È esperar para ver...
Ainda não sabemos quem vai saír.
E não acho que andem a comprar por comprar. Nem sequer que tenham comprado o Rafa só para não reforçar o Porto, ou para valorizar.
Da mesma forma, não me parece que exista no Benfica um 11 titular e que o resto sejam suplentes.
Para as mesmas posições vejo muita variedade, vejo jogadores com características diferentes. Não me parece simples coincidência.
Acho portanto que existe também uma lógica desportiva para o que se anda a fazer.
Dou exemplos...
Horta, Danilo e Fejsa. independentemente das posições que acham melhor para cada um deles, julgo que todos concordarão que são os 3 muitos diferentes, e que nenhum deles consegue fazer exactamente o que faz um dos outros.
Pizzi e Rafa. Até podem achar que são ambos alas, e que tanto um como o outro podem jogar mais ao meio. No entanto são tão diferentes como a água e o vinho.
E poderia continuar por aí fora, para praticamente todas as posições.
Tal como disse o rodado (acho), até acho que o Rui Vitória vai fazer algo que o Lopetegui tentou fazer... muita rotação. Espero que com melhores resultados.
Mas não só. Acho que também vai tentar que exista esquemas tácticos diferentes, consoante o adversário.
Por exemplo... 4-4-2 contra autocarros, e 4-3-3 contra adversários mais dificeis.
Para muitos jogos do campeonato, acho que o meio campo poderá muitas vezes ser um trinco e Horta.
E para os jogos da Liga dos Campeões ou equipas mais dificeis do campeonato, não me admiraria de ver Fejsa, Danilo e mais um (que poderá ser Horta, ou não...).
Mitroglou para os autocarros, Raul para os outros. Jonas para os autocarros, Guedes para jogar em profundidade.
Rafa parece-me que entra bem nesta lógica, se é que ela existe.
É que para além de provavelmente ser o jogador que agora no Benfica melhor consegue fazer a posição de Jonas, com algumas semelhanças no que pode dar ao jogo, ainda tem a vantagem de ser um jogador muito forte em situações de contra-ataque. E a par de Pizzi é capaz de ser o ala que melhor defende. Acho que provavelmente ajuda melhor nos processos defensivos que Cervi, Zivkovic, Carcela ou Carrillo, apesar de pouco ou nada ainda termos visto deles. Só Sálvio e Pizzi poderão ser tão bons ou melhores que Rafa, nesse aspecto.
Para além disto tudo, existe um factor importante.
Os alas que mais recentemente chegaram ao Benfica, apesar de todo o talento que possam ter, ainda não são um Gaitan, nem sequer conseguem ser ainda exactamente o que o Benfica precisa para alguns jogos. Cervi e Zivkovic, além de novos, estão a chegar a uma realidade completamente diferente. E Carrilllo esteve parado uma época inteira e não tem ritmo competitivo. Os três ainda são quase projectos, como já referi. Carcela é um desequilibrador, forte no um contra um, mas que não sabe defender bem e mais fraco no envolvimento nos processos ofensivos da equipa, mais individualista, menos jogador de equipa. E Sálvio tem o mesmo problema de Carrillo devido a uma lesão prolongada.
E assim só resta Pizzi como ala ambientado à realidade nacional, com ritmo competitico, e que sabe ajudar nos processos defensivos. No entanto, Pizzi é um jogador muito específico. Mais cerebral, bom a entrar pelo meio, mas sem tanta capacidade de rasgar em velocidade.
Rafa é bem mais rápido que Pizzi, e aos contrário dos outros tem ritmo competitivo, já conhece bem o campeonato, ajuda bastante nos processos defensivos, e já está habituado a jogar em contra-ataque nas competições europeias, até contra equipas fortes. Este tipo de coisas ele já conhece, e não precisa de tempo para se adaptar. Precisa de se adpatar a outras coisas (como processos da equipa, jogar contra autocarros mais fechados que aqueles que encontrava no Braga, etc.), mas a estas já não.
Não me parece mesmo nada que Rafa seja sobretudo uma escolha económica, politica, ou algo do género.
Acho que depois de avaliados os "reforços" durante a pré-época, apesar de serem muitos para as alas, se chegou á conclusão que a curto prazo era preciso algo mais.
Acho que Rafa é uma escolha sobretudo desportiva, a curto prazo. Que tem a vantagem de poder trazer beneficios a nível económico a médio/longo prazo.
O facto de se ter muitos "alas", não significa que estejam prontos, a curto prazo. Porque dois não conhecem esta realidade, e dois estão ainda fora de forma.
E Cervi e Pizzi até podem jogar ao meio. Qualquer um deles já jogou nessa posição.
Cervi ao longo da sua carreira até jogou mais ou menos tantos jogos ao centro, como à direita, como à esquerda.
A realidade é que nós não sabemos o suficiente.
O ano passado aqui uns diziam que o Pizzi devia ir embora, outros diziam que devia jogar ao meio, e outros diziam que á direita não fazia sentido ele jogar. Agora já dizem que é intocável nas alas.
O ano passado cheguei a ouvir dizer que havia demasiados joagdores para o meio campo e que não havia alas/extremos.
Nós não sabemos o que pretendem fazer com Danilo ou com Rafa, por exemplo.
Nós não sabemos quem vai subir da formação para a equipa A. Acredito que até Dezembro pelo menos um jogador passe a treinar regularmente com a formação principal. E se calhar até é um... ala.
E sobretudo... nós ainda não sabemos quem irá saír, muito menos quem ainda poderá eventualmente entrar, e não conhecemos as ideias do Rui Vitória para esta época e para este plantel.
O que sabemos é que já há material suficiente para se conseguir fazer uma equipa minimamente competitiva, que já cá estão praticamente todos, e a treinar juntos com este treinador há já algum tempo. E que mesmo assim, o Benfica decidiu comprar o Rafa. Lá terão as suas razões...