Data/Hora: 24 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 30  Próximo
 Grexit 
Autor Mensagem
Putanheiro

Registado: 16 Jun 2012
Positivos
25
Neutros
2
Negativos
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Grexit
prov1 Escreveu:
Porque é que se perdoa a divida á Grécia e não a Portugal, Irlanda, Espanha, Itália e outros países (quase todos) com dividas. Qual o critério para perdoar a uns e não a outros. E depois de perdoar a divida deve-se continuar a emprestar? Com que dinheiro?

e a capacidade para pagar o serviço da divida (juros).
Não tenho duvida de que portugal vai ter um perdão de divida. Mas vai ser daqui a 8-10 anos.
Fizemos asneira - temos que ajustar a despesa do estado e tentar dinamizar a economia.
O buraco e muito grande e dificilmente vamos conseguir ganhos que permitam este equilibrio, so um perdão pode trazer a diminuição de juros desejada. Divida sempre vai haver so que para niveis comportaveis.

Este e o ciclo normal do funcionamento de uma comunidade economica. Os estados fortes ajudam os estados mais fracos... desde que joguem o jogo.
A grecia não quer jogar pelas regras, quer manter a despesa do estado que so pode manter com a ajuda dos parceiros. Quer manter um status que não consegue suportar.

No inicio da crise Grega quando foram divulgados os reais valores da divida e do pib fiquei perfeitamente convicto que a Grecia teria que ter um perdão de divida. Nunca percebi que raio de contas os economistas :mozilla_innocent: faziam para provar que a divida era viavel . Dois perdoes ja foram ... aposto que vamos ficar pelos 4....

01 Jul 2015

Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Mensagem Re: Grexit
a propósito dos juros ... reparem no seguinte exemplo:

o país Y tem uma dívida pública que atingiu 120% do PIB

mesmo que esse país tenha negociado uma taxa de juro média para a dívida de 1,5%

só os juros são 1,8% do PIB ... obrigando a um saldo primário orçamental igual ou superior

saldo primário = é o saldo entre receitas e despesas públicas, antes das despesas com juros

01 Jul 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
MarcoPTX Escreveu:
Não tenho duvida de que portugal vai ter um perdão de divida. Mas vai ser daqui a 8-10 anos.
Fizemos asneira - temos que ajustar a despesa do estado e tentar dinamizar a economia.
O buraco e muito grande e dificilmente vamos conseguir ganhos que permitam este equilibrio, so um perdão pode trazer a diminuição de juros desejada. Divida sempre vai haver so que para niveis comportaveis.

A baixa das taxas de juro e o alongamento dos prazos tem o mesmo efeito - e acho que é por aí que a coisa vai acontecer. Também podem ser criados programas de incentivos. Só no Portugal 2020 vamos receber até 2020 mais de 20.000 milhões vindos da UE.

02 Jul 2015
Putanheiro3

Registado: 04 Set 2012
Positivos
21
Neutros
3
Negativos
8

MarcoPTX Escreveu:
No inicio da crise Grega quando foram divulgados os reais valores da divida e do pib fiquei perfeitamente convicto que a Grecia teria que ter um perdão de divida. Nunca percebi que raio de contas os economistas :mozilla_innocent: faziam para provar que a divida era viavel . Dois perdoes ja foram ... aposto que vamos ficar pelos 4....

A resposta a esta questão my friend tem origem essencialmente na banca!! Na altura nenhum político queria correr riscos de ter um sector bancário com elevadas perdas! Muito menos os políticos da Alemanha e da França que teriam muito a perder.
Havia o trauma da Lehamn Brother's!, para além do interesse normal dos políticos em evitar distúrbios na sociedade!
Por isso os economistas fizeram as contas que a política queria!
Agora estamos a pagar os resultados daquelas decisões!!

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

MarcoPTX Escreveu:

Grosso007 Escreveu:
A resposta a esta questão my friend tem origem essencialmente na banca!! Na altura nenhum político queria correr riscos de ter um sector bancário com elevadas perdas! Muito menos os políticos da Alemanha e da França que teriam muito a perder.
Havia o trauma da Lehamn Brother's!, para além do interesse normal dos políticos em evitar distúrbios na sociedade!
Por isso os economistas fizeram as contas que a política queria!
Agora estamos a pagar os resultados daquelas decisões!! aposto que vamos ficar pelos 4....

é verdade ... os economistas fizeram as contas até ao limite que os políticos riscaram ...

também é verdade ... que os políticos ordenaram a substituição do dinheiro dos bancos pelo dos estados
também é verdade ... que os bancos pagaram um preço por essa troca (40% de haircut e 80% nos swaps)
também é verdade ... que a decisão dos políticos foi motivada pelo receio de contágio ao resto sistema
também é verdade ... que os políticos ao protegerem os bancos estavam a salvar os depósitos dos seus eleitores
também é verdade ... que a Zona Euro não tinha, em 2010 e 2012, os instrumentos complementares de intervenção
também é verdade ... que o primeiro foi feito à pressa sobre uma informação estatística grega falsa e deturpada
também é verdade ... que o segundo haircut foi limitado pela existência de um primeiro, bem como, pelo precedente
também é verdade ... que os governos gregos sempre foram aldrabões e laxistas na aplicação das medidas associadas

é por causa destas e doutras verdades ... que em Novembro passado, Samaris precisava de apoio político para o 3º resgate

de Fevereiro até Julho ... com o governo Syriza dito de esquerda

também é verdade ... que nada foi feito pelas autoridades gregas para combater a evasão fiscal e as isenções aos ricos
também é verdade ... que tudo tem sido feito para destruir o que resta da banca grega pondo em risco os depositantes
também é verdade ... que não foi tomada nenhuma iniciativa para resolver as PPPs gregas, a corrupção e as reformas
também é verdade ... que este governo cativou todo o dinheiro das autarquias gregas para o segundo semestre do ano
também é verdade ... que desde Fevereiro, que as receitas fiscais não param de cair e as despesas não param de subir
também é verdade ... que desde Fevreiro, que o desemprego sobe, o investimento zerou, o PIB cai com fuga de capitais

é por causa destas e doutras verdades ... que agora em Julho, a Grécia está pior que em Fevereiro, sem soluções dentro do euro

02 Jul 2015
Ouro

Registado: 26 Jul 2010
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

Kwacha,

Gostei do teu último post.

Só faltou dizer que o Samaras que agora aparece como salvador da pátria é o principal responsável pela situação grega. Foi com o governo de direita, do partido a que ele pertence, que Grécia afundou e pediu ajuda externa, ao FMI, o tal partido da Nova Democracia. Estão no mesmo plano daquele partido que tem a sede no Largo do Rato.

E faltou dizer que os gregos votaram no Sirysa porque estavam desesperados, que o Sirysa é o partido do fim da linha e que só consegui chegar ao poder porque todas medidas do programa de ajustamento falharam e a própria troika continua a insistir nas mesmas receitas que à vista de todos não funcionam. Qualquer pessoa no seu perfeito juízo sabe que o projecto político do Sirysa é pura ficção e não vai resolver os problemas dos gregos.

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

Todos os dias consulto este sub-forum de Actualidades e confesso que tento olhar com alguma distância para certas posições que são defendidas aqui, para não me enervar, porque já tenho uma série de situações no meu dia-a-dia que me aborrecem. Admito que discordo de uma boa parte daquilo que leio e apesar de ter uma profissão que funciona à base de números, detesto as análises que são feitas baseadas em folhas Excel porque os números nem sempre dizem tudo. E mesmo que dissessem, há mais coisas nesta vida para além dos números. Essa é a razão por que não será o técnico/contabilista Mario Draghi a decidir o que fazer com os gregos mas sim os responsáveis políticos da zona euro porque o problema não é só financeiro mas também político.

Venho deixar um aviso à Massa Associativa dos Credores, aos simpatizantes do Clube anti-Grécia e a mais alguns que defendem posições baseadas na irracionalidade, falta de bom senso e falta de solidariedade. Continuem a vossa cruzada até serem visados pelos credores e depois vão ver…

Tenho dois pedidos a fazer:

I. Caro Kwacha, já que foste tu que abriste este tópico seria de bom tom que depois de passar esta tempestade sobre a Grécia e caso a Grécia saia do euro, seria bom abrires um novo tópico chamado Grexit v2.0 ou então Lusoexit para novas análises sobre o que nos vai acontecer quando os mercados apontarem as baterias para nós, ou seja, quando se der o efeito de contágio.

II. Exorto a todos os confrades a participarem activamente nesse novo tópico, analisando o novo status quo mas agora tendo Portugal como pano de fundo. Isto porque, sinceramente, eu gostaria de saber se as pessoas irão manter as mesmas posições se forem afrontadas como os gregos estão a ser. Talvez apareçam mais Medinas Carreiras, Batista Bastos e Vasco Pulido Valente, enfim, pessoas que só sabem falar mal de tudo que as rodeia.

Por favor não me venham com argumentos de que a nossa situação é diferente para melhor porque a coisa está muito frágil e qualquer coisinha ficamos como os gregos. Basta ver o que aconteceu à Bolsa de Lisboa na segunda-feira. Que ninguém tenha ilusões….

02 Jul 2015
Aprendiz

Registado: 18 Mar 2012
Positivos
16
Neutros
3
Negativos
5

pedro onze Escreveu:
Todos os dias consulto este sub-forum de Actualidades e confesso que tento olhar com alguma distância para certas posições que são defendidas aqui, para não me enervar, porque já tenho uma série de situações no meu dia-a-dia que me aborrecem. Admito que discordo de uma boa parte daquilo que leio e apesar de ter uma profissão que funciona à base de números, detesto as análises que são feitas baseadas em folhas Excel porque os números nem sempre dizem tudo. E mesmo que dissessem, há mais coisas nesta vida para além dos números. Essa é a razão por que não será o técnico/contabilista Mario Draghi a decidir o que fazer com os gregos mas sim os responsáveis políticos da zona euro porque o problema não é só financeiro mas também político.

Venho deixar um aviso à Massa Associativa dos Credores, aos simpatizantes do Clube anti-Grécia e a mais alguns que defendem posições baseadas na irracionalidade, falta de bom senso e falta de solidariedade. Continuem a vossa cruzada até serem visados pelos credores e depois vão ver…

Tenho dois pedidos a fazer:

I. Caro Kwacha, já que foste tu que abriste este tópico seria de bom tom que depois de passar esta tempestade sobre a Grécia e caso a Grécia saia do euro, seria bom abrires um novo tópico chamado Grexit v2.0 ou então Lusoexit para novas análises sobre o que nos vai acontecer quando os mercados apontarem as baterias para nós, ou seja, quando se der o efeito de contágio.

II. Exorto a todos os confrades a participarem activamente nesse novo tópico, analisando o novo status quo mas agora tendo Portugal como pano de fundo. Isto porque, sinceramente, eu gostaria de saber se as pessoas irão manter as mesmas posições se forem afrontadas como os gregos estão a ser. Talvez apareçam mais Medinas Carreiras, Batista Bastos e Vasco Pulido Valente, enfim, pessoas que só sabem falar mal de tudo que as rodeia.

Por favor não me venham com argumentos de que a nossa situação é diferente para melhor porque a coisa está muito frágil e qualquer coisinha ficamos como os gregos. Basta ver o que aconteceu à Bolsa de Lisboa na segunda-feira. Que ninguém tenha ilusões….

Excelente comentário! =D> =D> =D> também fico chocado com as posições anti -Grécia que venho lendo aqui! Não entendo os arautos da ultra austeridade, que acham que só a indigência é que pode salvar um Estado e uma Nação inteira! Quando está mais que provado, e até reconhecido que a receita não resulta! (FMI, EUA, prémios Nobel, etc) Quanto a Portugal ser diferente.... a mim faz-me rir só para não chorar! :roll: Com 130% de divida publica, já para não falar da divida dos privados.. basta um "espirro" dos mercados e Portugal desaparece! Espero que este precedente aberto pela Grécia se multiplique e faça a Europa entender que a imposição, chantagem e ameaça e o desrespeito, não são o caminho para a unificação Europeia!

02 Jul 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Eu sobre a Grécia, tenho duas certezas...

Primeiro, Portugal não e a Grécia, não me venham com demagogias...
Segundo, a situação de Portugal, sendo diferente da Grecia e muito fragil, um pais com o nível de divida como nosso, dizer o contrário, seria ser cego...

De qualquer forma, seja com este governo, seja outro, liderado pelo PS, tenho a certeza que nunca utilizariam a estratégia de afrontamento do actual governo do Syriza, quanto muito teríamos um segundo pacote de austeridade, que se fôr mesmo necessário, cá estarei para suportar e apoiar, mais uma vez...

Isto para dizer, que para um país, com tantas fragilidades, como nós e os gregos, a táctica do afrontamento não resulta...

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Caro Pedro e demais confrades

se em 2009 e em 2011, existiam muitas diferenças ... hoje, a 2 de Julho de 2015, posso afirmar que existe incontáveis diferenças

é verdade ... ainda subsistem algumas semelhanças ... mas muito poucas ... até os mercados ... estão muito diferentes de outrora

o cenário de um Portgexit está em cima da mesa ... mas a ignição desse processo está ... muito mais na Ucrânia do que na Grécia

infelizmente, a maioria da pessoas está muito atenta à rebentação das ondas ... e não se apercebe do movimento forte das marés

em breve, coloco ponto por ponto, as diferenças entre Portugal e a Grécia ... e quais as dificuldades numa crise grega e ucraniana

:smt023

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

uma nota mais

no princípio do ano, até nutria alguma simpatia com o que poderia representar o Syriza para a Zona Euro e para União Europeia

infelizmente, e em muito pouco tempo, Tsipras e Varoufakis têm desbaratado todo capital de respeito e simpatia que detinham

depois dos corruptos e esbanjadores do Pasok e da Nova Democracia ... apareceram os garotos e os incompetentes do Syriza

o sistema político e partidário está a chegar ao fim da linha ... sobram grupelhos nacionalistas, os neofascistas e os comunistas

o povo grego gastou todas as munições ... o Syriza era a última bala ... se a coisa correr mal ... vem uma noite de facas longas

por isto tudo ... eu votaria NÃO ... porque acima de tudo este governo tem de sobreviver ... eles não aguentam outras eleições

e um tumulto na Grécia pode ser o rastilho para o regresso da instabilidade aos Balcãs etc ... e a Europa com a Ucrânia ao colo

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

Kwacha,

Não percebo porquê que estás sempre a citar a Ucrânia no contexto das tuas preocupações com a Europa. :-k

Apesar de estar no leste europeu, a Ucrânia não pertence à União Europeia e está fora da zona euro, é um país em guerra, tem hábitos e costumes que nada têm a ver com a Europa a que a Grécia pertence, tem mais de 45 milhões de habitantes para sustentar, tem problemas graves de segurança do Estado, pois é uma potência nuclear, tem um inimigo poderoso logo ali ao lado e sinceramente aquilo para mim é outro campeonato.

Em termos proporcionais se fosse necessário ajudar a Ucrânia seria necessário disponibilizar muito mais dinheiro e sem garantias de retorno.

Acho que os ucranianos foram enganados pelo ocidente que lhes prometeu protecção e um modelo de sociedade próspero e agora foram abandonados à sua sorte e os russos devem achar muita piada a tudo isso. Para mim é um problema da esfera da NATO. Se os EUA e a União Europeia quiserem ajudar a Ucrânia têm que o fazer no contexto do orçamento da Defesa pois o problema é de natureza geoestratégica. Se os abandonarem nem sequer se coloca o problema do abastecimento do gás porque a Europa pode comprar gás natural à Argélia e talvez até por preços mais baixos. Tem é que construir novos gasodutos.

O que me impressiona no meio desta história da Grécia é que se o assunto fosse militar já tinha aparecido dinheiro para comprar armas e manter milhares e milhares de soldados. Quanto é que se gastou com a guerra dos Balcãs :?: Quanto é que se gastou com a guerra do Iraque :?: Qual o montante total que a Europa deu de ajuda à OLP e ao Estado da Palestina ao longo de décadas para a construção de infraestruturas que mais tarde são bombardeadas pelos israelitas com armamento fornecido e financiado pelos EUA :?: Muito mais do que a Grécia precisa. E aí ninguém diz nada….

Vamos focar naquilo que é importante e interessa proteger: o povo grego deu mais à civilização moderna do que qualquer um dos países que pertencem à zona euro e só por isso merece mais respeito e ajuda do que qualquer um deles. Um povo que inventou a democracia, os jogos olímpicos, a filosofia, montes de leis e regras da física, matemática e geometria. A maior parte dos nomes científicos no domínio da medicina, biologia, botânica, geologia e astronomia advêm do grego :!: :!: :!: O respeitinho é muito bonito e não é só o momento presente que conta. Se fosse assim então hoje consideraríamos os países com reservas de petróleo ou com algum nível de sofisticação tecnológica como os melhores e assim apareciam na linha da frente o Dubai, o Koweit, Angola, Venezuela, Coreia Sul, Singapura e os países do G7. Não é assim. Em termos históricos temos três países que se destacaram no mundo há milhares de anos: Grécia, Egipto, Itália(Império Romano) e Iraque(Mesopotâmia). Depois houve uns que deram cartas há coisa de umas centenas de anos (Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha) e há umas décadas (EUA, Japão, Coreia do Sul e Austrália)

Tudo é efémero nesta vida. Hoje estamos bem a amanhã não sabemos.

É preciso conhecer a história e respeitar os povos, pelos menos aqueles que deram um contributo significativo para a humanidade.

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

em 2014 apareceu esta conversa parva sobre a dignidade
dizia o Syriza vamos devolver a dignidade ao povo grego
em 2015 foram em cruzada contra os moinhos de Bruxelas
lembra Cervantes ... a dicotomia entre fantasia e realidade

a batalha dos moinhos de vento

Dom Quixote e Sancho Pança chegaram a Bruxelas onde havia dezoito moinhos de vento. D. Quixote disse a Sancho que havia imensos gigantes miseráveis que maltratavam o seu povo, e por isso que ele os ia combater. Sancho pediu para Dom Quixote para observar melhor, pois não eram gigantes mas simplesmente moinhos de vento. Dom Quixote aproximou-se dos moinhos com pensamento na sua deusa, Helena Trostky, a qual dedicava a sua aventura, de lança em riste, arremeteu contra os primeiros moinhos. O vento ficou mais forte e lançou o cavaleiro para longe. Sancho socorreu-o e reafirmou que eram apenas moinhos de vento. Dom Quixote respondeu que tinha sido o demónio Capitalista, quem tinha transformado os malvados gigantes em moinhos de vento.

a 1 de Julho de 2015 ... a dignidade dos reformados gregos conheceu um efectivo abalo ... graças ao Syriza o vento soprou com força

reformados com senhas na mão à porta de um banco para poderem levantar o pouco dinheiro que é seu
Imagem

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Pedro

infelizmente conheces pouco sobre a economia do centro e norte da Europa (a começar pela Alemanha)

na actualidade, o problema ucraniano é o único que pode colocar em perigo a saúde da economia alemã

no dia em que a economia alemã adoecer ... tás phodido ... tu ... eu ... e o resto dos confrades badd

se um dia esse evento ocorrer ... será muito pior que o Ébola ... será uma pandemia de fome badd

02 Jul 2015
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

pedro onze Escreveu:
É preciso conhecer a história e respeitar os povos, pelos menos aqueles que deram um contributo significativo para a humanidade.

Pedro

lamento que só conheças a história da Grécia Antiga ... vai ler o que eles fizeram nos últimos 2000 anos ... e depois falamos

vê como nos tempos recentes têm entendido a democracia e aplicam os conceitos de aritmética ... para eles e para os outros

02 Jul 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 439 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 30  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: