A batata da MacDonalds tem realmente piada.
Sempre foram famosas e diz-se que o segredo antigamente era sobretudo... banha de porco adicionado ao óleo de fritura.
O problema foi quando começaram a saír leis que obrigaram ao controle de qualidade dos óleos. Aqui o principal problema é que a banha de porco degrada-se a menores temperaturas e mais depressa que outros óleos, dando origem por exemplo à famosa acroleína, que além de ser uma substância irritante para o organismo, se suspeita ter características cancerígenas.
Hoje em dia as batatas deles continuam boas, mas já não usam a banha de porco. Não faço a mais pequena ideia do que fazem para continuarem a ser boas. Sabe-se que usam um excelente método de congelação, que escolhem criteriosamente os tipos de batata que usam, e já ouvi dizer que as fritadeiras deles são ligeiramente diferentes de outras fritadeiras para hotelaria.
Depois há as teorias. Muitas.
Uma das mais famosas e que tem mais lógica é que é adicionado aromatizante de carne às batatas.
Além disso, diz-se que são adicionados muitos mais produtos químicos. Mais de 10 e alguns pouco recomendáveis.
Mais recentemente parece que a MacDonalds admitiu até usar produtos químicos, mas só nos EUA. No resto do mundo não. Donde se depreende que o resto do Mundo se preocupa mais com a saúde do que os americanos. Na mesma altura julgo que foi admitido o uso de dextrose, o que tem lógica, pois permite que fiquem "douradinhas".
Eu gosto muito, mas só lhes toco "quando o rei faz anos".
