Data/Hora: 08 Ago 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14833 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61 ... 989  Próximo
 Acho piada... 
Autor Mensagem
Moderador Brasil

Registado: 22 Out 2012
Mensagem Acho piada...
DRAGON de ALCALA Escreveu:
Sarava Dark!
É que o português que se escreve por estes lados ainda é um pouco arcaico e nem todos aderimos ao acordo ortográfico sendo natural que os irmãos Zucas não entendam certas expressões que nos esforçamos por manter. O português de Portugal é mais 'elaborado', mais latinizado e o português do Brasil é mais cantado, tem outra sonoridade, outras formas de ser entendido, até com vocabulário próprio.
Noutros Países de Africa onde se fala a mesma língua também a sonoridade e algumas terminologias são diferentes. Os usos e costumes fazem as necessárias adaptações, meu caro, mas lá nos vamos entendendo....

Abraço

Claro, claro :smt023 Concordo plenamente... :smt023 é até engraçado quando descubro o objeto de um texto. Acho que justamente pela diferença, me sinto tão atraído em participar aqui. Mas é normal 8)

17 Dez 2012

Platina

Registado: 11 Nov 2012
Mensagem Re: Acho piada...
Confesso ter ficado interessado sobre a possível história entre o pessoal do Porto e Lisboa. Se alguém puder esclarecer... gente interessada tem :smt023[/quote]

Ok Dark vou preparar um texto, o mais esclarecedor possível, mas que pode indiciar algo faccioso por ser uma análise de um portuense. Descontando isso, tirarás as necessárias ilações.

Vale dizer que sendo do Porto já vivi uns anos em Lisboa. Como a sede da minha empresa é lá, viajo com regularidade para reuniões de quadros, vou mantendo os laços e confirmando as diferenças.

Abraço

17 Dez 2012
Moderador Brasil

Ok Dark vou preparar um texto, o mais esclarecedor possível, mas que pode indiciar algo faccioso por ser uma análise de um portuense. Descontando isso, tirarás as necessárias ilações.

Vale dizer que sendo do Porto já vivi uns anos em Lisboa. Como a sede da minha empresa é lá, viajo com regularidade para reuniões de quadros, vou mantendo os laços e confirmando as diferenças.

Abraço

Grato, e no aguardo. Só tome o cuidado para que não vire polêmica, pra não gerar discórdias no fórum. Por sua escrita, receio que não terá problemas :smt023

17 Dez 2012
Platina

DARK SOUL BR Escreveu:

Abraço

Grato, e no aguardo. Só tome o cuidado para que não vire polêmica, pra não gerar discórdias no fórum. Por sua escrita, receio que não terá problemas :smt023

Tá camarada!!! Vou tentar não ferir susceptibilidades dos 'Alfacinhas' como são conhecidos os lisboetas. O pessoal do Porto são apelidados de 'Tripeiros'...irás saber os porquês!!! Tentarei ser o mais sucinto possível.....mas não vai ser fácil.....!!!! :)

:smt023

17 Dez 2012
Platina

DARK SOUL BR Escreveu:

Abraço

Confrade DARK aí vai a prosa com um abraço bem forte e sentido de um Portuense indignado mas lúcido:

PORTO VS LISBOA: Os Portuenses são Tripeiros e os Lisboetas são os Alfacinhas.

As disputas entre os Tripeiros (do Porto) e os Alfacinhas (de Lisboa) são conhecidas por todos os portugueses de longa data. É tipo Paulistas e Cariocas no Brasil, a rixa entre o norte de Portugal e o sul já foi escrita, pintada, falada e retratada de todas as formas possíveis.

Uma das possíveis explicações:

Os Portuenses são conhecidos como Tripeiros, porque conta a lenda, que em 1415 para apoiar a preparação da armada para a conquista de Ceuta, os habitantes da cidade ofereceram aos expedicionários toda a carne disponível, ficaram só com as tripas. Não será por coincidência que o prato tradicional da cidade sejam as "tripas à moda do Porto".

Quanto aos Lisboetas, diz-se que surgiu quando houve a ocupação pelos árabes, estes teriam começado a cultivar o Alface. Era muito usada na culinária, perfumaria e até na medicina. Conta-se que num dos cercos à cidade, os habitantes tinham como alimento único a alface.

Sobre isso escreveu Eça de Queiroz: "Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas, o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem-estar. O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e o Martinho".
[

Dizem que os Tripeiros são simples, diretos e falam muitos palavrões, e os Alfacinhas são mais educados e pacientes, e há inúmeras piadas e brincadeiras com isso, acho engraçado quando a brincadeira é saudável e não agride ninguém.

Estas são as razões das designações de Tripeiros e Alfacinhas.

Agora as rivalidades existentes entre Porto (agregando todo o Norte) e Lisboa (que agrega igualmente a região Centro/Sul ) deste pequeno rectângulo chamado Portugal que tem apenas 90 000Kms2 de tamanho. Pequenino, né?

O Porto (cerca de 230 000 habitantes / 1,5 milhões na área metropolitana do Grande Porto) e a região Norte constitutem a região onde se situam a maioria das pequenas e médias empresas e onde se situam as regiões agrícolas mais produtivas e também a que mais contribui para as exportações nacionais, sendo a única região que exporta mais do que importa.

Durante muitos anos o Norte de Portugal foi o motor da economia portuguesa com a têxtil, calçado e cortiça a serem os expoentes das nossas exportações, aliados ao famoso Vinho do Porto, aportando muitas divisas – dolars, marcos alemães, franco suíços e franceses, etc - que contribuiram eficazmente para o equilíbrio da nossa balança de pagamentos.

Lisboa (cerca de 500 000 habitantes / 3 milhões na área metropolita), é a capital, onde se localizam todos os órgãos políticos e decisores do País (presidência, ministérios, tribunais, etc) e, por via disso, alberga as Sedes das principais empresas portuguesas – Bancos, Transportes, Comunicações, etc.

Portanto Lisboa vive apenas de serviços e tem um PIB superior à média da União Europeia, enquanto o Porto e a sua região definha com a crise – encerram empresas, gera-se um desemprego galopante, cria-se uma tremenda chaga social e, em simultâneo, vai-se tornando uma das zonas mais empobrecidas da velha Europa. Estamos quase em agonia enquanto Lisboa (percebe-se) passa um pouco ao lado disto!

Estas as razões principais porque a rivalidade Porto vs Lisboa ou Norte vs Sul se acentua e agrava porque aqui (Norte) nasceu Portugal, aqui se trabalhou sempre muito, mantendo tambem e sempre um espírito de altruísmo e de sacrifício em prol do todo nacional. Dói quando vemos as Sedes de grandes empresas criadas aqui, nomeadamente os maiores Bancos, ‘fugindo’ do Porto para Lisboa porque as decisões estão aí e há que estar próximo do Poder para colher os benefícios e poder mais facilmente, às vezes até com despudor, mimar o gentio que decide. Tiram-nos tudo, menos a dignidade!

Há apenas uma grande instituição que não sairá daqui NUNCA, que é o Futebol Clube do Porto que é o Clube que mais títulos internacionais ganhou, envaidecendo-nos com a sua grandeza, mesmo e apesar de eternamente ‘apoucado’ pelos adversários da capital.

Remato com um aforismo: - No Porto trabalha-se, em Coimbra estuda-se, em Lisboa goza-se (não no sentido literal brasileiro mas significando diversão).

Abraço e desculpa o tempo que te tomei.

ACHO PIADA………mesmo com tristeza!!!

17 Dez 2012
Bronze

Registado: 14 Dez 2010
Positivos
1
Neutros
2
Negativos
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Foda ssssssssssssssse esta merda foi lindo!!!

Meus Cumps "DRAGON de ALCALA".

17 Dez 2012
Platina

Registado: 20 Mai 2007
=D> =D> =D> =D>

Excelente :smt023

17 Dez 2012
Platina

eu_amo_você Escreveu:
Foda ssssssssssssssse esta merda foi lindo!!!

Meus Cumps "DRAGON de ALCALA".

Agradecido EAV. Espero que o Confrade 'Alma Negra' tenha ficado elucidado!

17 Dez 2012
Platina

Registado: 31 Dez 2011
Concordo! Boa explicação, Confrade DRAGON de ALCALA. E eu não sou do Norte!
Mas tento também não ser do Sul ou do Centro.
O que me dá mesmo grande gozo é ver, conhecer e "tirar partido" das boas coisas que as três grandes regiões do nosso País nos dão.
E depois, evito também algumas generalizações…
Em suma, do que eu gosto mesmo é de Portugal (embora tenha a sorte de conhecer muitos dos países europeus, alguns de África, América do Norte e Extremo Oriente).

Agradeço também ao Confrade DARK SOUL BR a explicação acerca da rivalidade entre S. Paulo e o Rio.

Parece ser da natureza humana, ou das nações, haver um Lisboa vs. Porto em todos os países. Bom, talvez não no Luxemburgo e no Botão. [bigsmile]

Ups! Esqueci-me em que tópico estava…
Acho piada a este Fórum…
Acho piada ao espírito geral da Confraria…
Acho piada…

18 Dez 2012
Moderador Brasil

Prezado DRAGON, não me tomou tempo nenhum! Diz-se, que quando se aprende, ganha-se!

Seu texto foi digno de ser publicado em jornais e revistas... coisa linda de se ler. Uma escrita que dá tesão de ficar lendo e lendo... apesar de escrever (quase sempre) com uma informalidade grande em fóruns de GPs, eu sempre me deleito numa escrita que me faça crescer... é um prazer, até porque, pela profissão que tenho, ganho meu dinheiro com isso também (e se você não ganha, deveria começar a pensar, pois tem talento).

Contudo, não tenho palavras pra expressar gratidão a tamanha atenção que me deste. Muito grato mesmo, adorei aprendender tudo isto... :smt023

Considero este, o melhor texto que já li na minha vida de putanheiro... inclusive já copiei e enviei a alguns amigos brasileiros aqui. PARABÉNS!! :smt023
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
--
gentle man, por nada! Estamos aí pra ajudar (atrapalhar nunca é nosso objetivo) :smt023

--

Acho piada, alguns criticarem que não há nenhum tipo de crescimento, ou que nada se acrescenta num fórum de GPs...

Acho piada...

18 Dez 2012
Iniciado

Registado: 22 Jan 2012

Acho piada que durante o intervalo das cambalhotas com uma Brasileira acabamos por identificar algumas expressões do tempo dos achadores, já em desuso por cá, contrariando a "tese" do Confrade:
(...) É que o português que se escreve por estes lados ainda é um pouco arcaico (...)

Acho piada a referência a esse facto no texto muito interessante sobre o "Futuro da Língua Portuguesa no Brasil" :smt023

18 Dez 2012
Moderador Brasil

Acho piada palavras de sabedoria chamarem mais atenção num fórum de GPs, do que os próprios relatos da GPs...

Acho piada ter amigo putanheiro brasileiro, fazendo questão de vir aqui neste fórum, só pra ler esta linda prosa do amigo DRAGON (parabéns mais uma vez, está ficando com fama internacional agora :smt023 )

Acho piada...

18 Dez 2012
Moderador Brasil

baculumX Escreveu:
Acho piada que durante o intervalo das cambalhotas com uma Brasileira acabamos por identificar algumas expressões do tempo dos achadores, já em desuso por cá, contrariando a "tese" do Confrade:

(...) É que o português que se escreve por estes lados ainda é um pouco arcaico (...)

Já imaginava isso também caro baculumX, é normal, sempre fica um resquício da língua... todavia a tese do amigo DRAGON é verídica. Muitos termos que eu mesmo usava quando criança, hoje são proibidos (ou melhor dizendo, não mais aceitos pela norma culta aqui). Entretanto, ainda vejo a confradaria lusa usando bastante. :smt023

baculumX Escreveu:
Acho piada a referência a esse facto no texto muito interessante sobre o "Futuro da Língua Portuguesa no Brasil" :smt023
[/quote]

Muito bacana a explanação do ilustre mestre no link apontado. =D>

Contudo, acho piada ler o texto, e perceber que é de 1923 (publicado em 98), e que muitos desses termos ali aplicados, o levariam a desqualificação de sua profissão hoje [bigsmile]

Acho piada...

18 Dez 2012
Iniciado

Registado: 22 Jan 2012

Acho piada ser essa "purga" própria de uma língua viva! Acontece o mesmo por aqui, expressões e termos que acabam por "passar de moda".
O texto embora datado não invalidada a ideia:
"(...)Trazida pelos Portugueses, implantada, muito longe da Metrópole, em meio físico e social muito diverso, posta em contacto com elementos indígenas, e africanos, cedo para aqui importados da África, e mais, penetrando e espalhando-se por dilatado território, não tardou a acusar diferenças em relação ao português europeu. Conservou formas que este ia perdendo (arcaísmos), assimilou expressões das línguas com as quais convivia, alterou a significação das palavras, criou outras, e, principalmente, realizou, por influência do clima e dos elementos étnicos estranhos, modificações na estrutura material dos vocábulos.(...)"

18 Dez 2012
Moderador Brasil

baculumX Escreveu:
Acho piada ser essa "purga" própria de uma língua viva! Acontece o mesmo por aqui, expressões e termos que acabam por "passar de moda".
O texto embora datado não invalidada a ideia:
"(...)Trazida pelos Portugueses, implantada, muito longe da Metrópole, em meio físico e social muito diverso, posta em contacto com elementos indígenas, e africanos, cedo para aqui importados da África, e mais, penetrando e espalhando-se por dilatado território, não tardou a acusar diferenças em relação ao português europeu. Conservou formas que este ia perdendo (arcaísmos), assimilou expressões das línguas com as quais convivia, alterou a significação das palavras, criou outras, e, principalmente, realizou, por influência do clima e dos elementos étnicos estranhos, modificações na estrutura material dos vocábulos.(...)"

Com certeza não invalida. Aliás, ressalte-se a facilidade do escritor em transmitir seus pensamentos. Sem dúvida um mestre. Um belíssimo texto também!

Mas BaculumX, não me referi somente a termos, mas a regras oficiais mesmo. Letras entre palavras que sumiram (suas formas, radicais... ex.: facto aí, e fato aqui.), frases que vocês usam aí, que só encontramos em livros históricos aqui... regras na escrita geral que percebo ser muito diferente. E não enxergue isso como crítica (até porque acho a forma de escrita de vocês muito mais bonita. Diria até que seria a forma correta, afinal, a nossa é filha daí), mas tão somente como uma sustentação a valia do entendimento apontado pelo amigo DRAGON.

Tenho aqui uma coleção que conta a história do império, com o português bem antigo ("arcaico"). E a escrita da confradaria não se encontra tão distante desta. No entanto, a nossa... capicho?! :smt023

E não é que tudo é uma piada?! :smt023

18 Dez 2012
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14833 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61 ... 989  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: bailarina, garr2017, loiroforrobodo85, Nuno Silva, Paraiso31, Santacomba e 33 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: