Apesar de lagartos, lampiões e andrades serem inicialmente alcunhas com sentido pejorativo, elas já são tão históricas que são usadas e aceites pela grande maioria.
Quem inventou o termo "lagartos" foi o Sporting, num jornal do Sporting. Pelo menos parece que foi aí que apareceu pela primeira vez o nome escrito.
A origem do nome lagartos é a imagem do leão com a lingua de fora. Não se encontra na natureza nenhum leão com uma lingua assim. Como parece mais uma lingua de um lagarto, as pessoas começaram a usar o termo.
Quando saíram uns títulos de subscrição para a construção do estádio, o jornal do Sporting apelidou esses títulos como "Lagartos". Portanto, podia-se pensar que só os títulos é que eram lagartos.
Mas o mesmo jornal deu os parabéns aos lagartos (adeptos) por preferirem os Lagartos (títulos), assumindo assim que os adeptos do Sporting eram lagartos.
E pronto.... foi aí que foi assumido o termo.
Já agora....
Lampiões porque havia um bandido famoso brasileiro que tinha a alcunha de lampião.
Como os sportinguistas estavam sempre a queixar-se do Benfica ser beneficiado, começaram a usar o termo lampiões. Como o estádio do Benfica é o estádio da luz, o termo ainda parecia fazer mais sentido, por ter um duplo significado.
Andrades é uma história meio complicada que não sei bem de cor. Havia uma familia, que era a familia Andrade.
Eles arrendavam um campo a um clube pequeno da cidade. Quando o pai faleceu, os herdeiros eram 2 filhos. Um adepto do FCPorto e o outro adepto do tal clube pequeno.
Como esse campo era melhor que o campo do FCPorto, tentaram aproveitar a situação. Só sei que a certa altura o campo ficou dividido em dois, metade para cada clube, e depois do caso passar pelos tribunais, o FCPorto ficou com o campo. Muitas pessoas da cidade não gostaram da situação e sentiram-se revoltadas porque o outro clube ficou sem sitio onde jogar. E acho que o clube desapareceu por causa disso. E foi então que as pessoas da cidade do Porto que não eram adeptas do FCPorto começaram a chamar os adeptos do FCPorto de andrades. Depois a alcunha tornou-se conhecida no resto do país.
Tripeiros são as pessoas que vivem no Porto, quer sehjam adeptos do FCPorto quer não.