8)
Eu estou como o gilberto50... acredito que quem gere o Benfica saiba minimamente o que anda a fazer!
Os indícios parecem-me mais do que evidentes. Sobretudo pela diversidade, repetição e acumulação desses indícios ao longo dos últimos anos.
A evolução destes últimos anos, a nível de gestão do clube, do plantel e económico, não me parece que tenha sido feita em cima do joelho.
Nem me parece que dentro clube se pense muito a curto prazo, em qualquer uma das suas áreas.
As entradas de jogadores já não são aquelas que os adeptos e os jornais esperavam como acontecia há alguns anos.
Os projectos das modalidades têm tido um evolução.
A formação tem tido uma evolução.
As contas têm tido uma evolução.
Em todos estes casos, não me parece que tinha sido usada uma estratégia de "como vamos fazer para ganhar no próximo ano?".
Parece-me mais do estilo "o que é que temos de fazer para estarmos melhor que que estamos agora, daqui a 3 anos, mas também daqui a 5 anos, e já agora também daqui a 10 anos?".
É claro que muitas decisões são influenciadas pelo que acontece no presente.
Se existe no presente uma alternativa de financiamento que permita juros mais baixos, muda-se a fonte do financiamento.
Se aparece um jogador livre, que se ache interessante, avança-se para a tentativa da sua contratação.
E nem sequer a aposta na formação, e a sua publicidade, me parece que seja por acaso.
No Record está um título que refere que os talentos da formação do Sporting ultrapassaram 110 milhões em vendas desde a inauguração da Academia deles (em 2002 ou 2003), com a venda de 13 jogadores.
Ainda bem para eles.
Mas o Benfica só em 1 ano já ganhou perto de 45 Milhões, só com a venda de 3 jogadores. E não precisou de vender nenhum titular, ao contrário do Sporting.
E nestas coisas, a publicidade conta.
Publicitar que se pretende apostar nos nossos jogadores, valoriza-os. Dizer que não os queremos para nada, desvaloriza-os. Mesmo que o objectivo seja vender a maior parte, acho que se deve continuar a anunciar que se pretende incluir esses jogadores no plantel principal porque têm qualidade suficiente para isso.
Ter como objectivo incluir alguns jogadores da formação no plantel principal, também me parece saudável. Porque permite poupar algum dinheiro em aquisição de jogadores, como também permite ainda alguma possível valorização desses jogadores antes de serem vendidos.
Sim, porque todos serão mais tarde ou mais cedo vendidos. Um jogador que entre no Benfica aos 10 anos e só saia aos 34 é algo que provavelmente nunca iremos ver.
E da mesma forma que acho que o que permitiu esta evolução mais ou menos pacífica neste últimos anos foi o facto de o Benfica ter Jesus, que permitia apresentar sempre grande competitividade da equipa nas diversas competições, o que permitia alguma estabilidade, também acredito que essa mesma estabilidade permitiu que a tal "estrutura" evoluísse.
Enquanto Jesus ia fazendo o seu trabalho, a formação, a logística, o scouting, o Benfica Lab, a BTV, as diversas fontes de receita, foram "crescendo".
Não se está a começar agora à procura de onde há talentos para o Benfica contratar. Ao contrário já existe uma base de dados que julgo que não é propriamente "amadora", que quase basta ir actualizando.
Não se está a pensar como criar um departamento de prevenção de lesões e acompanhamento de performance. Ele já existe, e basta ir-se actualizando.
Não se está a pensar desesperadamente em como sacar, nos próximos anos, bons contratos de venda de direitos televisivos. Eles já estão praticamente assegurados, e agora basta pensar em formas de aumentar ainda mais essa receita através de soluções inovadoras, e em como internacionalizar ainda mais a marca.
Não se está a pensar onde se vão sacar contratos de patrocinadores interessantes, porque já se conseguiu bons contratos, sendo que um deles até ainda deu mais visibilidade à marca.
Não se está a pensar que volta de 180º é preciso dar para a formação tomar um rumo, porque ela já tem um rumo bem definido.
Não se está a pensar onde se vão arranjar 20 Milhões para a próxima época, porque já se sabe de onde eles vêm.
Não se está a pensar que elemento contabilístico é que ainda se pode manipular para equilibrar as contas, porque acho que até tem sido utilizada prudência a mais na valorização dos activos, não se tem antecipado receitas, neste momento não se está a recorrer muito a fontes de financiamento "alternativas", parece-me que existe liquidez suficiente e recorrente para as obrigações de curto prazo, e o Benfica ainda tem alguns jogadores que pode vender a qualquer momento sem fazer grande "mossa" no plantel principal.
Não se está a pensar como criar uma imagem e um projecto para as Casas do Benfica porque esse trabalho já foi feito, e basta ir melhorando.
Para além de tudo o mais, acho que se tem trabalhado muito a imagem do Benfica.
Hoje em dia, acho que existe a percepção é de que qualquer jogador que esteja nos quadros do Benfica é pouco provável que seja propriamente um cepo (embora o Benfica ainda tenha alguns).
Que qualquer jogador da formação que tenha algum protagonismo pode ser um elemento a ter em conta no futuro.
Que o Benfica paga as sua dívidas, honra compromissos, estabelece parcerias interessantes, aposta na inovação, e tem um grande número de adeptos.
Que tem instalações de qualidade, quer seja o Estádio, o Museu, ou o Caixa Futebol Campus.
Que é um clube solidário, sendo a sua Fundação e respectivas iniciativas o melhor exemplo disso mesmo.
Que é um clube que não ganha só no futebol, mas também em outras modalidades, até a nível europeu como aconteceu com o futsal.
Perante os outros clubes e agentes do futebol julgo que neste momento até é referência no que diz respeito a inovação e introdução de novas metodologias e tecnologias no apoio à sua equipa de futebol.
E julgo que a maior parte dos agentes desportivos (clubes, agentes, etc.) acha que o Benfica neste momento pode ser sempre um parceiro interessante.
O que Benfica não tem são receitas ao nível dum Barça, dum Chelsea ou dum Bayern que permita ir comprar Pogbas ou Verratis.
E não estou a falar só do valor do passe do jogador. Estou a falar também de qualidade e visibilidade do campeonato, e capacidade de pagar salários elevados.
Ou se compram jogadores somente interessantes entre os 23 e os 27 anos, ou se aposta em jogadores mais jovens muito interessantes mas que ainda são projectos, ou se consegue jogadores experientes e já com qualidade comprovada mas já sem grande capacidade de valorização, ou se consegue um empréstimo de um jogador necessário para colmatar uma lacuna do plantel... ou muito raramente se consegue um jogador que acumule ao mesmo tempo as diversas vantagens que os referi anteriormente referi apresentam.
Não acredito que a aposta na formação implique um desinvestimento no plantel.
O que não significa que o Benfica vá buscar o Nani, o Coentrão, o Ramires e o Markovic como alguns gostam de acreditar.
O Benfica vai tentar continuar a comprar sempre que possível jogadores ainda pouco conhecidos, para depois os vender. Provavelmente já não compra jovens por 10 Milhões, porque a conjuntura económica mudou, e a regras da UEFA mudaram, quer no diz respeito aos fundos, aos contratos e ao
fair play financeiro.
Vai continuar a ter uma mescla de juventude e experiência, que permita ao mesmo tempo competitividade e valorização de jogadores.
E acredito que vão abrir algumas
slots de valorização.
A época passada estavam fechadas 6 slots... por Julio César, Luisão, Maxi, Eliseu, Lima, Jonas. Ou 7 slots se considerarmos Jardel.
Em 11 slots possíveis, é bem mais de 50% das slots. Assim a capacidade de valorização de jogadores é relativamente pequena.
Acho que para próxima época vão estar muito mais
slots livres.
E nem acredito que o investimento em património vá baixar muito. Pode existir agora uma pequena pausa enquanto se elaboram novos projectos, mas acredito que dentro de poucos anos se vai começar a edificar novas obras, que irão ainda mais valorizar o Benfica. Já é público o interesse na edificação dum pólo de ensino, quer seja secundário quer talvez universitário, como também já ouvi uns rumores de que outro tipo de obras já começaram a ser equacionadas.
E no que diz respeito à proxima época, quanto ao plantel, qualidade de jogadores que irão fazer parte, se vai ser 4-4-2 ou 4-3-3... acho que se tem mesmo de esperar para ver.
Daqui a sensivelmente 1 mês e meio já deveremos ter muitos mais dados sobre esse assunto, e aí sim já poderemos comentar de forma mais informada.
Se é com Maxi ou sem Maxi, é só um pormenor. Um pormenor que acho importante, mas só um pormenor. Não é propriamente um Messi. A ferida que poderá resultar da saída de Maxi julgo que será sempre mais emocional que qualitativa, dependendo sempre de quem o irá substituir se se verificar mesmo a sua saída.
Mas prefiro que o Benfica continue fiel aos seus princípios de gestão, e que continue a procurar soluções bem pensadas e planeadas, mesmo que isso implique algum risco.
Parece-me melhor opção do que se deixar vencer por chantagens, quer de treinadores quer de jogadores, abdicando do controle de custos que me parece importante a médio/longo prazo, só para poder manter uma aparente estabilidade ou até mesmo uma vantagem a curto prazo.
Julgo que me sinto muito mais tranquilo com a situação actual do Benfica, do que me sentiria com a situação do meu clube se fosse sportinguista ou portista.
Posso até estar enganado, mas isso só depois se verá...