1º
Eu não disse que o Benfica devia jogar só com jogadores de 1 Milhão. Aliás, eu disse:
gup Escreveu:
Isto tudo não significa que o Benfica deva só apostar em jogadores baratos ou da formação porque esses não chegam para ganhar campeonatos. Mas significa que não foi com os jogadores de de 6 Milhões (que por acaso na realidade custaram em média 7,5 Milhões) que o Benfica ganhou mais dinheiro. Foi com os outros... aqueles em que a direcção está a tentar agora apostar mais.
O meu post serviu somente para desmistificar a história de que o Benfica só ganha "bué da dinheiro" com os jogadores que custam mais de 5 Milhões.
Isso é mentira, e foi isso que eu provei.
Mas, partindo do pressuposto que Gaitan fica... e contando ainda com Ola John que já se sabe que provavelmente irá mesmo saír.
2º
O Benfica não tem um plantel só de "jogadores de 1 Milhão".
O Benfica neste momento tem de facto 19 jogadores, dos tais de "5 Milhões".Sâo 10+3+3+1+2=19.
Os 10 são Salvio (11), Samaris (10), Ola John (9), Raul Jimenez (9), Gaitan (8,5), Pizzi (6), Cristante (6), Fejsa (4,5), Lisandro Lopez (4), Talisca (4).
Os 3 são os jogadores que têm a qualidade dos jogadores de "5 Milhões" só que na realidade já não têm (ou não custaram) esse valor por causa da idade: Luisão, Jonas e Julio César.
Os outros 3 são os jogadores que não custaram "5 Milhões", mas que valem cerca de "5 Milhões" neste momento: André Almeida, Jardel e Taarabt.
O 1 é o jogador de "5 Milhões" que não custou 5 Milhões porque foi emprestado ao Benfica: Mitroglou
Os 3 são os jogadores que de facto custaram 5 Milhões ou mais, mas que não contam para o treinador, o que até prova que nem sempre os jogadores de 5 Milhões resultam: Djuricic (8) e Sidnei (7).
Atenção... eu não disse que o Benfica tem 19 jogadores "
mesmo muita bons". Só disse que tem 19 jogadores que custaram ou valem 5 Milhões, como a malta gosta.
Obviamente, espero que não haja malta a dizer que Julio César e Jonas não prestam porque não custaram "5 Milhões".
3º)
Que estavam no plantel a época passada:Benfica vendeu Lima, Sulejmani e Loris Benito.
Perdeu Maxi e Artur.
Emprestou Derley, César e Ruben Amorim.
Que não estavam no plantel a época passada:Vendeu Cavaleiro e Cancelo que pelas vossas teorias são "jogadores de 1 Milhão".
E emprestou muitos "jogadores de 1 Milhão"... Mukhtar, Diego Lopes, Jonathan, Murillo, Guzzo, Pelé, etc.
Portanto...
Entraram Raul Jimenez e Mitroglou para o lugar de Lima e Derley. (se se deixarem de sentimentalismos, percebem que na teoria existiu um aumento de qualidade)
Entrou Ederson para o lugar de Artur.
Maxi foi substituido por uma aposta: Nélson Semedo.
César foi substituido por outra aposta: Lindelof
Entrou Carcela (2,5) e Taarabt (zero).
Entrou o jovem Bilal (1,5) e foram ainda promovidos Victor Andrade, João Teixeira, Nuno Santos, Guedes de forma mais definitiva, e provavelmente Renato Sanchez.
Falta saber quais é que ainda irão ou poderão sair, mas a verdade é que:
- os avançados foram substituídos,
- o guarda-redes suplente foi substituido,
- Maxi foi substituido por uma aposta do clube,
- César foi substituido por uma aposta do clube,
- não saiu nenhum lateral-esquerdo (apesar de Eliseu ser fraco),
- e Ruben Amorim e Sulejmani pouco ou nada jogaram a época passada.
Portanto, o único grande risco do Benfica foi apostar num jogador da casa para substituir Maxi.Para ocupar o lugar de Sálvio enquanto este está lesionado, supostamente veio Carcela, e julgo que se percebe porque é que não veio um jogador de 10 Milhões. Se assim fosse, quando Sálvio recuperasse, o Benfica ficava com um suplente de 10 milhões, o que parece que a direcção acha incomportável. Pode-se não concordar, mas acho que se percebe.
O outro risco, menor, é não se ter comprado um lateral esquerdo, mas esse risco é mesmo menor, pois a verdade é que o Benfica já foi campeão com Eliseu. E já agora, o mesmo com Pizzi.
E vamos lá ver se eu me faço entender. Eu não digo que acho que Pizzi e Eliseu são excelentes para as funções que desempenham. Só disse que o Benfica foi campeão com eles.
Isto é, acho que para o campeonato português tanto Eliseu como Pizzi... desenrascam.
Onde acho que reside o maior problema são nos jogos europeus. Sobretudo quando se sabe que as vitórias e a passagem aos oitavos e aos quartos de final neste momento valem muito dinheiro, e muito mais que em anos anteriores. E acho que só esse facto já justificava o investimento em posições mais fragilizadas porque esse investimento poderia de facto ter retorno num futuro imediato. Para além das outras vantagens evidentes...
Mas sim, o Benfica tem um plantel muito mais fraco que o plantel de há 2 épocas atrás, que tinha Matic, Enzo, Garay, Markovic e Siqueira. Assim que Oblak ganhou a titularidade era um plantel que tinha poucos "pontos fracos" (para um clube da dimensão do Benfica).