Politiquices, verdades & escândalos!
Autor |
Mensagem |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
 Politiquices, verdades & escândalos!
Se o BPN tem vários aspectos que se podem apelidar como criminosos, então o que dizer do BPP?
O BPP só não é tão falado pelas televisões porque é o chamado "banco dos ricos" mas em muitos casos levou à ruína de inúmeras pessoas, incluindo imigrantes que enviavam o dinheiro para Portugal, à espera de juntarem o suficiente para voltarem, infelizmente para eles escolheram o BPP para depositarem o dinheiro.
Num pais decente o conselho de administração que levou à falência do BPP estava preso, pois existem provas de irregularidades que fariam o Madoff parecer um Santo, mas como estamos em Portugal continuam à solta e a fazer os seus belos negócios.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
22 Jul 2013 |
|
|
 |
Rima
Registado: 28 Out 2008 Mensagens: 125
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Confrade Kwacha sem querer entrar em polémicas, a supervisão que competia ao Banco de Portugal e tendo em atenção várias noticias que já tinham surgido e sendo Oliveira e Costa oriundo do Banco de Portugal, possilvemente também conhecia o modo como essa supervisão era feita, falhou completamente e entrando no campo da especulação penso que o BPN foi também um caso de guerras entre PS e PSD, com o PS a tentar foder o PSD, afinal foderam-se os dois, mas o mais grave é que nos foderam a todos nós e possivelmente agora nem se falava tanto nos cortes de 4,7 mil milhões que são necessários fazer.
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Sábias palavras António. O mal disto é que são eles que elaboram as próprias leis!!!
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Tráfico de influências na EDP, custou-nos 117 milhões de euros!! (04DEZº2012)
Este artigo traz-me à memória a verdadeira utilidade das Secretas que tão duramente, sustentamos. Secretas cuja função mais conhecida, é fornecer informações ao "inimigo", que lesam o estado e favorecem os privados e estrangeiros. Como já aconteceu antes, será este, apenas mais um caso? Mas também me faz recordar o caso dos submarinos, por uma razão muito simples, os nossos casos de corrupção apenas são descobertos quando envolvem estrangeiros. Porque nos outros países, tudo se descobre e julga, por cá, é só paz e impunidade.
Após conhecermos o caso do Secretário de estado da energia, que se demitiu, sabe-se lá porquê. Eis que eles insistem... A EDP tem que dar para todos.
A SIC-Notícias informou em 26-10-2012, que «MP suspeita que tenha havido tráfico de influências na privatização da EDP» (e que também está a investigar a privatização da REN e da Cimpor) descobriram-se alegadamente diversos factos pavorosos sobre o funcionamento do Estado nas privatizações:
Que as propostas de compra do concurso de privatização desta quota do Estado na EDP (21,35%) tinham de ser entregues por e-mail (!!...) e não só pelo processo habitual de envelope fechado na Parpública mas também, seguiam para os assessores financeiros envolvidos no negócio!...
Que os chineses da empresa Three Gorges levavam seis envelopes preparados com diferentes preços e que esperaram até à última hora para entregar a proposta certa.
Que os chineses da Three Gorges, que ganharam o concurso teriam sabido qual o preço que os outros três concorrentes estavam a oferecer, conseguindo assim baixar a sua oferta em 117 milhões de euros.
Sobre o caso da privatização da EDP, a revista Sábado, de 25 de outubro de 2012,
«Com base no que terão ouvido em escutas telefónicas, os investigadores suspeitam que o tempo que decorreu entre a apresentação das últimas propostas de compra possa ter influenciado o preço final a que foram vendidos os cerca de 780 milhões de acções da EDP (21,35% da empresa). A suspeita é que alguém da Three Gorges possa ter sido avisado das propostas da concorrência, o que terá levado os chineses a baixar a oferta pelas acções da EDP, de € 3,60 euros para € 3,45 por acção. Os 15 cêntimos de diferença representam mais de 117 milhões de euros.»
No Sol, de 28-10-2011, Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita no artigo «As suspeitas do MP na privatização da EDP e da REN», afirmam: «Nas privatizações da EDP e da REN, o DCIAP tem provas de que houve divulgação indevida de informações. E as suspeitas avolumam-se porque se verificou, ao longo do tempo, um abaixamento dos preços oferecidos pelos candidatos chineses pelas acções do Estado. No total, a diferença entre as ofertas e as ofertas finais fizeram com que na EDP, por exemplo, o Estado encaixasse menos 117 milhões de euros.
O DCIAP reuniu vários indícios de que, na manhã do último dia (9 de Dezembro) para apresentação das propostas, a China Three Gorges ainda estava disposta a pagar mais de 150 milhões de euros do que acabou por pagar. Ao final da tarde, apresentou uma proposta mais baixa, tudo indicando que, antes de formalizar a sua proposta, terá sabido do preço dos outros concorrentes – e baixaram o seu, mas de forma a que mesmo assim fosse mais alto do que os dos brasileiros e dos alemães.
Tudo se terá passado em meia-hora (antes do limite, que eram as 17h). No decreto-lei da privatização da EDP, estava claro que as candidaturas vinculativas tinham de ser entregues em carta fechada, na Parpública. Subitamente, houve uma nota interna da Parpública aos candidatos, informando que deveriam enviar também as suas propostas por e-mail, não só para a Parpública, como para os seus assessores financeiros (Caixa BI e Perella). A partir das 16h, foram chegando por e-mail as propostas dos brasileiros e dos alemães, consonantes com as propostas enviadas por carta.
A proposta da China Three Gorges foi a última a chegar por e-mail, em cima das 17h. Suspeita-se que havia várias versões em carta da sua proposta, sendo que, nessa hora, alguém se encarregou de fazer aparecer na Parpública a que batia certo com a do e-mail.» No Expresso, de 3-11-2012, p. 16 do caderno principal, «Privatização EDP/REN: Justiça já ouviu Perella».
«Nenhum responsável do BESI foi ouvido, apesar de o MP ter feito buscas na sede deste banco. "Algumas das perguntas feitas às testemunhas foram dirigidas no sentido de também perceber o papel do BESI no negócio, e que mais valia trouxe para o processo o facto de terem sido contratados como assessores financeiros da Three Gorges, que já era assessorada pelo Credit Suisse". O comunicado que o DCIAP emitiu na altura das buscas, em julho, limitava as suspeitas aos assessores financeiros do Estado - CaixaBI e Perella - mas, segundo várias fontes próximas do processo, "poderá haver mais envolvidos". » A entrada do BESI na assessoria da Three Gorges, referida aqui «(...)Three Gorges tenham contratado como consultores financeiros na privatização da EDP e REN, o Banco Espírito Santo de Investimento (BESI), uma instituição com aparente mau relacionamento, não só privado, mas também público, com o Governo português e, ainda mais notável, que se tenham saído bem do negócio.»
O papel do BESI no negócio tem de ser devidamente esclarecido. Tal como a intervenção da Perella Weinberg, do CaixaBI e da Parpública.
Não é com com as mudanças para portuguesver na administração da Parpública que se resolve o assunto e os patriotas se conformam. Porque, se é como se alega, antes, durante e depois, do concurso de privatização da EDP, houve alguém que fez, instruíu, autorizou, consentiu, validou e calou, prejudicando o Estado e o povo.
Se foi como é noticiado, a ser verdade que esses 117 milhões de euros alegadamente oferecidos ao consórcio chinês pela corrupção orgânica de um poder iníquo, sabemos que a falta dessa quantia ao Estado provoca a morte de doentes sem dinheiro para cirurgias rápidas e medicamentos, o suicídio de devedores envergonhados, o despedimento de pais e mães de família, a redução de salários míseros e pensões curtas, a destruição e o adiamento de projetos de vida, a emigração de jovens e adultos, a fome de crianças. Como tenho dito, a corrupção mata concidadãos.
Talvez assim, seja mais fácil perceber a pressa que o governo mostrou em oferecer uma empresa extremamente lucrativa, sem concorrência e que garante um serviço público essencial, a um país qualquer.
Porque razão quiseram favorecer a China, Three Gorges?
O que terá oferecido a Three Gorges, aos traidores portugueses que a ajudaram a poupar 117 milhões, e mesmo assim, ganhar a EDP? Onde estão os traidores que privaram os portugueses de receber mais 117 milhões de euros, que fazem tanta falta ás contas do Gaspar?
Porque razão o governo foi tão rápido a despachar a única Empresa Pública que garantia lucro ao estado?
Depois de conhecer estas divulgações, algumas questões ficam respondidas. Mas continuará em segredo a identidade dos traidores, tal como aconteceu no caso dos submarinos e etc etc .
"2,5 dos 3,1 mil milhões de euros das privatizações da REN e da EDP ainda não entraram nos cofres do Estado. Estão a render juros para a Parpública.
A China Three Gorges (EDP) e a State Grid e a Oman Oil Company (REN) já pagaram a totalidade dos 3.282 milhões de euros, mas nos cofres do Estado entraram apenas 760 milhões, respeitante às primeiras tranches de cada uma das operações de privatização. Os restantes 2,5 mil milhões (2,1 mil milhões da EDP e 432 milhões da REN) continuam na Parpública, que assim está também a arrecadar os juros respectivos."
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
22 Jul 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Confrade Dragon Desconheço por completo essas histórias sobre envelopes, emails, telefonemas, secretas etc. O que eu sei, é que neste processo de privatização, concorreram alguns gigantes mundiais do sector. Quando assim é, esses ditos gigantes usam diversas "armas" para ganharem vantagem aos demais, e estão vigilantes quanto à regularidade do concurso. Todos eles estão rodeados dos melhores escritórios de advogados e tentam fazer "inside trading". Uma coisa é certa, se tivesse existido as supostas irregularidades a favor do vencedor, os vencidos tinham impugnado o concurso nos tribunais portugueses e europeus. Um segundo aspecto que gostaria de referir é sobre os números apresentados. A avaliação das propostas foi feita por um mix de critérios, onde o principal era o encaixe financeiro. Assim sendo, apresento-lhe as três primeiras classificadas: 1ª chineses com 3,45€ por acção = 2.693 milhões de euros 2ª brasileiros com 3,28€ por acção = 2.560 milhões de euros 3ª alemães com 3,25€ por acção = 2.537 milhões de euros A oferta dos chineses é superior à dos brasileiros em 133 milhões de euros e paga um prémio superior a 50% do valor em bolsa. É mau ? Os brasileiros e os alemães foram enganados ou ludibriados ? E os actuais accionistas privados que têm 75% da empresa ? A resposta é não, ninguém foi enganado, e os actuais accionistas privados agradeceram a valorização. Mas o mais relevante da proposta chinesa nem é o preço oferecido. O mais importante da proposta dos novos accionistas chineses (e só compraram 21,35% do capital social), é que vão assegurar o financiamento em condições vantajosas para o plano de investimentos e internacionalização da EDP. Estamos a falar em 17 mil milhões de euros nos próximos 8 anos. Esse foi facto mais relevante para o Estado que estava a vender, e também para os restantes accionistas privados da EDP que não são chineses e detêm cerca de 75% da empresa. Este facto não constava nas restantes propostas a concurso. Ainda um outro assunto. A razão de o dinheiro ainda não ter dado entrada no Tesouro e ainda permanecer em parte na Parpública. As receitas nos processos de privatização estão sujeitas ao "escrutínio" da "troika" e do "eurostat", isto é, a sua aceitação na contas nacionais, e por outro lado e mais decisivo, se são permitidas como receitas para financiar o défice anual ou se é para amortização de dívida. Por outro lado, a própria Parpública acertada com o governo, pode ter uma agenda de tesouraria que explique o "delay". Por último, eu não sou defensor da classe política, e estou bem consciente do nível de corrupção existente em diversos círculos. O problema grave na EDP são as rendas excessivas, isso sim é que um verdadeiro problema. Num próximo post, na medida dos meus conhecimentos, eu explicarei com algum detalhe a questão. 
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Dragon de Alcalá Escreveu:  [/b] Coisa que, durante o meio século do "António", louvada seja Stª Maria Madalena!... nunca aconteceu (era tudo a bem da nação, ninguém fazia favores a ninguém, tudo puríssimo e impoluto como deus quer  )
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Magnus Gallus
Registado: 21 Ago 2012 Mensagens: 833 Localização: Sodoma
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Foi um meio século magnifico Tinoni...
A inveja do Ocidente, nós eramos...
Falavasse do que se queria onde se queria, faziamos e compravamos o que queriamos, associavamo-nos com quem queriamos e como queriamos, tinhamos direitos de dignidade humana, sociais, economicos, havia um estado de direito europeu, as pessoas não iam parar a prisoes a meio mundo de distancia, a policia politica nao existia, tinhamos eleiçoes livres, nao havia crianças a comer nacos de broa e bacalhau e sardinhas quando tinham sorte, a malta nao era subnutrida, não havia uma maioria da populaçao analfabeta e a cuidar das cabras la no meio dos pedregulhos, havia escolas, estradas boas, sanitários e canalização e nada disso de porcarias pela janela fora, não havia um pais transformado numa redoma insuportavel, asfixiante e cinzenta estilo aldeia beirã onde quem manda é a autoridade e o resto obedece, cumpre e trabalha...
O país andava na linha!
|
22 Jul 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
aliás o António é um verdadeiro "case study" em qualquer país desenvolvido ... qualquer universidade prestigiada, nos seus cursos de economia, direito ou ciências políticas, dedicam um semestre do seu plano de estudos, a estudar o "mestre" ...
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
22 Jul 2013 |
|
 |
ManSpider
Registado: 12 Nov 2010 Mensagens: 1200
Positivos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Finalmente uma providência cautelar administrativa que condena quem está à frente dos respectivos ministérios e estradas de Portugal. Eis um exemplo de como se devia ser responsabilizado pelo " desgoverno deste país " com leis claras , muito precisas e sem " alçapões " e onde ainda há muito por fazer no campo da responsabilização pelos " dinheiros públicos" Uma medida que defendo à muito para qualquer governo eleito seja qual for a cor do partido (s) Nota : é claro que vão recorrer e dizer que nada têm a ver com o assunto, mas também fica claro que não fui eu que mandei iniciar a obra e a mandei parar http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/07 ... os-pereira 
|
22 Jul 2013 |
|
 |
prov1
Registado: 18 Mar 2011 Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Muito curiosa a justiça em Portugal. Os Ministros foram condenados por terem parado mais uma obra inutil ( Sines precisa de comboio e não de mais uma auto estrada) tendo poupado aos contribuintes uns milhões de euros. Ao mesmo tempo em Beja local deste tribunal foram espatifados milhões de euros ( e continuam a sê-lo) num aeroporto inutil mas neste caso os juizes nada têm a declarar. Por acaso os mesmos juizes que quando cometem erros quem paga é o Estado, isto é os contribuintes. Com uma justiça destas os politicos até parecem uns anjinhos...
|
22 Jul 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
não conheço o acordão, nem sou jurista, mas estou perplexo ... condenar pessoalmente os ministros a uma multa diária de 43 euros !!!
gostava de perceber o seguinte:
quais são os riscos acautelados com a referida multa idiota ? como o tribunal concluiu que a responsabilidade é pessoal ?
de facto nos dias que correm, alguém no seu perfeito juízo e com vida profissional construída, poderá estar interessado na política ?
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
22 Jul 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
pelo andar da carroça, bem podia ter sido o tribunal de Beja, mas não foi ...
a cena decorre no Dubai, tanto dinheiro, tanto modernismo, para depois voltarmos ao século XV ...
Turista violada no Dubai condenada à prisão por sexo ilegal já pode voltar a casa
Ler mais: http://visao.sapo.pt/turista-violada-no-dubai-condenada-a-prisao-por-sexo-ilegal-ja-pode-voltar-a-casa=f742084#ixzz2ZnEvGuX0
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
kwacha Escreveu: aliás o António é um verdadeiro "case study" em qualquer país desenvolvido ... qualquer universidade prestigiada, nos seus cursos de economia, direito ou ciências políticas, dedicam um semestre do seu plano de estudos, a estudar o "mestre" ... Perante isto que segue é mesmo um verdadeiro "case study" QuoteSalazar eleito "o maior português de sempre" em programa da RTPPúblico - 26/03/2007  Nem D. Afonso Henriques, nem D. João II, nem Camões, nem mesmo o Infante D. Henrique. António de Oliveira Salazar foi o nome escolhido pela maioria dos telespectadores da RTP1 que votaram na eleição do "maior português de sempre", no âmbito do programa "Os Grandes Portugueses". No segundo lugar ficou o líder comunista Álvaro Cunhal e o terceiro mais votado foi o cônsul português Arsitides de Sousa Mendes. D. Afonso Henriques e Luís Vaz de Camões acabaram por ocupar os quarto e quinto lugares, respectivamente. No estudo de opinião elaborado pela Eurosondagem para a RTP, publicado no site da estação pública, D. Afonso Henriques, Luís Vaz de Camões e o Infante D. Henrique são os nomes mais repetidos em resposta à pergunta "Da lista de 10 finalistas do concurso da RTP 'Grandes Portugueses', qual é o maior Português de sempre?" O programa "Grandes Portugueses", um modelo original da BBC, já foi realizado em vários países. Em França foi eleito Charles De Gaulle, em Inglaterra Winston Churchill e nos Estados Unidos Ronald Reagan. Unquote
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
22 Jul 2013 |
|
 |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Fortíssimo texto de Clara Ferreira Alves no Expresso sobre Mario Soares
Título:
Sua Alteza Real, Dom Mário Soares "O chulo de Portugal"
http://idiossincrasias.org/2012/10/sua-alteza-real-d-mario-soares-o-chulo-de-portugal/
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
22 Jul 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Confrade Dragon
estou rendido ... ganhaste, leva a taça ... confesso, estou um pouco espantado com a tua insistência ... não percebo como consegues defender ou proclamar a dita figura ... nem entendo em que ponto do passado, tu consegues te identificar ...
uma última nota sobre a corrupção no tempo do António estás absolutamente enganado, sempre existiu, e era enorme ... em muitas actividades tinhas de "comprar" o licenciamento ... quantos portugueses "pagaram" para não ir para o ultramar ...
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
22 Jul 2013 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|