Data/Hora: 10 Nov 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8026 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 146, 147, 148, 149, 150, 151, 152 ... 536  Próximo
 O Covil do Dragão 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem O Covil do Dragão
8)

Não esquecer que esta questão de se marcar a falta no local onde ela termina só se aplica ao "agarrar".

Isto não se verifica com uma pancada, por exemplo. Nem com uma sucessão de pancadas.

Imaginemos que um defesa dá 3 pancadas num jogador enquanto ele se dirige para baliza, e que a 1ª pancada é fora da área e as duas pancadas seguintes são já dentro da área.
Se a 1ª pancada é punível com falta, marca-se fora da área. Não interessam as 2 pancadas seguintes, para definir o local da falta.
Se o árbitro acha que a 1ª pancada não é punível com falta, mas a 2ª ou a 3ª pancada já são, então a falta passa a ser penalty, pois qualquer uma destas pancadas foram já dentro da área.

Só o acto de agarrar é que é contínuo. Começa num local e termina noutro.
Todas as outras formas de falta não são actos contínuos. Quando muito são uma sucessão muito rápida de diversos actos isolados.

Por isso é que "Se um defensor começa a agarrar um atacante fora da área de grande penalidade e prossegue a sua ação para o interior da área, o árbitro deve conceder um pontapé de grande penalidade. "

O que tem uma certa lógica...
Imaginemos que um jogador vai em direcção à baliza, com a bola perfeitamente controlada, sem oposição pela frente para além da do guarda-redes, e tem um adversário a agarrar-lhe a camisola por detrás.
Ainda estão fora da grande área, e aproximam-se desta. Mas o portador da bola, ainda consegue progredir, apesar de estar a ser agarrado.
O jogador que está a agarrar pode ainda largar o jogador, e se o acto de agarrar não tiver interferido no que se passará a seguir (aproximação do guarda-redes, normalmente), o portador da bola ainda pode marcar golo.
Se não largar e continuar a agarra dentro da área, esse jogador sabe que estará a arriscar muito um penalty, que provavelmente dará golo.
Portanto as duas situações são mais ou menos equivalentes.

Com a lei antiga, o jogador que está a agarrar, continuaria a agarrar até dentro da área, até impossibilitar o portador da bola de progredir e/ou rematar de forma normal. E depois a falta era marcada sempre fora da área, o que é uma situação com muito menos probabilidade de golo que qualquer uma das 2 situações anteriores, logo não é equivalente.

É que o agarrar pode ter diversas formas e fases.
Eu posso agarrar e o jogador continuar a progredir com bom controlo de bola.
Ou posso agarrar de tal forma que impossibilito o jogador até de se mexer.
Isto é, eu posso começar a agarrar só um fiozinho da camisola do jogador e acabar agarrado à cintura do jogador.
O jogador só cai quando eu acabo por conseguir agarrá-lo pela cintura, mas o acto de agarrar começou bem antes.

Assim, com a lei antiga, eu poderia estar a agarrar da 1ª forma fora da área, o que não impossibiltaria (de forma tão grave) o jogador de marcar golo, e na continuação do acto de agarrar, acabar por chegar a uma forma de agarrar que impossibilita o adversário de progredir já dentro da área (e isto sim é grave).
Mas com a lei antiga, apesar do facto grave ter ocorrido dentro da área, a falta seria marcada fora da área, onde o acto ainda não era tão grave. E isto era.... injusto.

8)

28 Jan 2014

Diamante

Registado: 29 Mai 2007
Mensagem Re: O Covil do Dragão
kwacha Escreveu:
Confrade Marc

Interpretação da Lei 12, página 119 (orientação FIFA)

Se um defensor começa a agarrar um atacante fora da área de grande penalidade e prossegue a sua ação para o interior da área, o árbitro deve conceder um pontapé de grande penalidade.
http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/Institucional/EstReg/LeisdeJogo/Leis%20do%20Jogo%202013_2014.pdf...

:-$

É na página 118.

28 Jan 2014
Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Há alturas em que chego a estar solidário com os meus amigos Dragões. Ter uma aventesma destas a treinar a nossa equipa não deve ser fácil de digerir:

Paulo Fonseca não sabe mentir yeahhhh.

29 Jan 2014
Platina

Registado: 11 Nov 2012
Ainda não domina bem a arte de comunicar. Mas ele vai lá!!!

29 Jan 2014
Diamante

Espero que tenha tempo para isso e que fique muitos anos no FCP. :lol: :lol: :lol:

29 Jan 2014
Platina

Espero que ele não nos venha a surpreender pela positiva, ganhando as provas onde ainda está. Queria-me rir se ele ganhava as Taças e a Liga. Pró ano ia treinar pro Qatar com um salário de 10 milhões/ano. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

29 Jan 2014
Diamante

Caro Dragon, Milagres é mais ali para os lados do distrito de Leiria, numa terra com uma Cervejaria com o nome "João Paulo II". :lol: :lol: :lol:

29 Jan 2014
Diamante

Dragon Escreveu:
Ainda não domina bem a arte de comunicar. Mas ele vai lá!!!

Queres que eu fale com o JJ para dar umas aulas ao miúdo?

29 Jan 2014
Platina

Ao Marc se calhar era bem apostado. O JJ a debitar-lhe uns palpites não seria mau de todo! :smt005

29 Jan 2014
Confrade

Registado: 18 Out 2008

kwacha Escreveu:
calma ...

esta Interpretação e Orientação da FIFA está em vigor desde do último mundial

até 2010, a interpretação desta questão, apontava para o local inicial da falta

:smt023

E o jogo foi em 2014.

30 Jan 2014
Diamante

Eu tenho uma excelente justificação. :smt013

Acham que eu ia estar preocupado com as leis de jogo numa altura em que para o meu clube, ser gamado ou não, era completamente indiferente?
:smt087

30 Jan 2014
Diamante

Esta podia ir para o tópico das anedotas, mas aqui também tem a sua graça:

A filha volta para casa muitos anos depois de ter ido embora.

O pai, furioso, quando a vê descarrega:

- Onde estiveste durante este tempo todo, sua desgraçada? Porque nem sequer escreveste uma carta ou um telefonema a dizer como estavas? Vagabunda!
Não sabes como a tua mãe tem sofrido por tua causa!

A rapariga, a chorar:

- Tornei-me prostituta...

- O quê? Fora daqui, sua desavergonhada, má filha, pecadora!

- Está bem, papá, como queira. Eu somente voltei para dar à mãe este casaco de pele de crocodilo e as escrituras da minha mansão; uma conta poupança de 5 milhões para o meu irmãozinho ; e para ti, paizinho, este Rolex, o BMW que está na porta e 3 meses por ano de férias vitalícias no Club Med...

- Filhinha, anda cá, disseste que te tinhas tornado o quê, mesmo?

- Prostituta.

- Ahhh, que susto! Eu tinha percebido Por-tis-ta... ! :lol: :lol: :lol:

30 Jan 2014
Platina

:lol: :lol: :lol: :lol:

Também há umas "super-dragonas" que trazem estampado nas T-Shirts: "Antes put* que benfiquista"

30 Jan 2014
Confrade

Registado: 18 Out 2008

A alegria durou pouco.
[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

06 Fev 2014
Confrade

Registado: 08 Jan 2013
Positivos
12
Neutros
2

Caros confrades dragões:

Sem querer iniciar boatos, ontem chegou-me por um amigo que costuma de facto andar informado, uma "notícia de fonte segura" de que supostamente o André Villas Boas já está marcado para vir treinar na próxima época...

Mais dados? Alguém sabe se é um facto ou apenas um desejo (de quase toda a nação portista)?

06 Fev 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8026 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 146, 147, 148, 149, 150, 151, 152 ... 536  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: