Autor |
Mensagem |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Prenderam o Sócrates
jolinho Escreveu: Lembro-me bem de um ditado do tempo das vacas gordas: "O dinheiro ganha-se com os trabalhos que não se fazem". É que as empresas nunca perdiam dinheiro no trabalho que subcontratavam. é verdade mas se me permites, eu acrescentaria ... "o dinheiro ganha-se também com os trabalhos que não se fazem"
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
27 Abr 2015 |
|
|
 |
pedro onze
Registado: 26 Jul 2010 Mensagens: 2305 Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Se se confirmarem os fluxos financeiros apresentados nas páginas 46 e 47 da revista Sábado, o Sócrates poderá ser condenado.  Se tal vier a acontecer nem quero imaginar a dimensão dos estragos que este caso poderá causar no PS durante anos e anos… Por isso, cada vez mais acho que os governantes devem ser muito bem pagos para se tornarem incorruptíveis. Veja-se a lista top dos tops e mesmo assim o Obama, a Merkel, o Hollande, o Cameron e o Putin deviam ganhar mais. Muito mais e em linha com as responsabilidades que têm. Alguns deles têm salários anuais ao nível de consultores das grandes multinacionais ou gestores intermédios. Qual é a motivação que um indivíduo pode ter para exercer cargos de grandes responsabilidades e exposição mediática e ao mesmo tempo ver milhões e milhões a circular de um lado para o outro  A tentação é muito grande... Mas admiro e acredito nos tipos fortes que não se vergam ao poder do dinheiro. 
_________________ HERRAR É UMANO
|
03 Mai 2015 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10335
|
 Re: Prenderam o Sócrates
O problema é que muitas vezes os muito bem pagos são aqueles que fazem os maiores disparates. Penso que o dinheiro enlouquece as pessoas. Imaginemo-nos a ganhar a fortuna que ganham os banqueiros, o PQP ou o Mexia. Que efeito teria 1 milhão de Euros por ano na nossa maneira de pensar e na nossa maneira de agir?
E quando nós tivessemos reuniões com os nossos congéneres de outros país, que ganham muito mais? O Jardim Gonçalves ganhava uma fortuna; o que pensava ele quando contactava com o presidente do Barclays, que ganhava vinte vezes mais?
Se pagar bons salários a alguns fosse garantia de lisura e competência, Zeinal, Granadeiro e muitos mais não teriam feito as asneiras que fizeram.
Ok, vamos pagar um bom salário ao PR, ao PM, aos ministros, aos gestores públicos, etc. Que salários são esses?
20.000 para o PR 15.000 para o PM 12.000 para os ministros
E para o autarca? 10.000 E para o catedrático? 10.000
E para o diretor do hospital, que por vezes responde por um orçamento maior do que o de alguns ministérios? 10.000 E para o diretor geral? 10.000
Muito bem, e quanto pagamos ao professor que ensina os nossos filhos, ao médico do centro de saúde, aos quadros superiores, etc? Esses têm que ganhar uns 5.000 no topo da carreira. No fim chegamos a um salário mínimo de 1.500 Euros.
Tem que haver salários corretos, para que as pessoas vivam com dignidade e concretizem os seus anseios - mas isto aplica-se a todas as pessoas. É que não podemos chamar a polícia porque alguém roubou conservas no supermercado e ao mesmo tempo deixar o banqueiro roubar e sair a assobiar.
E ainda por cima vivemos no país em que a Cristina Ferreira ganha 800.000 por ano a cacarejar, o chiclas ganha 4 milhões e o gordo do Preço Certo 40.000 por mês. Quanto é que deve então ganhar o PR?
|
03 Mai 2015 |
|
 |
pedro onze
Registado: 26 Jul 2010 Mensagens: 2305 Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
jolinho Escreveu: Se pagar bons salários a alguns fosse garantia de lisura e competência, Zeinal, Granadeiro e muitos mais não teriam feito as asneiras que fizeram.
Quanto ao Granadeiro tenho-o como um homem sério que não andou metido com a máfia empresarial privada. No meio do escândalo do GES/BES ele é um dos poucos que não precisava daquele emprego para nada. Tem e sempre teve bastante dinheiro. Além da fortuna pessoal ainda tem umas vinhas que geram muita receita. Pode ter cometido erros de gestão mas não é corrupto. Aliás os erros que cometeu têm a ver com a obediência ao Ricardo Salgado que era o maior acionista da PT. E aqui acho que a maior parte dos deputados do BE e PCP são autênticos líricos. Só quem nunca trabalhou numa empresa a sério é que acha que um gestor de topo pode dar-se ao luxo de desobedecer ao maior acionista. Mas afinal quem é o dono do dinheiro? Se desobedece é posto no olho da rua. Quem conhece o conceito norte-americano de "loyalty" sabe do que estou a falar... jolinho Escreveu: Ok, vamos pagar um bom salário ao PR, ao PM, aos ministros, aos gestores públicos, etc. Que salários são esses?
Sei que os representantes de cargos públicos de topo têm muitas mordomias que não são contabilizadas nos rendimentos globais que usufruem, mas essas mordomias terminam quando cessam funções e aí muitos voltam à sua condição de humilde assalariado como nós, pelo menos os que conseguem arranjar emprego depois de abandonar o cargo. Não vou apontar números mas acho que um salário muito alto resolve dois problemas, um é de os tornar (quase) imunes à corrupção e outro que para mim é ainda mais importante é permitir atrair os melhores para esses cargos. Por alguma razão as empresas privadas têm maior número de pessoas competentes e com maior produtividade que as empresas públicas. O ser humano é todo igual mas havendo melhores condições remuneratórias e de trabalho num local os melhores são atraídos para esse local.
_________________ HERRAR É UMANO
|
03 Mai 2015 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Fonte: Direcção Geral da Política de Justiça
Definição de Corrupção
Genericamente fala-se em corrupção quando uma pessoa, que ocupa uma posição dominante, aceita receber uma vantagem indevida em troca da prestação de um serviço.
O Código Penal português prevê o crime de corrupção no quadro do exercício de funções públicas (artigos 372.º a 374.º-A), embora a corrupção possa existir nos mais diversos setores de atividade.
O crime de corrupção implica a conjugação dos seguintes elementos:
Ø Uma ação ou omissão
Ø A prática de um ato lícito ou ilícito
Ø A contrapartida de uma vantagem indevida
Ø Para o próprio ou para terceiro
A corrupção pode ser ativa ou passiva dependendo se a ação ou omissão for praticada pela pessoa que corrompe ou pela pessoa que se deixa corromper.
Por exemplo, quando alguém entrega dinheiro em troca de um favor, pratica um crime de corrupção ativa. Quando alguém recebe dinheiro para cumprir ou omitir certos atos, pratica o crime de corrupção passiva.
Fala-se de corrupção pública ativa quando uma pessoa diretamente ou através de outra pessoa, para si ou para outra pessoa, faz uma oferta, promessa ou propõe um benefício de qualquer natureza, a um funcionário público para que este cumpra ou se abstenha de cumprir um determinado ato.
Fala-se de corrupção pública passiva quando um funcionário público pede, aceita ou recebe, diretamente ou através de outra pessoa, para si ou para outra pessoa, oferta, promessa ou benefício de qualquer natureza para cumprir ou se abster de cumprir um determinado ato.
A corrupção será para ato lícito se o ato ou omissão não for contrário aos deveres de quem é corrompido, caso haja violação desses deveres, então trata-se de corrupção para ato ilícito.
O elemento determinante no crime de corrupção é o elo de ligação entre aquilo que é prometido ou entregue e o objetivo que se pretende alcançar, a saber a adoção de um determinado comportamento. Existe corrupção, mesmo que o ato (ou a sua ausência), seja ou não legítimo no quadro das funções desempenhadas pelo interessado, não se tenha realizado. Da mesma forma existe corrupção qualquer que seja a natureza ou o valor do benefício.
O ato unilateral de oferecer, dar, solicitar ou receber uma vantagem, é suficiente para existir corrupção. O acordo entre as partes constitui uma circunstância agravante do crime.
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
03 Mai 2015 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10335
|
 Re: Prenderam o Sócrates
pedro onze Escreveu: Quanto ao Granadeiro tenho-o como um homem sério que não andou metido com a máfia empresarial privada. No meio do escândalo do GES/BES ele é um dos poucos que não precisava daquele emprego para nada. Tem e sempre teve bastante dinheiro. Além da fortuna pessoal ainda tem umas vinhas que geram muita receita. Pode ter cometido erros de gestão mas não é corrupto. Aliás os erros que cometeu têm a ver com a obediência ao Ricardo Salgado que era o maior acionista da PT. Granadeiro é um homem inteligente e portou-se com dignidade desde que a bronca rebentou, mas pactuou com tudo aquilo que aconteceu. Não o deveria ter feito. pedro onze Escreveu: Sei que os representantes de cargos públicos de topo têm muitas mordomias que não são contabilizadas nos rendimentos globais que usufruem, mas essas mordomias terminam quando cessam funções e aí muitos voltam à sua condição de humilde assalariado como nós, pelo menos os que conseguem arranjar emprego depois de abandonar o cargo. Não têm mordomias por aí além. Um governante tem direito a carro com motorista (penso que um ministro tem direito a dois automóveis e três motoristas para serviço oficial e um automóvel e motorista para quando não está de serviço), a segurança pessoal (há casos mais sensíveis, mas no caso dos ministérios mais "pacatos" será um segurança que acompanha nas deslocações e um agente da PSP à porta de casa), tem direito ao pagamento das suas comunicações pessoais. São coisas que vêm com as funções. Comparemos com as pessoas que estão no privado. Um amigo meu que é presidente de uma grande empresa de capital português no estrangeiro tem direito a motorista pessoal, motorista para serviço da casa, automóvel para o serviço da empresa, dois automóveis para o serviço da casa, colégios e ténis para os filhos, membership no clube que frequenta, férias pagas para a família duas vezes por ano (aviões e estadias), mais duas vindas a Portugal por ano, casa com duas piscinas, dois seguranças, jardineiro, governanta e duas empregadas. Ganha um salário muito maior do que o PR e o PM juntos e tem um bónus de desempenho que pode atingir valores muito elevados. Bem sei que está na América Latina, mas está em Buenos Aires a viver num bairro priveligiado e os filhos estão num colégio inglês (e dali seguirão para o UK). Isto é ter mordomias.
|
03 Mai 2015 |
|
 |
Marc
Registado: 29 Mai 2007 Mensagens: 12849
|
 Re: Prenderam o Sócrates
jolinho Escreveu: ...Granadeiro é um homem inteligente e portou-se com dignidade desde que a bronca rebentou, mas pactuou com tudo aquilo que aconteceu. Não o deveria ter feito... Jolinho, Este tipo de operações PT/BES/GES já eram prática comum antes do Bava lá chegar. E quem é que lá estava antes do Bava? A diferença entre todas as outras operações e esta, é que nesta o dinheiro não voltou.
|
03 Mai 2015 |
|
 |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Já a dona Branca dizia o mesmo.
Enquanto o dinheiro voltar está tudo bem. Quando deixar de entrar, está tudo fodido.
Aconteceu no BPN, BPP e BES.
Continuo a achar que o supervisor tem de fazer muito mais. É tudo facilmente controlável através de rádios de alavancagem, mas é tudo uma cambada de cobardolas, pois tem receio que estas restrições mandem embora os acionistas para outros mercados.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
04 Mai 2015 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
mais um nome a juntar à confusão dos 17M €
Hélder Bataglia (ESCOM)
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
04 Mai 2015 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10335
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Marc Escreveu: Este tipo de operações PT/BES/GES já eram prática comum antes do Bava lá chegar. E quem é que lá estava antes do Bava?+ Confesso que não me recordo de quem era. Uma operação pode ser normal num momento e tempos mais tarde já ser de risco. Dez anos antes não havia risco, já que a conjuntura era diferente e o endividamento BES/GES não era preocupante, mas a partir de certa altura quem tomava decisões sabia bem aquilo que se passava.
|
04 Mai 2015 |
|
 |
Marc
Registado: 29 Mai 2007 Mensagens: 12849
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Sim, Jolinho, não existindo análises de risco a gestão é de péssima qualidade, para não dizer que é danosa. A questão é que era e continuou a ser prática comum, com a agravante de ter como parceiro um accionista da própria PT. Antes do Bava estava lá precisamente o Granadeiro. 
|
05 Mai 2015 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
CEO - Granadeiro CFO - Zeinal Bava
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
05 Mai 2015 |
|
 |
Marc
Registado: 29 Mai 2007 Mensagens: 12849
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Durante esse período do Granadeiro como CEO, se não me engano, o Bava só foi CFO durante cerca de 2 anos.
|
05 Mai 2015 |
|
 |
xkiter
Registado: 03 Jan 2011 Mensagens: 442 Localização: No meio... onde se está bem
Positivos
51
Neutros
13
Negativos
6
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
Ai o Bava, o Bava... quando começarem a "cantar" vai ser lindo... tanta ganância escondida... Os Altice até arrancam cabelos quando começarem a ver o histórico dos fornecedores da PT... é melhor mesmo o Bava arranjar um lugar no Brasil ou outro país sem acordos de extradição!
|
05 Mai 2015 |
|
 |
pedro onze
Registado: 26 Jul 2010 Mensagens: 2305 Localização: Lisboa
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Prenderam o Sócrates
_________________ HERRAR É UMANO
|
05 Mai 2015 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|