Data/Hora: 26 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Chips nas matriculas 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 27 Mar 2007

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Chips nas matriculas
jose antonio Escreveu:
Um vulgar cidadão já não podia ir ás GPs descançado.
Mas eles, a classe política tb não.
E mais ainda a julgar pelo julgamento, nem todos eles gostam de gajas.

É mesmo mais por isso, já não podiam ir aos putos descansados.

28 Nov 2008

Prata

Registado: 02 Ago 2007
Positivos
4
Neutros
2
Negativos
1

Mensagem Re: Chips nas matriculas
jjjj Escreveu:
Comissão Nacional de Protecção de Dados considerou que lei para instalar dispositivos não garante direito fundamental....era mais que obvio!!!!

Podemos continuar a ir as GPs...hehehhe

Infelizmente, duvido que a coisa vá ficar por aqui. Se o nosso Zéquinha não se demove com algumas centenas de milhar de pessoas a protestar, duvido que vá ligar pêva a uma comissãozeca qualquer. A seguir, e com a desculpa de querer combater a violência doméstica, vamos ser obrigados a ter camaras de CCTV espalhadas pela casa. Não acham estranho o quanto se tem falado de violencia doméstica ultimamente? Ah pois, isso já é o Zéquinha a preparar terreno!

E a desculpa do carjacking é ridicula: então não se está mesmo a ver que a primeira coisa que os bandidos vão fazer é trocar as matriculas aos carros que roubem? Ou afinal o chip não vai ser posto na matricula?

28 Nov 2008
Prata

Registado: 21 Jun 2008

O Conselho de Ministros aprovou em 5 de Fevereiro de 2009, o diploma que estabelece a instalação obrigatória de um dispositivo electrónico de matrícula (DEM) em todos os veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas, bem como a legislação referente à sociedade SIEV – Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, SA, entidade que terá o exclusivo da exploração deste sistema. :-k

O melhor é ir a pé

14 Fev 2009
Platina

Registado: 06 Mai 2008
este tema já tem tópico aberto: aqui

-----------
tópicos unidos,
Piotr

14 Fev 2009
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Isto é muito preocupante, porque a nossa privacidade fica, mais uma vez, posta em causa. Basta que se disponha de um dispositivo de leitura, para obter, automaticamente, a relação de quem passa num determinado local. Isto pode ser utilizado para todo o tipo de fins ilegais - nem me ocorre muitos, de momento -, mas imagino detectives a utilizarem a tecnologia (mulheres a vigiarem os maridos, maridos a vigiarem as mulheres, sócios a vigiarem os sócios, namorados...), empresas de marketing, eu sei lá mais o quê.

Já chegava o rasto que deixamos com a utilização do telemóvel e dos meios electrónicos de pagamento.

14 Fev 2009
Ouro

Registado: 26 Fev 2008
Positivos
21
Negativos
3

é um verdadeiro big brother...

e esta previsto dentro de alguns anos implementar chips nos recém nascidos and so on... ora ai estão a ver a confusão que isto vai dar qd as mulheres dos confrades casadoiros solicitarem acesso em tempo real dos seus maridos... :lol:

voltando aos carros penso que esta medida serve apenas e só para as brigadas de transito que circulam nas estradas ou nas operações stops onde apenas e só os carros com multas ou outras coimas a pagar serão convidados a parar para pagar as mesmas via MB gsm no momento ou então viatura aprendida!

14 Fev 2009
Administrador

Claro que pode haver aspectos positivos. Por exemplo, a detecção de carros roubados, embora os meliantes não deixem de trocar de chapas na primeira ocasião e, em todo o caso, antes de entrarem nessas vias.

O problema é sempre o equilíbrio entre a privacidade que estamos dispostos a perder e o que podemos ganhar em troca. Fundamentalmente, o meu receio é a utilização das tecnologias por gente ou organizações que possam actuar à margem da lei.

14 Fev 2009
Platina

Registado: 07 Jan 2008
Chama-se a isto devassa da vida privada dos cidadãos, é inconstitucional e ilegal, e trata-se de mais um grave sinal de que Portugal se está a transformar num país com um regime perigosamente autoritário e descaradamente rapace, cujo governo despreza os mais elementares direitos das pessoas, apresentando como pobre e hipócrita alibi a "segurança" de quem está a subtrair dinheiros e a atentar contra as liberdades. A resposta a isto tem que tomar a forma de movimentos cívicos e apartidários de protesto, de acções na Internet e na blogosfera, e da recusa em massa da participação em actos eleitorais. O rebanho ou a revolta? Há que escolher.

14 Fev 2009
Administrador

Eu prescindo bem de "segurança", em troca de liberdade individual, valor muito mais precioso. Infelizmente, a maioria das pessoas não pensa nem um pouco nisto e aceita completamente que haja controles para tudo.

As pessoas só acordam quando as coisas correm mal - e, por vezes, correm mesmo mal. Um familiar meu perdeu recentemente o emprego, porque, infelizmente, testou positivo no HIV. O empregador dele despediu-o de imediato. Só então de apercebeu que o aliciante seguro de saúde que fazia parte das suas regalias estava acompanhado de uma cláusula em que dava acesso a toda a informação médica. Aterrador, não é?

14 Fev 2009
Bronze

Registado: 04 Fev 2007
Positivos
12
Neutros
3
Negativos
6

Saudações

1º Embora não conheça em detalhe os ditos "chips" em questão,será algo similar aos ditos cartões de ponto (RFDI) ,bilhetes do andante etc ,parecidos com os viaverde,( grosso modo,com clock´s osciladores em VLF =77khz,facilmente alvo de "jamming ) ,acho que estão a empolar o problema antes dele surgir... :-k

2º Os chips são feitos por homens,e por homens podem ser "manipulados" ( ex:Hackeados) :smt045

3º Os "chips" para serem lidos ( correctamente lidos) terão que ter um leitor (equipamento e homem ou maquina estácticamente colocado/a ) :smt045 bem direccionada,e portanto se houver outros veículos ou obstáculos ,terão concerteza erros de leitura ,ou falharão o alvo com muita frequência,se existirem perturbações RF ( Radio de Radiofrequência ) idem, :shock: dai que vai ser como com o radares portáteis,têm de ser bem apontados...ter a certeza da cara, bater com a careta . :smt045 Terá mais tarde ( quanto a mim ) existir também registo de imagem.

4ºDescobrir onde ando pode ser bom,desde que seja eu !! Quando o telemovel esta ligado ,o operador sabe sempre onde ando,fica por lá ( nas BTS´s,um "log"/registo do meu percurso) pode ser bom!! :D

A minha mulher pode descobrir que ando a "mijar" fora do penico ou vice versa,só porque alguém lhe vendeu um leitor de matriculas ( o que dá um Trabalhão,quando existe tecnologia passiva de tracking ,que se pode colar ao carro ou aos objectos PESSOAIS :smt045 ,e Activa com Som e também Imagem (!!) e localização em tempo REAL (se eu estiver a foder ou vice versa e ela escutar o arfar da maquina ás 1000 rotações ,pode ser bom sinal ) :smt049 bem a saber onde anda o meu carro /ou vice versa ,pode ser bom,( vai empenhar-se mais nos trabalhos de casa para a próxima,e vice versa ) [bigsmile]

5º Esta tecnologia tem dois gumes ,como sistema de identificação acho que ira funcionar de mal a bom ( após alterações ),ira concerteza NÃO DESCULPAR muita gente que anda a prevericar. :smt045
Contra o carjacking ,julgo que os sistemas de tracking em tempo real com comando á distancia e bem dissimulados ,silenciosamente PERMITIRÃO apanhar (facilmente) os que mais tarde, serão libertados ,pois serão muitos para passarem férias nas celas. Estes sistemas ,julgo que em breve deverão vir instalados de fabrica, e auxiliarão muito a condução dos veículos automóveis. :smt023

Os "Chips" como sistema que da sua utilização indevida , ira devassar a vida particular,duvido. Só porque eu fui ( ou ela ) dar "uma" fora ,porque o de casa esta muito monótono ,existem formas actualmente mais simples de o fazer e sem custos de grande monta, NEM PEDIDOS DE FAVOR, até pelo que sei em casos de infidelidade em que existam registos de som, e imagem os juízes costumam ser peremptórios,: Quem mais fodeu ,mais aproveitou, mais mérito teve em enganar o outro ( quiça), :mozilla_innocent: dai que o resultado de prova,( só porque foi obtido ILICITAMENTE,está dá-me vontade de RIR e foder muito) servirá quando muito ,para definir quem ficará com poder paternal,etc etc.

Ainda sobre os registos, em especial o de imagens de segurança, por exemplo nas empresas,é necessária uma carrada de papeis e cuidados nos ângulos de focalização das cameras ( em alguns casos muito bem) ,em outros os exageros anulam por completo o uso e utilidade das mesmas,POR POREM EM CAUSA a privacidade das pessoas ( e muitas vezes de ladrões ,que retiram calmamente,coisas do interior das mesmas ).

Por outro lado,nos centros comercias existem centenas de cameras ( algumas ocultas) sendo que das mais interessantes para os seguranças,são as dos parques de estacionamento (ou aparcamento/amanhamento ) :lol:, em que se vêm autênticas peripécias nas trocas de veículos, para rapidinhas e cenas de corneamento :smt045 ,algumas delas mais tarde visíveis na net !!! :smt035

6º Quem não deve Não teme !!!

ps:se me ocorrer mais algo,posteriormente reportarei 8)

15 Fev 2009
Administrador

Confrade Mum

Eu também não acredito em bruxas, pero que las hay, las hay...

Falando agora a sério, o problema não é a recolha de informação para certos fins, legalmente autorizados. O problema é a utilização da informação para outros fins. Mais: fins que o legislador não previu, fins que a comissão de protecção de dados também não previu. Porquê? Porque as pessoas não conseguem prever tudo.

Para além disso, não há sistemas seguros. Introduzamos as seguranças, medidas e protocolos que quisermos - teremos sempre o elemento humano, altamente falível, como sabemos, seja por interesse, receio, lealdades, boas ou más intenções.

Para mim é simples: a informação que não for recolhida a meu respeito não pode ser usada contra mim.

16 Fev 2009
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: dustin1, fredimir, peterport, SDPD12345 e 143 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: