Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Autor |
Mensagem |
ze_pombo_ist
Registado: 28 Jan 2010 Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Caros confrades, o confrade dicksteel escreveu: Citar: " Assim, é facílimo governar." Pois, ja' me tinha passado pela cabeça tal coisa... a mim e vários milhões de Portugueses... Ha' depois opiniões diferentes, que seguem no caminho do "temos todos de pagar e calar"... pois parece que vivemos em democracia e elegemos trafulhas/corja que fazem merda atras de merda... parece que depois o ze', que sai cedo para trabalhar e chega a' noite e' que e' culpado de todas as desgovernações feitas, desde a paixão do outro pela educação, passando pela bela gestão feita na área da saúde, de todos os esquemas com a área militar, de todas as mamas das PPP's, parece que e' o ze também tem culpa das merdas feitas pelos bancos... E quem tera' culpa dos reformados que vão ao medico e dizem "ou como ou tomo os medicamentos, os dois não da' ", ou então quando dizem "olhe Dr, desses 5 medicamentos so' consigo pagar 2, acha que da'...". E isto quem paga? E quem paga o aumento da taxa de mortalidade que parece não aparecer nos meios de informação? (e' pura coincidência dirão alguns) E quem paga a falta de visão de quem andou a gerir a saúde (anos, décadas) de não ver que o que a população precisa e' de uma excelente rede de cuidados primários (os conhecidos centros de saúde) onde se deveria apostar nos médicos de família como quem aposta em ouro (o sucesso da saúde em Portugal passa muito por ai)... Isso não importa, importa e' ver onde se vai cortar... menos exames ali, menos operação acolá... E quem tera' culpa dos brinquedos caros que as chefias militares tanto gostam? (e que apareceu como gozo e regozijo em documentos divulgados e sobejamente conhecidos) E quem paga umas forças armadas que ja' deixaram "boa" gente mal na fotografia (exemplo, Paulo Portas) e que para pouco ou nada serve... (ja' sei que vão dizer que e' muito precisa num contexto de NATO, mas sera' que não ha' por ai países com muito menos gastos?) E quem paga e quem e' o culpado da Desgovernação da educação, que já vem desde ha' muitos anos, passando pela paixão do outro senhor, passando pelos números relâmpago para Europa ver... E quem paga a péssima gestão do ensino superior, desde a sua sustentação ate' a' forma como se gere o numero de vagas dos diferentes cursos (e ate o numero de cursos), desvirtuando todo o mercado com verdadeiras enchentes em certas áreas... e quem paga a total falta de visão, não se percebendo que a esmagadora maioria da actividade económica portuguesa carece isso sim de profissionais vindos de algo que ja' existiu como sendo as escolas industriais e comerciais e não de pessoas altamente qualificadas (licenciaturas/mestrados/doutoramentos). Parece que quem governa não sabe olhar para o pais que tem e deve pensar que estamos num pais muito mais evoluído... E quem paga as vergonhas das PPP's ja' sobejamente conhecidas? E quem são os culpados? E quem vai continuar a pagar? Este conceito (das PPP's) ja' existia noutros países mas parece que ja' depois de se conhecer os maus resultados, mesmo assim era bom implementar em Portugal, agora paga o ze... E quem e' o culpado e quem paga as palhaçadas feitas pelos bancos? E quando o estado decide "ajudar" a' festa e toca de enfiar dinheiro aos montes... ja' sei que e' um assunto caro por aqui, mas claro, a batata vai passando de mão em mão e o ultimo a dizer presente e' o ze... Caro Matic, com a estima que lhe e' devida tenho de lhe dizer que o problema não esta' nas pessoas que trabalham na função publica, esta' em quem gere, quem manda, quem governa... Citar: " Volto a dizer que todas as pessoas se queixam e para a maioria não deveria haver nenhuma austeridade, mas se ler o primeiro post deste tópico está lá claramente a foto do nosso país em números." Pois, os belos números... por acaso adoro números, menos quando me tentam enganar com números... (não estou a dizer que o confrade me esta' a enganar) Mas podemos apresentar muitos números... os governos publicitam o que mais lhes convém... Citar: " Precisamos mesmo de viver de outra forma." Pois precisamos, com um governo que realmente governe, com gente seria/honesta e que não se sirva do cargo... Precisamos de gente nas camaras que não deixe dividas aos montes.... Precisamos de gestores na saúde que saibam ver o que realmente faz falta e que levaria a uma muito melhor qualidade e satisfação e que não e' obrigatoriamente mais caro. Precisamos de gente com visão na educação, percebendo o Portugal real e formando gente para as reais necessidades do pais, quer em termos de profissionais técnicos como de gente com qualificação superior. Precisamos de ter alguém que reveja o propósito e âmbito das nossas forças armadas e que saiba cortar nos gastos, etc, etc.... Citar: " Não podemos ter o défice que temos, nem a divida pública que temos. Então se não queremos austeridade como é que lá chegamos?" Gerindo melhor o que temos, não gastando mal gasto... sendo proactivo em vez de reactivo... Parece que você e' de uma área diferente da minha e como provavelmente estudou muito mais estes assuntos que eu, logo faço-lhe as seguintes perguntas: 1) conhece alguma economia que cresça dentro de austeridade? Ou conhece algum estudo ou alguma literatura que aponte para isso? E se conhece algum estudo/literatura, que pressupostos são assumidos? 2) Conhece algum pais (população) com bons índices de felicidade que vivam em regime de austeridade? Esses países que estão no topo do índice de felicidade vivem como, são proactivos ou reactivos? (Comparar esses paises com Portugal e' como comparar "o que se deve fazer" com "o que não se deve fazer") 3) O que se pretende com austeridade? E o que realmente se obtém com austeridade? ( muito importante estas duas perguntas... ja' alguém perguntou ao Pedro P. Coelho? duvido muito que o governo actual saiba responder... nem os teóricos muito publicados nos melhores jornais da especialidade sabem responder, hoje dizem alhos, amanha dizem bugalhos) Por ultimo, diz você: Citar: "O importante é saber se a austeridade está a ser bem executada (para mim não) e se não seria de abrandar em alguns sectores de modo a deixar a economia respirar e crescer (para mim sim), bem como uma política sustentada de futuro concertada ente os 3 marretas (PSD+PS+CDS) e não apenas a pensar nas próximas eleições." La' esta, estamos a discutir reactividade, mas na realidade e' isso que nos resta... Como tal, sim concordamos que a aplicação destes tipos de medidas so' matam o doente em vez de o curarem... Agora para descomprimir  ... aquela coisa da politica sustentada de futuro concertada entre os 3 marretas e' que não lembra ao diabo, nem nos seus melhores sonhos se passara' algo assim... esta' quase ao nível da aberração do "governo de salvação nacional" e que ate' a alarvidade/palhaço do Cavaco ja' teceu umas parolas palavras... na pratica isso e' uma utopia... mas ja' agora, porque não falar na utopia de um governo representado por todos os partidos representados na assembleia? Ja' viu, qualquer coisa assim [PSD + PS + CDS + PCP + BE + PEV]. Pelo menos ninguém poderia dizer que a culpa era do outro... Cumprimentos 
|
03 Jan 2014 |
|
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
 Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Em 2013, o mercado automóvel português, apresentou um aumento de 11,1% em relação a 2012, tendo sido vendidos 105.898 automóveis. Não menos relevante, e não está escrito na notícia, o crédito bancário concedido para adquirir automóvel voltou a baixar. Deve haver uma boa explicação para os factos ... Vendas da BMW em Portugal cresceram 20% no ano passado http://economico.sapo.pt/noticias/vendas-da-bmw-em-portugal-cresceram-20-no-ano-passado_184519.html
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
saiu o novo serie 3  que tem canibalizado muita da clientela Audi e Mercedes pois é muito melhor A Mercedes tambem vendeu mais 26% No ano passado venderam-se 120 mil carros  ... ainda à poucos anos o numero habitual era para lá das 200 mil unidades Dentro de uns dias vais ver a quantidade de despedimentos que vai acontecer na Ford 
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
Caro Zé pombo,
Acho o seu discurso demasiado para as massas e com pouco conteúdo. Dizer que deveríamos ter melhores políticos e honestos e que se deveria dinamizar a economia e gerir melhor os dinheiros públicos ou ainda que deveríamos cortar nos gastos supérfluos, é tudo demasiado obvio e vago. É claro que tem razão mas isso é o objectivo, o que falta saber é como chegar lá.
Eu nunca disse que o problema está nos funcionários públicos, mas sim em quem os gere e no facto de que em muitos organismos/delegações/câmaras/institutos etc há gente a mais, que depois falta noutros locais.
O que acho e isso admito, é que durante muitos anos se deu demasiadas regalias e benefícios aos FP's e agora é complicado tirar (aqui compreendo a magoa e sentimento de injustiça dos FP's, pois criou-se o hábito e depois cortou-se). Considero que havia uma discrepância muito grande em relação aos privados, em termos de direitos, segurança e regalias, algo que diminuiu nos últimos anos. Se me perguntar se não acho que não era melhor dar os benefícios e as regalias aos privados em vez de tirar à FP. Claro que sim, mas sei que não é possível.
Se conheço economias que cresceram em austeridade? Não, mas conheço muitas economias que cresceram pós austeridade/ajustamento. Mas o que conheço mais são as economias que se esqueceram da austeridade/controlo/rigor e cresceram desmesuradamente sob um manto de mentiras e areia para os olhos do povo (Pão e circo.) Destas economias destaco a portuguesa. O crescimento dos últimos anos só podia dar nisto.
Índices de felicidade? Talvez fosse melhor criarmos um ministério para a felicidade da população. Lembro-me assim de repente que o digníssimo líder da Venezuela, o enorme estadista Maduro teve esta brilhante ideia.
O que se pretende com austeridade? Sou da opinião que o ideal seria chegar a um ajustamento perfeito entre os gastos e as receitas de uma determinada economia. Mas esta receita de austeridade para mim, neste momento, é incorrecta.
O problema é que se criou um celeuma muito grande à volta da palavra austeridade. Se lhe chamassem consolidação orçamental ou controlo de gastos ou ainda contenção de despesas soava melhor? É que mesmo em qualquer empresa, grande ou pequena, a contenção de despesas impera sempre, quer em tempo de lucros quer em tempo de prejuizos. O problema é que os nossos governantes, principalmente de alas mais populistas e esquerdistas, como o PS, esquecessem-se disso e já vão na 3ª chamada do FMI.
O engraçado é que se as eleições fossem hoje o PS ganhava com boa folga. Este povo tem memória curta.
É possível haver um governo PS+PSD (até já houve), se o CDS entra acaba por ser meio irrelevante, mas para não se sentir isolado entrava também. Em relação à CDU e BE, só por graçola se considera essa opção. A CDU faz o seu papel e desempenha-o bem, mas não serve para governar um país.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
04 Jan 2014 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, demasiado para massas? muito vago? pouco conteúdo? Referi duas ou três ideias objectivamente que alterariam o panorama de alguns problemas estruturais em Portugal, quer no ensino, quer na saúde... quer o que? que faça um desenho e envie ao Passos Coelho? Quer algo mais obvio do que alterar o modo de se "fazer" saúde em Portugal com a aposta clara nos cuidados primários? Quer que eu faça de ministro da saúde? Quer coisa mais obvia do que a alteração do paradigma de ensino em Portugal, fazendo com que este realmente sirva os interesses de todos? Acha que precisamos de milhares de licenciados que não têm correspondência no mundo do trabalho e que ou emigram ou nunca chegam a trabalhar na sua área ou estão desempregados? Quer um desenho de como gerir o numero de cursos superiores em Portugal e o numero de vagas? E não e' obvio que o tecido empresarial Português não precisa de mão de obra muito qualificada, sendo muito mais proveitoso a formação de técnicos? Quer que faça de ministro da educação? Citar: " É claro que tem razão mas isso é o objectivo, o que falta saber é como chegar lá." Você entende por chegar la' como um conjunto de cortes/impostos ou como o governo diz, recalibrações... eu entendo o como chegar la' na restruturação do que existe, no pensar não nos milhões que arrecadamos agora do lado da receita, mas no que poderemos poupar a longo prazo do lado da despesa. Citar: "Se conheço economias que cresceram em austeridade? Não, mas conheço muitas economias que cresceram pós austeridade/ajustamento." Eu também, alias uma economia ate' quer sair da união europeia por achar que estar na união não lhe trás grandes vantagens. Neste momento essa economia e' das mais fortes da união europeia, mas ja' ouve tempos em que sofreram de austeridade pesada... o que os diferencia de Portugal? Tudo, pensam diferente, agem diferente, trabalham para o objectivo e não são apenas reactivos (e os politicos la' não são como aqui e a população cobra muito mais). Ja' esta' a ver de quem falo? nao? UK diz-lhe algo?... Citar: " O que se pretende com austeridade? Sou da opinião que o ideal seria chegar a um ajustamento perfeito entre os gastos e as receitas de uma determinada economia." Desculpe mas considero a sua resposta errada. E porque? Citar: " O problema é que se criou um celeuma muito grande à volta da palavra austeridade. Se lhe chamassem consolidação orçamental ou controlo de gastos ou ainda contenção de despesas soava melhor? É que mesmo em qualquer empresa, grande ou pequena, a contenção de despesas impera sempre, quer em tempo de lucros quer em tempo de prejuizos." Porque voce esta' a confundir dois conceitos diferentes. Controlo de gastos faz parte de uma politica de racionalidade de recursos, coisa que eu defendo, atendendo ao que se tem e fazendo projecções sobre o futuro. Outra coisa e' austeridade como ela e' pensada pelos economistas que pra ai publicam tretas mais os génios da troika, em que se pensa não na gestão dos recursos para servir a sociedade mas na sociedade a pagar com impostos ridículos para justificar a falta gritante de gestão da coisa publica. Faltou responder a' pergunta: o que realmente se obtém com austeridade? (esta que se ve) Se bem me lembro, esta receita ja' foi aplicada a vários países e nenhum ficou melhor... seremos nos os primeiros? Citar: "Índices de felicidade? Talvez fosse melhor criarmos um ministério para a felicidade da população. Lembro-me assim de repente que o digníssimo líder da Venezuela, o enorme estadista Maduro teve esta brilhante ideia." Você troçou da ideia dos índices de felicidade, mas não o levo a mal, quando so' se pensa nos números normalmente esquecemo-nos que falamos de pessoas, de vidas... e de que vale uma vida sem felicidade?! Você pelos vistos não conhece, mas deixo aqui os seguintes links http://www.cgu.edu/pages/4571.asp <-- este e' mais na area da psicologia estes seguintes são sobre um investigador portugues, mas ha' mais pelo mundo http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=51031http://economiadestaque.blogspot.pt/2012/04/economia-da-felicidade.htmlhttp://www.uminho.pt/Newsletters/HTMLExt/45/website/conteudo_971.htmlSe procurar, encontra vários estudos que relacionam índices de felicidade com índices de corrupção, com índices de desenvolvimento e com economias prosperas... Se não pretender perder tempo com isso, mesmo assim aconselho-o a não ter vergonha de procurar dados que tenham a ver com índices de felicidade e assim que encontrar umas tabelas com os países com maior índice, matute sobre que países são, como vivem, se têm esta austeridade, como são os índices de corrupção, como e' por la' a saúde e educação, como e' a classe politica, etc... depois passe por aqui de novo e tenha a gentileza de trocar umas ideias comigo. Cumprimentos 
|
04 Jan 2014 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, faltou-me comentar a sua ultima frase Citar: " Em relação à CDU e BE, só por graçola se considera essa opção. A CDU faz o seu papel e desempenha-o bem, mas não serve para governar um país." E o CDS ja' se considera opção?  vai aqui uma cantiga... o CDS e' irrelevante? Para mim não se chama irrelevante, mas mais gritante, tão gritante quanto e' para si a CDU ou o BE serem opção. Cumprimentos
|
04 Jan 2014 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro matic, como não quero que lhe falte felicidade, nem a si nem a nenhum confrade, deixo aqui o link directo para o pdf do world happiness report de 2013: http://unsdsn.org/files/2013/09/WorldHappinessReport2013_online.pdfSe quiser ir logo directo a algum gráfico que o elucide, veja a pagina 22. Depois e' explorar o relatório... boas leituras Cumprimentos
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
Caro Zé pombo, Não preciso de desenhos, como já o demonstrei várias vezes, mas agradeço a disponibilidade para os fazer  . Em relação aos sites sobre a felicidade, agradeço os links e quando tiver tempo irei vê-los, mas como disse eu sou um homem de números (e de factos concretos). Mas não sei se reparou estamos a ser governados pelos números (troika), pelo que apenas conseguiremos fazer políticas concretas e focalizadas quando os números estiverem equilibrados (e a troika se for embora). Todo este seu texto foi para dizer o mesmo que já tinha dito, ou seja, o óbvio. Disse que os estudantes vão para cursos que não fazem falta, que se corta nos centros de saúde e que aqui era onde se deveria apostar, pode acrescentar que é injusto retirar aos reformados que não se podem defender. Tudo isto é óbvio e vago. Eu sei bem o que significa austeridade (mas agradeço a explicação) e continuo a dizer que deveriam ter-lhe chamado outra coisa, doía menos. Se há coisa em que unanimemente criticamos este governo é a política de comunicação desastrosa. Se ler um pouco atrás eu já tinha dito que achava a receita errada (duvido que nos fosse permitido fazer diferente), mas entre muitas coisas que precisavam e continuam a precisar ser feitas do lado da despesa pública, algumas poderiam ser feitas de forma diferente. A UK também tem vários problemas, mas não estão no euro, acha que deveríamos sair do euro? Claro que não. Apenas um aparte: O que acho tremendamente engraçado é toda a gente criticar os cortes na despesa e criticar os impostos elevados Por fim e para não ferir susceptibilidades mais esquerdistas vou apenas elogiar o trabalho feito pela CDU na luta pelos seus ideais e convicções, mas não são um partido de governação. O BE mais ou menos a mesma coisa, mas com convicções diferentes (quando as há). Em relação ao CDS, é claro que são um partido com bases de governação, mas com menos apoio popular que o PSD e PS, pelo que no "governo de salvação nacional" não são essenciais, mas entrariam com certeza. Atenção que não afirmei aqui qualquer apoio partidário, limitei-me a indicar o óbvio.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Safado
|
Comparações Portugal - Uk  só se for mesmo para ver as diferenças... aquilo lá é uma mega-metropole, mantem-se o centro (economico) do antigo império Britanico, nós cá somos um país periferico. Está lá a maior parte do centros tecnológicos que tem serviços e industria que exporta para todo o mundo, nós cá temo o ti-manel que tem o 9 ano e abriu um café No meio de tanta discussão, peso que ha 2 realidades indiscutíveis: Quando não ha dinheiro, nao ha palhaços Quando muito por conivência somos todos culpados do estado miserável a que chegou este país... assistimos de bancada ao desbaratamento dos fundos comunitários que nos foram confiados para melhorar-mos a nossa economia, votamos em líricos e mentirosos compulsivos que nos venderam ilusões utópicas enquanto que por trás do pano foram usando o poder para os seus interesses pessoais e partidários... aplaudimos a distribuição de fundos que deveriam ser usados para pagar reformas em inuteis da sociedade, prevertindo aquela que é a lei Darwiniana mais básica da natureza... Ainda ha poucos anos atras o burgo estava cheio de emigras porque os Portugas estavam todos em casa no sofa a receber o rendimento ou o subsidio... até as GPs tinham de vir do Brasil Agora fode-mos-nos... não temos ouro nem petróleo e os nossos credores não aceitam aquela lenga-lenga o chico-esperto Tuga caloteiro do "que quando tiver dinheiro pago" ou do Tuga que quando nao tem dinheiro devolve a casa ao banco. Eles não só querem receber como a nossa divida, como a vao receber... para eles isto é um negocio onde tiram mais valias que os ajudam com as suas próprias finanças... Vamos pagar e vai ser até ao ultimo cêntimo, independentemente se para isso a troika tiver que ir tirar chupa-chupas da mãos de criancinhas indefesas... A unica coisa que me fode é que esta crise poderia ter sido usada para refundar o estado, encolhe-lo, promover muitas coisas, mas o que aconteceu é que se destruiu a economia e continua tudo na mesma (2ª verdade) aumentou-se os impostos brutalmetne e tudo vai continuar na mesma pois toda a gente acha que ganhar 10 e gastar 20 é que esta bem, desde que os seus interesses não sejam prejudicados
|
04 Jan 2014 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
Caro Matic Matic Escreveu: ... Se conheço economias que cresceram em austeridade? Não, mas conheço muitas economias que cresceram pós austeridade/ajustamento ... O que se pretende com austeridade? Sou da opinião que o ideal seria chegar a um ajustamento perfeito entre os gastos e as receitas de uma determinada economia. Mas esta receita de austeridade para mim, neste momento, é incorrecta ... P: o que se pretende com a austeridade ? R: voltar ao equilíbrio ... P: e no caso português ? R: primeiro ao equilíbrio conjuntural e depois ao estrutural ... P: e não é possível fazer em simultâneo ? R: em parte sim, e está no acordo da troika (reforma do Estado, energia, PPP, banca, etc) ... P: e afinal o que estava desequilibrado ? R: todos os agregados, o Estado, as empresas e as famílias ... P: a austeridade era inevitável ? R: sim, a economia portuguesa já não tinha margem para medidas anti-cíclicas ... P: a austeridade veio para ficar ? R: para as empresas até 2015, para as famílias até 2017/18 e para o Estado até o rácio voltar aos 90% ... P: e será possível crescer com austeridade ? R: sim, no nosso caso a partir da procura externa ... Matic Escreveu: ... O problema é que os nossos governantes, principalmente de alas mais populistas e esquerdistas, como o PS, esquecessem-se disso e já vão na 3ª chamada do FMI. O engraçado é que se as eleições fossem hoje o PS ganhava com boa folga. Este povo tem memória curta. É possível haver um governo PS+PSD (até já houve), se o CDS entra acaba por ser meio irrelevante, mas para não se sentir isolado entrava também ... 2ª intervenção do FMI (1983-85) / governo da AD (1980-1983) 1ª intervenção do FMI (1977-78) / governos presidenciais -------------------- coligações governamentais ? um partido maioritário só fará coligação (ou acordo) se precisar ... o PSD fez com o CDS com o objectivo de governar o PSD prescindiu de fazer uma revisão constitucional porque entendeu que não seria necessária para governar hoje, olhando para trás, avaliou mal ... devia ter prescindido da proposta maximalista de Paulo Teixeira Pinto devia ter aproveitado a necessidade de Seguro se libertar de Sócrates em 2015, vai ser necessário um acordo ... pelo menos para a revisão constitucional ... a lógica do Bloco Central vejam o exemplo recente da Alemanha, por razões completamente diferentes das nossas, mas não menos atendíveis ... em 2015, no nosso caso concreto, não descartava tão cedo essa possibilidade, para além de todas as individualidades ... o problema será sempre deixar de fora as extremidades do espectro político, a capitalizar o descontentamento popular ... quem é político não pensa e não decide como vocês escrevem ... Matic Escreveu: ... Índices de felicidade? Talvez fosse melhor criarmos um ministério para a felicidade da população. Lembro-me assim de repente que o digníssimo líder da Venezuela, o enorme estadista Maduro teve esta brilhante ideia ... índices de felicidade ? os índices já não são fáceis de construir e manter a sua fiabilidade, agora de felicidade a tarefa será no mínimo utópica presumo que se pretenda medir o grau de satisfação, desenvolvimento e harmonia existente em determinada sociedade lendo a página 22 do tal índice referido http://unsdsn.org/files/2013/09/WorldHappinessReport2013_online.pdf reparo que Portugal está 85º, estranhei o modesto lugar, e resolvi averiguar quem está à nossa frente: 84 - Honduras 83 - Kosovo 82 - Nigéria 81 - Paquistão 80 - Montenegro ..... 78 - Líbia ..... 70 - Grécia ..... 62 - Albânia 61 - Angola quando aqui cheguei, caíram-me os tomates no chão ](./images/smilies/eusa_wall.gif) para quem conhece alguns destes países, poderá atestar da fiabilidade deste índice ... como diria o Vasco Santana "chapéus há muitos" 
|
04 Jan 2014 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
São João da Madeira
antes de mais, que me perdoem os confrades que trabalham ou residem neste concelho ...
com 8 km 2, é o concelho mais pequeno do país com 22 mil habitantes, tem a mais alta densidade
só passei uma vez por lá, e já foi nos anos 90 conheço mal a realidade local, mas ...
a propósito de um concurso juvenil de Natal sobre a decoração de rotundas do concelho li num jornal que têm 120 rotundas ...
em 8 km2 têm 120 rotundas ?
estranha forma de aplicar parte dos dinheiros públicos ...
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Safado
|
Tudo o que é Lidl, Pingo Doce, Minipreco, Continente, Jumbo, Aldi e Intermarche tem de ter a sua rotunda à frente da entrada para o estabelecimento Mas, pensa antes assim: são 120 locais de oportunidade de negocio para a PSP ou GNR 
|
04 Jan 2014 |
|
 |
Radar
Registado: 15 Nov 2006 Mensagens: 11757
|
É um bom destino pra dar umas quantas voltas por lá...
_________________ ...ايام ليأخذ كل شيء
|
04 Jan 2014 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, Citar: "Em relação aos sites sobre a felicidade, agradeço os links e quando tiver tempo irei vê-los, mas como disse eu sou um homem de números (e de factos concretos). Mas não sei se reparou estamos a ser governados pelos números (troika), pelo que apenas conseguiremos fazer políticas concretas e focalizadas quando os números estiverem equilibrados (e a troika se for embora)." Sabe bem que economia não e' uma ciência exacta, não e' matemática, e coisas (pilares da economia) como "confiança", "estabilidade", "credibilidade" que andam de mãos dadas com "felicidade" não são matematizáveis por assim dizer... sabe bastante bem que a economia e' feita pelas pessoas, e que quando as pessoas não andam bem, a economia tb não (um pais não se faz de números, não produz números). Também ja' escrevi aqui (e parece que estamos de acordo) que vivemos na ditadura dos números, e isto não e' governar, e' fazer a vida das pessoas um inferno. Quanto a politicas concretas e focalizadas, tenho a certeza que (quando a troika sair) se vai governar para os números, e mais uma vez não se vai perceber que o que importa são as pessoas, e que politicas viradas para o bem estar das pessoas têm como consequência melhores números. Falo portanto de uma forma de pensar diferente, coisa que não vejo nem no PS nem no PSD. Citar: "A UK também tem vários problemas, mas não estão no euro, acha que deveríamos sair do euro? Claro que não." Respondendo a' sua pergunta, não. (quanto a UK ter vários problemas, todos os países têm, e quem nos dera a nos estarmos ligeiramente parecidos com UK) Mas não queria deixar passar sem lhe endereçar algumas duvidas em forma de justificação da minha opinião sobre o euro e união europeia. Acha que os moldes como entramos no euro foram bons? Claro que não. Acha que os moldes como estamos (nos e todos os outros, fora Alemanha e França) no euro/união europeia e' benéfico? Não. Acha, por exemplo, que ficarmos sem o instrumento moeda e não ter como contrapartida a emissão de divida única europeia (se lhe quiser chamar EuroBonds) faz sentido e e' benéfico? Obviamente que não. (e como os Ingleses não andam a dormir, para alem de não entrarem no euro, agora ate' ponderam sair da união europeia, na realidade e' uma questão de referendo, que acho que vai acontecer) Citar: "Apenas um aparte: O que acho tremendamente engraçado é toda a gente criticar os cortes na despesa e criticar os impostos elevados " Bom voltamos as contas da mercearia (este governo e' composto por uma cambada de merceeiros), pois e' obvio que ou cortamos despesa ou aumentamos receita. So' para baralhar o raciocínio e falando de impostos, parece que o irc vai baixar mas sem contrapartidas, ou seja baixa para que? (ja' sei o que diz a teoria) na pratica, e' um custo para outros pagarem pois e' menos receita a entrar (isto da mercearia e' mesmo chato). E enquanto o irc baixa, o que dizer do aumento para o dobro da ADSE? ja' sei, tem outro nome, não se chama imposto... (e' isto que adoro na economia, inventamos nomes diferentes para parecerem coisas diferentes), e o CES (tb ja' sei que não e' imposto, tem nome mais bonito), esses sim são realmente dinamizadores da "confiança" e da "felicidade" e por conseguinte trara' muitos benefícios para a economia... Cumprimentos
|
04 Jan 2014 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro safado, Citar: " Comparações Portugal - Uk só se for mesmo para ver as diferenças... aquilo lá é uma mega-metropole, mantem-se o centro (economico) do antigo império Britanico, nós cá somos um país periferico.
Está lá a maior parte do centros tecnológicos que tem serviços e industria que exporta para todo o mundo, nós cá temo o ti-manel que tem o 9 ano e abriu um café " Claro que não tem comparação possível, so' o referi para dizer que tb ja' por la' passou (não faz assim tanto tempo, ok uns anitos) uma austeridade (tinha o nome de Margaret Thatcher) e parece que os tipos (UK) vivem hoje um bocadinho melhor que nos De resto tem razão, no geral estão décadas a' nossa frente (e a prespectiva e' de maior distanciamento)... Cumprimentos
|
04 Jan 2014 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|