Data/Hora: 08 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Militar da GNR condenado a 9 anos de prisão 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem Militar da GNR condenado a 9 anos de prisão
MTangas Escreveu:
já agora, não foram 10000, foram 20000 para o pai e 60000 para a mãe!

Tem razão MTangas :smt023

Injustamente ainda tentei retirar 10.000€ a está vítima que como tinha a ama doente foi obrigado a levar o filho para o trabalho.

A culpa é do governo que não tem creches, ATL's ou centros de estudos suficientes para todos estes pais trabalhadores e depois tem de os levar para o emprego. ](*,) ](*,)

29 Out 2013

Diamante

Mensagem Re: Militar da GNR condenado a 9 anos de prisão
Agora mais a serio, 2 coisas estão na minha cabeça:
A 1ª é que acho que o GNR infringiu as regras. Não havia qualquer perigo, logo não tinha de ter disparado. Num país de direito como o nosso, disparar é apenas em ultimo recurso, o que não foi o caso. Isso de andar aos tiros a tudo o que mexe é de filme americano. Assim, em conclusão, ele cometeu um erro ao ter disparado, mas o castigo é despropositado.
A 2ª coisa é que vejo muita indignação pelo facto do GNR ter morto um cigano e estar preso. Se fosse um não cigano a reação do povo seria a mesma? Não tenho nenhuma simpatia pelos ciganos, infelizmente a minha opinião é até bastante negativa, mas acho que aqui ninguém olha a leis, só que um GNR matou um cigano e como os ciganos são más pessoas viva o GNR.

Para que não haja confusões repito que acho que o GNR não deveria ser condenado a pena de prisão e não tenho a mínima simpatia por ciganos, mas se começamos aos tiros a tudo o que mexe qualquer dia são os nossos filhos que levam um tiro de uma bala perdida de um GNR quando estavam do outro lado da rua a brincar no parque.

29 Out 2013
Confreira Vip

Registado: 20 Mar 2009
Eu nem sabia q eram ciganos... Pouco tempo tenho para ver noticiarios e li a noticia no tromba*book, que recusando se a ser sensasionalista apenas aborda o facto de o gnr ter tentado parar um carro em fuga (de um assalto) e ter disparado para a zona dos pneus/deposito... Com o carro em.andamento acertou na bagageira na qual se encontrava uma crianca...
A atitude do gnr parece me logica, o estar alguem na bagageira é q nao...e muito menos na situacao q foi...

29 Out 2013
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Positivos
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
kwacha Escreveu:
um pormenor desta sentença da 1ª instância ...
foi um colectivo de juízes que decidiu ...
o juiz presidente votou vencido ...
o juiz presidente é uma mulher ...

eu já subscrevi a petição ...
não com a fim de fazer justiça popular ...
mas para fazer sentir junto de quem decide ...
que os princípios da equidade e proporcionalidade não foram observados ...

também já subscrevi a petição pelas mesmas razões que o "kwacha"] aponta e muito bem no 2ª parágrafo =D>

:smt023

29 Out 2013
Acompanhante

Registado: 01 Nov 2012
Sarah Sweet Escreveu:
Eu nem sabia q eram ciganos... Pouco tempo tenho para ver noticiarios e li a noticia no tromba*book, que recusando se a ser sensasionalista apenas aborda o facto de o gnr ter tentado parar um carro em fuga (de um assalto) e ter disparado para a zona dos pneus/deposito... Com o carro em.andamento acertou na bagageira na qual se encontrava uma crianca...
A atitude do gnr parece me logica, o estar alguem na bagageira é q nao...e muito menos na situacao q foi...

Ora,exactamente!

E a questão nem está em eles serem ciganos ou não(até porque faz um tempo no Porto,um PSP matou da mesma forma um ocupante de um carro em fuga e o mesmo não era cigano...nem o agente apanhou 9 anos).

A questão passa por muita gente neste Portugal de m... ter medo dos ciganos,inclusive agentes da policia e até juizes,porque os ciganos são uma etnia estranha que n tem muito a perder.Embora sozinhos sejam uns tristes(soube de casos de ciganos que,ao entrarem no sistema prisional em Custoias,faziam favores sexuais a outros presos em troca de beneficios),em "bando",e mesmo assim,de pistolas na mão são os maiores!

Infelizmente,tenho um familiar que já viveu de perto essa realidade dos bairros de ciganos no Porto e posso-vos dizer que as coisas que lá se passam são inqualificaveis,e n passa só pelo machismo e exibicionismo dos ciganos homens,as mulheres ciganas também são bastante "peculiares"...Gostam de abrir as goelas para um bom barraco(mas só quando estão em grande numero,sozinhas levam no focinho de qualquer mulher),não são dadas à limpeza a n ser que seja "limpar o alheio",deixam a filharada ao "Deus-dará"....Em Lisboa o cenario já n é tanto assim,sabem porquê?!Porque o pessoal dos bairros sociais,em muitos locais,é maioritariamente composto por gente de raça negra e com esses os ciganos "piam baixinho"...

Algumas ciganas mais novitas,inclusive,já começam a aparecer pelos sites de acompanhantes mas dou-vos um conselho sincero e de coração,fujam a sete pés!Além de se arriscarem a ser roubados pelas proprias(como já existem relatos no forum...só n vou,obviamente,citar nomes) arriscam-se também a estar com elas no quarto no momento em que algum familiar delas descubra que elas andam "na GPs"...e aí,meus caros,vocês vão assistir à cena das vossas vidas,porta arrombada,cabelos da menina logo cortados,porrada com fartura,gritos,espetaculo no predio,o apartamento todo partido e terão sorte se n forem agredidos pelo meio!

Não sou racista mas não consigo entender este modo de vida dos ciganos que se espalham por toda a Europa e não se adaptam a lugar nenhum...Além disso ,esta decisão judicial cheira-me a medo...Nada mais.

29 Out 2013
Bronze

Registado: 01 Jul 2008
Positivos
4
Neutros
2

pegando nas palavras da bella: "a decisão cheira a medo" medo ou então o politicamante correcto levado ao extremo: coitadinhos são vitimas da sociedade.

29 Out 2013
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Positivos
6
Negativos
1

1. :smt023
2. :smt023

Post corajoso, matic =D>

A questão é muito simples, e a polícia recebe formação sobre isto: o ato nunca pode resultar numa atuação desproporcionada face ao perigo a que está inerente a sua intervenção.

É pena a criança estar na bagageira, é pena a bala não ter ido aos pneus, mas a morte da criança foi resultado da sua atuação. E o código penal é simples: quem mata alguém leva 8 a 16. Pelo menos, leva 8, e será atenuado se for no exercício da autoridade. Levou 9... chama-se a isso estado de direito, acrescido do fato do agente de autoridade ser uma pessoa formada para a utilização de uma arma e no exercício da autoridade.

O pai da criança também deveria ser condenado por negligência ao expor os seus filhos ao perigo desta situação. No mínimo, paga as custas do processo e todos os seus filhos entregues à guarda do estado até maioridade por incompetência no exercício da atividade parental. Mas isto é como em tudo... a incompetência ainda não é crime.

ab.

Matic Escreveu:
Agora mais a serio, 2 coisas estão na minha cabeça:
A 1ª é que acho que o GNR infringiu as regras. Não havia qualquer perigo, logo não tinha de ter disparado. Num país de direito como o nosso, disparar é apenas em ultimo recurso, o que não foi o caso. Isso de andar aos tiros a tudo o que mexe é de filme americano. Assim, em conclusão, ele cometeu um erro ao ter disparado, mas o castigo é despropositado.
A 2ª coisa é que vejo muita indignação pelo facto do GNR ter morto um cigano e estar preso. Se fosse um não cigano a reação do povo seria a mesma? Não tenho nenhuma simpatia pelos ciganos, infelizmente a minha opinião é até bastante negativa, mas acho que aqui ninguém olha a leis, só que um GNR matou um cigano e como os ciganos são más pessoas viva o GNR.

Para que não haja confusões repito que acho que o GNR não deveria ser condenado a pena de prisão e não tenho a mínima simpatia por ciganos, mas se começamos aos tiros a tudo o que mexe qualquer dia são os nossos filhos que levam um tiro de uma bala perdida de um GNR quando estavam do outro lado da rua a brincar no parque.

29 Out 2013
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

pelo que vi se fosse considerado por negligencia seria até 5 anos.

Isso de dizer que é por sermos um estado de direito é uma grande treta!
Num estado de direito cumprem-se Leis, se não concordamos com elas temos quem as possa alterar! É fazer pressão para as mesmas serem alteradas.

mas comparemos essa condenação com esta:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... x-namorada

29 Out 2013
Acompanhante

Registado: 01 Nov 2012
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

29 Out 2013
Diamante

Repito o que disse. A actuação do GNR foi contrária à lei e despropositada, mas acho a pena ainda mais despropositada.

29 Out 2013
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Acho que o Matic vê bem a coisa.

De um lado temos alguém que anda em actividade delituosa e expõe um filho menor a todos os perigos. Do outro temos alguém que anda de noite a trabalhar para que estejamos em segurança. Sucede-se um conjunto de factos infelizes e o agente acaba na cadeia e o meliante é indemnizado. O pobre do rapaz passou por este mundo sem ter tido direito a grandes oportunidades.

A aplicação da lei é complexa e proferir certas sentenças não deve ser nada fácil.

Tudo isto me faz pensar no problema que é a integração dos ciganos (e no medo que grande parte da população, juízes incluídos, lhes tem).

29 Out 2013
Iniciado

Registado: 11 Jun 2012
Positivos
2
Neutros
2
Negativos
1

E já agora o link da petição por favor.

Obrigado

29 Out 2013
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

a bem do comentário convinha ler o "argumentação" da sentença, e a declaração de voto (vencida) da juíza presidente ...

estou em crer que a relação irá rever a sentença, atendendo a melhor aplicação dos princípios da equidade e proporcionalidade ...

pouco, mas continuo a acreditar na justiça ...

29 Out 2013
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Positivos
6
Negativos
1

MTangas Escreveu:
pelo que vi se fosse considerado por negligencia seria até 5 anos.

O enquadramento que os juizes fazem de cada caso à luz da tipologia de crimes existente no código penal, é aquilo que fica sempre na dúvida se foi bem ou mal feito. E é com base nessa divergência que a juiza-presidente votou contra o acordão.

Literalmente, o polícia não sabia que ia uma pessoa na bagageira para levar isso em linha de conta no seu raciocínio, que conclui no crime de homicidio por negligência grosseira punível com 5 anos. Olha... parece que está certo / tem razão.

Os seus pares, contudo, consideraram na sua marioria que o agente agiu sabendo das consequências (matar alguém) do seu ato (disparar sobre alguém), e como tal, não quiz diretamente provocar a morte de alguém, mas está consciente que, quando aperta o gatilho, pode provocar a morte de alguém, agindo numa base do "tanto se fazz" (que conclui no homicidio por dolo eventual). Olha... também parece que está certo / tem razão.

Portanto, a defesa vai agarrar nisto e levar à instância superior porque a matéria é suficientemente subjetiva para procurar outro desfecho.

Pessoalmente, entendo que a interpretação dada pelo coletivo é de ordem superior à que defende a juiza.
Mas isto sou eu.

Não obstante isso, quer se queira quer não, simpatize-se ou não com o polícia ou com o cigano... há aqui um homicídio.

Cumps

29 Out 2013
Confrade

Registado: 29 Fev 2012
Positivos
12
Neutros
1
Negativos
2

Pessoal, para quem quiser, aqui está o link da petição: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71119

29 Out 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Falcon82 e 32 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: