Data/Hora: 09 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 388 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26
 E agora Passos Coelho... 
Autor Mensagem
Duplo Nick Desactivado

Registado: 11 Jul 2010

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem E agora Passos Coelho...
Opinião
Parar para pensar

Por João Carlos Espada
Escrevi aqui há quinze dias que era difícil analisar a partir de Varsóvia a situação política portuguesa. Mas agora, que passei a última semana em Lisboa, a dificuldade não me parece menor. De súbito, a situação política nacional transformou-se, de experiência exemplar para a Europa, em confusão incompreensível.

Não me refiro à sucessão de protestos de rua, nem à peculiar inversão da bandeira nacional na cerimónia do 5 de Outubro. Não me refiro à verdadeira cacofonia de comentários televisivos, todos em regra atacando o Governo. Nem ao encontro das esquerdas a fazer propaganda de ilusões ao som da luta de classes. Refiro-me, com surpresa e muita apreensão, ao anúncio pelo ministro das Finanças de um "enorme aumento de impostos" que impõe uma taxa marginal de 54,5% para rendimentos anuais ainda não especificados, mas que alguns calculam acima de 150 mil euros e outros acima de... 80 mil!!!

A ligeireza com que a medida foi anunciada deixa-me perplexo. Numa sociedade livre, em que o Estado é entendido como estando ao serviço dos cidadãos e não os cidadãos ao serviço do Estado, a questão dos impostos é fulcral. Um dos primeiros princípios da Magna Carta de 1215 - sim, 1215 - é que o rei não poderá impor novos impostos sem o consentimento dos contribuintes. A infracção deste princípio por Carlos I, em 1640, com o levantamento de um novo imposto designado por Ship Money desencadeou uma guerra civil em Inglaterra de consequências trágicas, para o próprio rei, em primeiro lugar, e para todo o país em seguida. Um século mais tarde, a imposição de novos impostos às colónias americanas pelo Parlamento de Londres levou à guerra da independência norte-americana - que, na verdade, começou sob o lema da Magna Carta, "no taxation without representation".

Não se trata de bizarrias históricas. Trata-se de um princípio fundamental de uma sociedade livre. Aqui, os cidadãos são entendidos como tendo direitos anteriores aos governos e a legitimidade dos governos assenta na garantia desses direitos. Entre estes, está um direito básico aos frutos do trabalho de cada um. Quando o imposto ultrapassa 50 por cento dos rendimentos de qualquer um, ainda que numa taxa marginal, há um limiar intuitivo de justiça que é ultrapassado. Talvez seja legítimo, talvez seja necessário (o que francamente questiono). Mas, em qualquer caso, esse limiar não pode ser ultrapassado de ânimo leve e sem uma explicação cuidadosa, mesmo sem um pedido de desculpas aos contribuintes e sem um claro horizonte temporal para esta medida excepcional.

Há em regra duas tradições políticas que ignoram este pudor fiscal. Uma é a escola da luta de classes, em regra marxista, que pensa que cabe ao Governo tirar o que quiser aos que têm mais, com o argumento de que vai dar aos que têm menos. Os resultados dessas ideias ficaram à vista na ruína criada pelo comunismo, sob a ditadura de uma vasta oligarquia estatal privilegiada. A outra tradição política é mais vaga, chamemos-lhe "dirigista". Na década de 1970, reunia um vasto consenso no mundo ocidental. Conduziu à "estagflação" - estagnação económica, desemprego e inflação - e basicamente assentava no pressuposto de que os governos e os técnicos sabem melhor do que os contribuintes onde aplicar o dinheiro de cada um para promover o interesse geral.

As duas escolas são vanguardistas e autoritárias, embora em graus muito diferentes. Uma, em nome da igualdade. A outra, em nome da superioridade do conhecimento técnico centralizado. Ambas conduzem à estatização das economias, à asfixia da sociedade civil e à paralisia da iniciativa descentralizada dos cidadãos e das instituições, na qual reside o motor do crescimento económico e do progresso do conhecimento.

Na década de 1980, Ronald Reagan e Margaret Thatcher romperam o consenso dirigista paralisante da década anterior e relançaram o crescimento económico através de drásticas reduções dos impostos. Alcançaram, aliás, o que tinham prometido: aumentaram a receita fiscal global depois de baixarem os impostos, em parte porque a fuga ao fisco diminuiu, em parte decisiva porque a economia cresceu e, com ela, cresceu a base de incidência fiscal. Reagan e Thatcher restauraram um velho e nobre consenso ocidental, que foi vigorosamente reforçado pelo colapso do comunismo: o de que a presunção voltava a ser favorável a que os cidadãos têm direito ao fruto do seu trabalho e que o aumento de impostos, um mal a evitar mas que pode ser necessário, carece de cuidadosa explicação. Este consenso foi surpreendentemente quebrado entre nós pela ligeireza com que o mais recente aumento de impostos foi anunciado na semana passada. Acresce que esse aumento ultrapassou o limiar simbólico dos 50 por cento.

Prefiro não especular sobre as razões que terão estado na origem dessa ligeireza. No mínimo, ela indicia que os decisores políticos têm tido pouco tempo para meditar sobre o alcance e o significado das medidas que consideram indispensáveis. Nestas condições, um básico imperativo parece-me avisado: parar para pensar.

Público 2012-10-08

08 Out 2012

Confrade

Registado: 31 Dez 2009

Mensagem Re: E agora Passos Coelho...
Já ouviram a ultima, pessoal anda a registar facturas com o numero de contribuinte do nosso primeiro ministro.... já tem milhões declarados.... bela forma de prostesto....

Já agora...

NIF do Passos Coelho é 177142430 [bigsmile]

22 Fev 2013
Iniciado

Registado: 23 Nov 2008

nao sei se é uma forma de protesto.. assim ele vai chegar rapidamente ao 27 mil euros que são precisos para obter um reembolso de 250 euros.. se calhar ainda manda os 250 euros para instituição de caridade ou manda para ajudar o gp-net :)

22 Fev 2013
Confrade

Registado: 26 Out 2009

se procurarem bem, encontram o do Passos, Miguel Relvas, Vítor Gaspar e da Paula Teixeira da Cruz!!!

Basta colocar no google!! :smt117

22 Fev 2013
Platina

Registado: 27 Jul 2008
Imagem

22 Fev 2013
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3

Porra eu não sou estúpido.
Mesmo que seja só uns cents eu quero as facturas em meu nome. Dá para pagar o teleputas. Só é pena as meninas não passarem facturas...

22 Fev 2013
Confrade

Registado: 31 Dez 2009

Uma coisa é ele ter uns euritos declarados indevidamente, aí teria os 250€ beneficio e ainda se ria de quem fez o serviços, mas não é o caso!! Estamos a falar de milhões de euros em facturas!!!

Isto não vai acontecer porque é publico que está a ser feito por centenas de pessoas, mas se fizessem isto com o meu NIF por exemplo, aos olhos das finanças era isto que eles "viam"

Este fulano declara 10000€ de rendimento e tem declaradas facturas no valor de 1.5 milhões de euros?! Fiscalize-se....

22 Fev 2013
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Foi o Gaspar que disse este era o melhor povo do mundo ...

a agora fazem esta partida ao nosso Primeiro Coelho ...

ora bolas seus ingratos ...

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=35092

http://www.publico.pt/economia/noticia/consumidores-pedem-facturas-em-nome-de-passos-coelho-1585386

mas como diz o Ulrich ele aguenta e aguenta muito mais ...

22 Fev 2013
Platina

Registado: 02 Nov 2008
Imagem

26 Fev 2013
Platina

Coelho condenado à morte
Imagem

28 Fev 2013
Iniciado

Registado: 22 Dez 2012
Negativos
1

prov1 Escreveu:
Porra eu não sou estúpido.
Mesmo que seja só uns cents eu quero as facturas em meu nome. Dá para pagar o teleputas. Só é pena as meninas não passarem facturas...

É esse o espirito. o governo não foi nada parvo com esta não, a obrigar os comerciantes a finalmente pagarem impostos

08 Mar 2013
Platina

Remodelação drástica
Imagem

26 Mar 2013
Iniciado

Registado: 16 Fev 2013
Positivos
24
Neutros
6
Negativos
23

TD's nos últs 90 dias: 2 - Podia postar mais TD's
se o governo abrisse uma conta a ordem a cada portugues...nao é assim tao dificil, na cgd.

e por cada factura pedida..caisse entre 1 centimos a 50 centimos (consoante o montante da factura) nao havia um gajo em portugal que nao pedisse.

agora esta tanga...ter de fazer despesas de 25 800 euros...para receber 250?

ora..se eu so ganho 14 mil euros num ano...como posso fazer despesas de 25 800?

votem em mim:)

01 Abr 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 388 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: