Data/Hora: 09 Nov 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21666 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 536, 537, 538, 539, 540, 541, 542 ... 1445  Próximo
 O Reduto da Águia 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem O Reduto da Águia
8)

Eu não comentei o ultimo jogo do Benfica "a quente", porque não acho que seja boa ideia. Um gajo quando é adepto não consegue pensar clara e racionalmente nos momentos após uma derrota. Por isso esperei. Depois esperei mais um bocado, quando reparei em determinado tipo de comentários. E depois esqueci-me que queria escrever algo sobre o assunto. Mas agora lembrei-me e por isso cá vão os meus "2 cents" sobre o assunto.

A maior parte das razões sobre a eliminação do Benfica das competições europeias já as escrevi há algum tempo atrás, portanto estou quase a limitar-me a repetir.

1. O Benfica calhou num grupo bastante equilibrado. A maior parte dos grupos têm, pelo menos, uma equipa claramente inferior às demais. E isso facilita, pelo menos, a obtenção do 3º lugar e consequente ida à Liga Europa.
2. O Benfica calhou num grupo em que o Leverkusen é a equipa mais forte, e as duas restantes equipas são treinadas por treinadores que conhecem o Benfica e o Jesus "de ginjeira".
3. Uma dessas equipas têm um jogador que conhece muito bem o Benfica (Hulk) e mais 3 jogadores que conhecem extraordinariamente bem o Benfica (Witsel, Javi Garcia e Garay).
4. O Benfica perdeu 6 titulares da época passada (Oblak, Garay, Siqueira, Matic, Markovic e Rodrigo).
5. Muitos dos jogadores que provavelmente seriam as escolhas óbvias para substituir as saídas de alguns destes titulares estão lesionados (Sílvio, Fejsa e Ruben Amorim) ou estiveram em diversos jogos da Liga dos Campeões (Julio César e Jardel).

E quanto a este ultimo ponto... sim, porque Eliseu, Samaris, Lisandro, Cristante e até Talisca, julgo que, em certos jogos, ainda não seriam os substitutos naturais de quem saiu. Só o foram por força das circunstâncias. E espera-se que sejam cada vez mais no futuro.

Jesus julgo que costuma ter sobretudo 2 pontos em consideração quando escolhe os seus titulares: a qualidade do jogador, e o conhecimente que os jogadores já têm das suas ideias, do esquema táctico e do sistema de jogo do Benfica.
No início das épocas, Jesus prefere muitas vezes colocar um jogador que individualmente é inferior a outra opção, mas que já conhece melhor a forma de jogar da equipa. Mais a meio das épocas, como os jogadores já assimilaram melhor as ideias de Jesus, é normal ele optar mais pelos que têm maior qualidade individual.
Portanto, ainda em inicio de época, o normal seria Jardel e não Lisandro, Sílvio e não Eliseu, Fejsa (ou Ruben Amorim) e não Samaris (ou Cristante), e talvez Ruben Amorim e não Talisca. Sílvio também seria a 1ª opção em relação a André Almeida, mas neste caso não seria por melhor conhecimento da forma de jogar da equipa, mas sim porque a sua qualidade individual na posição de defesa-esquerdo é superior.
E alguns repararam que escrevi "e talvez Ruben Amorim e não Talisca".
Porque acho que que se Jesus tivesse Ruben Amorim disponível, em diversos jogos das competições europeias, teria optado por jogador mais vezes com 3 jogadores no meio campo e somente 1 avançado.
Como o fez por diversas vezes no passado.
Exemplos:
Nos jogos mais dificeis era Javi, Witsel e Aimar, e nos jogos mais fáceis já não.
Lembro-me que contra o Barcelona foi Matic, Enzo e Bruno César num dos jogos.
O ano passado chegaram a jogar, como titulares, Matic, Fejsa e Enzo, em diversos jogos da Liga dos Campeões. No inicio da época, antes de Matic saír.
Depois, a partir de Fevereiro, quando os jogadores já assimilaram todos melhor as ideias, foi quase (ou sempre) com 2 avançados. E o meio campo chegou a ter combinações bem estranhas, tipo André Gomes e Ruben Amorim, ou Fejsa e Ruben Amorim, ou Fejsa e André Gomes.

Não seria de estranhar que se Jesus tivesse Ruben disponível, que conhece muito bem as ideias de Jesus, ele poderia preferir, em mais jogos, jogar com 3 médios que seriam 1 trinco (Fejsa, Cristante ou Samaris), Enzo e Ruben Amorim.

Se Sulejmani estivesse disponível até poderia manter-se o 4-4-2, sendo Sulejmani em vez de Talisca, sendo que tanto Gaitan como Sulejmani poderiam ser o 2º avançado. E isto, porque Sulejmani já trabalha há mais tempo com Jesus do que Talisca, o que já referi que acho que é um dos pontos que Jesus tem em atençãoo quando escolhe os seus titulares.

Para além disto tudo, aconteceu uma coisa que acho que foi completamente anormal.
A equipa que acho mais forte (Leverkusen) perdeu os 2 jogos contra a equipa que acho ser a mais fraca do grupo (Mónaco). Aliás, o Mónaco até jogou com o "autocarro" nesses 2 jogos, à boa maneira das pequenas equipas portuguesas.
Tivesse o Leverkusen ganho esses 2 jogos, ou tivesse mesmo só feito 4 pontos, contra o Mónaco, o que acho que seria perfeitamente natural, a historia neste momento seria um bocadinho diferente.
Se, por exemplo, nesses 2 jogos, o Leverkusen tivesse ganho 1 e empatado o outro, neste momento o Mónaco teria somente 3 pontos, fruto de 3 emaptes.
Se o Mónaco tivesse perdido os 2 jogos, neste momento teria 2 pontos.

Para se perceber melhor o que significa isto da pior equipa ter ganho os 2 jogos contra a melhor, imaginemos, por exemplo, que o Maribor tinha ganho os 2 jogos ao Chelsea.
Neste momento Chelsea teria 10 pontos, Maribor teria 8, Sporting 7, e Schalke 5.
Sendo a proxima jornada, Chelsea vs Sporting, e Maribor vs Schalke, a situação do Sporting seria bem diferente, não acham?

Em quase todas as épocas do Benfica treinado por Jesus acontece sempre mais ou menos o mesmo.
O Benfica perde diversos jogadores no Verão.
O Jesus começa a reconstruir a equipa, mas no primeiros meses ela ainda não carbura.
Por isso mesmo os resultados nas competições europeias, nesses primeiros meses, nunca são grande coisa,
Depois, normalmente na Liga Europa, em Fevereiro, a equipa já carbura um bocadinho melhor, e às vezes até se consegue uns brilharetes, como foram as 2 finais atingidas.
Este ano, saíram mais titulares do que o costume, e alguns dos prováveis substitutos estavam lesionados, portanto a equipa ainda carburou pior nos primeiros meses da temporada.
Para agravar, aconteceu o Benfica calhar num grupo com características invulgares, como já expliquei.

Quanto à substituição do Talisca no ultimo jogo...

Jesus disse:
"O que é que o Talisca tem a ver com o Zenit e com o facto de termos sofrido o golo? O que é que tem a ver o facto de o Talisca ter saído e o Benfica sofrer o golo? Tem alguma coisa a ver com o desempenho do Talisca? Não tem nada a ver com o Benfica ter sofrido o golo", insistiu, em conferência de imprensa.

Jorge Jesus esclareceu depois que Talisca é um avançado e não um médio e, por essa razão, decidiu substituí-lo por Derley.

"Vamos lá ver uma coisa: o Benfica tem uma ideia de jogo, quem tem essa ideia de jogo sou eu. Como não sabe, pode fazer a pergunta e acho bem. O Talisca é um avançado do Benfica e não é um médio do Benfica. Entrou o Derley, saiu um avançado e entrou outro avançado. A jogada [em que o Benfica sofreu o golo] não teve nada a ver com a interferência posicional do Talisca ou Derley"

A malta acha que o Talisca é um médio.
Independentemente das ideias de Jesus, dos esquemas tácticos, do sistema de jogo, da posição no campo que ocupa, do que foi treinado durante a semana, a malta acha que o Talisca é um médio. E pronto, acham que tem de ser médio à força.
E depois a malta tece considerações sobre este assunto, partindo deste pressuposto errado, de que o Talisca é sempre um médio no Benfica. E como o pressuposto é errado, as conclusões são obviamente erradas.

O Talisca, neste jogo não jogou como médio. Jogou como avançado. E isso pareceu-me bem evidente, e não era necessário o Jesus dizer, para assim pensar.

Vou dar um exemplo absurdo, para explicar melhor.
Imaginemos que todos os avançados do Benfica estavam lesionados. E que o Jesus optava por colocar o Lisando (defesa-central) a avançado. E que tinha Gonçalo Guedes no banco. Não seria por substiuir Lisando por Gonçalo, a meio do jogo, que o Benfica ia ficar com a sua defesa desfeita. Porque não tinha saído nenhum jogador que estivesse a jogar como defesa. Nesse hipotético jogo, em particular, teria saído um jogador que estava a jogar a avançado.
Vou dar outro exemplo.
Muitas pessoas acham que o André Almeida é um bocadinho melhor a trinco do que a defesa lateral. Mas não seria por isso que, estando André Almeida a jogar a defesa-esquerdo, se entrasse Eliseu para o substituir, se diria que o Benfica perdeu o meio-campo, porque tinha saído um jogador que muitos acham que é médio.

Aqui aconteceu algo similar. O Benfica não perdeu o meio campo porque saiu o Talisca e entrou o Derley. Porque saiu um jogador que estava jogar a avançado e entrou outro para jogar a avançado. Não saiu nenhum jogador que estivesse a jogar a médio.
O Benfica teve mais domínio de jogo, sobretudo no meio campo, quando se lesionou o Javi Garcia, e voltou a perder esse domínio quando entrou um jogador para substituir o Javi. E esse jogador demorou alguns bons minutos a substituir o Javi. Com o frio que estava, teve de aquecer mais tempo, presumo.

O meio campo não era Samaris, Enzo e Talisca.
Era somente Samaris e Enzo.
E por isso não se pode comparar com um meio campo com Javi Garcia, Witsel e Aimar. Porque num dos casos são 2 jogadores no meio campo, e no outro são 3.

A razão mais importante da eliminação do Benfica das competições europeias é que, quer por força das circunstâncias, quer por opção, perdeu ou não tem disponíveis demasiados jogadores que tinha o ano passado.
Mas não está dependente de fundos, comprou os seus jogadores aos fundos pelos valores devidos, e não tem perdão de muitos milhões de juros bancários, como se pode clara e facilmente ver, somente observando o R&C do clube e comparando com os R&C's de outros.

Dinheirinho disponível é muito bom. Basta pensar que, a custo de poucos milhões, Benfica poderia ter na mesma Jonas, só que disponível para as competições europeias. E que só isso poderia ter feito uma grande diferença. Assim, poupou uns milhões, só que não teve Jonas disponível. É o que faz ter contas para pagar, e de facto pagá-las.

Não se pode ter tudo, né?

8)

30 Nov 2014

Platina

Registado: 17 Jan 2008
Mensagem Re: O Reduto da Águia
Excelente análise, como já é normal neste confrade, com o qual concordo SÓ genéricamente...

E porquê SÓ?

Ora bem, depois de um almoço bem "bebido", vamos lá ver se consigo explicar os "porquês"...

Nesta análise há muitos ses, se o A ou o B não estivesses lesionados, se o clube C, que é mais fraco, não tivesse vencido a equipa D, que é mais forte, ora o futebol é o momento e a circustância...

Felizmente Jesus tem escapadodo a queixar-se que E ou F estão lesionados, para isso é que os planteis são vastos e desculpas para isso, não colhem...

Claro que um jogador como Talisca, sobressaiu muito fruto das tais circustãncias, mas a qualidade que tem, é inquestionavel...

E é avançado? Para mim é um médio/avançado, que pode fazer várias posições do meio campo para a frente, menos ponta de lança, não tem características para isso, mas Jesus, está a fazer um trabalho específico, para o a ajudar a defender e, foi isso que verifiquei no jogo com o Zenit e a sua saída coincidiu com a quebra do Benfica, mas a saída do Javi e a entrada de um médio defensivo, também terá a ver com essa quebra, por isso eu referi que a substituição não foi particularmente feliz...

Tudo o resto, estou de acordo, mas muito incorformado com esta "resposta" europeia!

30 Nov 2014
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Eu não estou nada xateado com o afastamento europeu.

Não temos plantel para jogar ao Domingo e à 4ª todas as semanas, como o ano passado.

Embora o Porto tenha o melhor plantel e seja difícil revalidar o título, penso que o foco deva ser o campeonato.

30 Nov 2014
Ouro

Registado: 11 Jul 2010
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
3

O ano passado tinha se criado uma equipa de 21/22 titulares com alternativas para todas as posicoes. Este ano, a coisa eh diferente. Para alem dos melhores 11 este ano ser mais fraco que os melhores 11 do ano passado. Nao me surpreende a eliminacao nesta fase.

30 Nov 2014
Diamante

Registado: 06 Mar 2013
+ 3 pontos...isso é o que interessa agora....34

30 Nov 2014
Diamante

Mais 3 pontos e siga o campeonato.

Virei para o Valencia - Barcelona e ver o André Gomes jogar é uma delícia (sim o André Gomes é mesmo aquele que diziam que não corria e que não jogava nada e que eu dizia que era óptimo). Mas que jogador.

30 Nov 2014
Platina

Registado: 13 Abr 2007
Matic Escreveu:
.. André Gomes jogar é uma delícia (sim o André Gomes é mesmo aquele que diziam que não corria e que não jogava nada e que eu dizia que era óptimo). Mas que jogador.

Grande "jogatana" do André. Quando há qualidade esta, vem sempre ao de cima.

Mas, se calhar, o "azar" do A. Gomes, foi não ter vindo de uma determinada academia, penso eu de que. :smt003

Quanto ao campenato: mais 3 pontos =D>

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

Editado pela última vez por dicksteel em 30 Nov 2014.
30 Nov 2014
Platina

Não vi o jogo do André, mas fico satisfeito que tenha feito uma boa exibição, mas na verdade~falta-lhe aquela intensidade e agressividade tão caras a Jesus...

Mas ainda bem que Espírito Santo consiga tirar tudo que ele tem de melhor...

Quanto ao jogo, frente a uma fraca Académica o Benfica fez 25 minutos muito bons, depois os ultimos 10 o jogo decaiu muito de qualidade e na segunda, muito chocha, o Benfica geriu o jogo!

Grande jogo do Gaitan, a provar que está a subir gradualmente de forma, belíssima primeira parte do Jonas, que realmente é um grande jogador, que dá outra amplitude ao ataque, mas baixou de ritmo na segunda, talvez porque que faltou Talisca, que ao contrário de Gaitan, desce gradualmente de forma...

Mas é compreensível, da Baía, para Lisboa, daqui para grandes palcos europeus e finalmente o ansiado escrete... Mas acho que esta dupla atacante vai dar ainda muito que falar...

Carrega Benfica, mas sempre com ambição...

01 Dez 2014
Diamante

André Gomes, o lento :-"

http://www.record.xl.pt/Futebol/Interna ... _id=*

04 Dez 2014
Putanheiro5

Registado: 03 Mai 2013
Positivos
62
Neutros
4
Negativos
7

Matic Escreveu:
André Gomes, o lento :-"

http://www.record.xl.pt/Futebol/Interna ... _id=*

O André Gomes é aquele tipo de jogador a quem podemos chamar de "falso lento" é um jogador de baixa velocidade, não tem aquele pick de velocidade extrema tipo Markovic, mas na sua posição é a melhor forma para aguentar um jogo todo, todos os centros campista ou como agora se diz 8, tem que ter andurance, porque tem que estar sempre em movimento quer defensivo quer atacante, tem que aparecer na cabeça da area defensiva para as 2ªs bolas como na grande area adversária a finalizar. Tivemos 2 bons exemplos de deste tipo de jogador "Rui Costa e Pedro Barbosa" pareciam lentos no final de cada jogo percorriam mais de 12 Kms por jogo.
Não foi por acaso que o Peter Lim pagou 15M pelo puto... Alguém o aconselhou e terá um grande futuro á sua frente. E depois tem um treinador que conta com ele o que é muito bom para o seu desenvolvimento e crescimento.
Carrega André... :smt023

04 Dez 2014
Iniciado

Registado: 13 Fev 2009
Positivos
7

8)

O confrade gilberto50 leu o artigo?

É verdade que tem endurance, mas não parece que seja um jogador de baixa velocidade!

"Por outro lado, analisando os dados de toda a Liga, André Gomes é também o jogador do Valencia que fez o sprint mais veloz esta temporada, quando atingiu os 33,89 km/h. "

Dá para acompanhar o Cristiano Ronaldo!

05 Dez 2014
Platina

O André é um jogador de grande capacidades, pena não ter seguido as indicações de Jesus, para ganhar aquilo que o Gilberto chama endurance, ou como agora se diz intensidade...

Tenho pena de este ano ainda não o ter visto, mas não foi a tôa que matic(não o moderador), afirmou quando saiu que ele seria o seu sucessor...

Quando á lentidão, ou falsa lentidão ou falta dela é irrelevante, não o seria para um ala, mas nunca me pareceu ser o seu problema...

05 Dez 2014
Putanheiro5

Registado: 03 Mai 2013
Positivos
62
Neutros
4
Negativos
7

gup Escreveu:
8)

O confrade gilberto50 leu o artigo?

É verdade que tem endurance, mas não parece que seja um jogador de baixa velocidade!

"Por outro lado, analisando os dados de toda a Liga, André Gomes é também o jogador do Valencia que fez o sprint mais veloz esta temporada, quando atingiu os 33,89 km/h. "

Dá para acompanhar o Cristiano Ronaldo!

Ilustre confrade GUP,

Sinceramente não, não preciso ler para saber das qualidades do André Gomes, já escrevi qq coisa sobre ele neste forum, eu conheço o Andre desde os 15 anos, estive muitos anos ligados á formação. lides que deixei em 2010/2011 por estar farto de aturar os pais dos putos. É que a paciencia tem limites e a PDI, não perdoa.
Mas mantenho uma ligação com varios clubes, ainda hoje estive a almoçar com uma turma ligada ao futebol onde estavam 2 do SLB 1 do SPC 1 SGS e um ex-arbitro já acabou a carreira.
Dos jogadores que agora completam 23/24 anos conheço-os quase todos, as suas performances e capacidades alguns tem sorte outros nem tanto... Uns tem cabeça mas tem menos capacidade tecnica, outros tem muita capacidade tecnica e pouca cabeça, tb já me referi a alguns aqui no forum.
Para a maioria dos adeptos que lêm e os vêm jogar na TV, quando passam pelas selecções ou agora nas TV´s dos clubes, não sabem nada do que se passa num centro/Academia ou outra coisa qq que se queira chamar ao espaço da formação.
É muito dificil podermos aguentar determinados comportamentos, principalmente quando alguns putos começam a sentir-se "vedetas" ou projectos de vedetas...
Carrega GUP :smt023 Tudo em cima !
Continue a escrever, sou seu fã, pela escrita esclarecedora objectiva e construtiva.

05 Dez 2014
Diamante

Só de pensar no que foi dito sobre o miúdo neste fórum, ](*,) . Chamaram-no de mosca morta, que não corre, comparações com o Adrien, falta de qualidade, que o Benfica enganou o Valencia pois 15 milhões eram um absurdo, que o Valencia só contratou para fazer o jeito ao JM, etc, etc.

Neste tópico então eram só génios da bola a achincalharem o miúdo, mas afinal injustamente.

viewtopic.php?f=535&t=45510&start=45

05 Dez 2014
Ouro

Registado: 26 Dez 2009
Positivos
77
Neutros
8
Negativos
2

O problema Matic é que não foi apenas aqui no Forum, o problema é que o próprio JJ sempre desvalorizou-o... chamando de "miúdo", é curioso que os brasileiros e argentinos que chegam bem novos (Talisca, Di Maria, Salvio...) ele aposta, agora nos portugueses...
Eu penso que se o SLB quer apostar na formação (o presidente diz que sim), tem de passar das palavras aos actos tem de passar pela mudança do treinador.
Se não o futuro dos jovens no SLB é tentar sair o mais cedo possível...

05 Dez 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21666 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 536, 537, 538, 539, 540, 541, 542 ... 1445  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: