
Re: Ultimas noticias sobre Futebol
Marc Escreveu:
gup,
O Jesus saiu do benfica. Quantos jogadores têm vocês da formação na equipa principal? Quantos estrangeiros compraram esta época?
O JJ saiu só há 4 ou 5 meses e querias que o Benfica já tivesse 11 titulares vindos da formação?!?
O Benfica tem mais jovens, e mais jovens vindos da formação, no plantel principal que o ano passado.
O Benfica tem neste momento já mais jogadores vindos da formação a lutar pela titularidade do que tinha o ano passado. Sobretudo 2... Gonçalo Guedes e Nélson Semedo. Se fosse só isto já não me parecia nada mau.
Mas há outros jogadores da formação que têm vindo cada vez mais a trabalhar com o plantel principal, de forma gradual.
E isto tudo somente em poucos meses. O que não me parece nada de desprezar, pois sabe-se e sabia-se que a mudança do Benfica para uma aposta maior em jovens não poderia nem deveria ser demasiado rápida.
Além disso, diversos rumores parecem indicar que o Benfica pretende comprar sobretudo jogadores estrangeiros jovens para integrar o plantel principal. Um desses casos parece que já nem é rumor, neste caso o Cervi. No passado existia maior equilíbrio entre jovens e não tão jovens.
Isto tudo não significa que o Benfica vá deixar de comprar jogadores estrangeiros, ou que vá deixar de comprar jogadores experientes.
O que parece que se pretende é um plantel, em média, um pouco mais jovem do que existia até agora (o que não significa que seja composto só por jovens). E que inclua mais jogadores provenientes da formação do Benfica, poupando-se assim algum dinheiro que antes era gasto em aquisições e salários.
O Sporting neste momento tem um conjunto que em média já é menos jovem do que era o ano passado. Contratou alguns jogadores mais velhos e experientes. O que não significa que deixe completamente de apostar em jovens, e que não tenha alguns provenientes da formação a entrar no plantel.
Mas obviamente que ter mais jogadores válidos e experientes no plantel (que foram contratados), significa que alguns dos jovens da formação do Sporting terão menos oportunidades do que se esses jogadores experientes não tivessem sido contratados. De frisar que eu não disse que os jovens deixam de ter oportunidades, mas sim que alguns provavelmente terão menos oportunidades.
E acho também óbvio que isso é bom para o objectivo mais imediato do Sporting... ganhar o campeonato. Ter mais jogadores de qualidade experientes no plantel aproxima o Sporting do título.
E a tendência parece que até pode continuar a ser essa. Apostar um pouco mais em jogadores de qualidade já comprovada, e experientes, do que acontecia nos últimos anos. Como até se pode verificar pela contratação de Bruno César.
O que talvez esteja a acontecer é que...
O Sporting está a tentar ter um comportamento um pouco mais próximo de clube europeu grande e rico.
O Benfica está a tentar um comportamento mais próximo de clube europeu que tenta compensar a falta de poderio económico com maior aposta na formação.
O Sporting começou a achar que só com formação... "não ia lá".
E o Benfica começou a achar que se não começasse a apostar mais na formação... "não ia lá".
E isto não é nada de novo, nem de imprevisível, nem é nada que eu não tivesse já referido meses atrás. Aliás, a opção do Benfica já era publica, e anunciada pelo próprio presidente. A do Sporting foi imediatamente perceptível aquando das primeiras contratações para esta época.
Bastava só JJ ter saído do Benfica, e JJ ter entrado no Sporting, para que as tendências (de contratações e apostas em jovens dos últimos anos) mudassem logo um bocadinho nos 2 clubes. Se a direcção do Sporting concorda com essa tendência muito própria de JJ, mais ela se acentua.
E ainda só passaram 4 ou 5 meses. Com o passar do tempo espera-se que a média de idades do plantel do Benfica desça ainda mais um pouco, e que a do Sporting aumente ainda mais um pouco. E depois a certa altura as duas médias estabilizarão. E provavelmente ficando até bem próximas uma da outra.
Se isso acontecer, talvez as repercussões financeiras sejam:
- Sporting passará a gastar um pouco mais em jogadores (salários e contratações) do que acontecia até agora.
- O Benfica irá gastar um pouco menos em jogadores se mantiver o nível de qualidade do plantel, ou talvez consiga mesmo aumentar o nível de qualidade do plantel se continuar a gastar relativamente o mesmo.
Para isto acontecer julgo que é necessário que o Sporting encontre forma de aumentar um pouco as receitas, ou continue a encontrar formas de obter financiamento. Parece-me óbvio que o que esperam é que o JJ consiga valorizar mais jogadores do que os outros treinadores faziam, o que permitirá maiores encaixes em vendas de jogadores.
O Benfica se gastar menos não precisa de aumentar obrigatoriamente as receitas, mas para continuar a gastar o mesmo precisa de continuar a vender pelo menos quase tanto como tem feito até agora. Só o aumento de receitas provenientes dos direitos televisivos e dos patrocinadores é que aliviam muito ligeiramente essa obrigatoriedade.
