É verdade que o André Gomes correu que se fartou até ao fim, mas também é verdade que não fez um bom jogo.
Tal como Gaitan correu que se fartou, mas não fez o que poderia fazer ao nível da criatividade.
O mesmo para Rodrigo, mas este ao nível da finalização.
Mas o tópico é as escolhas da selecção.
No inicio do tópico, eu escrevi:
gup Escreveu:
1. Rui Patricio
2. Beto
3. Anthony Lopes
4. Pepe
5. Bruno Alves
6. Ricardo Costa
7. Neto
8. Fábio Coentrão
9. João Pereira
10. André Almeida
11. Miguel Veloso
12. Raul Meireles
13. João Moutinho
14. William Carvalho
15. Ruben Amorim
16. André Martins (se bem que o ideal seria Tiago, mas parece que não está mesmo disponível)
17. Nani
18. Varela
19. Vieirinha
20. Carlos Mané
21. Cristiano Ronaldo
22. Hélder Postiga
23. Hugo Almeida
E continuo na mesma. Entre Adrien e André Gomes, acho que a melhor escolha é...
NENHUM!!!
Naqueles 23 que escolhi, agora só tiraria o André Martins para colocar o Éder. Acho que quando escrevi aquilo me esqueci dele.
Moutinho, Raul Meireles e Ruben Amorim, normalmente conseguem fazer melhor que qualquer um dos dois em qualquer posição, exceptuando (talvez) o Moutinho na posição de trinco, posição para a qual já existem 2 opções óbvias, mais 2 ou 3 opções de recurso no plantel. O Ruben tem a vantagem óbvia de ser muitíssimo polivalente.
Acho que nem André Gomes, nem Adrien poderiam acrescentar nada de muito util à selecção neste Mundial, principalmente porque só se podem levar 23 jogadores e tem de se ter jogadores que permitam substituir os habituais titulares, e/ou que permitam alterar a táctica ou a dinâmica de um jogo.
Nem um nem outro consegue acrescentar grande capacidade ofensiva ou grande capacidade defensiva, no caso de ser necessário "ir atrás do resultado" ou "defender o resultado". Ok, o André Gomes é alto, mas não é propriamente um cabeceador nato.
Se fosse possível levar 30 ou 40 jogadores, eu escolheria um dos dois, ou até ambos. Mas não é esse o caso. São só 23.
Percebo os sportinguismos e os benfiquismos da questão, mas pouco mais nesta discussão.
Porque eu não vejo a selecção como um prémio, do estilo "ah ele merece ir à selecção".
Vou dar um exemplo exagerado para tantar explicar melhor o que penso...
Se Portugal tivesse os 30 melhores avançados do mundo, e nenhum defesa que prestasse, nem nenhum guarda-redes de jeito, isso significaria que teríamos de levar 23 avançados?
Pois obviamente, qualquer um desses avançados merecia mais que os defesas ou guarda-redes, né?
Mas obviamente (espero que eu que seja óbvio) que não seria essa a melhor opção.
A selecção não é um prémio que se dá a quem merece.
O Adrien fez uma boa época. Fez mesmo. Parabéns.
Merece ir à selecção?
Eu acho que sim.
Se deve ir à selcção?
Eu acho que não.
Porquê?
Porque a selecção não é um prémio que se dá a quem merece.
A selecção tem de ser construida por um conjunto de jogadores que permitam aumentar as probabilidades de ganhar.
E é só isto.
Absolutamente só isto. Mais nada.
A selecção tem de ser construida por um conjunto de jogadores que permitam aumentar as probabilidades de ganhar.
E acho que nem André Gomes, nem Adrien trariam algo à selecção que aumentasse as probabilidades de ela ganhar.
Se pensarmos em Rafa, Nani ou Vieirinha, por exemplo, qualquer um deles fez uma época pior que Adrien.
Isto é óbvio.
Mas se Portugal estiver a perder um jogo, e Paulo Bento quiser "mexer" no jogo para ir "atrás do resultado", eu prefiro que entre Rafa, Nani ou Vieirinha para subsitituir seja quem for, do que Adrien para substituir o Moutinho, mesmo que este esteja a fazer o pior jogo da vida dele. Não porque merecem, mas sim pelas suas características.
Não tem nada a ver com quem é melhor, pior ou quem "merece" mais.... o que interessa é quem consegue aumentar as probabilidades de ganhar.
Estou bem mais triste pelo facto do Mané não estar nos 30, porque ainda acho que poderia util nos 23. Por causa das suas características como jogador.
Acho que, neste Mundial, a equipa-base da selecção, provavelmente e habitualmente, será Patrício, J. Pereira, Pepe, +1, Coentrão, W. Carvalho, Moutinho, +1, Cristiano Ronaldo, +1, Avançado.
Ora Adrien e André Gomes não são a melhor opção para serem o +1 do meio campo, seja em que situação for. Muito menos para serem o +1 da defesa, o +1 das alas, ou o avançado, né?

Em qualquer condição, acho que Ruben ou Meireles são melhores para jogar ao lado de Moutinho, do que Adrien ou A. Gomes.
Além de Ruben ou Meireles, em condições em que é preciso "ir atrás do resultado" acho que Rafa também é melhor opção que Adrien ou A. Gomes. (tal como Tiago, André Martins ou Mané seriam.)
Além de Ruben ou Meireles, em condições em que é preciso "defender o resultado" acho que o Miguel Veloso também é melhor que Adrien ou A. Gomes. A trinco, até o André Almeida não é pior que Adrien ou A. Gomes.
Portanto, e partindo do príncipio de que será W. Carvalho, Moutinho e + 1, no meio campo temos:
W. Carvalho ... se necessário quem substitui é M. Veloso ou R. Amorim
Moutinho ... se necessário quem substitui é R. Meireles ou R. Amorim
+ 1 ... quem pode fazer esta posição, são R. Amorim, R. Meireles, M. Veloso, ou Rafa, consoante as circunstâncias de jogo.
Acho que seria dificil meter, de forma util, quer Adrien, quer André Gomes, em 23 possíveis.
A minha convocatória neste momento, com os 30 que Paulo Bento, seria:
1 ao 15, tudo igual, e depois...
16. Rafa
17. Nani
18. Varela
19. Vieirinha
20. Cristiano Ronaldo
21. Éder
22. Hélder Postiga
23. Hugo Almeida