Eu estou convencido, e com as voltas que dou pelo Mundo mais ainda, que "as guerras" ou conflitos no futuro serão assim perpetradas/os...

com a cobardia e o escudo nas religiões, crenças e ideologias...

"mascarados" por Alá, Maomé ou um "qualquer Deus"...
Será este terrorismo cobarde e cada vez mais presente nos nossos dias a ditar o ritmo das relações sociais e até diplomáticas entre os diferentes povos, culturas e governos
Foi assim à umas semanas no centro de Sidney, é hoje no coração de Paris, e já o tinha sido em 2001 em Nova Iorque e Washington DC, em 2004 em Madrid ou em 2005 em Londres...
É este o mundo que vivemos, a ele temos de nos adaptar...
Dois aspectos muito particulares que eu aqui gostava de aflorar.
O primeiro prende-se com uma certa apreensão que isto de certa forma causa em quem viaja muito.

Como a minha pessoa. Nomeadamente de avião, claro. Penso sempre que corro mais riscos do que outras pessoas que não o façam (ou tenham de o fazer),

mas acho que isso é algo com que tenho de viver.

Além disso tenho (e acredito que outros tb o tenham) sempre especial consternação por algo que me é de certa forma familiar

(e claro penso sempre que eu tb poderia estar ali...

), por locais por onde já passei ou por situações similares.

E até "vivo" isso mesmo bastante.

Por exemplo eu só fui pela 1ª vez a Nova Iorque muito depois (alguns anos "after") do 11 de Setembro, mas é-me sempre impressionante visitar ou observar o "ground zero" onde outrora as 2 Torres do WTC se impunham no skyline nova-iorquino.
![geschockt [schock]](./images/smilies/snork_shok.gif)
Mas por outro lado, eu conheço o café (o Lindt Cafe) atacado à umas semanas em Sidney,

eu estive na Rua de Boston onde acaba a Maratona (aliás o Consulado português fica ali bem perto onde se encontrava a Meta e onde foram as explosões no final da prova de 2013, na Bolyston Street),

e já tive a oportunidade de voar mais do que uma vez (a partir de Frankfurt ou Amesterdão) em voos da Malaysia Airlines rumo a Kuala Lumpur passando nos mesmos "corredores aéreos" do voo abatido por rebeldes pró-russos à uns meses atrás (aliás todos os voos do Centro da Europa para o Sudeste asiático "passam mais ou menos por ali"...)!

É-me muito difícil dissociar de tais eventos em locais ou situações que para mim são mais ou menos familiares.

E claro, Portugal continua a ser, neste aspecto um país relativamente tranquilo em relação a estes fenómenos.

Ainda bem.
O outro aspecto, que outras pessoas mais qualificadas poderão melhor aferir, é a particular realidade francesa.

França não é dos países que mais tenho de visitar

(bem mais vezes tenho de me deslocar a Inglaterra ou à Alemanha, que tb têm uma realidade sócio-cultural parecida, mas mesmo assim não tão vincada como no caso da França, julgo eu

), mas é fácil perceber que se trata do país mais vulnerável a isto

, até porque penso que a histórica integração de milhares e milhares de magrebinos não me parece que tenha sido totalmente bem feita - com prováveis culpas de ambos os lados

(uma das cidades que alguma vez tive o menor prazer em conhecer foi Marselha...

nem parecia que estava numa das mais importantes cidades de um dos mais desenvolvidos e ricos países do Mundo...)!
Deixo uma nota final de pesar,

hoje em dia até o jornalismo dito cómico ou satírico parece ser uma profissão de risco...

é este o Mundo em que vivemos!

PS - Também já tinha visto o vídeo, e realmente tb achei que te tinhas equivocado ó gup! a falta de humanidade presente em testemunhos como o desse vídeo, é algo que me espanta sempre.