Vocês esquecem-se que o ano passado foi um ano atípico!
Já estava previsto um desinvestimento, fruto do esforço suplementar que tinha sido feito na tentativa de ter um plantel forte que pudesse fazer um brilharete na Champions.
Houve aquela salganhada dos bancos, que criou indefinição mesmo na altura de se fazerem compras.
Existiram investimentos, quer na BTV, quer no Seixal. Novos campos, o simulador 360s, etc.
E mudaram as regras dos fundos, o que levou a que o Benfica decidisse comprar o seu fundo, por inteiro.
Num clube em que normalmente se procurava formas alternativas de financiar a aquisição de jogadores, e onde se criou um fundo que suportava parte dessas aquisições, o que aconteceu foi o contrário!
O Benfica comprou as restantes percentagens, ficando com 100% de quase todos os seus jogadores.... que até já estavam no clube.
Neste caso, o dinheiro foi gasto, a pronto, sem no entanto entrar ninguém. Já cá estavam.
E não se gastaram uns tostões. Gastou-se o que muitas épocas se gasta em aquisições.
É verdade que está mais que visto que a tendência é de apertar um bocado o cinto.
Mas vê-se que há trabalho feito.
Jogadores como César, Lisandro Lopes, Mukhtar, Cristante e Jonathan Rodriguez estão já no clube, apesar de não serem titulares. Não vão entrar agora, e não se vai ter de esperar que se ambientem, etc.
Lembram-se que Enzo, Matic e Jardel não eram titulares. Jardel andou anos a suplente. Matic esteve 1 ano sentado no banco. O Enzo tinha sido emprestado.
E tal como o Enzo, há jogadores que são do Benfica, que estão emprestados, que estiveram a crescer, a ganhar experiência.
Cancelo, Djuricic, Rochinha, Friesenbichler, Sidnei, Cavaleiro, Helder Costa, Fábio Cardoso, Fariña, Ruben Pinto, Rui Fonte, Nelson Oliveira, Gianni Rodríguez, etc.
Quem sabe quais destes é que poderão estar no plantel no próximo ano?
Nunca se sabe!
Todos tentam ser bruxos, e todos falham.
É óbvio que não serão todos estrelas. Mas alguém consegue garantir que nenhum deles terá alguma vez lugar no plantel principal do Benfica? Eu não.
Nós dizemos sempre que não prestam ou são para vender.
Quanto ao não prestam, lembro que se dizia isso mesmo de Enzo, Jardel, Matic, Pizzi e tantos outros.
E depois o Jesus pega neles e... não faz milagres com todos, mas surpreende-nos com alguns.
Quanto aos que são para vender... Bem, se são para vender, isso significa que irá entrar dinheiro que poderá ser utilizado em contratações.
Para não falar do Gonçalo Guedes, e outros jovens que estão no Benfica B, como João Teixeira, Dawidowicz, Lindelof, Nuno Santos, Lystsov, Renato Sanchez, Sarkic, etc.
Se dizem que muitos destes só servirão para ser suplentes, ok. Tudo bem! Significa que se poupa uns trocos valentes em suplentes, o que talvez signifique que sobre algum para se poder comprar um titular.
Uma ultima palavra para o Ola John. Até eu já me juntei ao coro de que o gajo muitas vezes faz merda.
Mas... no outro dia tive acesso a estatísticas de produção de jogadores em campo.
E quer acreditem quer não, o Ola John estava em bem posicionado em várias categorias. E numa importante não era bem posicionado... era em 1º.
Era na categoria que dizia respeito a produção em campo versus minutos jogados. Era o jogador que precisava de menos minutos para fazer um passe para golo.
O Benfica neste momento tem as contas mais ou menos equilibradas, e as receitas têm vindo a aumentar.
Adidas e Emirates duplicaram os patrocínios que existiam.
A BTV permite já a entrada de receitas bem superiores às que existiam anteriormente.
Até em outras áreas tem existido algum aumento de receitas.
Isto é, acho que não há razões para um desinvestimento brutal a partir de agora.
Sim, continua-se a vender as pérolas, mas enquanto se paga 20 Milhões todos os anos só em juros, isso continuará a acontecer.
O que provavelmente acontecerá será um controle de custos, onde continuarão a aparecer soluções que permitirão manter um nível de qualidade engraçadito no plantel do Benfica.
Mas não esperem que sejam contratados Pogbas ou Verrattis.
No Benfica não há dinheiro para isso. A única coisa que existe é trabalho para se ir tentando encontrar soluções, que poderão ou não resultar.
Será difícil entrar um jogador do qual todos os adeptos digam de forma unânime "Ah, este sim. Este é mesmo muita bom".
Quem espera por isso, é melhor esperar sentado, e com um stock valente de comida e bebida ao seu lado! Pois provavelmente vai penar por muitos anos...
