caro gup,
e' claro que comecei o meu raciocínio de borla as GPs com o,
por absurdo 
Era um raciocínio ao contrario que partia de um absurdo (dar uma borla a' put*)
Citar:
"...No voluntariado trabalha-se de graça por nos apetece. Apesar de inicialmente não existir obrigação de ninguém de nos pagar..."
Bem, inicialmente e sempre, senão deixa de ser voluntariado e passa a ser trabalho pago, segundo a teoria do voluntariado
Ja' agora, se você oferecer as suas horas livres a um hospital, por exemplo, você vai fazer voluntariado, gesto nobre da sua parte mas inocente. Senão veja, o hospital, para disponibilizar o serviço que você vai fazer de borla, teria de pagar a alguém para o fazer, logo o seu voluntariado e' dinheiro que o hospital poupou. Ha' uma entidade que ganha (neste caso poupa) dinheiro com o voluntariado.
Citar:
"Não obriga a que precisam de fundos sociais, patrocínios, ofertas, subsídios, etc., embora não invalide que os possam receber.
Normalmente recebem apoios e normalmente no início de actividade, mas há muito tipo de empreendedorismo com fins lucrativos que os recebem também. Jovens empresários, agricultores, novas tecnologias, etc.
"
Pois claro, não obriga, mas podem receber... Normalmente recebem apoios... Ora apoios, palavra moderna na economia para designar outros pagam a nossa factura

Jovens empreendedores que recebem apoios? Daqueles a fundo perdidos? quem acha você que os pagou? apareceram do nada? ou esta' a falar daqueles "apoios" a taxas reduzidas?

outra modernice da economia neoliberal... um empréstimo a taxas reduzidas a qual fazem parecer um "apoio"
Aquilo se tiver taxa e' um empréstimo amigo, e se for reduzido alguém paga a diferença, seja la' quem for...
Citar:
"Só que são empresas em que o objectivo principal não é o lucro! Por incrível que pareça...
Apesar de poderem ter lucro! Que fica para o empreendedor, se ele o entender. "
Ora outro mito, empresa que o objectivo não e' lucro ou fecha a porta ou pede e recebe apoios
Bem mas se afinal tem lucro e' porque o procuraram certo? Amigo mais teorias neoliberais; lobos vestidos de cordeiros
Citar:
Aliás algumas têm muito lucro. Por isso mesmo é que se estão a tornar uma moda, um pouco por todo o mundo. É que há quem goste de dar e de receber, ao mesmo tempo.
E por serem o que são é que muitas vezes têm lucro.
La' esta', modas, enganam os tolos (que são a maioria, ja dizia o outro, o mundo e' so carneiros, depois existem meia dúzia de pastores)
Citar:
Por terem objectivos sociais.
Isto não gera riqueza so' por si, ninguém monta uma fabrica e produz sapatos ou medicamentos com objectivo social amigo

Citar:
"As pessoas preferem os produtos dessas empresas porque sabem que estão ao mesmo tempo a contribuir para a sociedade (ou o ambiente, ou whatever).
Serem empresas que contribuiem, é por si só um instrumento de marketing.
"
As pessoas... o meu amigo entende mais de pessoas do que eu (estou a "anafar" o seu ego

) , quem gere empresas, os responsáveis pelo marketing sabem bem das novas "tendências" do socialmente correcto, da imagem associada a produtos verdes, a dádivas sociais...
Isto dava pano para mangas, mas eu garanto-lhe que existem muita ideia errada e muito dinheiro ganho a custa da bondade das pessoas, você nem imagina...
E existem exemplos disso em Portugal, mas isso foge da discussão (e nunca iria acusar ninguém sem provas)
Amigo o mundo empresarial e' um mundo de cão, todos querem comer, quanto mais melhor...
Citar:
"E sim, pode-se maximizar a forma de dar borlas!"
Você ja' leu em algum livro de economia em que aprendeu a maximizar borlas?
E produção aprendeu? e lucro aprendeu? E minimizar custos, aprendeu?
Borlas e' algo que não encaixa na teoria da firma/empresa... Simplesmente não encaixa na economia mundial amigo, sabe porque? Você sabe... porque não gera lucro, dinheiro, alias e' um prejuízo. Conhece alguma economia baseada em prejuízos?
Uma nota: os indianos, chineses, vietnamitas, paquistaneses e muito países miseráveis por esse mundo (com pobreza extrema) têm mão de obra quase de borla... rica economia têm esses países não acha? Borla e' a antítese de sobrevivência meu amigo, nenhum animal na natureza da' borlas a outro
Ja' agora, países como a índia e china, são o paradoxo dos extremosCitar:
Apesar de as Instituições sem fins lucrativos receberem dinheiro..."
Recebem de alguém que pagou a factura, claro esta'... batemos na mesma tecla....
Citar:
Essas instituições têm muitas coisas similares a uma empresa!
Recursos humanos, contabilidade, tesouraria, logística, sistemas de controlo, marketing, projectos, estratégia e por aí fora.
Pois, trabalha la' tudo sem salário? ou esses não dão borlas?

Tem de gerar receitas para pagar tudo não acha?
Amigo, se recebe donativos, fundos, ofertas, ou o que se queira chamar, alguém paga a factura e eles gastam. E essas instituições, como lhe chama, com toda a estrutura de uma empresa, fique pasmado mas,
isso e' uma empresaClaro que me vai dizer que podem ser diferentes em termo jurídicos, ate pode afirmar que são fundações.
Por acaso as fundações são um mimo para a trafulhice e desvio de dinheiro. E olhe que todas apregoam a bem feitoria por todo lado
Cumprimentos (estes são de borla

)