Autor |
Mensagem |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Notícias do dia a dia
prov1 Escreveu: O orçamento do Ministério da Educação para 2016 é de 5,8 mil milhões e não 4,7. Já agora dividam o orçamento do Min da Educação pelos 750 mil alunos de todos os ciclos e tem o bonito nº de 7,7 mil euros por aluno. Se uma turma média tiver 25 alunos tem um custo de 193 mil. Os gajos da privada recebem 82 mil por turma e conseguem melhor ensino e os donos anda ficam milionários por menos de metade. OK não comecem já aos gritos que as contas não se podem fazer assim, mas os nºs não serão muito diferentes. Obrigado companheiro pelo esclarecimento. Bem sei q as contas ñ serão bem assim mas ha uma enorme margem para incluir nessa diferença. E faltou mencionar o custo com a construção das infraestruturas.....mais, muitos mais milhões. Bem sei, o tão propalado Parque Escolar tem muito q se lhe diga!
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
29 Mai 2016 |
|
|
 |
Dragon
|
 Re: Notícias do dia a dia
Matic o meu comentário acabou por 'encavalitar' no teu. Disseste o que pretendia dizer. 
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
29 Mai 2016 |
|
 |
prov1
Registado: 18 Mar 2011 Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
Já agora outro nº - cada aluno do colégio militar custa 12 mil /ano e nos pupilos 30 mil /ano ( sim nesta escola estão mais militares a "trabalhar" do que tem de alunos). Tudo pago pelo Min da Defesa para que nada falte aos filhos dos oficiais e aos netos dos generais.
|
29 Mai 2016 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
prov1 Escreveu: E continuo a achar piada que digam mal dos colégios que até têm piscina olimpica e grande qualidade de ensino e custam mais barato que o ensino público. Ainda gostava que me explicassem - mas com os números todos certinhos e devidamente comprovados e não apenas atirados para o ar porque sim - como é que, com o orçamento equivalente ao de uma escola pública, se conseguem milagres da multiplicação dos pães desse género. 
|
29 Mai 2016 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
29 Mai 2016 |
|
 |
prov1
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
Tinoni Escreveu: prov1 Escreveu: E continuo a achar piada que digam mal dos colégios que até têm piscina olimpica e grande qualidade de ensino e custam mais barato que o ensino público. Ainda gostava que me explicassem - mas com os números todos certinhos e devidamente comprovados e não apenas atirados para o ar porque sim - como é que, com o orçamento equivalente ao de uma escola pública, se conseguem milagres da multiplicação dos pães desse género.  Da mesma forma que a saude funciona melhor no privado que no publico ( os FP que digam) e ainda assim os privados conseguem ganhar dinheiro. Até os hospitais PPP conseguem melhor e mais barato (excepto no Amadora-Sintra, mas este não é exemplo pois foi construido para um terço da população que serve).
|
29 Mai 2016 |
|
 |
Tinoni
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
|
Pois. Mas números, continhas, sff.
E isso da saúde funcionar melhor no privado tem muuuiiiito que se lhe diga. A hotelaria é melhor. Quanto ao resto, se algo for mesmo sério, no privado é que não me apanham.
Editado pela última vez por Tinoni em 29 Mai 2016.
|
29 Mai 2016 |
|
 |
Dragon
|
Tinoni Escreveu: prov1 Escreveu: E continuo a achar piada que digam mal dos colégios que até têm piscina olimpica e grande qualidade de ensino e custam mais barato que o ensino público. Ainda gostava que me explicassem - mas com os números todos certinhos e devidamente comprovados e não apenas atirados para o ar porque sim - como é que, com o orçamento equivalente ao de uma escola pública, se conseguem milagres da multiplicação dos pães desse género.  Decerto que gerir a coisa privada requer mais atenção, sabedoria e contenção nos gastos. Aqui o dinheiro tem dono. A coisa pública não se gere, desfruta-se e não se prestam contas....porque nao se conhece o boss. Talvez os Sindicatos - Fenprof - mandem alguma coisita!
|
29 Mai 2016 |
|
 |
Tinoni
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
|
Números, não opiniões.
|
29 Mai 2016 |
|
 |
prov1
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
Tinoni Escreveu: Números, não opiniões. Ministério da Educação orçamento para 2016 - 5,8 MIL milhões de euros. Nº total de alunos do pré escolar ao 12º - cerca de 750 MIL - Pordata. É só fazer as contas como dizia o outro...
|
29 Mai 2016 |
|
 |
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Caro Tinoni
Até podias ter números, com continhas muito bem feitas, se Costa aceitasse que o Conselho Nacional de Educação, que deve existir para alguma coisa, as fizesse...
Na questão da saúde, estou totalmente de acordo contigo, aquilo em termos de hotelaria, é o maximo, tirando isso, é exame em cima de exame, para inflacionar a conta final...
Temos hospitais públicos óptimos, com pessoal extremamente dedicado, quer em termos médicos, quer de enfermagem...
No privado, não me voltam a apanhar!
|
29 Mai 2016 |
|
 |
prov1
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
Já agora mais numeros : TODOS os contratos de associação custam ao Estado 140 milhões / ano para um universo de 45 mil alunos. Só para facilitar as contas representa um custo de 3,2 mil euros / ano por aluno. Há 4 anos atrás o Tribunal de Contas calculava o custo por aluno no público de cerca 4,5 mil /ano. E incluía nesta média o pré escolar e 1º ciclo que custam quase metade e parcialmente pago pelas autarquias. Não me perguntem aonde o Ministério do Nogeira espatifa o dinheiro que eu não sei (mas desconfio muito....)
|
29 Mai 2016 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
prov1 Escreveu: TODOS os contratos de associação custam ao Estado 140 milhões / ano para um universo de 45 mil alunos. passamos um cheque de 2,4 mil milhões de euros aos privados e transferimos para lá os 750.000 alunos fechamos o Ministério da Educação ... poupamos 3 mil milhões de euros ... e acaba-se já com a conversa
|
29 Mai 2016 |
|
 |
kwacha
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
Tinoni
com o dinheiro poupado no tal Ministério ... vou propor que as phutas do Apartadox e Cª ... tenham um contrato de associação com o Estado
vão ficar mais baratas que as do CM e com uma qualidade superior ... estás de acordo ?
|
29 Mai 2016 |
|
 |
jpescador
Registado: 28 Ago 2011 Mensagens: 9537 Localização: Por entre as gotas de chuva
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1
- Voyeur
|
no privado ha piscina ha patinagem ha musica mais anos ha cantina a anos luz da,publica ha ar condicionado ha transporte porta a porta ha latim ha ballet etc etc e sai mais barato cada aluno nao ma phodam sff 
_________________ se ao nascer eu soubesse, que te ia encontrar, tinha nascido a sorrir e não a chorar!!!
|
29 Mai 2016 |
|
 |
|