Já andaste a 190 km / h ?
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Safado
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 Já andaste a 190 km / h ?
Sarah Sweet Escreveu: ve la se convidaste?  estas sempre convidada, tenha o avião asas ou não Solid_Snake Escreveu: Os Boeings mais habituais andam pelos 800/900 Km's/h, deve ser algo um pouco mais avançado.  Foi num Boeing 777-200
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27 Jan 2014 |
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prov1
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Tanto os jactos privados como os comerciais voam quase todos a uma velocidade entre os 900 e 1000 Kms hora em relação ao ar e na altitude de cruzeiro entre os 10 e 12 kms . Em relação ao chão a velocidade varia em função dos ventos, temperatura do ar, humidade, etc. Nunca podem ultrapassar a velocidade do som (1245 kms/h) pois não foram construídos para isso. As aterragens são feitas entre os 250 e 300 Kms/h tal como as descolagens perto da velocidade de perda ( velocidade em que o avião já não voa).
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27 Jan 2014 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
prov1 Escreveu: Tanto os jactos privados como os comerciais voam quase todos a uma velocidade entre os 900 e 1000 Kms hora em relação ao ar e na altitude de cruzeiro entre os 10 e 12 kms . Então se apanhar o tow de um vento de 100 kmh, se for a 1000 em relação ao vento, vai a 1100 em relação à terra, foi isso que aconteceu aqui, certo? Este jet stream é o motivo pelo qual as viagens no sentido de rotação do planeta no hemisfério norte são geralmente mais rápidas do que as ao contrario, nao é??
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27 Jan 2014 |
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prov1
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
È mais ou menos isso. A temperatura também influência a velocidade ar pois nessas altitudes elas rondam os 30 a 40 negativos. As deslocações das massas de ar formam corredores onde se pode voar a favor ou contra o vento rentabilizando a viagem. Quanto mais alto se voar melhor - mais rápido e com menos combustível. Normalmente os jactos privados voam mais alto aonde andam mais depressa e com menos trafego. A maioria dos voos comercias voam entre os níveis 330 e 390 ( 33.000 pés e 39.000 pés ) voando nos níveis pares para um lado e impares para o outro para o pessoal não se encontrar.
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27 Jan 2014 |
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MTangas
Registado: 20 Mai 2010 Mensagens: 1040
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
prov1 Escreveu: Tanto os jactos privados como os comerciais voam quase todos a uma velocidade entre os 900 e 1000 Kms hora em relação ao ar e na altitude de cruzeiro entre os 10 e 12 kms . Em relação ao chão a velocidade varia em função dos ventos, temperatura do ar, humidade, etc. Nunca podem ultrapassar a velocidade do som (1245 kms/h) pois não foram construídos para isso. As aterragens são feitas entre os 250 e 300 Kms/h tal como as descolagens perto da velocidade de perda ( velocidade em que o avião já não voa). Só uma pequena correção, a velocidade do som também se mede em relação ao meio de propagação das ondas, ou seja velocidade no ar. pelo que um avião comercial pode ir a mais de 1245km/h em relação ao solo sem exceder a velocidade do som.
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30 Jan 2014 |
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Paco Nassa
Registado: 30 Jan 2014 Mensagens: 64 Localização: Alguidares de Baixo
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Correcto, GS ou Ground Speed, não é directamente proporcional com a TAS True air speed, ou seja, velocidade indicada. Mais, a essa altitude (altitude de cruzeiro), a velocidade considerada é sempre em mach! (A GS é simplesmente a q for, quanto mais melhor, claro). Prov, essa é a regra geral da separação, verdade. E depois... RVSM 
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31 Jan 2014 |
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ineed2find
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Velocidade máxima aqui do menino. sem ser de avião claro, 309km hr de mota e registado em fotos com carimbo de autenticidade, testemunhas e tudo. Após ida a tribunal + 6 meses sem carta + €500 de multa de repente (e estranhamente) deixei-me disso... agora de carro não passo dos 140kmh e de mota o mesmo (quando não me distraio lolol)
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01 Fev 2014 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Uma pergunta por mera curiosidade acadêmica... como é que uma aeronave mede a TAS? Suponho que a GS seja por GPS. Medição através de um sistema tipo tubo de pitot??? 
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01 Fev 2014 |
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prov1
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Exatamente, os aviões pequenos têm um tubo Pitot ( ou Venturi) que corrigida a pressão atmosférica e a temperatura dão a Velocidade Ar Verdadeira - TAS. Os aviões comerciais podem ter até 6 caso do Airbus A330 que caiu entre o Rio e Paris mas que aparentemente deram informações erradas para o cockpit. A velocidade terra é calculada através de vários instrumentos . calculadoras, réguas Jeppesen e até aqueles relógios tipo Breitling - embora hoje em dia toda a gente o faça por GPS.
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01 Fev 2014 |
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Paco Nassa
Registado: 30 Jan 2014 Mensagens: 64 Localização: Alguidares de Baixo
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Safado Escreveu: Uma pergunta por mera curiosidade acadêmica... como é que uma aeronave mede a TAS? Suponho que a GS seja por GPS. Medição através de um sistema tipo tubo de pitot???  Respondendo ao q perguntas, e complementando o q o prov já respondeu... Academicamente como perguntas, a GS é a TAS corrigida do vento. (De uma forma simples e para facilitar, se tiveres uma velocidade TAS de 100kts e 10 Kts de vento de cauda, tens 110KTS de GS, o contrário tb é válido, 10kts de vento de frente e terias uma GS de 90Kts). Isto é teóricamente para um vento completamente enfiado com o teu rumo. Com ventos laterais já não é assim linear. Na aviação comercial, as aeronaves já têm disponiveis sistemas muito mais avançados claro (q fazem todos estes calculos e correções automaticamente, no entanto qq piloto sabe (ou deverá saber), fazer uma navegação onde regressa aos básicos e tudo é feito à mão. Na aviação ligeira, ainda nem todos têm GPS e este tipo de contas são relativamente simples de fazer. 
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01 Fev 2014 |
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jpescador
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
250 na porcheta nao foi jonhy? 
_________________ se ao nascer eu soubesse, que te ia encontrar, tinha nascido a sorrir e não a chorar!!!
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03 Fev 2014 |
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Sarah Sweet
Registado: 20 Mar 2009 Mensagens: 8443 Localização: Somewhere inside the mirror...
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Safado Escreveu: Sarah Sweet Escreveu: ve la se convidaste?  estas sempre convidada, tenha o avião asas ou não  0 ainda tou à espera do convite..  sua enguia 
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03 Fev 2014 |
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peidalhaco
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Essa historia dos voos "quanto mais alto melhor" não é bem assim.. um avião tem de voar a uma grande altitude por forma a que o "ró" seja mais baixo(apresentando menor rugosidade) mas por outro não pode ser elevado demais, ( um motor tem menos potência quando voa a grandes altitudes), até o motor dos carros tem menor potência quando circula na serra da estrela.. Para além de que percorre uma distancia maior quando circula a uma maior distancia do centro da terra.. È preciso encontrar um ponto de equilibrio entre todas as condições, senão daqui a pouco pilotava-se na estratosfera..
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04 Fev 2014 |
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Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
Nao percebo nada disto, pois apenas na próxima encarnação é que vou ser piloto de aviões  ... (tenho é que morrer depressa, antes que se acabe o petróleo  ), mas a comparação com veículos não é a melhor pois nem o tipo de motores nem o combustível tem nada tem a ver. Pelo que sei, quanto maior a altitude mais o ar está rarefeito, diminuindo a sua resistência ao avanço... mas, conforme o confrade descreve por haver menos oxigénio há maiores percas de potencia. Calculo que existam outros problemas tais como a temperatura que adicionem complicações no desenho dos aviões... Em termos de raio, penso que a distancia percorrida seja insignificante uma vez que o raio da terra são cerca de 6000 Kms... voar a 10 ou 20 Kms acima do nível do mar é uma diferença fraccional. Sarah Sweet Escreveu: Safado Escreveu: Sarah Sweet Escreveu: ve la se convidaste?  ainda tou à espera do convite..  sua enguia  Enguia???  Já tenho o M a jeito... um dia destes 
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04 Fev 2014 |
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MTangas
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 Re: Já andaste a 190 km / h ?
no equador ou no sentido norte sul (num circulo maximo da terra) em cada 1000 kms ir 10km mais altos são mais 1,5 kms... mais coisa menos coisa ;) esquece o raio da terra, mais 10km são 10km*2*pi = aprox 60km a somar aos 40 000 ..
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04 Fev 2014 |
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