Data/Hora: 18 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 33  Próximo
 Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro 
Autor Mensagem
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Já agora em relação aos chamados ajustes diretos, quando se quer mandar bitaites vê-se só quantos contratos foram por ajuste direto e nem se vê se por acaso o ajuste direto não foi resultado de um concurso limitado.

Mas eu volto à minha teoria, o problema está na justiça, na falta de investigação e na cultura de quando se vê algo ilegal comenta-se: aquele safou-se em vez de denunciar. Sim porque denunciar um crime é ser bufo. :smt013

Porque é que trago isto à conversa, sendo domeio público sei da burocracia, dificuldades e custos que os concursos públicos trazem. É de ir às lágrimas com os problemas que são gerados.

No meio informático por exemplo. Temos uma empresa ou departamento, whatever, que tem computadores DELL. Tem ferramentas DELL de suporte ao parque informático, tem know-how, tem tudo afinadinho.
Precisa de renovar o parque... é pânico.
Num empresa privada é fácil incluir na decisão os fatores de custo associados à mudança e até se pode decidir mudar se os mesmos forem inferiores aos ganhos.
Na pública tem que estar TUDO escrito e depois aparece um artolas, que monta computadores num vão de escadas e que até consegue dar suporte à loja da esquina, agora para gerir um parque de 100,200 ou 500 máquinas...
E acreditem já aconteceu.

Resolução para todos os problemas cá no burgo: faz-se mais uma lei, mais uma pilha de papeis para "tentar" apanhar os amadores.
Quem ganha, os advogados, porque nem imaginam a quantidade pareceres juridicos que são necessários, pois alguem quer sempre contestar os concursos ou ajustes.

PORRA! DEIXEM DE FAZER NOVAS LEIS!
Façam cumprir as que exitem!!!

24 Nov 2013

Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Eu até sou mais a favor dos ajustes directos do que dos concursos. Sou da opinião que o contratante sai sempre pior servido com os concursos pois nestes o factor preço é o determinante sem se olhar a outros factores. Só é pena o número de ajustes directos que tem interesses por trás.

Em relação às denúncias vou ser bem claro.

Já presenciei uma denúncia por dumping pois a empresa que ganhou o concurso apresentou um valor impossível, ou seja, não poderia vender o serviço solicitado por aquele preço sem ter enorme prejuízo. Via-se claramente que era o primeiro exemplo que dei, ou seja, pede-se 15 unidades mas o cliente e o fornecedor já sabem que só vão ser entregues 10, enquanto todos os outros apresentam preços para 15.

A resposta do tribunal foi: aceita-se o preço, uma vez que se tratou de uma estatégia da empresa para obtenção de quota de mercado, logo o resultado do concurso público é homologado.

Fdx, aquela merda no mínimo devia ter sido anulada por dumping e para mim devia haver uma investigação do ministério público a ver o que havia por trás, mas o tribunal resolveu arrepiar caminho.

24 Nov 2013
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Positivos
1
Neutros
1

Caros confrades,
eu nem vou por esses lados que levam pano para mangas, uns dizem que concursos publicos são o demónio da burocracia, outros dizem que alguns negócios deviam de ser anulados por vários factores...
E alguém já pensou no dinheiro mal gasto com merdas que não eram precisas??? :-k :-k :-k
Sei (não importa como) de casos em que se tem armazéns enormes alugados para guardar LIXO... pagam para guardar lixo, po' e ratos... :no:
Também tenho conhecimento de casos em que se compra material que custa um balúrdio (em distintas áreas) e que esta' parado pelos mais diversos factores, ou seja esta' ali empatado milhões so' porque sim...
E apenas sei de alguns casos, agora so' imagino isto multiplicado por um numero grande e chegamos á desordem que vai este pais... :smt107
Eu tenho a opinião de que quando a merda e' muita, por muito que se tente mexer já não ha' volta a dar... Já ha' muita desordem, muita regra, muito interesse instalado, muitos amigos...
Na minha opinião, mudar as coisas (no estado actual) e' praticamente impossível...

Cumprimentos

24 Nov 2013
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

ze_pombo_ist Escreveu:
Eu tenho a opinião de que quando a merda e' muita, por muito que se tente mexer já não ha' volta a dar...
Já ha' muita desordem, muita regra, muito interesse instalado, muitos amigos...
Na minha opinião, mudar as coisas (no estado actual) e' praticamente impossível...

perante tanto desânimo (ou será conformismo ?), fica a pergunta: "vamos fazer como então ?"

24 Nov 2013
Diamante

kwacha Escreveu:
perante tanto desânimo (ou será conformismo ?), fica a pergunta: "vamos fazer como então ?"

Eu escrevo, falo, denuncio em todas as situações e locais na minha vida.

Tenho os meus ideais políticos, mas não sou afiliado em nenhum partido. Pertenço activamente a 2 associações de empresários uma delas como órgão social, participo em conversas, almoços com decisores, oiço e sou ouvido.

Enfim sou um chato do caraças, mas se toda a gente fizesse o mesmo as coisas mudavam mesmo.

24 Nov 2013
Bronze

Positivos
8
Negativos
1

Oh matic, um gajo com convicções e que gosta de falar...
Bem iamos a andar à porrada muitas vezes até por questões clubisticas, mas é sempre bom ter alguém com quem discutir os assuntos baseados em convicções...

24 Nov 2013
Diamante

Nunca na minha vida me chateei com ninguém por questões clubisticas. Sou doente do Benfica, mesmo doente, mas sou super tranquilo nas discussões clubisticas, como qualquer pessoa que leia os meus posts pode verificar. Sou provocado muitas vezes pois quem me conhece sabe que adoro o clube. Sou sócio, vou aos jogos, sofro e defendo o clube, mas não entro em guerras nesse tema. Futebol para mim é um escape, um hobbie e uma diversão, não motivo de zangas sérias. :smt023

Em relação a convicções tenho-as e sou muito pouco "politicamente correcto". Talvez aqui as pessoas se zanguem mais comigo :no:

24 Nov 2013
Iniciado

Registado: 29 Ago 2008

Confrades,
Vendi pelo preço que comprei. .. confesso que tb achei os valores muito elevados, maa sendo uma publicação de jornal ( ainda que regional) resolvi partilhar!
Mas o principal problema destes assuntos é precisamente a opacidade e dificuldade de confirmação, os dossiers que desaparecem, as investigações que ficam na gaveta. .. lembram-se dos submarinos?

25 Nov 2013
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Confrade Matic

quando fiz a pergunta, suscitei a dúvida: desânimo ou conformismo ?
por vezes fico desanimado, mas eu não sou conformado nem fatalista

julgo que a maioria de nós tem convicções
uns mais outros menos vincadas
e que vão pautando a nossa vida

no meu caso, cada vez tenho menos convicções
são tantas as desilusões que a vida me trouxe

hoje espero muito pouco dos outros e exijo muito mais de mim ...

25 Nov 2013
Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Positivos
1
Neutros
1

Boas confrades,
desanimo ou conformismo?
Bem eu diria um misto dos dois caro kwacha... alias, um leva sempre ao outro pois não e' possível levar pancada seguido de pancada, ficar desanimado e perante a realidade não se resignar ao que ha´.

Achei muito pertinente e assertiva a seguinte citação de Jeff Sparrow:
"Tudo o que temíamos acerca do comunismo - que perderíamos as nossas casas e as nossas poupanças e nos obrigariam a trabalhar por escassos salários e sem ter voz no sistema - converteu-se em realidade com o capitalismo"
Esta frase esta' totalmente enquadrada no que temos actualmente.

A pergunta que todos fazemos e' "vamos fazer como então?" ou no seguimento, como afirma o boneco Passos Coelho "alguém fez melhor? ha' alternativas? Se ha' alternativas então apresentem..."
São perguntas de retorica... intimidatórias e fatalistas que levam a um desanimo geral e por consequência a um conformismo de zumbi.
Haver ha' sempre alternativa, pode e' implicar mudanças que este ou aquele não querem operar por razoes hediondas.
Mas em Portugal vive-se muito dentro da ortodoxia do tem de ser assim, da carneirada a seguir o messias para o abismo, do sacrifício em nome da pátria... Eu não como nessa gamela, acho isso asqueroso e próprio de regimes obscenos.

Noutro tópico ja' se discutiu a ditadura (coisa que por principio não e' boa) mas toda a gente se esquece que esta democracia na forma de capitalismo e' uma ditadura. E' uma ditadura em que se pode falar, denunciar, mas que na pratica tem de se aceitar...
A liberdade das pessoas não se mede apenas por poder falar, denunciar, fazer greve... A liberdade e' muito mais que isso.
Como estamos actualmente, vivemos na ditadura dos juros, das dividas e dos lucros. Eu so' vejo noticias do orçamento de estado desumano, em que as medidas assentam basicamente em medir tudo na forma de dinheiro...
Uma afirmação comum e' a de que "a democracia e' o melhor sistema de todos os possíveis", e isso e' verdade, mas so' o e' verdade quando realmente vivemos em democracia na sua plenitude, e isto que temos e' uma ditadura dos números. Bem sei que existiram sempre os que vão achar isto pura filosofia, existem sempre os dos números, os que acham que tudo se quantifica, e se algo pelo menos não se pagar a si mesmo (para não dizer dar lucro), e' para acabar. Estes idealizam uma ditadura pior do que todas as que ja' existiram...
O problema e' que a condição humana tem diversas facetas, e a mais negra (e que nos leva a' ruina) e' a ganancia, o interesse mesquinho, o parasitismo, e a corrupção. Mas esses (os dos números) têm extrema dificuldade em explicar como acabar com isso. Parece que vivem enfeitiçados pela parte negra da força...
Os defensores dos números, chegam sempre a' conclusão de que qualquer burro chegaria; vamos cortar onde e' mais fácil e onde não vai haver resistência, ou seja na população (carneiros) em geral, com impostos, corte salariais, de pensões, cortes brutais na saúde e educação. (a resistencia fica limitada a umas noticias na tv e jornais e a umas greves e manifestações)
Eu acho que o mal e' nos sermos de brandos costumes, e os lorpas deste pais não sentirem a mão pesada de uma população.
E' estranho ouvir dizer que a mão pesada da populaça se deve fazer sentir nas urnas. O vicio do vota no diabo ou no seu advogado levou-nos onde estamos hoje. Votar não lhes doi pois os lorpas deste pais sabem que estão bem instalados com a mafia do PS e PSD.
A nossa revolução foi uma mentira disfarçada de festa das flores, e isso deu uma sensação de impunidade aos gatunos (e são muitos) que parasitam em Portugal. E' muito estranho mas o ser humano, perante a ameaça da sua própria vida, tende a comportar-se de forma mais humana para com o próximo. O que nos faltou foi uma revolução a serio, seguido de um regime com pessoas conscientes de que a vida do seu mais próximo vale tanto quanto a sua.
Esta pocilga onde actualmente todos nos chafurdamos, esta' num estado tao calamitoso que não ha' constituição que lhe valha, nem ha' orçamento de estado que orçamente porra nenhuma, pois todos sabemos que vão existir sempre desvios da ditadura dos numeros para pagar, e a factura vem sempre no nome dos carneiros.

Nota: sou apartidário, ou melhor, sou do partido da verdade, da correcção e do respeito pelo proximo (e ja' agora, sou apoiante do ser implacavel com quem não segue os principios anteriores)

Cumprimentos

25 Nov 2013
Diamante

Curioso como as contas feitas por quem as apresenta dão sempre valores positivos

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3552119

1.Será que está besta quantificou as perdas em IRC que os empresários da restauração perdem? É que este IVA não é suportado pelos consumidores, mas pelos empresários, logo menos lucros, logo menos IRC.
2.Será que está besta quantificou o número de desempregados directos e indirectos que penalizam os gastos em subsídio de desemprego e penalizam a economia?
3.Será que está besta tem noção de quantos empresários da restauração que tendo os negócios em seu nome individual não conseguem sequer fechar os seus estabelecimentos, pois sabem que se o fizerem penhoraram-lhes as casas, carros, etc?
4.Será que está besta não sabe que na Grécia, Irlanda e restantes enforcados o IVA da restauração é metade do nosso?
5.Será que está besta não sabe que vivemos em concorrência directa com o norte de África, Sul de Espanha, restantes países mediterrâneos, etc na hotelaria de ferias e que de todos esses países o nosso IVA é brutalmente superior?
6.Será que está besta não tinha onde ir buscar estes 180 milhões? É que são apenas 180 milhões, ou seja, um valor muito reduzido, mas mesmo muito reduzido face a todo o orçamento de estado. Embora já tenha ficado mais que provado que estes 180 milhões sejam uma farsa e que em termos macro-económicos, baixar o IVA da restauração teria efeitos positivos, acredito que mesmo directamente no orçamento de estado.

Há quem ache que por vezes é melhor ser besta que bestial e já vimos que o sr secretário de estado de bestial não tem nada.

26 Nov 2013
Bronze

Positivos
8
Negativos
1

Não tenho andado muito por dentro, mas é verdade que o PEC para o ano vai aumentar de 1000 para 1750?

26 Nov 2013
Diamante

Parece que sim Mtangas.

É para obrigar as empresas a irem para o regime simplificado, onde não se paga PEC.

28 Nov 2013
Diamante

Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

Sendo o orçamento aprovado na generalidade com poucas alterações à proposta original, já sabemos com o que iremos contar em termos financeiros, o que não sabemos é o que pode acontecer em termos de tumultos sociais.

A polícia subiu a escadaria da AR (tentou-se minimizar a situação, mas o facto é que o que fizeram foi bastante importante e grave, pois embora pacífico, o que ficou demonstrado foi que se eles quisessem teriam ocupado a AR) e uns dias mais tarde os sindicatos ocuparam 4 ministérios.

Isto significa que ultrapassamos todos os patamares normais de manifestações desde 1975.

O líder da oposição em Portugal ou seja, o Mário Soares, referiu-se em modos menos próprios, à violência que poderia surgir no país. Essa violência poderá surgir, pelo que a pergunta que faço é:

A violência surge instigada pelo dr. Mário Soares ou ele simplesmente previu-a?

28 Nov 2013
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

"Hoje, em muitas partes, reclama-se maior segurança. Mas, enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade dentro da sociedade e entre os vários povos será impossível erradicar a violência. Acusam-se da violência os pobres e as populações mais pobres, mas, sem igualdade de oportunidades, as várias formas de agressão e de guerra encontrarão um terreno fértil que, mais cedo ou mais tarde, há-de provocar a explosão. Quando a sociedade - local, nacional ou mundial - abandona na periferia uma parte de si mesma, não há programas políticos, nem forças da ordem ou serviços secretos que possam garantir indefinidamente a tranquilidade. Isto não acontece apenas porque a desigualdade social provoca a reacção violenta de quantos são excluídos do sistema, mas porque o sistema social e económico é injusto na sua raiz. Assim como o bem tende a difundir-se, assim também o mal consentido, que é a injustiça, tende a expandir a sua força nociva e a minar, silenciosamente, as bases de qualquer sistema político e social, por mais sólido que pareça."

excerto de um texto escrito pelo Sr. Jorge Mario Bergoglio (mais conhecido por Papa Francisco)

28 Nov 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 33  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: