Data/Hora: 20 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 576 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 39  Próximo
 Crise Financeira 2.0 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem Crise Financeira 2.0
A moeda emitida já teve relacionada com o ouro guardado que servia como garantia da mesma, mas hoje isso seria irreal.

A moeda hoje está garantida pela confiança que mercados lhe atribuem, não por bens materiais por trás. Falo logicamente nas principais moedas mundiais.

05 Nov 2013

Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Crise Financeira 2.0
mais uma notícia que ajuda a perceber melhor a situação presente

Bruxelas discutirá excedente alemão na próxima semana
http://economico.sapo.pt/noticias/bruxelas-discutira-excedente-alemao-na-proxima-semana_180984.html

05 Nov 2013
Iniciado

Registado: 24 Abr 2010

Não veja a coisa só pelo lado estritamente económico pois isso será certamente muito redutor, tente abordar a coisa também pelo lado politico-estratégico. Não afirmei que em 2013 alguém iria emitir moeda com base em padrão ouro mas não descarto de todo a hipótese de a médio ou longo prazo que tal se venha a verificar. Os sinais de implosão da Europa conforme afirmei anteriormente são bem evidentes, como por exemplo desemprego brutal dos jovens e o estado social extremamente degradado mesmo na anteriormente exemplar Holanda. Estas e outras convulsões poderão levar à implosão da Europa e consequentemente do €uro. Regressando ao Escudo e com as nossas reservas de ouro intactas a minha opinião é que poderíamos criar uma moeda bastante credível pois a nossa garantia seria precisamente o ouro. É neste sentido que escrevi o meu post anterior. Entendeu ??
Que não se seja adepto da escola Austríaca é aceitável e nem pretendo que a tal se converta mas sugeria-lhe que visionasse (se é que ainda não o fez) os documentários disponíveis no sitio ‘’fraude documental.com’’ onde poderá conferir não só a fraude que está por trás desta grande recessão mas também os argumentos do reputado catedrático de economia politica Dr. Jesus Huerta de Soto relativamente à teoria austríaca do ciclo económico.
Ah e não aceitar ou perceber que a maré terá de mudar é também um direito consagrado na nossa porventura obsoleta constituição.
:smt023

05 Nov 2013
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

... pelo lado político-estratégico !!!

se no futuro tivermos a infelicidade de voltar ao escudo
seremos um apêndice um land do euro em crawling peg
vamos precisar das nossas reservas de euros e dólares
vamos precisar das nossas empresas exportadoras etc

mesmo que vossemecê descubra ouro no Beato ](*,)

06 Nov 2013
Diamante

Segundo sei, posso estar engano e se ativer corrijam-me, mas o ouro que temos vale pouco mais de 10 mil milhões de euros.

Isso é uma ínfima parte da moeda que temos em circulação.

06 Nov 2013
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Matic

se a solução fosse viável, os países com excedentes externos tinham convertido as suas poupanças em boa parte em ouro ...

vou dar dois exemplos díspares: a Noruega e Coreia do Sul ...

ambos têm moeda própria, e poupanças acumuladas elevadas ...

o que fizeram às suas reservas ? apostaram na roleta do ouro ?

a resposta é não, apostaram no mix de activos onde o ouro representa uma ínfima parte

para mim assunto encerrado, não tenho paciência para revisitar museus ideológicos badd

06 Nov 2013
Diamante

Por isso é que lhe dei razão.

As moedas são emitidas com base na confiança e não no ouro existente, nem vejo como possível voltar atrás.

06 Nov 2013
Iniciado

Registado: 24 Abr 2010

Kwacha,
É isso, assunto encerrado.
Entretanto e à falta de paciência para a revisitação de museus ideológicos continue com a sua retórica de economês, acredite que ela me diverte imenso. badd

06 Nov 2013
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Positivos
1
Neutros
1

Caros confrades,
o ouro já não passa dum produto cotado nos mercados(facto)... ja' ninguém pensa sequer algum dia voltar a usar tal padrão ouro, e' que nem ja' faz sentido nenhum (opinião minha).

Caro gpgrelo,
Citar:
Inversamente, não creio que os mercados sejam atualmente controlados por maquinas. Pelo menos não vejo nelas uma influência decisiva.

Olhe que sim, olhe que sim... mais de metade do todo o mercado (excluindo o OTC como e' obvio) e' negociado automaticamente, sem acção nenhuma humana (estamos a falar de tudo o que e' produto financeiro). Alias, ja' não existe aquela imagem que tínhamos do pessoal aos berros de papeis na mão dentro duma sala... Segundo uma reportagem de uma tv francesa (não tenho link a confirmar e a tv nem sempre da' informações precisas), os servidores (edifício gigante) que são a bolsa de valores de França foram deslocados para Inglaterra, porque e' la' que tudo acontece em termos de algoritmic trading.
De qualquer forma, existem dados por ai espalhados que afirmam que nos maiores mercados a implementação de algoritmic trading e' forte e não abranda. E basta olhar para certas características e reparamos logo que só maquinas fariam aquilo (por exemplo volumes, volatilidades, cancelamentos, movimentos muito muito muito rápidos alguns disparados por noticias, etc...)

cumprimentos

06 Nov 2013
Iniciado

Positivos
1
Neutros
1

Mais uma vez ATENÇÂO
A informação que dei acima sobre a localização da bolsa francesa for apenas por ter visto uma reportagem francesa que dizia isso, e como não confirmei, pode muito bem não ser bem assim...

Cumprimentos

06 Nov 2013
Iniciado

Positivos
1
Neutros
1

Caros confrades (em especial gpgrelo),
ficam aqui alguns links com imagens (dos montes que ha' por ai), são auto explicativas.
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/sixty-seconds-of-chaos
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/race-to-the-starting-line
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/the-knightmare

cumprimentos

06 Nov 2013
Iniciado

Positivos
1
Neutros
1

Ja' agora,
para se perceber quanto e' que isto movimenta (perde ou ganha) deixo mais um link com a noticia da Knight Capital Group que perdeu 440 milhoes em 30 minutos... coisa pouca portanto =D> :smt005
http://www.businessweek.com/articles/2012-08-02/knight-shows-how-to-lose-440-million-in-30-minutes

cumprimentos

06 Nov 2013
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Positivos
6
Negativos
1

OMFG!

Não fazia a mínima de que isto já tinha chegado a este nível! Há histórias que ocorrem de vez em quando em que o erro de digitação do trader gera negócios ruinosos, mas jamais este nível de sofisticação.

:smt023

ze_pombo_ist Escreveu:
Ja' agora,
para se perceber quanto e' que isto movimenta (perde ou ganha) deixo mais um link com a noticia da Knight Capital Group que perdeu 440 milhoes em 30 minutos... coisa pouca portanto =D> :smt005
http://www.businessweek.com/articles/2012-08-02/knight-shows-how-to-lose-440-million-in-30-minutes

cumprimentos

06 Nov 2013
Confrade

Registado: 09 Mai 2012
Positivos
6
Negativos
1

Zé pombro, confesso-me totalmente surpreso com o desenvolvimento que isto levou. Eu tenho ordens de compra e venda estabelecidas para as componentes do meu portfolio de ações, mas jamais a pensar que havia uma CPU a gerir de forma massiva a atividade em bolsa.

Mais ainda, pensava que bombardear um sistema com n bids e asks fakezados era ilegal pela volatidade que gera nos títulos-alvo. O meu mindset estava contaminado por um período na minha vida que eu andava no cracking de sites premium com algumas ferramentas de segurança, e tinha que ter calma no nº de boots do speed test que se especificava, de modo a passar despercebido.

Fui ler o básico no wiki:
A special class of algorithmic trading is "high-frequency trading" (HFT). Many types of algorithmic or automated trading activities can be described as HFT
In the U.S., high-frequency trading (HFT) firms represent 2% of the approximately 20,000 firms operating today, but account for 73% of all equity trading volume.

Acho inacreditável como se tenha aceite que os traders tenham evoluído para este tipo de prática.
Mas como há sempre alguém para pagar a fatura caso a coisa corra mal...

Olha, muito obrigado por não deixares que eu morra ignorante :smt023 :smt023

ze_pombo_ist Escreveu:
Caros confrades (em especial gpgrelo),
ficam aqui alguns links com imagens (dos montes que ha' por ai), são auto explicativas.
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/sixty-seconds-of-chaos
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/race-to-the-starting-line
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-06/the-knightmare

cumprimentos

06 Nov 2013
Iniciado

Positivos
1
Neutros
1

Caro gpgrelo,
tenho muito pouco tempo, mas respondendo a uma questao:
Citar:
Mais ainda, pensava que bombardear um sistema com n bids e asks fakezados era ilegal pela volatidade que gera nos títulos-alvo.

Confesso que desconheço se na europa sera' exactamente igual aos estados unidos... mas tanto ca' como la', o algorithmic trading e' o que mexe o merdado.

Cumprimentos

06 Nov 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 576 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 39  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: