Data/Hora: 17 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Grexit
kwacha Escreveu:
Syriza - Synaspismós Rizospastikís Aristerás (em português, Coligação de Esquerda Radical, aliança de 13 partidos e organizações)

nas eleições de 2012, o seu programa eleitoral declarava-se Anti Austeridade, Anti União Europeia, Anti Euro e Anti Nato

nas eleições de 2015, o seu programa eleitoral declarava-se firme na União Europeia, no Euro e na Nato ... mantinha a Anti Austeridade

a 25 de Junho, propunha um programa de Austeridade de 8 biliões em 2 anos para ficar na União Europeia e no Euro, e só cortava 200 milhões na tropa

em 3 anos, no caminho para alcançar o poder, Tsipras foi deixando cair progressivamente as bandeiras ... resta o desprezo folclórico pelas gravatas

Chama-se a isso de responsabilidade em liderar... :mozilla_tongue: (ou então às vezes não)... :-k

28 Jun 2015

Platina

Registado: 17 Jan 2008
Mensagem Re: Grexit
E os bancos gregos segunda fechados, por ordem governamental...

Isto em plena Europa e na zona do euro...

Preferia pensar que isto não está a acontecer! ](*,)

28 Jun 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Mas tem que acontecer. Se os bancos abrissem, seria muito pior. E internamente vão ter que ser tomadas medidas que as autoridades não querem tomar: a primeira será limitar os levantamentos durante um longo período de tempo.

28 Jun 2015
Putanheiro

Registado: 16 Jun 2012
Positivos
25
Neutros
2
Negativos
1

A Grecia nunca deveria ter entrada na UE. E ja mostrou, como nação, não ter a maturidade para nela permanecer. Enquanto a EU não for um estado federal os paises que não aceitam as regras devem de ser excluidos. Infelizmente os nossos politicos, e os europeus, são uns anjinhos ainda acreditam que todos os homens e todos os interesses são honestos. Tomam decisões pouco fundamentadas e depois ademiram-se quando a realidade lhes cai aos pes.
Já não ha homens com a visão do Kissinger, pois ele ja tinha percebido ha muito que o melhor para a UE e que a Grecia saia.
A questão estrategica é uma falsa questão, e so para minar a opinião publica e fortalecer a posição grega.....espero que este "intelectuais" aprendam a lição e tenham mais criterio na adesão de novos estados.... nem tudo justifica o aumentar da area de influencia economica, não devemos só olhar para o numero de consumidores.

28 Jun 2015
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

SIM 1 - NÃO 0

Bancos fecham toda a semana. 'Corralito' em pleno na Grécia
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-06-28-Bancos-fecham-toda-a-semana.-Corralito-em-pleno-na-Grecia

28 Jun 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

ainda ninguém conhece a pergunta "exacta" que será referendada pelos gregos

apesar de não podermos votar ... nós estamos envolvidos ... e temos interesses
do meu ponto de vista ... e admito que à primeira vista, até parece contraditório
uma vitória tangencial do NÃO, no imediato, faria o pleno a Gregos e "Troianos"

a vitória do SIM (tangencial ou expressiva) pode implodir o seu sistema partidário
com o SIM, ninguém irá confiar em Tsipras ... a consequência imediata é eleições
estão politicamente feridos, economicamente anémicos e socialmente exaustos

precisam de sair do Euro de forma controlada e apoiada ... vão precisar de nós :smt045

28 Jun 2015
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Na minha opinião a questão grega (tb por razões geográficas, sociológicas e históricas) é diferente de tudo o que se encontra na Europa Comunitária (com euro ou sem euro).
Trata-se de uma país composto por milhares de ilhas (a maioria delas inabitadas), com grandes dificuldades de comunicação física com o "coração" do chamado "Ocidente" e com fronteiras com países não tão desenvolvidos como a Turquia, a Albânia, a Bulgária ou a Macedónia.
Esquecendo o seu papel como "mãe da democracia", a ideia de nação grega foi sendo imposta e subjugada por interesses britânicos, americanos, alemães, italianos ou soviéticos (no pré, durante e pós II Guerra Mundial).
A entrada grega na UE começa a revelar-se agora um falhanço épico. Imaginem o que se passou aqui muitas vezes multiplicado... o chamado "mercado negro" e as "negociatas obscuras" foram/são de uma dimensão colossal por terras helénicas... mas a UE e demais "desinteressados" foram-se mantendo à margem de um qq processo sério de "desenvolvimento sustentável" da Grécia enquanto nação (económica e politicamente).
Foi-se tapando o "sol com uma peneira" até que um dia começou a chover...
:-k

28 Jun 2015
Confrade

Registado: 31 Ago 2008
Positivos
20
Neutros
18
Negativos
5

Marsapio Escreveu:
pedro2008 Escreveu:
... Os Estados Unidos sempre viveram com defices enormes e com crescimentos fantásticos se bem que agora seja 2% mas no entanto para uma economia daquela dimensão e tambem nao vivem das exportações, basta o consumo interno...

:lol: :lol: :lol: A sério, confrade? Mesmo sendo o 2º maior exportador mundial, depois da China?

Em percentagem, quem quiser que pesquise que nao me vou dar ao trabalho mas sei perfeitamente que o consumo interno contribui bem mais do que as exportações. Quanto à qualificação lá está divergência de opiniões. Eu tenho a minha, não me julgo mais inteligente do mundo mas também acredito que sou mais inteligente do que mts que aqui andam...É cada uma! E não tirei o curso na lusiada aos 37 anos como passos coelho, maria nao sei das quantas e companhia...!

28 Jun 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Agora cada grego só pode levantar 60 euros por dia nos multibancos...
Em plena Europa, em p,ena zonas Euro!!! ](*,)

28 Jun 2015
Ouro

Registado: 14 Set 2013
Positivos
105
Neutros
26
Negativos
10

Se forem dar uma pinadela de valor superor a 60€ tem de esperar 2dias ou então pagam a prestações :smt005 :smt005 :smt005

28 Jun 2015
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Eu leio cada coisa que arrepia.

Pelo que leio há muita gente que acha que se deveria perdoar a dívida aos gregos e que a UE+FMI é que são maus pois trazem austeridade.

Eu pergunto se estes génios estão dispostos a pagar os disparates gregos do próprio bolso.

Eu tenho um vizinho que comprou uma TV LCD grande, uma aparelhagem topo de gama, um carro descapotável e outros bens. Comprou tudo a prestações claro. Agora não consegue pagar as prestações. Veio-me pedir dinheiro emprestado para pagar as prestações. Eu perguntei-lhe como me pagaria, ele não me soube responder, mas adiantou-me que não estava disposto a fazer sacrifícios. Ia continuar a jantar fora 3 vezes por semana, não ia tirar a Sportv, ia continuar a ir de descapotável para o trabalho (transportes públicos está fora de questão), isto porque na nossa rua todos têm descapotáveis e todos jantam foram, então porque é que ele seria diferente?

Ele ainda acusou as lojas onde comprou os bens, pois facilitaram o crédito demais.

Qual dos iluminados que defendem a Grécia emprestaria dinheiro ao meu vizinho?

Se a Grécia não pode ter pensões tão altas, tantos funcionários públicos, tantos subsídios então tem mesmo de cortar. Será que eles não entendem que a alternativa é muito, mas muito pior? Estar com propostas idiotas de que vão subir os impostos e que o crescimento económico vai ajudar na receita fiscal é tentar chamar-nos a todos de estupidos.

28 Jun 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Diz o ditado que quem não tem dinheiro não tem vícios, mas há por aí muita malta que não dá muita atenção aos ditados.

Toda a gente acha que o Estado é uma entidade que tem fundos ilimitados; curiosamente até os banqueiros pensavam isso e até Vitor Constâncio, esse pateta balofo e impante, pensava que o Euro nos iria trazer crédito ilimitado. Foi mau, muito mau, mas os gregos conseguiram fazer muito pior do que nós.

A realidade é que a conta pode demorar a chegar, mas chega sempre - e é chato uma pessoa ir pagar no futuro aquilo que gastou no passado.

28 Jun 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

jolinho Escreveu:
A realidade é que a conta pode demorar a chegar, mas chega sempre - e é chato uma pessoa ir pagar no futuro aquilo que gastou no passado.

o problema mais difícil é explicar às pessoas que têm as contas em dia

por exemplo ... um casal grego

ele é jardineiro na câmara e aufere limpos 1.400€, ela é telefonista num ministério e ganha limpos 1.300€
não têm dívidas ... têm um depósito de 80.000€ ... ambos têm 59 anos ... e querem se reformar em 2018

expliquem a este casal o seguinte:

1) não se podem reformar com 62 anos ... vai ter de ser para mais tarde
2) o Estado Grego endividou-se para lhes poder pagar tão bons ordenados
3) a carreira contributiva de ambos não permite pagar a pensão esperada

:-k

29 Jun 2015
Putanheiro

Registado: 16 Jun 2012
Positivos
25
Neutros
2
Negativos
1

Matic Escreveu:
Eu leio cada coisa que arrepia.

Pelo que leio há muita gente que acha que se deveria perdoar a dívida aos gregos e que a UE+FMI é que são maus pois trazem austeridade.

Eu pergunto se estes génios estão dispostos a pagar os disparates gregos do próprio bolso.

Eu tenho um vizinho que comprou uma TV LCD grande, uma aparelhagem topo de gama, um carro descapotável e outros bens. Comprou tudo a prestações claro. Agora não consegue pagar as prestações. Veio-me pedir dinheiro emprestado para pagar as prestações. Eu perguntei-lhe como me pagaria, ele não me soube responder, mas adiantou-me que não estava disposto a fazer sacrifícios. Ia continuar a jantar fora 3 vezes por semana, não ia tirar a Sportv, ia continuar a ir de descapotável para o trabalho (transportes públicos está fora de questão), isto porque na nossa rua todos têm descapotáveis e todos jantam foram, então porque é que ele seria diferente?

Ele ainda acusou as lojas onde comprou os bens, pois facilitaram o crédito demais.

Qual dos iluminados que defendem a Grécia emprestaria dinheiro ao meu vizinho?

Se a Grécia não pode ter pensões tão altas, tantos funcionários públicos, tantos subsídios então tem mesmo de cortar. Será que eles não entendem que a alternativa é muito, mas muito pior? Estar com propostas idiotas de que vão subir os impostos e que o crescimento económico vai ajudar na receita fiscal é tentar chamar-nos a todos de estupidos.

Nem mais, a Grecia hoje é um problema cultural. Os Gregos ainda estão embebidos pelas promessas dos politicos, pela vida facil que o crédito proporcionou e que julgam ter direito. E dificil aceitar que não podem ter o que tiveram no passado e que lhes foi vendido como um direito.
A situação Grega, tal como a Portuguesa, é o resultado de anos de desvaneio politico. Tudo valia para acalmar os eleitores.
Um politico tem valor quando consegue motivar um povo para um caminho de dificultade e com garantia de que o sacrificio seria gratificado com o sucesso.
Ha anos que em Portugal se sabia que a economia não estava bem (basta ver a evolução da balança comercial, nenhuma economia consegue sobreviver com anos e anos de deficit comercial).
A Manuela Ferreira Leite alertou, e foi enxovalhada pela opinião publica enebriada com a vertigem do dinheiro facil do credito. Sem o poder do carisma foi alvo de inumeras piadas e piadolas, que nunca lhe tiraram a razão. Lembro me bem de alguns colegas a contarem piadas da "velha seca" "mal amada" sem se aperceberem da triste figura que faziam pois o que a senhoria dizia era verdade e premonitório.

A democracia é isto, um povo inculto toma decisões fracas. Ganha a maioria mesmo que pouco esclarecida. É a ditadura dos fracos.
Vamos ver o quanto os Gregos estão assustados, a limitação de levantamentos vai ser o maior factor na decisão dos Gregos, vamos ver para que lado pende ou como vai ser interpretada......

29 Jun 2015
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Essa da Ferreira Leite também a digo muitas vezes nas minhas conversas.

Ela bem que avisou, mas o Sócrates prometeu dinheiro fácil.

Felizmente o povo vai aprendendo e as últimas sondagens em Portugal demonstram que o povo vai sendo cada vez menos estupido e menos enganado com promessas estéreis.

O facilitismo está mais enraizado nos gregos do que em nós e o exemplo que o Kwacha deu é perfeito. Eles nunca poderiam ter aqueles vencimentos, nem reformarem-se aos 62 anos. Simplesmente não podem.

29 Jun 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 30  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: