Ora...
Em primeiro lugar, nada de euforias, sobretudo porque o Benfica jogou contra uma equipa treinada pelo Sá Pinto.
Qualquer treinador minimamente preparado consegue com uma equipa de jogadores decentes furar as equipas do Sá Pinto, simplesmente porque ele é um treinador péssimo a treinar processos defensivos.
O Rui Vitória, independentemente de ser um grande treinador ou não, sabe-se que está minimamente preparado e que tem uma equipa de jogadores decentes. Portanto este resultado não tem nada de extraordinário. Estou a falar do resultado, não da exibição.
Mas eu gostei do que vi, sobretudo porque já se viu um bocadinho do que até agora praticamente ainda não tinha visto... indícios de trabalho do treinador na equipa. O gajo demorou um bocadinho mais tempo que outros treinadores, mas talvez tenha a desculpa da pré-época atribulada. A ver nos próximos jogos...
O Benfica tem de agradecer a umas quantas equipas europeias, que gastaram rios de dinheiro porque precisavam de reforços, mas que tiveram a feliz ideia não pagar a pechincha que é a cláusula de rescisão do Gaitan. Muito obrigado por serem cegos.
Tem também de agradecer ao Maxi Pereira e ao seu empresário por serem ganaciosos. Assim o Benfica matou 2 coelhos de uma cajadada só. Não só poupoa uma pipa de massa, como assim teve a oportunidade de dar mais facilmente ao Nélson Semedo aquilo que que ele mais precisava... minutos de jogo, num ambiente mais competitivo do aquele a que estava habituado. O que na teoria é a melhor forma dos jogadores evoluírem, quando já estão minimamente preparados para isso. O Nélson parece que está. Pode ainda não ser extraordinário e/ou experiente, mas se continuar a aprender, a jogar, e a esforçar-se, este ainda dá um rico jogador. Mas que já tem alguma qualidade e ainda bastante potencial acho que já é visível.
Percebe-se que os jogadores não correm só porque o JJ lhes gritava aos ouvidos e barafustava feito tontinho. Este nem sequer anda lá aos berros, e alguns trabalharam que se fartaram. Como até por exemplo os velhotes Jonas, Luisão e Eliseu.
Cada vez mais acredito que a vantagem dos jogos em casa está não só nos adeptos, como também nos dados estatísticos a que o treinador tem acesso em tempo real, tendo assim acesso a informação que praticamente nenhum treinador do mudo consegue descortinar a "olho nu", e que lhe permitem fazer os pequenos acertos que lhe podem permitir conseguir alguma vantagem em relação aos adversários.
E o Gonçalo Guedes a continuar assim é possível que em pouco tempo valorize bastante.
Quanto ao Belensenses...
O abrunho daquele Presidente acertou em 2 treinadores decentes numa só época, e mete-os propositadamente a andar, para ir buscar o Sá Pinto?...
É como um gajo encontrar 2 barras de prata e deitá-las fora para conseguir ir apanhar uma barra de chumbo.
Os defesas centrais do Belenenes são experientes, mas pouco rápidos. O que não seria muito grave numa equipa que está a maior parte tempo a defender contra uma equipa mais forte... se houvesse uma boa organização. Mas como boa organização defensiva é coisa rara nas equipas do Sá Pinto, o habitual e mais provável é dar nisto.
Este fim de semana vai ser um descanso de papinho cheio, e para a semana espero que a equipa continue a crescer nos treinos, porque ainda há muito trabalho a fazer.
