
Re: Ultimas noticias sobre Futebol
A influência sobre a arbitragem que eles poderão alcançar poderá ser um bónus!
Um bónus muito interessante, mas quase só um bónus.
E julgo que poderá ser quase só isso... influência.
Os roubos à descarada, encomendados e bem pagos, já não deverão voltar nos próximos tempos com a mesma força, porque os árbitros devem sentir-se agora mais vigiados e passíveis de castigo, que há uns anos quando se sentiam completamente seguros e sabiam que passavam sempre impunes.
Mas mais importante que o bónus é o prato principal. E o prato principal é aquela coisa que faz girar o mundo... dinheiro.
O Proença está lá provavelmente como garantia do controle... do dinheiro, sobretudo do dinheiro dos direitos televisivos.
Pouco dinheiro para os clubes mais pobres, uma distribuição "especial de corrida" para os 3 grandes baseada sabe-se lá em que pressupostos, e os direitos na mão do Oliveira.
É isso que provavelmente interessa....
Deve ser incomensuravelmente mais barato pagar bem a um gajo do que pagar bem a todos os clubes das 2 principais ligas. Logo...
Cada vez que me lembro dos que queriam 80% do que o Benfica recebesse.
Não interessava o valor deles ou o que valor que poderiam produzir. Eles queriam era 80% do que o Benfica recebesse...
O mérito deles não interessava. Segundo um cálculo qualquer que inventaram achavam que tinham 80% do mérito do Benfica.
E os outros deveria ser 60% ou 70%... sei lá...
E depois o que é sobrava para todos os outros clubes? As migalhas, pois então...
Quanto mais pobres, mais fáceis de controlar por quem tem a carteira cheia. Até o Maquiavel deve ter escrito algo sobre esse assunto.
Sabem como é que são as regras da Premier League?
Metade do valor é distribuído de forma equitativa pelos 20 clubes da competição. Igualzinho para todos.
Depois, 25 cento desse valor é pago em função da classificação das equipas e os restantes 25 por cento são em função das audiências que cada clube tiver.
Tem uma certa lógica, não tem?
Não há cá histórias de quem são os 3 grandes, ou os 5 grandes, ou se o 2º grande tem direito a 80% do 1º grande, nem nenhuma dessas merdas.
Um parte (metade) é igual para todos, outra parte (um quarto) é consoante o mérito desportivo, e a restante parte (um quarto) é consoante as audiências que o clube teve (que por acaso é um indicador do tamanho real de adeptos e espectadores do clube. Sim, porque os verdadeiros "antis" também gostam sempre muito de seguir o clube que odeiam, logo são espectadores).
O ultimo classificado este ano recebeu talvez cerca de um terço do que recebeu o primeiro.
Sendo que o ultimo recebeu perto de 90 Milhões. Mas não é o valor absoluto que é importante para o caso. É o valor relativo.
E todos os outros receberam mais do que o ultimo, recebendo sempre cada vez mais consoante estão mais próximos do topo da tabela.
Assim os clubes têm realmente capacidade de não estarem dependentes dos outros clubes. Das ofertas de empréstimos de jogadores, ou pior que isso...
Não têm de andar a mendigar troquinhos a quem lhes paga os direitos televisivos pedindo adiantamentos, e podem votar no que quiserem e em quem quiserem, de livre vontade, sem serem pressionados com chantagens financeiras!
Há duas razões principais para o Benfica defender a centralização dos direitos televisivos:
- Porque beneficia todos, o que seria bom para o futebol português.
- E não beneficia alguns que andam a ser beneficiados sem terem suficiente mérito para isso, o que seria bom para o Benfica.
E é por isso que outros queriam lá o Proença, e pressionaram quem tinha de ser pressionado, e é pressionável, para lá o meterem. Porque não querem que se lhes acabe a papinha. Querem continuar a ganhar muito. Nem que para isso todos os outros tenham de ganhar pouco. Eles querem é o máximo possível para eles, nem que para isso tenham de ir tirar grande parte do que deveria pertencer aos outros.
Mas dizem que defendem o futebol português.
Pois...
