Hoje vi o Barça - Real, e ontem vi o Benfica.
E este fim de semana foi só o que deu para ver de futebol.
Estive praticamente "de serviço" a fazer horas extra, senão a gaja ainda pensa que ando a comer outras.
E pronto... a teimosia de Jesus a dar mau resultado.
O Benfica foi uma desilusão.
Perdeu e mereceu perder.
Em nenhum momento do campeonato os jogadores do Benfica podem facilitar, porque ganhar ao Benfica é sempre um grande objectivo de qualquer equipa adversária.
Depois de estarem a ganhar os jogadores puseram-se a pastar. Os gajos andam a pensar no quê?
Quando o adversário viu os jogadores do Benfica a pastar, ganharam ânimo.
O treinador do Rio Ave leu bem as circunstâncias, e fez uma alteração importante. Aos 50 e poucos minutos queima a ultima substituição e mete Diego Lopes.
Jesus fica à espera que os jogadores do Benfica reajam. Isso não aconteceu como ele queria.
Esperou, esperou, esperou... e de repente vê o Rio Ave empatar.
"Oh Jesus, vai à bardamerda!!! Cegueta... não se estava mesmo a ver?!?", pensei eu, num pequeno momento de descontrolo emocional.
Jesus ainda reagiu bem, mas demasiado tarde, colocando Ola John. Este numa jogada brinca durante vários segundos com 3 ou 4 defesas adversários dentro da grande área do Rio Ave, e coloca a bola de bandeja na cabeça de Lima e este falha.
"Oh Lima, vai à bardamerda! Está ali o Jonathan Rodrigues sentado na bancada para ver tu fazeres isso?!?"
Luisão é expulso. Jogadores do Benfica perdem ainda mais a cabeça porque o tempo era cada vez menos, e o Rio Ave marca e ganha o jogo.
"put* que os pariu a todos" foi o meu ultimo pensamento, antes de me ir vingar no rabo da gaja que até diz que gosta do Porto.
A expulsão é correcta e o penalty também. A arbitragem praticamente só errou em 1 ou 2 lances, julgo que na 1ª parte, em que poupou uns amarelos a jogadores do Rio Ave. A pressão da comunicação social, e não só, a fazer-se sentir no subconsciente do árbitro, tentando evitar expulsões através da poupança de amarelos.
Depois de estar a ganhar, ao ver a equipa do Rio Ave a crescer, Jesus poderia ter reagido com o banco.
Ou optava por defender logo o resultado e, ou retirava Lima e metia Ruben Amorim a controlar o jogador do Rio Ave que estava a revolucionar o jogo, ou só retirava Pizzi e colocava Ruben Amorim para dar mais consistência defensiva ao meio campo. Ou tirava Talisca, metia Ola John, dizendo-lhe antes ao ouvido "se não defenderes como eu quero estás fodido". Ou até podia ter tirado Eliseu e ter colocado André Almeida.
Ou podia ter feito um mix destas possíveis soluções.
Isto é, podia ter feito alguma coisa. Não fez. put* que o pariu... podíamos estar com 6 pontos de avanço, nem que fosse a jogar mal e à defesa.
Se os jogadores não reagem, não significa que ele não possa reagir. É pago também para isso.
Pizzi pode até ser melhor que Enzo a atacar, mas é pior a defender.
Acho que sobretudo ainda não percebeu bem a diferença entre uma situação de defesa organizada em que o Benfica tenha uma linha de 4 defesas (e 1 trinco à frente), mesmo que a bola e 4 jogadores adversários já estejam nas costas do resto da equipa do Benfica, e uma situação de contra-golpe de 4 adversários contra 5 jogadores do Benfica, com todos os jogadores adversários em progressão e com os defesas do Benfica a correrem para trás. Em ambas as situações são 4 contra 5, mas são completamente diferentes. É a diferença entre a situação estar mais ou menos controlada e a situação ser de perigo iminente. Quando há perigo iminente serve de pouco correr para estar ali por perto. A unica coisa a fazer é correr para se colocar entre o adversário e a baliza.
Eliseu não tem a capacidade de sacrifício de Siqueira. Quando Jesus lhe pede algo é porque sabe que ele o consegue fazer. O jogador não pode decidir jogar duma forma diferente porque em determinado dia acha que o treinador está errado.
Talisca acho que pode estar lixado. Acho que o Benfica precisava que ele jogasse e até marcasse mais 1 ou 2 golitos até ao fim da época para poder ser vendido mais facilmente. Mas por razões de força maior acho que isso já não irá acontecer. Arrisca-se a pouco calçar até ao fim da época.
Aquele brasuca de merda que é pago a peso de ouro para motivar os jogadores , e que ganha mais que alguns jogadores do Benfica, o Evandro Mota, bem que podia ir pastar para outros terrenos ou fazer o que lhe compete. As equipas podem beneficiar de um coach motivacional, mas convém que ele trabalhe.
Por outro lado, os prémios a dobrar que não se sabe de onde vêm, parece que resultam... alguns gajos do Rio Ave corriam que se fartavam. Se "quebrarem" nas próximas 2 semanas ficamos a saber que não foi só por causa do prémio que correram tanto. Porque donde pode vir o prémio também podem vir outras "amarelices".
Quanto ao jogo de hoje...
Já não estou assim tão convencido do favoritismo do Barça frente ao PSG depois do jogo de hoje.
O PSG é uma equipa que quando está para ali virada consegue ter muita e boa posse de bola. E isso viu-se contra o Chelsea, e só com 10 jogadores.
E o Barça parece que já não o faz como fazia.
O Barça continua a ter muitos craques, sendo Messi o que se destaca mais, e contra equipas bem mais fracas opta pela posse de bola quando tem o resultado já controlado.
Mas quando do outro lado está uma equipa com jogadores de qualidade que consigam equilibrar a posse de bola, e com jogadores com grande poderio físico que consigam pressionar rapidamente os génios do Barça, a unica coisa que ainda resta ao Barça são mesmo os craques, pois a organização já não é o que era.
A vantagem continua a ser sobretudo aquela que referi anteriormente... Messi.
Mas pensava que ainda existiam outras vantagens por parte do Barça, fruto do trabalho de Guardiola no passado, mas agora já não estou assim tão convencido disso.
Destruir assim o trabalho dum génio devia dar prisão.