Data/Hora: 09 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Médicos - Ordens Profissionais 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Médicos - Ordens Profissionais
uma boa notícia

=D> =D> =D>

um excelente exemplo como o "público" pode ser melhor que o "privado"

Escola de Viseu coloca 25 alunos no curso de Medicina

http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/escola-de-viseu-coloca-25-alunos-no-curso-de-medicina.html

12 Set 2013

Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagem Re: Médicos - Ordens Profissionais
Melhor ainda seria se baixassem um ou dois valores para acesso aos cursos de medicina e acabar de vez com esta escassez de médicos :smt013 :smt013 :smt013

12 Set 2013
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

Radar: não se pode baixar a nota... porque não há nota de entrada! pode-se é abrir mais vagas.
mas quando se abre mais vagas lá vem a ordem dos médicos dizer que o ensino depois não é de qualidade...
nos anos oitenta conseguiram até convecer o cavaco a reduzir o numero de vagas em medicina pq havia demasiados médicos....

claro que havendo poucos médicos podem pedir mais pelas consultas....

13 Set 2013
Administrador

Ouchhh se o motivo é esse e pelos vistos poderá ser, era prender esses gajos todos desse lobby pois é um claro prejuízo para a saúde publica, quantos mais e disponíveis médicos houver melhor, eu pessoalmente já não tenho medico de família uns 10 anos. bravooo bravooo bravooo

Devido a não ter medico de família só não tenho um problema grave de saúde neste momento ou se calhar até morto estava por sorte...

Quase que forcei a medica que me atendeu no centro de saude a me fazer exames gerais, e espante-se deveria ter feito colonoscopia já a alguns anos e não tinha feito, resumindo, me retiraram 3 polipos bem graudos que se demorasse mais um pouco a coisa iria ficar ruim pro meu lado, e se tivesse medico de familia certamente quando fosse chegada a idade teria feito esses exames atempadamente.

13 Set 2013
Bronze

Positivos
8
Negativos
1

mas há mais... antigamente, até aos anos 80, depois do curso e do estágio um médico era clínico geral, se depois quisesse fazia uma especialização. mas em 8 anos tínhamos clínicos gerais "prontos".
Agora clínica geral também é um especialização e lá temos mais uns tachos nas faculdades de medicina para mais três anos de curso. e ainda por cima temos falta de clínicos gerais....

13 Set 2013
Administrador

Dividi estas mensagens e criei este tópico autónomo, acho este assunto bastante interessante e pelo meu lado estou muito pouco elucidado sobre isto, e se calhar como eu muitos confrades, seria bom os mais entendidos no assunto abordarem o assunto melhor e com mais infos, pois pelo que parece estamos sendo extremamente maltratados a nível de saúde como falei por falta de médicos, por falta ou pressão de lobbys...

Visconde sei que anda nestas lides, não poetize seja objectivo por aqui e agradecemos o seu parecer...

Quem quiser e estiver mais a vontade para discutir outros lobbys esteja a vontade para abrir tópico, tem-se aflorado muitas coisas do género mas acaba por ficar amalgamado noutros tópicos e pouco visível e as conversas a meio...

13 Set 2013
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Acho que as análises ao tema Número de Médicos passam ao lado. Portugal tem o número de médicos de que necessita (estamos dentro dos patamares da OMS) e está a formar médicos em excesso neste momento - e vamos ter desemprego um dia destes.

As pessoas vão ao médico porque estão doentes ou porque acham que estão doentes - e é fácil manter uma pessoa "agarrada". É o colesterol, são os triglicerídeos, é a tensão e muito mais - e as pessoas gostam de fazer exames. Hoje em dia há para todos os gostos. Radiografia? Credo! Não, TAC, ressonância magnética, num sei o quê com Doppler, isso sim. Há para todos os gostos e para todo o tipo de papalvos.

Descanso, alimentação regrada, vida activa e umas boas quecas são o que necessitamos para uma vida saudável e divertida.

13 Set 2013
Administrador

Eu já acho que não... se leu o meu tópico acima não estou morto já ou em vias disso por sorte, e tudo isso por falta de medico de família a uns 10 anos... e eu não moro em alguidares de baixo não...

13 Set 2013
Ouro

Registado: 01 Mar 2010
Positivos
123
Neutros
4
Negativos
8

Boa noite

Poderia dar aqui mil razoes apra a suposta falta de medicos ou para os numeros clausus seram altos em medicina ou haver poucas vagas.
Mas vou so dar o meu ponto de vista enquanto medico.
Quando terminam a especialidade a maioria aguarda uma vaga no hospital onde fez essa especializacaoq eu por milagra abre especificamente quase apra essa pessoa, so faltando mesmo no concurso dizer o nome da pessoa que deve concorrer. Porque razao nao sao obrigados a ir para fora de lisboa, poro e coimbra? ha falta de medicos no iterior, em hospitais secundarios ou zonas remotas do pais, mas nao em lisboa, porto e coimbra. alguns hospitais em lisboa e Porto ate tem medicos em excesso. Basta ver o exemplo de um doutor que no norte em 3 anos apenas realizou uma operacao. Ou tem uma especializacao mui rara ou algo nao bate certo.
Ha muitos anos que defendo que os medicos formados nos primeiros 10, 15 anos nao poderiam exercer no privado e nos primeiros 5 onde fizessem falta sem poderem decidir onde ficar, claro que tem de haver apoios apra a deslocacao dos mesmos, claro que tem de haver senso comum nestas decisoes mas se isso acontecesse haveria sempre medicos no pais todo e prestariam um servico melhor, afinal quem lhes pagou o curso? quem os formou?
Outro ponto que defendo e a criacao da especialidade de urgencia, sempre recusada pela ordem por uma questao muito simples. Se houver urgencia deixa de haver bancos e os medicos deixam de receber o bonus chorudo que e fazer, 12, ou 24h de banco coisa que a maioria necessita para viver pois vivem a beira da miseria ahahahahah.
Esta medida tambem levaria a que tivessem que trabalhar as 40 horas efectivas no hospital e nao poderem descontar as 24 horas as 40 e apeans trabalahrem meia duzia de horasno hospital publico indo depois fazer o resto do dia no privado.
Costumo dizer que as ordens sao um estado dentro do estado e sem controlo que so protegem a classe e nao estao interesados na defesa do cidadao. Ha muito que o estado deveria ter regulamentado as ordens e ter cortado os privilegios as mesmas.
So uma curiosidade vejam as filiacoes partidarias dos diversos bastonarios.

13 Set 2013
Bronze

Positivos
8
Negativos
1

Desemprego...sim... contem-me histórias...

13 Set 2013
Bronze

Positivos
8
Negativos
1

O confrade Che sabe que o que propoe é mais ou menos o que se faz em cuba :)
Mas olhe que não discordo muito, é que se faz com os pilotos da força aérea.

13 Set 2013
Administrador

E com os professores... que formam os médicos... mas pelos vistos com os formandos médicos deles não... :lol: :lol: :lol:

Gostei e fiquei mais iluminado, mas ainda não convencido que não se deveriam formar médicos em massa para dar alguma concorrência e moral ao sector, e quem não se adaptasse ficaria no cabide :smt045 :smt045 :smt045

E deixaria de haver milhares de pessoas como eu sem medico de família faz anos bravooo bravooo bravooo

Essa das vagas especiais já me faz lembrar o que acontecia antigamente com os enfermeiros também, quanto mais enfermeiros havia mais eles gritavam que estavam sobrelotados de trabalho... e que pra pegar numa seringa eram precisos pelo menos dois... senão a seringa poderia desviar :smt087 :smt087 :smt087

Havia que criar vagas para os novos enfermeiros formados de qualquer jeito :? :? :?

13 Set 2013
Administrador

Radar Escreveu:
Eu já acho que não... se leu o meu tópico acima não estou morto já ou em vias disso por sorte, e tudo isso por falta de medico de família a uns 10 anos... e eu não moro em alguidares de baixo não...

O facto de muita gente não ter médico de família (eu sou uma dessas pessoas) não significa que haja falta de médicos. Significa que o sistema está muito mal organizado.

Em 2010 os países europeus com maior número de médicos eram:
- Grécia - 6,1 por mil habitantes
- Áustria - 4,8 por mil habitantes
- Portugal - 3,8 por mil habitantes

A média na Europa a 27 era na altura de 3,4. Note-se que o Reino Unido tinha 2,7 - e é engraçado ver que os desgraçados - Grécia e nós - estão acima da média.

Fonte: http://www.oecd-ilibrary.org/sites/9789264183896-en/03/01/index.html;jsessionid=97t37ei8gnkj.x-oecd-live-02?contentType=&itemId=/content/chapter/9789264183896-28-en&containerItemId=/content/serial/23056088&accessItemIds=/content/book/9789264183896-en&mimeType=text/html

14 Set 2013
Administrador

Quer dizer se se adoptassem medidas competitivas de mercado nesse sector e se tivéssemos digamos assim mais uns 7/8.000 médicos, pra colocar alguns mais esquisitos no cabide como têm as outras profissões, já teríamos médicos de família menos esquisitos pra TODA a gente certo ?

14 Set 2013
Administrador

Significa apenas que não é de falta de médicos que nós sofremos. Se tivéssemos mais 7.000 médicos, passaríamos a ter 4,5 médicos por mil habitantes. Comparemos com os 2,7 dos ingleses.

14 Set 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: