Data/Hora: 25 Jun 2025

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 56  Próximo
 Tornar o Fórum auto-suficiente 
Autor Mensagem
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Mensagem Tornar o Fórum auto-suficiente
Sobre a sugestão que adiantei, quero salientar que a minha consciência vive bem com isso e estou na disposição de abdicar de TODOS os direitos adquiridos,apesar de me custar muito a perda des funcionalidades, mas em tempo de crise, os pequenos "luxos" têm que ser pagos...

Agora, volto a repitir, não estiquem muito os preços!

Também a sugestão do Matic, me parece bem estruturada e tem o meu total apoio!

15 Abr 2014

Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Positivos
1
Neutros
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Tornar o Fórum auto-suficiente
Caros confrades,
é preciso não esquecer certos aspectos a ter em conta em relação ao mundo da internet.
Para qualquer coisa sobreviver no mundo da net tem de estar alicerçado numa das três "áreas" de negocio macro, ou vive da publicidade, ou vive da venda de produtos e prestação de serviços ou vive da recolha massiva e venda de informação. Se querem exemplos ilustrativos, peguem no google, vive de publicidade, de recolha massiva de informação e presta diversos serviços pagos. Querem outro exemplo obvio, o tromba*book, tem publicidade e tem uma recolha massiva de informação.

Agora descendo á terra, onde se insere um fórum neste muito da net? Bem conheço fóruns ligados a sites, revistas, jornais, ligados a marcas de carros/motas, etc... qual é o denominador comum? É o estarem ligados a mais algo do que apenas e so' o fórum...
Então e o nosso fórum gp-pt tem alguma forma de gerar receita "visível" por si próprio? A resposta simples e directa é um taxativo não.

Por mais voltas que se de, por mais voluntariosos sejam alguns confrades, por mais vontade de agir e cobrar fee's que alguns possam ter, a "saúde financeira" do gp-pt não sobrevive apenas de meia dúzia de banners e de uns fee's premium.
E porque afirmo isto? Porque a publicidade existente não gera uma grande receita (pelo que foi dito pela administração) que consiga fazer face as despesas, e por outro lado, cobrar aos utilizadores por funções premium não irá gerar muita receita pelo facto de que como foi referido pelo Radar, quem até escreve mais TD's são utilizadores mais recentes.
Não tenho dados estatísticos que seriam muito interessantes de ver, mas (Matic) não me quer parecer que hajam 300 utilizadores que estejam ligados ao gp-pt de tal forma que queiram pagar a versão premium.

Senão vejamos, no momento que estou a escrever esta mensagem, existem 1133 utilizadores online, 577 registados, apenas 7 invisíveis (cá está uma funcionalidade para meia dúzia), e 549 visitantes. Olhando para a lista, a esmagadora maioria está no rank de iniciado, algumas acompanhantes, alguns aprendizes e uns quantos com rank mais elevado. Mas reparem bem, mais de 90% são iniciados e visitantes... isto não faz soar os alarmes daqueles que acham que é no pagar fee's que está a salvação? Acham mesmo que os visitantes e iniciados vão querer mesmo pagar premium? Se calhar sou eu que sou muito pessimista mas não me parece...

Cumprimentos

15 Abr 2014
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
ze_pombo_ist Escreveu:
Caros confrades,
só um comentário curto... essa historia de informaticamente não dar... perguntem a algum confrade daqui que seja eng. informatico, dá para fazer tudo, pode é ser muito mais trabalhoso, mas dar dá para tudo e mais um par de botas... já imaginaram se numa empresa de tecnologia (informática) um gajo diz que não dá para fazer algo que tenha a ver com modelação de informação e politicas de acesso? Ou ficam todos de ponta com o tipo ou é logo despedido, digo eu...

Cumprimentos

Claro que tudo dá para fazer, custa é dinheiro.

Fazer a alteração que sugeri de apenas se ver os últimos 10 posts ou mais fácil a última página do tópico de TD's, seria necessário quase que reescrever as funcionalidades do fórum. Se para construir a MOD dos TD's foi o que foi, isto então ](*,)

Digo eu que não sou informático.

15 Abr 2014
Diamante

ze_pombo_ist Escreveu:
Caros confrades,
é preciso não esquecer certos aspectos a ter em conta em relação ao mundo da internet.
Para qualquer coisa sobreviver no mundo da net tem de estar alicerçado numa das três "áreas" de negocio macro, ou vive da publicidade, ou vive da venda de produtos e prestação de serviços ou vive da recolha massiva e venda de informação. Se querem exemplos ilustrativos, peguem no google, vive de publicidade, de recolha massiva de informação e presta diversos serviços pagos. Querem outro exemplo obvio, o tromba*book, tem publicidade e tem uma recolha massiva de informação.

Agora descendo á terra, onde se insere um fórum neste muito da net? Bem conheço fóruns ligados a sites, revistas, jornais, ligados a marcas de carros/motas, etc... qual é o denominador comum? É o estarem ligados a mais algo do que apenas e so' o fórum...
Então e o nosso fórum gp-pt tem alguma forma de gerar receita "visível" por si próprio? A resposta simples e directa é um taxativo não.

Por mais voltas que se de, por mais voluntariosos sejam alguns confrades, por mais vontade de agir e cobrar fee's que alguns possam ter, a "saúde financeira" do gp-pt não sobrevive apenas de meia dúzia de banners e de uns fee's premium.
E porque afirmo isto? Porque a publicidade existente não gera uma grande receita (pelo que foi dito pela administração) que consiga fazer face as despesas, e por outro lado, cobrar aos utilizadores por funções premium não irá gerar muita receita pelo facto de que como foi referido pelo Radar, quem até escreve mais TD's são utilizadores mais recentes.
Não tenho dados estatísticos que seriam muito interessantes de ver, mas (Matic) não me quer parecer que hajam 300 utilizadores que estejam ligados ao gp-pt de tal forma que queiram pagar a versão premium.

Senão vejamos, no momento que estou a escrever esta mensagem, existem 1133 utilizadores online, 577 registados, apenas 7 invisíveis (cá está uma funcionalidade para meia dúzia), e 549 visitantes. Olhando para a lista, a esmagadora maioria está no rank de iniciado, algumas acompanhantes, alguns aprendizes e uns quantos com rank mais elevado. Mas reparem bem, mais de 90% são iniciados e visitantes... isto não faz soar os alarmes daqueles que acham que é no pagar fee's que está a salvação? Acham mesmo que os visitantes e iniciados vão querer mesmo pagar premium? Se calhar sou eu que sou muito pessimista mas não me parece...

Cumprimentos

Caro ze_pombo_ist, se não fossem 300 eram 200 e se não fossem 200 eram 100, pelo menos algum dinheiro entraria.

Eu acho que deveríamos fazer os utilizadores premium, até porque o sucesso do site é uma incógnita e assim teríamos um 2º caminho, para além das doações e dos banners claro.

De todo o modo esta questão dos utilizadores premium apenas seria válida se não custasse mais do que aquilo que potencialmente traria de benefício. O que neste momento não sei responder.

15 Abr 2014
Iniciado

Registado: 20 Mar 2014
Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2

Uma sugestão.

Considerem o paysafecard como meio de pagamento. E isto porquê? Muitos confrades, e isto não tem nada que ver com a idade, podem ter as suas reservas em pagar por MB ou TB.

Por mim é indiferente, mas pode ser uma mais-valia. :smt045

15 Abr 2014
Diamante

Ao que julgo saber (nunca usei) mas esse cartão funciona como cartão de crédito recarregavel, ou seja, paga exactamente da mesma maneira que os outros. O que quero dizer é que o fórum não tem de fazer nenhuma alteração para quem quiser pagar com esse cartão, na medida em que é dada uma referência, a pessoa paga como quiser e este paysafecard é uma boa opção :smt023

De todo o modo deixo aqui novamente as opções de pagamento e/ou doações viewtopic.php?f=34&t=45291

15 Abr 2014
Bronze

Registado: 30 Abr 2013
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
4

Bom depois de ler tantas opiniões cá vai a minha e vale o que vale!
Acções a tomar pela administração:
-Sondagem da quantidade média de foristas participativos mensalmente
-Dessa média calcular um valor anual de quota de acesso ao forum (sou contra esses nomes pomposos de Gold e Premium na situação de quem paga mais tem acesso a mais opções, sou sim da opinião de um valor igual para todos, mantendo as regras activas e já estipuladas dos nossos Rank's. Conforme forem as quantidades de TD's postados mais elevado será o Rank e acessos ás diversas áreas e opções do GP-PT)
No resultado, se não for favorável, acrescentar uns Euros ao valor de média até perfazer a quantidade desejada para a sustentabilidade do Forum.
Em último caso implementar uma votação para valores de quotas anuais, nem que seja só para saber a opinião (informal e anónima) de cada um.
Informar todos os foristas dos valores em causa para haver transparência nas contas, tal como:
-Despezas com servidor, etc
-Recebimentos de publicidade

Matic, quanto á tua ideia de cada user "não pagante" só puder ler os últimos 10 posts, penso exactamente o contrário. Cada "não pagante" só deveria ver os primeiros 5/10posts do tópico, pois os últimos são sempre os mais recentes em termos de espaço e tempo dos TD's, portanto os mais actuais e recentes demonstrando sempre o que nos espera de forma "fresca" e actual.
Aproveitando a tua ideia podia-se dar um período limitado de 15 dias, por exemplo, a novos foristas com novas inscrições limitando, claro está, aos 5/10 primeiros posts do Tópico. No final dos 15 dias a licença era retirada e teria de pagar a quota anual para ter todo o Forum á disposição. Desta forma, mesmo que houvesse quinzenalmente duplicações de nicks, os mesmo nunca iriam ver além dos primeiros 5/10 posts de cada Tópico. E ainda mais, como não viam as últimas coversações da cada tópico também não poderiam participar de forma activa (postagem de TD's). Esta questão teria de ser moderada e aprovada pela administração.

Resumindo, em termos de valores penso que 5€/ano tops era o ideal e justo aos dias que correm!
Anúncios e parcerias exteriores ao forum são sempre receitas bem vindas. Um site de acompanhantes criado pelo GP-PT com por exemplo um Rank em cada menina anunciada, tendo como base os TD's do Forum. Um sorteio mensal/bimensal ou trimestral com uma GP ou descontos/acordos eram bem "jogados"

E como se sabe, quando se trata de pagar para ter acesso, muitos fogem disso. E para não haver desertação do Forum os valores e condições não devem ser muito exigentes! Tal como já foi dito por muitos, se pensar-mos nos €€€ poupados em GP's rascas e mercenárias chegamos facilmente á conclusão que esta quota é bem merecida pelo Forum. Quem acha que passa bem sem ler os relatos e opiniões das meninas sabe bem os riscos que corre!

Posto isto fico na expectativa de uma decisão justa e cordial para todos!

15 Abr 2014
Iniciado

Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2

Matic Escreveu:
Ao que julgo saber (nunca usei) mas esse cartão funciona como cartão de crédito recarregavel, ou seja, paga exactamente da mesma maneira que os outros. O que quero dizer é que o fórum não tem de fazer nenhuma alteração para quem quiser pagar com esse cartão, na medida em que é dada uma referência, a pessoa paga como quiser e este paysafecard é uma boa opção :smt023

De todo o modo deixo aqui novamente as opções de pagamento e/ou doações viewtopic.php?f=34&t=45291

Matic,

O paysafecard não é recarregável, isso são o MBNet e o Moneybookers, por exemplo, que são criados a partir de uma conta pré-existente e sujeitos a verificações. No caso do PSC, é simplesmente um talão com um PIN, que pode ser comprado em qualquer quiosque.

Não há qualquer ligação com cartões de débito ou crédito.

Basicamente está a pagar a uma entidade para que essa entidade pague a alguém, sendo que o intermediário é o quiosque.

Se por exemplo, imaginemos, decidirem que haverá uma anuidade de 7 aéreos, o confrade que assim pretenda compra um de 10, e depois poderá pagar apenas os 7, ficando o restante em saldo, mas com um limite de tempo para utilização. A taxa vocês incluem na anuidade.

Não faço ideia de quanto será, mas se for uma taxa de 0.25c para os 7, por exemplo, quem opta por este meio terá que pagar 7.25.

É muito simples e o mais discreto meio de pagamento, o que pode ser um factor importante para muitos. :smt023

15 Abr 2014
Iniciado

Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2

Boa ideia do confrade Paparoni.

Apenas acrescentava uma coisa. Uma vez que um novato apenas via os 5/10 primeiros posts, nem seria preciso depois limitar e não ter acesso a nenhum, porque uma vez que não estava ao corrente, já tinha motivo suficiente para aderir.

No caso de novos tópicos de GP's, parece-me do que tenho lido que depois do TD inicial há muitas questões nos posts seguintes, portanto também não recolheria grande informação.

8)

15 Abr 2014
Diamante

Vocês dizem que leram os posts anteriores, mas continuam a dizer as mesmas coisas.

Não se pode impedir os utilizadores de verem os últimos posts de cada tópico, senão como é que esses foristas postam TD's? Então eu coloco um TD e depois não o posso ver? ](*,)

Isto já foi repetido inúmeras vezes.

Volto a repetir. Para mexer nos tópicos de TD's a única hipótese é deixar apenas ver os últimos e quem quiser ver os anteriores tem de pagar. Sem ser assim é melhor nem mexer nos tópicos de TD's.

15 Abr 2014
Diamante

spykes Escreveu:
Matic Escreveu:

Matic,

O paysafecard não é recarregável, isso são o MBNet e o Moneybookers, por exemplo, que são criados a partir de uma conta pré-existente e sujeitos a verificações. No caso do PSC, é simplesmente um talão com um PIN, que pode ser comprado em qualquer quiosque.

Não há qualquer ligação com cartões de débito ou crédito.

Basicamente está a pagar a uma entidade para que essa entidade pague a alguém, sendo que o intermediário é o quiosque.

Se por exemplo, imaginemos, decidirem que haverá uma anuidade de 7 aéreos, o confrade que assim pretenda compra um de 10, e depois poderá pagar apenas os 7, ficando o restante em saldo, mas com um limite de tempo para utilização. A taxa vocês incluem na anuidade.

Não faço ideia de quanto será, mas se for uma taxa de 0.25c para os 7, por exemplo, quem opta por este meio terá que pagar 7.25.

É muito simples e o mais discreto meio de pagamento, o que pode ser um factor importante para muitos. :smt023

Esse cartão dá para pagar as compras igual a um cartão de crédito certo? É que foi isso que eu disse. Neste caso é irrelevante saber como se carrega ou se compra, o que eu dei importância foi à forma como se usa o cartão.

O GP-PT dá uma referência e com esse cartão dá para pagar, ou seja, o fórum não precisa de fazer nada de diferente de modo a que as pessoas usem esse cartão. Foi isso que eu disse. Neste momento já é possível fazer doações com esse cartão.

15 Abr 2014
Iniciado

Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2

Não, o cliente insere o PIN e um montante num formulário que aparece de um link que o site tem à entidade que emite esses talões.

https://www.paysafecard.com/pt-pt/produtos/paysafecard/

Deixo o link que tem um vídeo exemplificativo. Se não puder ter aqui o link, apaguem.

15 Abr 2014
Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Matic Escreveu:
Vocês dizem que leram os posts anteriores, mas continuam a dizer as mesmas coisas.

Não se pode impedir os utilizadores de verem os últimos posts de cada tópico, senão como é que esses foristas postam TD's? Então eu coloco um TD e depois não o posso ver? ](*,)

Volto a repetir. Para mexer nos tópicos de TD's a única hipótese é deixar apenas ver os últimos e quem quiser ver os anteriores tem de pagar. Sem ser assim é melhor nem mexer nos tópicos de TD's.

Sim essa é a formula certa como o Matic fala, complicada, mas a que menos difícil seria de fazer e menos recursos do servidor gastaria... todas as muitas outras que já se cogitaram também para prever as varias situações irão criar muitas regras e além de serem extremamente caras para fazer a MOD, de nada servirá ficar cobrando, pois não angariarão tanto dinheiro como o que será necessário para suportar o aumento de recursos do servidor gastos por ela complicando e aumentando os recursos gastos pelo servidor com os 8/9.000 acessos dia que temos, visto que para mim o ze_pombo_ist esta coberto de razão na afirmação que faz neste post... :smt045 :smt045 :smt045
ze_pombo_ist Escreveu:
não me quer parecer que hajam 300 utilizadores que estejam ligados ao gp-pt de tal forma que queiram pagar a versão premium.

Isto é um pouco como os banners, se criaram os banners mas logo o servidor levou um abanão dos valentes, e já tivemos inclusivamente que desligar a função contabilizadora dos click's e das views de cada banner que era informação que a maioria dos anunciantes pedia, pois senão ficava ainda mais complicado isto... então nem tudo que luz é ouro... por vezes é latão polidinho pra ficar bonitinho... :smt087 :smt087 :smt087

Essa conversa do paysafecard e outras já eu ouvi monte de vezes, já rolaram ai tópicos com dezenas e dezenas de utilizadores falando que o PayPal era difícil e complicado e que não servia mas que teríamos a solução resolvida das doações se colocássemos o NIB ou entidade e referencia, e pois, pois, ora pois pois... cá esta ela mas não se vê os fervorosos pedintes dessas soluções doarem um centavo sequer... então não me falem mais desse tipo de situações que já se enfartou delas... a actual é completamente anónima e viável, mesmo em caso de conta conjunta sempre se pode falar que foi pagar a conta no quiosque ou boteco no centro e se saiu assim pagamento de serviços, é normal...

15 Abr 2014
Iniciado

Registado: 15 Mar 2014
Positivos
3

Bom dia a todos

10 euritos anuais para todos os que quiserem ter acesso ao fórum e com pagamento a iniciar já em junho. Sem privilegiados nem discriminados. Sejam simples e pragmáticos, mas rigorosos.
Não queimem o neurónio a pensar em soluções pouco exequíveis, porque o gajo faz uma falta do catano para fugir airosamente das GPs ranhosas...

Cumps.

15 Abr 2014
Iniciado

Positivos
3
Neutros
1
Negativos
2

Radar Escreveu:
Matic Escreveu:

Sim essa é a formula certa como o Matic fala, complicada, mas a que menos difícil seria de fazer e menos recursos do servidor gastaria... todas as muitas outras que já se cogitaram também para prever as varias situações irão criar muitas regras e além de serem extremamente caras para fazer a MOD, de nada servirá ficar cobrando, pois não angariarão tanto dinheiro como o que será necessário para suportar o aumento de recursos do servidor gastos por ela complicando e aumentando os recursos gastos pelo servidor com os 8/9.000 acessos dia que temos, visto que para mim o ze_pombo_ist esta coberto de razão na afirmação que faz neste post... :smt045 :smt045 :smt045
ze_pombo_ist Escreveu:
não me quer parecer que hajam 300 utilizadores que estejam ligados ao gp-pt de tal forma que queiram pagar a versão premium.

Isto é um pouco como os banners, se criaram os banners mas logo o servidor levou um abanão dos valentes, e já tivemos inclusivamente que desligar a função contabilizadora dos click's e das views de cada banner que era informação que a maioria dos anunciantes pedia, pois senão ficava ainda mais complicado isto... então nem tudo que luz é ouro... por vezes é latão polidinho pra ficar bonitinho... :smt087 :smt087 :smt087

Essa conversa do paysafecard e outras já eu ouvi monte de vezes, já rolaram ai tópicos com dezenas e dezenas de utilizadores falando que o PayPal era difícil e complicado e que não servia mas que teríamos a solução resolvida das doações se colocássemos o NIB ou entidade e referencia, e pois, pois, ora pois pois... cá esta ela mas não se vê os fervorosos pedintes dessas soluções doarem um centavo sequer... então não me falem mais desse tipo de situações que já se enfartou delas... a actual é completamente anónima e viável, mesmo em caso de conta conjunta sempre se pode falar que foi pagar a conta no quiosque ou boteco no centro e se saiu assim pagamento de serviços, é normal...

Radar,

A questão é "meios de pagamento" e não "quantidade de doações". E foi disso que falei, de meios de pagamento, nunca aludi ao facto de existirem ou não doações por conta dos meios disponíveis.

Falei partindo do princípio de que o acesso ao fórum seria pago, tal qual qualquer outro serviço, e apenas acrescentei um método para esse pagamento ser efectuado.

Se isso foi um tema já aqui abordado noutra altura por alguém, como desculpa para não fazer uma doação, a culpa não é decerto minha.

15 Abr 2014
Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 830 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ... 56  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: ciclista, ohlala1, youtrakis e 123 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: