olho. Para quê? Para não estar arredado da realidade; para poder julgar por mim e não pelo que dizem as pessoas que até me merecem consideração; para poder (até determinado ponto) medir o pulso à Nação. Dá-me vontade de rir? Dá! Dá-me vontade de chorar? Dá! É uma perca de tempo? Não! Eu, que até não gosto de futebol, às vezes o vejo, para me manter minimamente actualizado. Seguindo aquela máxima: Informação é poder. Mas tem razão, Confrade Tinoni, cada um ocupa o tempo livre como melhor lhe convier. 
|
05 Ago 2012 |
|
 |
baculumX
Registado: 22 Jan 2012 Mensagens: 1710 Localização: 46° 16′ 48″ N, 86° 40′ 12″ E 46.28, 86.67
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
"Saramago péssimo escritor"???? Respeito uma opinião... agora, uma afirmação exagerada  pode não gostar de muita coisa do Saramago: as ideias que ele desenvolve em cada livro, ou a escrita sem pontuação (uma questão de estilo), para não falar do que menos interessa para o que está em causa, gosto político ou as suas intervenções públicas. Os Suecos estavam a dormir quando o distinguiram precisamente por ter escrito uns livros. Qual foi o livro ou os livros que tentou ler e baseia a sua afirmação? Confesso que a minha primeira tentativa, ainda não tinha ginastica mental e fôlego para acompanhar os parágrafos intermináveis 
|
05 Ago 2012 |
|
 |
Tinoni
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
|
baculumX Escreveu: "Saramago péssimo escritor"???? Respeito uma opinião... agora, uma afirmação exagerada Como digo aí acima, tenho consciência que a minha opinião vai "contra muito boas opiniões que respeito". E, provavelmente o "exagero" é consequência, por reacção, relativamente ao coro de elogios que quase se tornou "pecado" contrariar. baculumX Escreveu: pode não gostar de muita coisa do Saramago: as ideias que ele desenvolve em cada livro, ou a escrita sem pontuação (uma questão de estilo), para não falar do que menos interessa para o que está em causa, gosto político ou as suas intervenções públicas (...) Qual foi o livro ou os livros que tentou ler e baseia a sua afirmação? As ideias ou a escrita sem pontuação não importam: gosto de muitos livros, filmes e autores cujas ideias (políticas ou outras) não podiam ser mais diferentes das minhas (só um exemplo: o Clint Eastwood acaba de apoiar o atrasado mental do Mitt Romney e não é por isso que deixarei de achar que ele é um gigante do cinema... aliás, sempre apoiou os Republicanos) e a "escrita sem pontuação" é já coisa antiga que não incomoda ninguém. O problema é que o Saramago pensa como uma sopeira esquerdalha e escreve... malzinho. Tem um bom livro: "O Ano da Morte de Ricardo Reis". O "Memorial" que lhe valeu a fama lê-se com algum interesse mas para genial falta-lhe quase tudo. Quando o tipo se mete por temas religiosos (atenção: teria tudo para aí me ganhar logo para o seu lado - sou ateu), como no "Evangelho Segundo Jesus Cristo" e no "Caim", percebe-se facilmente a "erudição" de papelão em catequese mal amanhada (desisti do "Evangelho" à pagina 70... aquilo era tão pobrezinho e idiota que irritava). Ainda fui tentando um ou outro dos restantes mas não dá...  Ah... a "Viagem do Elefante" até nem é nada mau. baculumX Escreveu: Os Suecos estavam a dormir quando o distinguiram precisamente por ter escrito uns livros Ui... os suecos do Nobel quando atribuem os prémios de Literatura tiram frequentemente uma belas sonecas!...  É só olhar para a lista http://pt.wikipedia.org/wiki/Nobel_de_Literatura e ver a colecção de nulidades que maioritariamente a compõem e reparar nos imensos grandes autores que lá faltam.
|
05 Ago 2012 |
|
 |
baculumX
Registado: 22 Jan 2012 Mensagens: 1710 Localização: 46° 16′ 48″ N, 86° 40′ 12″ E 46.28, 86.67
- Voyeur
|
Concordo, e aqueles que recusaram recebe-lo...
|
05 Ago 2012 |
|
 |
SapoCocasPT
Registado: 16 Set 2010 Mensagens: 1249
- Voyeur
|
Também nunca fui grande fã de Saramago, li o " Memorial do Convento" e " Intermitências da Morte" por vezes com grande custo a pensar que o livro nunca mais acabava. Mas o homem conquistou-me com " Caim", foi a critica perfeita ao Velho Testamento e personificou Deus exactamente como eu o vejo, um ser cruel e vingativo que castiga até os seus. O Evangelho segundo Jesus Cristo já está na minha mesa de cabeceira, é só acabar de ler Millennium II. Já agora, Millennium II é o 2º livro de uma trilogia, o autor é o grande Stieg Larsson.  Fizeram à pouco tempo o filme do primeiro livro (não sei se foi um remake), o titulo português era " Os homens que odeiam as mulheres.". É grande filme mas mesmo assim não consegue chegar aos calcanhares do livro..
|
06 Ago 2012 |
|
 |
Tinoni
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
|
Camafeu Escreveu: o homem conquistou-me com "Caim", foi a critica perfeita ao Velho Testamento e personificou Deus exactamente como eu o vejo, um ser cruel e vingativo que castiga até os seus. Mas isso não precisava do Saramago para nada, basta ler o Velho Testamento propriamente dito  onde "Deus" - nas próprias palavras do "good book" - é um sacana da pior espécie. No episódio de Caim é que, muito em especial, se percebe o analfabetismo da criatura Saramago: naquilo que, qualquer fulano que tenha ido um pouco para além do na catequese lhe impingiram, percebe que se trata de uma referência simbólica aos conflitos históricos entre pastores nómadas e agricultores sedentarizados, o velho tonto arranjou maneira de dar má reputação aos ateus interpretando aquilo à letra!... Raios o partissem... 
|
06 Ago 2012 |
|
 |
Jon Snow
Registado: 05 Jul 2012 Mensagens: 82
- Voyeur
|
Acabei recentemente o "A Dance with Dragons - A Song of Ice and Fire" George RR Martin que aconselho a qualquer simpatizante da saga Senhor dos Anéis. Muito recentemente comecei a ler: 
|
06 Ago 2012 |
|
 |
Laura Gordinha
Registado: 17 Set 2009 Mensagens: 1291 Localização: Leiria
|
Faltam me meia dúzia de paginas para acabar de ler.. acho que não conseguirei faze lo
Editado pela última vez por Laura Gordinha em 06 Ago 2012.
|
06 Ago 2012 |
|
 |
pimpinho
Registado: 24 Jan 2009 Mensagens: 203
Positivos
6
- Voyeur
|
"O Homem de Plasticina" de Manuel Manzano
|
06 Ago 2012 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|