Além disso não é muito aconselhável beber muitos sumos naturais de fruta todos os dias, como às vezes até é aconselhado por alguns.
Não confundir com coisas do tipo fazer uma desintoxicação em que se bebe muitos sumos naturais durante 2 ou 3 dias, nem com sucos de legumes.
Não sou grande especialista no assunto, mas vou tentar explicar, consoante o que me lembro.
A explicação é relativamente simples. As frutas mais usadas para se fazer sumos normalmente são quase só sumo e fibra.
Portanto, por exemplo, num dia beber sumo de 10 laranjas equivale praticamente a comer 10 laranjas (só que sem a fibra, que é quase inócua).
Experimentem comer 3 laranjas ao pequeno almoço, 3 ao almoço e 3 ao jantar, e uma antes de deitar, todos os dias.
A malta que exagera, num dia pode beber sumo de bem mais do que 10 peças de fruta, sendo que algumas dessas frutas têm características bastante laxantes e até são ácidas.
Se repetirem isso durante muito tempo, consecutivamente, podem alterar o equilíbrio ácido do estômago, e talvez até do organismo. Para não falar na possibilidade de eliminar flora bacteriana importante dos intestinos, e sei lá que mais...
O mesmo já não se aplica tanto a legumes. Pode-se comer naturalmente mais legumes num dia do que frutas, sem existirem este tipo de consequências.
Uma ou duas peças de fruta por dia costuma ser suficiente para se retirar plenamente os benefícios de comer fruta. Comer um pouco mais do que isso não será grande problema. Mas comer muito mais do que isso (ou beber sumos de muito do que isso) pode ser contraproducente.
É claro que isto tudo depende também de outros factores, como idade, condição de saúde de cada um, genética, características da restante alimentação, etc.
Mas demasiados sumos por dia talvez só seja bom para quem vende sumos, fruta e máquinas de sumos!
