Politiquices, verdades & escândalos!
Autor |
Mensagem |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
 Politiquices, verdades & escândalos!
dicksteel Escreveu: Nem tudo o que é privado é bom e nem tudo o que é publico é mau. Nem tudo é pior na função pública, a começar pelos vencimentos e direitos adquiridos. Mas não há nada a temer, o isento e nada tendencioso tribunal constitucional discorda de mim.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
09 Out 2013 |
|
|
 |
Matic
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
kwacha Escreveu: Safado Escreveu: A sequencia é previsivel... e temos que dar a mao à palmatoria: estes FDP do governo são maquiavelicamente geniais  tenho fundadas dúvidas na genialidade destes cabeçudos ... creio mais na conjugação de 3 factores: a) falta de coordenação política; b) lutas intestinas no governo; c) ensaios para troika ver e ler; Para mim e ainda hoje numa reunião falei sobre isto, tem a ver com a guerra escondida entre PSD e PP. Muitas das medidas de um lado são mal colhidas pelo outro e nada mais fácil para quem está insatisfeito do que lançar a medida nos jornais bastante inflacionada, para que a opinião pública a rejeite.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
09 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
Registado: 13 Abr 2007 Mensagens: 3391
|
Que tipo de vencimento? Sabe por acaso qual o salário de um diretor-geral ou de um diretor de serviços na FP? Quer comparar com os valores praticados no privado? Sem falar em, cartões de crédito, carro na empresa, e pagamentos não declarados à Seguranç Social, e fuga ao fisco...
E que direitos adquirios se refere, concretamente o confrade? Será o do não-despedimento? Do Horário de Trabalho? Férias? Saberá o confrade que existem CCT no privado (i.e. VALORSUL) ou Acordos de empresa, onde prevê 28 dias de férias, mais um conjunto incrível de subsídios e suplementos? Sabe que a Banca e o sector financeiro em geral, as seguradoras, as agências de viagem cumprem 35 horas semanais? Algumas escolas de condução (por força do CCT aplicável), apenas 34,5h/semana?
Veja o caso dos professores, mais de 20 000 no desemprego...e quem está no Quadro de Mobilidade., a receber 30% do valor numa situação de limbo...
Meu caro há, nesta matéria muita desinformação. Que até convem aos decisores politícos.
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
dicksteel Escreveu: kwacha Escreveu: de facto a incompetência e a incúria são atributos muito apreciados na função pública ... Nem tudo o que é privado é bom e nem tudo o que é publico é mauabsolutamente de acordo ... agora não me consta que a progressão na carreira nas empresas privadas seja feita por antiguidade ou por norma administrativa, passando por cima de um amontoado de incompetência e incúria ... estes juízes, procuradores e polícias, dentro de alguns anos serão todos "chefes" ... em relação aos erros grosseiros das auditoras no caso da ENRON e do BPN (e muitos outros casos haverá) ... não há erros, não há incompetência nem incúria ... há crime, há cumplicidade e interesse ... confrade dicksteel por mais absurdo que lhe possa parecer se um dia resolver assaltar um banco pode contratar um auditor previamente para lhe assegurar a eficácia do golpe se for apanhado e preso a culpa é só sua porque não identificou todas as variáveis parece que estou a brincar mas por vezes a vida é assim mesmo 
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
09 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
|
kwacha Escreveu: ... agora não me consta que a progressão na carreira nas empresas privadas seja feita por antiguidade ou por norma administrativa, passando por cima de um amontoado de incompetência e incúria... Lá está... Desinformação: Desde a implementação da avaliação de desempenho (SIADAP 3) que ninguém é promovido por antiguidade. E existem quotas para progressão.
Mais: Na administração pública, ninguém acede a uma categoria sem concurso público. No privado, basta ser sabujo do chefe. O conhecido "graxista". Critérios? O do chefe. Para ingressar era (é) exigido provas publicas, (escrita, psicotécnicos, avalição curricular, entrevista de selecção - Todas eliminatórias...) No privado basta conhecer a pessoa certa. Ingressa na empresa geralmente apenas com uma simples entrevista, e pode ir, inclusivé para o topo, "passando por cima", como muito bem diz, de "gente bem mais competente". Comigo passou-se assim...
Quanto à questão do crime este, pode ser doloso por acção ou negligente por omissão, como saberá.
09 Out 2013 |
|
 |
Matic
|
Não há regra sem excepção.
Não me refiro à qualidade das pessoas da função pública apenas às regalias.
É incontestável que em média os vencimentos na FP são muito superiores aos privados.
É verdade que por uns pagam os outros, mas quem não tem uma tia ou prima que trabalha função pública e que tem 40 ou 50 dias de ferias por ano, para além de que trabalha até às 17h, mas todos os dias às 15h30m está em casa? (Pode ser apenas um problema de fala de controle).
A FP por defeito deveria seguir a lei geral do trabalho. As CCT's de empresas privadas não me interessam, eles fazem o que quiserem pois o dinheiro é deles. Se for uma empresa estatal deve ser a lei geral do trabalho. Seria simples não seria? Escusávamos de discutir as 35 ou 40h de trabalho na FP.
Não sou favorável a atropelos aos direitos das pessoas e nomeadamente dos funcionários públicos, mas deveria haver convergência entre privados e público.
|
10 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
|
Matic Escreveu: É incontestável que em média os vencimentos na FP são muito superiores aos privados.. Isso é verdade apenas para as categorias com menos habilitações, as quais auferem, de facto, rendimentos acima da média do praticado no setor privado (que paga, infelizmente, o SMN) e que recebem entre 500-600 euros. Nas categorias de mais habilitações, e de maiores responsabilidades, os valores pagos no setor publico (excluo o setor empresarial do estado), em aprticular na Administração Direta do Estado (ADE) há uma diferença abissal...
Se lhe disser, por exemplo, que qualquer diretor comercial de um concessionário automóvel (mas pode ser diretor de RH de uma empresas de média dimensão), "saca" 3000-4000 euros (brutos) mais carro de serviço, telemóvel plano de saude (para ele e para os filhos) isenção de horário (+ 25% do salário)e por vezes 15 mês? E que um Director de nivel 1 da ADE aufere, 3050 euros (brutos), mais 250 euros de despesas de representação, tendo isenção de horário de trabalho, )mas não tem acréscimo salarial por esse facto...), parece-me que existe uma "decalage" significativa e uma aproximação ao setor privado que deveria ser feita, mas que vemos, precisamene o contrário.
Isto sem lhe falar que um chefe de redação de um jornal (económico...) aufere 14 000 euros, mais prémios... E um jornalista desportivo (reporter de exteriore) 6000 euros... Isto para também não falar de Judites de Sousa, Julia Pinheiro, Gouchas, etc... Tudo "gente" a laborar no privado....
Isto sem falar que há categorias/profissões, que não existem no privado e existem no publico: militares (generais, coroneis, majores, etc..), Juízes, magistrados, Polícias (GNR's; SEF; ASAE; ACT), etc. que inflacionam a folha salarial do sector público, que não representam os valores médios praticados, que são altos mas de extrema dificuldade paa fazer uma equiparação com os valores salariais do privado.
Quanto à qustão do HT passar a ser 40 h/semana, não irá demorar muito tempo que todo o privado cumpra, também as 40 horas. Ou seja o limite máximo, que antes era de 40h passará a ser o limite mínimo ( que é atualmente em alguns setores, 34/35 h). E sem aumento de remuneração. Aguardemos os desenvolvimentos...
10 Out 2013 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
eu por mim estou rendido ...
e assim sendo não prevejo dificuldade a uma parte dos funcionários públicos encontrarem emprego ... principalmente as chefias e os quadros das carreiras técnicas onde abunda a competência e o zelo ...
boa sorte para eles quando disputarem um emprego com os sabujos, os graxistas e os afilhados do privado !
|
10 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
|
Confrade Kwacha
A conversa sobre este assunto, publico versus rivado, acaba invariávelmente nessa "pérola" que postou.
Mas a isto chama-se, simplesmente "desconversar".
Por mim dou encerrado o assunto.
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
foi esquecimento meu ... aqui ficam as minhas desculpas públicas ao Sr. Dr. Juiz, ao Sr. Dr. Procurador e à chefias da PJ e da PSP, afinal de contas o Oliveira e Costa é que é um malandro, enganou todos no passado e continua a enganar todos no presente ... lamento fui precipitado 
|
10 Out 2013 |
|
 |
Matic
|
Amigo dicksteel,
Esta discussão privado vs público irá invariavelmente dar pontos de vista diferentes tal como uma discussão Benfica vs Porto. Para mim o TC é uma cambada de inergumenos idiotas que analisam a lei num sentido demasiado restritivo e quem sofre são os privados e em ultima análise o país. Para si talvez sejam uns heróis defensores da lei contitucional e o ultimo bloco de defesa do bicho papão fascista que quer acabar com os direitos dos trabalhadores.
Uma coisa sei. Existem funcionários públicos a mais e muitos ganham acima das suas competências / capacidades. Eu gostava era de ver os senhores juízes do TC a elaborarem o OE, pois se não se pode fazer nada e o país tem défice excessivo corta-se onde? Por favor não digam propostas demagógicas e irrealistas que para isso já temos as dos partidos da oposição.
O que eu gostava mesmo era de uma cláusula na constituição a dizer que o pais não podia ter mais de 2,5% de deficit nem uma divida superior a 80% do PIB. Era lindo ver como é que o TA descalçava esta bota.
O proteccionismo a mais deste país em relação aos trabalhadores só os prejudica. Digo isto há anos. É preciso a taxa de desemprego chagar aos 20% para alguém ver isso?
E dicksteel volto a repetir que numa empresa privada os vencimentos pagos aos administadores não me dizem respeito, os accionistas que se preocupem com isso. No estado sou eu que pago.
Atenção que não estou a defender este governo nem tenho qualquer vontade de o fazer.
|
10 Out 2013 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10337
|
Tudo isto tem muito que se lhe diga. Eu já passei por público e privado e conheço as realidades. Não vou comparar incentivos, regalias, vencimentos, horários, etc.
As comparações são habitualmente feitas sobre títulos de jornal ou bocas de governantes - e, nestes casos, as o que é dito anda sempre bem longe da realidade e da verdade.
Quais são os nossos problemas principais neste momento? Falta de cmpetitividade da economia, falta escandalosa de qualificação dos activos, desorganização do território, falta de massa crítica nas nossas cidades, etc. Estes problemas têm que ser encarados de frente, ao longo das próximas duas décadas, para colocarmos o país sobre carris.
Quais são as nossas principais preocupações? Dívida, déficit, pensões. Esta das pensões teria graça (se não fosse tão trágica). Neste campo não houve pura e simplesmente estratégia ao longo de décadas; a questão coloca-se agora, pois foi agora que o dinheiro acabou, caso contrário colocar-se-ia daqui por uns anos.
É por isto tudo que, se eu estiver no privado, não atiro as culpas aos funcionários públicos - e, se estiver no sector público, não faço o contrário. O meu vizinho da frente trabalha num sector, eu trabalho no outro; todos os dias saímos de casa para trabalhar, para dar o nosso melhor, o meu vizinho tem projectos de vida, eu também.
Vale é a pena pensar que temos quase quarenta anos de democracia. O que fizemos com ela? Muito pouco - e há até muita gente que não lhe dá hoje em dia grande valor, seja porque não viveu o regime anterior, seja por que anda distraída ou mais interessada com coisas menores.
A democracia tem custos e exige empenhamento dos cidadãos. A vida moderna exige pessoas preparadas e atentas ao que se passa à sua volta. É isto que vemos em Portugal? Não, claro que não, e assim se vão passando os anos. Ainda estamos no tempo de D. Sebastião e aguardamos o homem providencial, só que ele existe apenas dentro das nossas cabeças pequeninas.
O futuro vem aí - e não se apresenta risonho. Não vamos crescer, não vamos convergir. Vamos empobrecer e vamos ficar mais periféricos. As empresas mudam-se, as pessoas também, e este cantinho vai ser cada vez mais um deserto, um deserto com praias, rios, montanhas, boa localização e gente sem estratégia e vontade.
|
10 Out 2013 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
que forma estúpida de comunicar ... Ministros dão as boas notícias e jornalistas as más http://expresso.sapo.pt/ministros-dao-as-boas-noticias-e-jornalistas-as-mas=f834703#ixzz2hQckgfp9
|
11 Out 2013 |
|
 |
MTangas
Registado: 20 Mai 2010 Mensagens: 1040
Positivos
8
Negativos
1
- Voyeur
|
um teste às nossas visões políticas: http://www.theadvocates.org/quiz/quiz.phpé feito pelos defensores do Libertarianism. atenção que nos USA os nomes são um pouco diferentes: 
|
12 Out 2013 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Tenho sempre tido um pé no público e outro no privado. Muito francamente: é difícil de dizer onde o grau de incompetência e disparate é mais elevado (e note-se que o "privado" é um caso de "sucesso").
Indo buscar uma analogia (provavelmente) idiota: republicano como sou, preferiria viver no Reino da Noruega ou na República Centro-Africana?
Menos idiota: a CGD é "melhor" ou "pior" do que o BPN?
|
12 Out 2013 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|