Data/Hora: 18 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 110 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 A favor ou contra a ajuda aos refugiados? 

Sim 40%  40%  [ 34 ]
Não 27%  27%  [ 23 ]
Tenho Dúvidas 32%  32%  [ 27 ]
Total de votos : 84

Autor Mensagem
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Mensagem A favor ou contra a ajuda aos refugiados?
A proxima guerra mundial a caminho!

05 Set 2015

Bronze

Registado: 14 Out 2013
Positivos
42
Neutros
3
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: A favor ou contra a ajuda aos refugiados?
guerra mundial? espero que não mas talvez..... agora preocupa-me a quantidade de infiltrados muçulmanos sádicos que estão a entrar e a serem convidados a habitar nos países europeus.... e enquanto estiverem a comer, beber, instruir-se.... às nossas custas, terão imenso tempo para preparar os seus ataques radicalistas e hediondos....! espero estar enganado..... Inch Allah

07 Set 2015
Acompanhante

A questão é que pelo andar da carroagem, não sou bruxa mas quase que vejo guerras civis a começarem justamente por esse motivo.
A economia já estava a descambar, e com todo este problema vai piorar ainda mais e vai piorar a violencia em geral, o crime e pequenas guerras entre grupos, revoltas a nivel internacional, organizações de puro racism, revoltas... não sei, mas parece me que será essa a continuidade do filme até que finalmente as coisas vão ter de acalmar com algo muito mais radical...
Não quero ser pessimista, tenho conhecido muçulmanos ao longo da vida e todos eles são calmos, sociáveis e pacificos, mas do que li há dias de um testemunho de uma criança refugiada, dizia ele, "não sabia o que fazer, todos os meus primos já estava a combater do lado inimigo (EI)!" o meu receio é o velho ditado, se não tens como vencer, junta te a eles... e quantos o irão fazer?

Receio que em curto espaço de tempo a Europa vá sofrer grandes alterações, mas isso aconteceria de qualquer forma...

No minimo, o melhor a fazer é realmente pensar num cenário bem negativo, e pensar, caso aconteça, o que vou fazer de seguida?

07 Set 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Não vale muito a pena pensar naquilo que cada um de nós pensa. Basta termos em conta que há uma campanha humanitária internacional - e nós temos que estar à altura das nossas responsabilidades.

Penso que vale a pena pensar em dois aspetos que terão a sua importância:

- os senhores Bush e Blair - e aqui Barroso foi um lacaio que esteve na primeira linha - entraram pelo Iraque por causa das armas de destruição maciça que não existiam; Saddam era um ser odioso, mas provavelmente o Iraque dele até era bem frequentável se comparávelcom o Iraque de hoje em dia;
- o regime sírio - que também é um regime odioso - pediu apoio internacional em 2006, por estar sob uma seca extrema, problema que não conseguiria resolver por si só; qual foi a intervenção da ONU e qual foi a ação da comunidade internacional? foi ZERO, como sabemos.

Será que não teria sido possível evitar, ou pelo menos atenuar muito, os dramas que se seguiram? Eu tenho a certeza de que sim.

07 Set 2015
Confrade

Registado: 27 Jul 2013
Positivos
19
Neutros
3
Negativos
1

SniperCat Escreveu:
guerra mundial? espero que não mas talvez..... agora preocupa-me a quantidade de infiltrados muçulmanos sádicos que estão a entrar e a serem convidados a habitar nos países europeus.... e enquanto estiverem a comer, beber, instruir-se.... às nossas custas, terão imenso tempo para preparar os seus ataques radicalistas e hediondos....! espero estar enganado..... Inch Allah

Exatamente o que eu penso. Toda a gente sabe que há muitos inocentes simplesmente a tentar fugir da guerra mas os extremistas olham para isto como uma grande oportunidade. Querem ajuda e nós temos possibilidades de ajudar ok, mas muita atenção, sempre em cima deles e ao menor deslize fazer-lhes entender que aqui têm que seguir as nossas leis. Já não era a primeira vez que ajudar certos povos ou etnias dava mau resultado. Basta olhar para certos bairros sociais espalhados por este país fora onde a criminalidade é muito elevada.

07 Set 2015
Confrade

Registado: 08 Jan 2013
Positivos
12
Neutros
2

Fico até deprimido por ler certas coisas um pouco por todo lado e inclusivamente aqui. Ponho aqui um texto que roubei do fbook e com qual me identifico.
É algo longo, não está nada sucinto como algumas frases soltas mais fáceis de ler que tenho visto como "Vão pra vossa terra" ou o "Tanta gente a passar mal e vamos ajudar os "outros" que vêm sei lá donde", "sao todos farinha do mesmo saco se kuerem ajudar ajudem os kue estam em portugal sem abrigo" (tudo isto são citações) e outras imbecilidades bacocas e atrasadas. Que me dão alguma vergonha alheia, devo dizer.

Volto a salientar que TENHO MUITO MAIS MEDO DESTA GENTE que vive neste país e tem direito a votar, etc... do que da anunciada "invasão de refugiados"

1º Argumento - "A guerra é deles, o país é deles, quem quer ser lobo não lhe veste a pele, porque diabo haveria eu de suportar os custos de quem anda em guerra no seu próprio país, não querem guerra, não a façam".
Caríssimos oponentes, deixem-se contar-vos uma "estória", era uma vez um ditador magrebino chamado Zine El Abidine Ben Ali, que governava há décadas um país chamado Tunísia com o beneplácito do Ocidente, um dia, um jovem tunisino de seu nome Mohamed Boauzizi, cometeu suicídio de forma pública em protesto contra a brutalidade do regime do ditador, um cantor rap fez uma canção de protesto,a canção espalhou-se pelas redes sociais e dias depois centenas de milhares de tunisinos saíram para as ruas em protesto contra a ditadura de Ben Ali, os protestos alargaram-se à Argélia, Egipto, Líbia, Bharein e depois à Síria e ao Irão, dando início às chamadas "primaveras árabes".
A principio os aliados ocidentais e orientais destes ditadores procuraram manter no poder os seus velhos amigos, mas depois surgiu nos gabinetes de geopolítica estratégica dos três do costume, Estados Unidos, França e Inglaterra, uma outra teoria, e se usássemos as primaveras árabes para limpar aqueles regimes no médio oriente de que não gostamos, mas que tínhamos que suportar até agora por causa das petrolíferas?
Na verdade o verdadeiro objectivo eram dois países em particular, a Síria devido aos problemas que causava a Israel e ao Líbano, mas principalmente o temível e monocromático Irão.
E assim os três amigos do costume acharam que era boa ideia nos países onde não fosse possível a mudança política, tentar a mudança de regime por via armada e começaram a armar grupos dissidentes, quaisquer uns que fossem e estivessem dispostos a lutar, o problema era que com o Iraque em colapso após a intervenção falhada dos estados unidos, um desses grupos era na prática a Al Quaeda a esteróides.
Desta maneira, na Síria os serviços secretos ocidentais na prática acabaram por armar o grupo que depois se veio a chamar Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou seja, o ocidente acabou na prática por cometer o mesmo erro que tinha feito no Afeganistão quase trinta anos antes com os resultados que se viram.
De uma forma simplista e muito condensada foi isto que aconteceu.
Caríssimos leitores contraponho o seguinte, quem de facto começou a Guerra na Síria, fomos nós, não os sírios.

2º Argumento - "Sabe-se lá quem é esta gente, quem me diz a mim que isto não é um plano do estado islâmico para nos conquistar por dentro?"
Caríssimos leitores, se for verdade que o Estado Islâmico meteu algumas centenas ou até milhares (eu sou muito generoso) dos seus inteligentes e empedernidos guerreiros num barco de borracha para atravessar o mediterrâneo a meio da noite, perder metade deles através de afogamento junto às costas da Grécia, Turquia e Itália, percorrer mais de metade da Europa a pé, para através de uma senha secreta estes se rebelarem nos campos de refugiados de Silves e da Alemanha, e armados de um molho de alfarrobas e salsichas de frankfurt (de borrego) conquistarem uma união europeia habitada por 508 milhões de habitantes, então caríssimo leitor, nada temos que nos preocupar, dado que a estratégia militar do estado islâmico é inspirada em... Forest Gump.

3º Argumento - Assimilação cultural e sexual, estes refugiados vêm imbuídos das suas ideias radicais e apelativas e quem sabe o que farão quando se misturarem com a nossa pacata população, quantos jovens levarão de entre nós para a sua causa?"
Caríssimo leitor isto funcionaria então assim, este milhar e meio de carismáticos sírios com os seus olhos castanhos profundos e barba por fazer, fariam cair a seus pés milhares de castas e ingénuas moçoilas algarvias e impressionáveis jovens do Baixo Alentejo, que inspirados neles iriam declarar o califado de Armação de Pêra, cobrindo as turistas de Albufeira de preto até aos pés?
O que é curioso é que muitos dos que criticaram o meu post foram pelo lado da minha falta de patriotismo. Engraçado é que eu por mim acho que este argumento não revela patriotismo, mas sim uma perigosa e doentia falta de confiança no nosso povo e na nossa forma de ser.
Somos assim tão inseguros ao ponto de temer a assimilação cultural por parte de 1500 desgraçados num acampamento dos arrabaldes de Silves? Bem ainda bem que nós proibimos aqueles tipos louros que vem ver os jogos de futebol de visitar o nosso país, imaginem só, já nos tínhamos matado todos uns aos outros, impressionáveis que somos.
Caríssimo leitor vamos chegar ao momento das perguntas:
Qual será a denominação de escolha religiosa que mais cresce no mundo? O Cristianismo, o Islamismo, o Budismo?
A resposta é, pasme-se, o ateísmo.
Sim caríssimo leitor, no momento em que lhe escrevo cada vez mais e mais pessoas no mundo estão a escolher respostas de natureza lógica para as velhas perguntas acerca de nós mesmos, e é por isso que o argumento da assimilação cultural baseada no apelo fantástico do Islão sobre os nossos impressionáveis jovens é uma enorme falácia, da última vez que saí à noite pelas ruas de Lisboa, não assisti a massas enormes de jovens raparigas dispostas a adoptar a burka ou a jovens dispostos a abdicar dos gigantíssimos copos de gin.
Existem neste momento no planeta cerca de 1.6 biliões de pessoas no mundo que se definiriam a si próprios como muçulmanos, entre eles existem gays, comunistas, admiradores de death metal, e sim alguns (demais até) terroristas.
Mas esses terroristas definem tanto o que é ser muçulmano como o Klu Klux Klan define o que é ser cristão. Entre esses 1.6 biliões de pessoas existem milhões que como nós se definem como sendo dessa religião mas não metem os pés numa mesquita praticamente desde o dia que nasceram, outros milhões nunca foram e nunca irão a MECA, e outros milhões acham que aquela coisa das virgens é mesmo uma treta pegada que não é para levar no sentido literal.
O problema que temos com o Islão é a narrativa em torno dele e o misticismo com que o cercamos. Esse misticismo pega-se a alguns (poucos) jovens europeus muçulmanos de nascença ou convertidos, que desenraizados culturalmente, procuram nele um sentido de pertença que nunca tiveram aderindo às suas mais extremistas manifestações, a nossa cabeça transforma esses poucos jovens em exércitos de milhões escondidos na sombra das nossas cidades e essa é a ideia que teremos para sempre do Islão, até porque a viagem maior que faremos na nossa vida será até ao Algarve e por isso não existe necessidade de saber mais.
No fundo achar que o estado islâmico é ilustrativo da maioria dos muçulmanos está mais ou menos nível de achar que o sentido progressista de Cavaco Silva, a capacidade linguística de Jorge Jesus e o desportivismo de Mourinho, são ilustrativos dos milhões de portugueses espalhados pelo mundo.
Caríssimo leitor, se acha que todos os muçulmanos são terroristas e que portanto os refugiados sírios (parte deles cristãos), também o são por inerência, então comece a cavar o seu abrigo, porque a civilização moderna cairá dentro de dias.

4º Argumento - "Eles querem é viver á conta da nossa Segurança Social, como os ciganos e esses tipos que andam por aí sem fazer nenhum."
Este tipo de argumentos enquadra-se naquela estratégia que funciona assim, ricos a convencerem os pobres que a culpa da crise é dos miseráveis.
Caro leitor, parafraseando um texto inglês que anda por aí, se você acha que alguém escapa a bombardeamentos no seu país, paga entre 10 a 15 mil euros a um traficante, o equivalente às poupanças da sua vida inteira, para entrar com a sua família num barco de borracha para ir para uma tenda viver dos 300 e tal euros de subsídios nos arrabaldes de Silves, parabéns, você é um idiota...com pós graduação em chapado.

5º Argumento -" Responder ao meu post com vídeos das atrocidades do estado islâmico."
Isto para mim é que não faz grande sentido, dado que está ao nível da idiotice completa, seria o equivalente a recusar abrigo a judeus durante a segunda guerra mundial, usando como argumento imagens das câmaras de gás e das atrocidades de Menguele.
Então não é precisamente do estado islâmico (mas não só) que esta gente foge? A melhor resposta aos terroristas que matam violam e crucificam não seria dar abrigo e protecção a quem foge deles?
Caríssimo leitor se não acredita na teoria da conspiração do argumento 2, acha que milhares de pessoas se estão a fazer ao mar no mediterrâneo em botes de borracha porque adoram o estado islâmico e estão só a curar um ataque súbito de asma?

6º Argumento - Os ricos países islâmicos do médio oriente não receberam um único refugiado.
Caros leitores, a sério? Vocês querem fazer discursos sobre o humanismo e valores, usando a Arábia Saudita e o Dubai como exemplos a seguir?
Ainda querem falar de superioridade moral europeia depois de usar este argumento? Defendem que alguém que procura colocar a sua família a salvo deva procurar refúgio no país do mundo com o recorde mundial de decapitações em público?

7* Argumento - A demografia, simplesmente não temos espaço.
Sim, pasme-se já ouvi esse argumento, vamos ser invadidos por hordas de sírios e isto é só o começo.
Ou seja cidadãos de um país que perdeu em poucos anos centenas de milhares de habitantes, devido a emigração e que vive uma crise demográfica sem precedentes na sua história, defendem a recusa de apoio a 1500 refugiados por...pressão populacional.

8º Argumento - "As crianças...as crianças portuguesas estão primeiro que as crianças sírias e enquanto existirem crianças portuguesas com fome, não há lugar para crianças sírias neste país."
Geralmente cada vez que alguém utiliza este argumento, eu recordo-me daquela personagem dos Simpsons que cada vez que alguém está a debater um assunto importante têm uma única e histérica resposta "Would somebody think in the children", Será que alguém pensou nas crianças?
Caríssimo leitor eu vivo num país que gastou 5443 milhões de euros a salvar um banco chamado BPN pelo qual ninguém neste momento se encontra preso, vivo num país que injectou mais de 4900 milhões de euros no Banco Espírito Santo, comprou submarinos a valores acima de mercado e celebrou contratos leoninos em parcerias público privadas, equivalentes a 10 por cento do produto interno bruto até ao ano 2050.
NÃO EXISTE RAZÃO NENHUMA PARA NENHUMA CRIANÇA PORTUGUESA, SÍRIA OU SENEGALESA PASSAR FOME OU UMA NOITE NA RUA, e se isso acontece deve-se à negligência de uma classe dirigente que governa o país há mais de 50 anos que contou em muitos casos com o voto daqueles que agora revelam uma, anteriormente desconhecida, preocupação com essas crianças.
O deus da ironia e da estupidez revela no entanto a sua face surreal quando alguns que usam este argumento o fazem na mesma frase onde atacam os subsídios sociais às famílias dessas mesmas crianças.
Caros leitores se este país não têm a capacidade financeiras para apoiar com alimentos e abrigo uma ou duas centenas de crianças refugiadas, então na verdade fechem a luz e entreguem o país aos credores.
Durante os próximos dias, aqui nas redes sociais, no emprego, na rua e no café, eu e aqueles que pensam como eu vamos "perder" discussões atrás de discussões acerca deste assunto, por uma razão muito simples, a demagogia é simplista e básica, apela ao mais baixo de nós e nada existe mais baixo do que o medo, já a razão custa porque nos obriga a pensar a raciocinar e tirar conclusões que por vezes não são partilhadas pela maioria.
Quando estes refugiados vierem, todas as notícias, todas as fotos, todos os vídeos que demonstrem alguma ingratidão ou falta de trato urbano abaixo dos parâmetros de Oxford, será copiada e reproduzida mil vezes, seremos interrogados por isso, milhões de partilhas da miúda casada com um homem mais velho ou do tipo que cuspiu a fatia de fiambre quando se apercebeu que é porco, no fundo para que se diga que afinal eles tinham razão e no fundo...
"estes gajos são todos iguais".

O que é assustador para mim, não é esta questão, é aquilo que ela revela acerca dos portugueses pós-troika e aquilo que lhes vai debaixo da pele...bem à superfície.
Passei por cima do vídeo do senhor emigrante brasileiro que apela à exclusão dos refugiados por razões humanitárias, devido à falta de condições económicas do país, pelas razões óbvias.
Passei também por cima daqueles que ironicamente fazem votos que os membros da minha família não sejam chacinados pelos membros do estado islâmico.(mais ou menos assim uma versão moderna daqueles rednecks dos estados unidos que chamavam aos anti-racistas, "niggerlovers" nos anos 60).
Passei por cima disso tudo porque sei...prefiro pensar...e ler.
Essas ingenuidades europeias.
Abraço a todos e durmam bem...os sírios ainda não chegaram.
Paulo Mendes

PS - Espera aí seu esperto e a tua solução? Qual é a tua solução?
A minha solução, pasme-se, é a lei.
O estatuto de refugiado por razões humanitárias não é o mesmo de imigrante, assim o que eu defendo é fazer aquilo que já fizemos antes na segunda guerra mundial, e anteriores, dar ajuda a quem dela precisa na medida das nossas possibilidades enquanto se mantiverem as razões que levaram á atribuição do estatuto de refugiados, quando se verificar que a situação na Síria já não o justifica, convidar as pessoas que acolhemos a regressar ao seu país ou obter a sua legalização como imigrante ou cidadão, obedecendo às leis que entretanto estiverem em vigor.
No fundo sei lá, ser civilizado, era capaz de ser uma boa ideia, mas não me liguem que eu sou ingénuo.

08 Set 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Imagem

08 Set 2015
Acompanhante

:smt023 :smt023 :smt023

Disse tudo esse homem!

08 Set 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Mais um texto ao mesmo autor do anterior (de referir que não conheço esta pessoa, mas já tenho muita consideração por ele). Mais uma vez, é um bocado longo mas diz tudo.
Certamente haverá textos ou frases/soundbytes mais fáceis de ler (e entender) nos comentários do CM ou JN (sempre cheios de elevação) ou então no mural do pnr (talvez hoje nem tanto pois os taxistas andam ocupados com outros assuntos).
Mas faço questão de o meter aqui mesmo assim; como humano maior de idade do século XXI, que tenho educação superior e vivo num país desenvolvido tenho a dizer o seguinte:

Já não há pachorra.

1 - Pachorra para explicar que existem cerca de 4 milhões de refugiados sírios nos países limítrofes, Turquia, Iraque e Libano,

2 - Pachorra para contra pôr que existe uma diferença entre ser vítima de pobreza endémica por razões sociais, o que infelizmente acontece em todos os países do mundo mesmo os mais desenvolvidos, e fugir com os nossos filhos para lhes dar uma hipótese de viver.

3 - Pachorra para explicar que os tão temidos guerrilheiros do estado islâmico não vieram da Síria para a Europa, mas que grande parte deles na realidade foram da Europa para a Síria.

4 - Pachorra para contrapôr que existe um estatuto totalmente diferente, mesmo legalmente, entre um refugiado e um imigrante, a permanência de um e de outro, obedecem a regras diferentes.

5 - Pachorra para explicar que defender a obrigatoriedade de civilização de apoiar inocentes, mulheres e crianças que fogem da guerra e da morte não significa que se defenda que portugueses ou quem quer que seja durma na rua ou passem fome numa altura do nosso desenvolvimento em que mais riqueza se produz.

6 - Pachorra para explicar que antes pelo contrário defender o apoio aos refugiados de guerra é também combater a pobreza e a exclusão, dado que pior que ter fome e dormir na rua, é ter fome, dormir na rua e temer pela vida a cada hora e a cada minuto que passa.

7 - Por fim pachorra para explicar o medo, pachorra para explicar que temos todos medo, temos medo do muçulmano, do moreno, do negro, do que não conhecemos, sem perceber uma coisa, os Sírios também fogem desse medo, fogem do "Estado Islâmico" e do medo que ele impõe, e o que procuram na Europa, nesta Europa, é o esclarecimento, a ordem, no fundo a CIVILIZAÇÃO que este continente ainda representa para eles e para muitos povos no mundo, deveríamos orgulhar-nos disso, do facto deles nos procurarem por causa disso.

Eu tenho medo de muitas coisas, mas não tenho medo que os meus netos se convertam ao islão, não tenho medo que as minhas netas usem burka, porque existe algo que eu sei...o esclarecimento, a civilização ganha sempre ao medo e à ignorância.

Pode demorar tempo, mas é essa a lição da história, no fim a ignorância perde sempre. E nós europeus deveríamos saber isso melhor do ninguém. Foi aqui neste continente que o "tempo das luzes" começou a derrotar o obscurantismo, foi aqui que começámos a colocar em causa os dogmas da religião e escolhemos a ciência para grande parte das nossas certezas.

Sou ateu, mas não islamofóbico, os meus netos serão o que bem entenderem e por isso não temo a reconquista islâmica do país a partir de um descampado de Silves, temo sim a estupidez do racialismo de um povo que há cerca de dois séculos atrás um viajante inglês descreveu como sendo tão marroquino que era quase negróide. Ficariam chocados de saber que temos genéticamente mais a ver com os sírios do que com os suecos?

Haverá maior confissão de fraqueza do que o facto de recusarmos ajuda devido ao medo de sermos conquistados culturalmente por um homem com fome e uma criança nos braços? Somos assim tão fracos como país com centenas de anos de história?

Por isso, publiquem os vídeos que quiserem retirados de contexto com refugiados na Hungria a rejeitar água sabe-se lá porquê, publiquem fotos de quão sujos e ingratos eles são, publiquem cartoons sobre o secreto plano árabe para nos conquistar.

Para mim suporto tudo isso para não ver mais nenhum miúdo de três anos afogado numa praia, chama-se a isso ser...europeu e civilizado.

PS - Sou descendente de judeus...e orgulho-me disso.

08 Set 2015
Ouro

Registado: 01 Mar 2010
Positivos
123
Neutros
4
Negativos
8

Tenho muitas duvidas sobre o que pensar...nao por nao estar informado, nao por nao ser culto ou nao entender a questao, mas nao consigo medir qual a medida mais sensata e mais justa tb para os que aqui vivem e tb passam dificuldades.
numa frase, refugiaDAS sim desde que sejam boas e queiram, sao todas bem vindas...eheheheh

08 Set 2015
Ouro

Registado: 28 Ago 2011
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1

Entao e os gajos que lixaram quase todo o medio oriente ora apoiando governos ora apoiando oposiçoes conforme lhe dava jeito ficam agora do outro lado do atlantico a ver mais uma vez a europa a arder e nao sao convidados a ajudar

09 Set 2015
Diamante

Registado: 29 Mai 2007
Pelo que percebi, algures nas noticias de hoje, já se dispuseram para também os receber.

09 Set 2015
Acompanhante

Registado: 04 Nov 2012

..................Não sei de nada.............mas desconfio de MUITA MERDA................

SERÁ??? :-k :-k

09 Set 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Só um aparte: pelo que vejo, na quase totalidade de posts no fuçasbook ou comentários nos pasquins sobre este tema, só vejo assassinos. Assassinos do português! ](*,)

Tanta preocupação "patriota" e "com os nossos" e depois não sabem minimamente escrever uma simples frase na língua de Camões?? É que são mesmo muito raros os que não dão erros dignos da primária! Será porque o seu desenvolvimento intelectual também não ultrapassou essa fase? É o que me parece...

Agradam-me particularmente aqueles que postam a bandeira de Portugal toda altiva por cima do rodilho de disparates e imbecilidades decorados com erros ortográficos, que escrevem cheios de vontade. :D

09 Set 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

:-k

Imagem

09 Set 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 110 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: