| Autor |
Mensagem |
|
dicksteel
Registado: 13 Abr 2007 Mensagens: 3391
|
 O Reduto da Águia
tigrão Escreveu: Eu tenho de agradecer aos confrades a formação que me estão a dar neste forum e que eu genuinamente valorizo. Hoje aprendi outra lição. Se o Benfica perde perante um adversário que fecha lá atrás e joga no contra ataque, então o resultado é injusto porque o Benfica jogou melhor e merecia vencer. Se é o Benfica a ganhar fechadinho cá atrás, então o resultado já é justo porque o Benfica teve o mérito de saber controlar o jogo e o JJ deu um banho de tática ao treinador adversário. O que era de valor, era o confrade vir agora, como fez quando comentou de forma depreciatória, negando total mérito à vitória do SLB no Dragão, ao afirmar que:tigrão Escreveu: .... ontem voltaram a não jogar nada e tiveram uma vac* do caraças e acabaram por ganhar um jogo que mereciam estar a perder por 3 ao intervalo ... replicar o mesmíssimo comentário, mas agora em relação a forma como o Braga apresentou na Luz ...
E, para que conste: O Braga foi um justo vencedor, simplesmente, porque o SL Benfica não foi competente.
|
|
 |
|
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
 Re: O Reduto da Águia
Matic, eleito o melhor jogador sérvio do anohttp://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=520027 ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
| 19 Dez 2014 |
|
 |
|
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
gup em grande parte estou de acordo com o teu texto faltou falar foi das outras tarefas de um treinador a liderança, o espírito e o exemplo no caso do FCP, os treinadores até podiam ter baixo perfil, mas estes 3 aspectos sempre foram cobertos pela "máquina" e pelo NPC no nosso caso, SLB, ainda não existe "máquina" e o presidente não tem o carisma suficiente para suprir as deficiências do treinador o exemplo da saída do Enzo ... nesta substituição, o problema essencial foi a mensagem que passou para dentro de campo à equipa nós não podemos nos conformar com tão pouco ... com JJ, já batemos no tecto do 1º andar ... nunca chegaremos ao 2º ou 3º andar 
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
| 19 Dez 2014 |
|
 |
|
Matic
|
Se o JJ sair vais parar ao r/c.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
| 19 Dez 2014 |
|
 |
|
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
Matic
para ficar pelo 1º andar ... bastava o Sérgio Conceição ...
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
| 19 Dez 2014 |
|
 |
|
Matic
|
Sabes que eu ontem (antes do jogo do Benfica-Braga) escrevi que preferia o Sérgio conceição no Benfica em vez do Rui Vitória, mas apaguei essa frase. É que o RV é bom, mas falta-lhe carisma. O SC a meu ver tem isso tudo. De todo o modo, prefiro o JJ. Fico mais feliz por não ser o único a defendê-lo. Há um ano era o único que o defendia aqui 
|
| 19 Dez 2014 |
|
 |
|
dicksteel
|
Caro Matic
Pela forma como fala parece que, hoje, o SLB é o JJ e que o JJ é o SLB, o que é no mínimo, injusto para, por exemplo LFV ou Domingos S Oliveira, e no limite contrapruducente.
Nunca acreditei em homens providenciais. Acredito no trabalho em equipa. Por isso não acredito que, sem o apoio (desportivo, financeiro, estratégico) desta direcção JJ tivesse conseguido alcançar o sucesso que alcançou. Apesar disso, entendo o que somos (ainda) credores de mais títulos, nacionais e principalmente europeus (já aqui expressei que sem a recuperação de um titulo europeu o trabalho de LFV, não está completo).
Como todos sabemos, antes de JJ chegar o clube estava nas ruas da amargura. Também antes de LFV. Mas olhando mais para trás, ainda antes deste período, o Benfica marcou todo uma época de domínio e hegemonia e que o tornou no "grande baluarte (sim, baluarte desportivo) que representa hoje. Foi finalista (vencido ) da Taça dos Campeões europeus duas vezes (Milan e PSV) por exemplo. Ganhou titulos nacionais e Taças de Portugal (não existia Taça da Liga...). Há vitórias (muitas) antes de JJ.
Há toda uma história antes-de-JJ e haverá, concerteza depois-de-JJ. Não tenho duvidas disso.
Mais: em conversa com amigos benfiquistas e " [color=#FF0040]xxxxx" arrisco o seguinte: se JJ tivesse saído na época passada, Marco Silva seria treinador do Benfica  e com a qualidade que tem demonstrado, acredito que não estaríamos muito longe da posição que ocupamos hoje mais ponto menos ponto... Claro que o contra-factual não é, de todo, possível, mas é o que acredito. Há por aí muitos e bons treinadores. Reduzir o insucesso a uma só pessoa, como faz recorrentemente o confrade Kwacha é, redutor e simplista. Sacralizar o treinador com faz o confrade Matic, profetizando que, a saída de JJ, significa, necessáriamente, um retorno a um passado que todos não desejamos é um exagero de sobreavaliação do trabalho de JJ, considerando que a hegemonia do FCP terminou, e o momento que vivemos, é apenas uma "brisa" no grande história do SLB.  [/color]
|
 |
|
Matic
|
Dicksteel,
Eu não acho que o JJ seja o único obreiro da retoma do SLB. A ele junto toda uma estrutura montada pelo LFV, começando pelo Domingos Soares de Oliveira.
Apenas falo do JJ pois é ele que está aqui em discussão, mas dou ainda mais valor ao LFV.
É um facto de que quando o JJ sair, o SLB vai continuar a ser gigante.
O que acho é que, neste momento, é o homem certo, no sítio certo.
Em relação ao Marco Silva, não vejo essas qualidades todas que diz.
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
dicksteel
|
Espero, sinceramente, que tenha razão, caro Matic: "que no momento o JJ é o homem certo no sítio certo..."
No entanto, no "momento" o ponto de situação é o seguinte:
- a Europa já se foi. - a Taça já se foi.
Esta eliminação, (mais que o desaire europeu), reduziu o espaço de manobra do treinador.
Se não vencer o campeonato, não haverá outra saída para JJ que não a "porta da rua". E neste ponto penso que estamos de acordo.
PS: Espantoso como em 3/4 dias o "elan" de um treinador muda...
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
gup
Registado: 13 Fev 2009 Mensagens: 6686
Positivos
7
- Voyeur
|
Matic Escreveu: Fico mais feliz por não ser o único a defendê-lo. Há um ano era o único que o defendia aqui  Há um ano atrás era praticamente impossível escrever-se sobre futebol sem se ser insultado, e em conversas dessas eu não participo!
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
gup
Positivos
7
- Voyeur
|
kwacha Escreveu: faltou falar foi das outras tarefas de um treinador
a liderança, o espírito e o exemplo
Não, acho que não faltou! Porque eu escrevi... gup Escreveu: E é isto.... treinar a forma colectiva de jogar, colocar as peças certas nos sítios certos, adaptar a equipa em função do adversário ou outros factores externos, suprimir algumas lacunas individuais, e gerir e liderar os seus recursos humanos de forma a que eles tenham o melhor desempenho possível. É este o trabalho do treinador.
O que está a bold engloba a liderança, o espírito e o exemplo, e mais algumas coisas como por exemplo a motivação. Se os meus textos já são extensos, se fosse a ser minucioso com tudo então mais valia postar só os link dos pdfs dos livros que iria escrever. Além disso, eu não julgo que esse tipo de questões seja um problema das equipas de Jesus nos ultimos anos do Benfica. As equipas de Jesus: - não perdem assim tão facilmente a cabeça, mesmo quando estão a perder e em inferioridade numérica, - são aguerridas, ofensivas e batalhadoras por natureza, - não têm medo de fazer frente a equipas bem mais fortes (o que não significa que não possam ser pragmáticas, e por isso mais defensivas em determinadas ocasiões), - e nem é hábito acontecer, o que acontece a algumas equipas que é, dar tudo nos jogos grandes e das competições europeias e depois serem displicentes contra equipas mais pequenas. Obviamente que existiram excepções, mas julgo que este tipo de situações que referi são a regra. Era só o que faltava exigir-se a perfeição que não existe com nenhum treinador do mundo. E isto tudo, volto a frisar, conseguindo fazer omeletes maiores do que a grande maioria dos treinadores conseguiria com os ovos que ele tem. Sim, porque conseguir, como diz Jesus quando puxa dos galões, que «Há seis anos o Benfica era 23.º do ranking da UEFA, hoje é quinto», não é propriamente um acaso. Se é tão fácil, porque é que há equipas com orçamentos muito maiores que estão abaixo no ranking? Eles têm dinheiro para terem treinadores tão bons ou melhores que Jesus. Com planteis superiores deviam ter resultados superiores. O valor de mercado do plantel do Benfica é cerca de metade dum Atletico de Madrid, dum Arsenal, dum PSG ou dum Liverpool. É aproximado ao de um Bayer ou dum Zenit. Até os gigantes de Manchester estão abaixo no ranking. E há outras do género, concerteza. E ser uma equipa com mentalidade ofensiva com muitas estrelas é mais fácil do que ser uma equipa com essa mentalidade só com algumas estrelas. O mesmo se aplica quanto á experiencia dos jogadores. O ano passado em muitos jogos das competições europeias jogaram Markovic, Rodrigo, André Gomes, André Almeida, Oblak... isto é, putos! E não jogavam amedrontados. Isto tudo, e mais algumas coisinhas, são as razões para eu dizer que Jesus não é fraco a liderar. Não é perfeito, tem um feitio complicado, mas não é propriamenmte fraco. E quando jogadores como Aimar e Matic elogiam tanto Jesus, acho que também é prova disso. Quanto ao Conceição... não sei se é grande coisa. Não estou a dizer que seja mau... estou só a dizer "não sei"! Acho que é capaz de ser tão bom como eram o Paulo Fonseca e o Domingos. Treinadores com pouca experiência e com uns resultados jeitosos aqui e acolá, que assim que tiveram desafios mais a sério... pffff.... Não são os resultados por si só que chegam para aferir da qualidade dum treinador. Acho que costuma ser melhor observar a forma como se comportam as equipas em campo. E até agora, apesar de nunca ter reparado com muita atenção, nunca vi nada de especial nas equipas do Sérgio Conceição. São aguerridas, mas acho que isso não chega para ser um grande treinador. Esta época, sem ter acompanhado muito, acho que o Braga joga relativamente bem contra equipas mais fracas, e tem aparecido com as "ganas" quando joga contra o Benfica e contra o Guimarães. Mas desde que Benfica e Guimarães se tornaram os inimigos de estimação do Braga não é muito dificil fazer os jogadores darem tudo nesses jogos. Acho que falta a Conceição mostrar bom futebol durante pelo menos 18 meses para talvez eu poder dizer que é bom. Quando Jesus chegou ao Benfica já tinha mostrado muito bom futebol no Beleneses e no Braga. No Beleneses contra o Real Madrid mostrou bem o seu feitio arrogante, mas a verdade é que fez frente ao gigante, olhos nos olhos, e sem ter de meter a equipa a dar porrada que nem carroceiros como já vi o Conceição fazer. 
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Em primeiro lugar estou totalmente de acordo com o Dicskteel e as posiçóes do Kwacha sucessivamente ant-Jesus parecem-me terrivelmente injustas e muito redutoras, porque me parece existir um preconceito social contra o treinador, assim como não concordo com a posição sistematicamente pró-jesus do Matic, isso parece-me muito acrítico com muitos erros que o treinador tem cometido na sua caminhada benfiquista...
Ora muitos méritos já foram aqui apontados, mas o pior de Jesus é a maneira como ele programa as épocas, onde sistematicamente o Benfica acaba com imensos problemas físicos e mentais...
Na primeira época, ganhou brinhantemente, com um futebol ofensivo espetacular, o seu adversário foi o Braga, mas no final já estavam todos os jogadores completamente esgotados, se o campeonato tivesse mais duas ou três jornadas, o Braga ainda ganhava...
Na segunda nem vale a pena falar, tal a superioridade portista...
Na terceira, deixa ganhar o Porto, completamente de rastos física e mentalmente...
Na quarta foi o expoênte máximo do que digo, perde o campeonato na ultma jornada, com uma derrota traumática no Dragão e perde TRÊS finais, de forma quase patética...
Na quinta, volta a ganhar o campeonato, mas acaba muito cansado, joga mal as duas finais com o Rio Ave e torna a perder uma final europeia com um adversário perfeitamente ao seu alcançe...
Ora isto é muito devido á maneira deficientíssima, como prepara as épocas...
E isto é o pior de Jesus...
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
Matic
|
rodado Escreveu: posição sistematicamente pró-jesus do Matic Está correcto na apreciação, mas antes de ser pró-jesus, eu sou pró-Benfica. Se o JJ sair eu continuo a ser do Benfica e o clube continua a ser enorme. Acho verdadeiramente que o clube tem de se preparar para a saída um dia do JJ, o que neste momento é um problema, pois naquela estrutura, em termos de conhecimento de futebol, ele dá10-0 a qualquer um. A estrutura do SLB está forte, mas precisa de amadurecer ainda mais para ser como o Porto, em que qualquer treinador tem sucesso. Eu comungo da opinião do Antonio Oliveira. O JJ no Porto ia com uma data de pontos de avanço. Acho que os confrades se estão a esquecer de um pormenor. O plantel deste ano é muito inferior ao do ano passado e é inferior ao do Porto. No Domingo o JJ era um herói, hoje não presta porque não ganhou um jogo, onde não teve responsabilidades na derrota. A minha memória não é curta. Acham mesmo que o Rui vitória, o Marco Silva, o Domingos, o Sérgio conceição, etc fariam igual ou melhor? Se perder o campeonato, perde para um plantel bem melhor (FCP), mas se o ganhar é notável.
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
gup
Positivos
7
- Voyeur
|
Está a ver, confrade Rodado... O Jesus está a evoluir. Este ano ele já não perde nem a Final da Taça de Portugal, nem a final da Liga Europa! Este ano ele preparou bem a época. Ou então... se calhar nas outras épocas ele preparou tão bem as épocas que até conseguiu lá chegar! Ou então... o ano passado devia ter jogado a maior parte dos jogos da Liga Europa com os mais titulares, em vez de jogar com muitos habituais suplentes, proque assim os titulares com mais jogos nas pernas chegariam à final mais fresquinhos. Ou então... se calhar se o Benfica estivesse mal preparado fisica e mentalmente não teria despachado a Juventus, que o ano passado tinha seguramente uma das 5 equipas mais fortes fisicamente da Europa. Ou então, por exemplo, o ano passado não foi culpa do Jesus chegar à Final: - sem Enzo, nem Fejsa (e de ter visto o Matic ser vendido em Janeiro, o que significa que não tinha em campo nenhuma das 3 primeiras opções do meio campo no início da época), - sem Markovic, nem Salvio, - de ter visto o Sulejmani saír lesionado de campo aos 20 e poucos minutos, - e de apesar de ainda de tantas contrariedades ter conseguido que a equipa tão mal preparada aguentasse bem o prolongamento, - e de ainda ter visto o guarda-redes do Sevilha a defender sucessivamente vários penaltys 2 metros á frente da linha onde obrigatoriamente tem de estar. Um jogo onde um dos jogadores do Benfica, apesar da má preparação de Jesus, correu durante o jogo mais do que 17 km... só! O rapaz se estivesse bem preparado por um treinador mais competente teria corrido uns 30 km, no mínimo! Lembro-me perfeitamente de no ano passado ver Enzo, no final da época, a correr que nem um parvo aos 90 minutos de jogo, a fazer sprints que muitos não conseguem fazer aos 10 minutos de jogo. O Salvio é também pródigo nesse tipo de situações. Lá está, há características que são unicas de cada jogador, como a capacidade de recuperação de jogo para jogo. Ou então... a "preparação", não depende só do treinador. Porque há muitos factores que acabam por influenciar a "preparação" física e mental duma equipa. Ou então... ou então... ou então.... E agora um pouco mais a sério... A maior parte da discussão sobre os jogadores do Benfica rebentarem fisicamente no fim da época tem pouco sentido! É praticamente um mito. É um mito criado sobretudo pelo jornalistas. E é um mito que nós "compramos" facilmente porque infelizmente todos temos esta extrordinária e infeliz capacidade de conseguir ver padrões... onde eles não existem. O Benfica não é só Jesus. Benfica tem médicos, terapeutas, massagistas e fisiologistas! No Benfica os níveis de fadiga dos atletas são testados. Nem sei se não são testados alguns factores todos os dias, desde o 1º dia da época até ao ultimo. Porque a equipa do Benfica não sai do balneário para o treino, nem do treino para o balneário. Pelo que sei, pelo meio tem de submeter a alguns testes e questões, todos os dias. Talvez o confrade gilberto50 nos possa elucidar sobre isto, que sabe seguramente bem mais sobre assunto do que eu. E existe concerteza no Benfica a análise dos níveis séricos de creatina quinase, que permite controlar de forma precisa e científica o "cansaço", e o Jesus apesar do seu mau domínio da língua portuguesa, acho que até conseguiu referir esse nome acertadamente numa conferência na FMH. O problema não são tantos as "cargas", os treinos, o acumular de jogos, ou seja lá o que dizem. O mais importante, se não me engano, costuma ser o tempo de recuperação. Sendo que varia um pouco de jogador para jogador. Fazer muitos jogos numa época, por si só, não é mau para a condição física. É como correr 5 vezes por semana ou 1 vez por semana. Quem corre 5 vezes por semana estará em melhor condição física, se tudo o resto for igual ao que corre somente 1 vez. A proximidade de jogos no final da época, o cansaço mental provocado pela "pressão dos resultados, julgo que são aspectos mias importantes. Os factores mentais já são outro problema. A falta de capacidade de concentração é um pouco visível em todas equipas no final de época. Mas para isso devem concorrer diversos factores. A classificação da equipa, a importância do jogo e a ansiedade que isso pode acarretar, a intensidade mental utilizada no jogo anterior, o tipo de jogo que se está a realizar ( a tal questão de alguns jogadores darem tudo na Liga dos Campeões e relaxarem contra equipas pequenas do campeoato), etc. Não é por acaso que o Benfica perdeu num ano diversas finais e no seguinte ganhou diversas finais. As vitórias motivam, o corpo produz montes de hormonas que ajudam a capacidade de concentração, o foco. E o contrário também se verifica. As derrotas desmotivam, e o corpo produz montes de hormons que prejudicam a concentração. Mas também para isso existe no Benfica, pelo menos, um psicólogo e um especialista em motivação (um coach). Em relação ao que Jesus pensa sobre o assunto, vou copiar as notas de alguém que assistiu á "aula" de Jesus na FMH:Cansaço Vs. Tactica“Uma equipa só pode estar mal fisicamente se estiver mal tacticamente.” Se estiveres mal tacticamente nos teus processos, vais correr mais e cansar-te mais. Quanto melhor os jogadores perceberem o modelo de jogo menos se cansaram. A táctica é que faz a diferença entre ganhares mais ou menos jogos Cansaço do jogadorFaz-se recuperação com o treino e fisiologicamente. Apesar de termos resultados de testes fisiológicos que apontam quem está cansado ou não. Mas o treinador consegue ver nos treinos e no olhar do jogador se esses dados estão certos ou não. Numa semana com 3 jogos, os mesmos 11 jogadores vão conseguir jogar bem os 2 primeiros jogos mas no terceiro já não pensam tão rápido, nem decidem tão rápido nem tem tanta agilidade ou rendimento. Deixo também um excerto de declarações de Mourinho: “Como não me canso de repetir, o mais importante é ter um modelo de jogo, um conjunto de princípios que proporcionem organização à equipa. A minha atenção centra-se aí, desde o primeiro dia”. E a forma é física? E ele: “ A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante, na globalidade da forma desportiva”. Ocorre agora esta pergunta: E os picos de forma?... Aqui, ele avança com veemente mas contida vibração: “Eu não quero que a minha equipa tenha picos de forma. Não posso querer que o desempenho da minha equipa oscile. Quero que se mantenha sempre em níveis de rentabilidade elevados”. Utiliza programas individuais de musculação? A sua recusa é terminante: “Não utilizo programas individuais de musculação com os meus jogadores, para manter ou melhorar as suas qualidades. Não acredito nisso. Tudo o que fazemos relaciona-se com o nosso modelo de jogo. O ginásio e as máquinas de musculação são para que o departamento médico, se considerar indicado, possa usá-los na reabilitação das lesões”. No futebol, a fadiga física é a mais importante? E ele que sabe que o futebol se movimenta, no âmbito das ciências hermenêutico-humanas, ensina (aos que gostam de aprender, é evidente): “ No futebol, a fadiga mais importante não é a física. Qualquer equipa profissional, minimamente treinada do ponto de vista energético, acaba por resistir, com maior ou menor dificuldade, ao que é o jogo. O difícil reside na fadiga central, que resulta da capacidade de se estar permanentemente concentrado”. Por fim, uma declaração de Sócrates, não o filósofo, não o político que está a prisão, mas sim o jogador, para se perceber que o que os jogadores dizem não é muito diferente do que dizem os treinadores: «A entrega total a uma meta esvazia todos os envolvidos de suas forças físicas e psíquicas, tornando o retorno à situação normal muito demorada.» 
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Bom, sobre essas questões não me pronuncio, porque não as domino e aqui sou como o sapateiro...
Mas o problema de jesus não é a trajectória, esta por muitas dificuldades que passe, Jesus tem essa capacidade de as ultrapassar, mas sim a meta...
E isso não tem que ser assim.. Recordo o Porto de Vilas Boas, que num ano ganha tudo e chega á meta com uma frescura física e mental invejaveis...
Agora a questão é, Benfica deve ou não, continuar com Jesus?
Na minha opinião, NÃO! e para isso é preciso o Benfica ganhar o campeonato, para que Jesus saia em grande, com a dignidade que merece!
E porquê?
Porque tenho a convicção, que pelos motivos que já apontei, o Benfica de Jesus vai perder mais vezes do que ganhar e isso não é compatível, com o Benfica que eu gosto...
O Benfica que eu gosto tem que ganhar muitas mais vezes do que perder!
|
| 20 Dez 2014 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|