http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentID=E393E11D-0483-4F02-B531-350EADB61619&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021Não sei se recordam deste caso, um Português foi acusado em Inglaterra de ter morto a namorada, uma Polaca chamada Kamila. Em 2007 foi condenado a prisão perpétua, depois não encontraram provas para o acusar, e mesmo assim, a hipócrita justiça Inglesa ainda o mantêm em prisão domiciliária.
A familia, nomeadamente a mãe e a irmã, apelaram a todos os meios do governo Português para que interferissem neste caso, e estes apenas responderam que nada podiam fazer.
Ontem, estive a trabalhar num evento e encontrei uma colega minha que já não a via fazia algum tempo, uma daquelas mesmo muito porreiras, uma miuda impecável, fiquei super contente de a ter encontrado ali a trabalhar também e comentei que já lhe tinha tentado ligar algumas vezes mas que estava sempre com o tlf desligado, ela respondeu-me que esteve fora a tratar da situação do irmão mas que estava de novo em Portugal no activo pois as coisas com o irmão já estavam no bom caminho. Ela falou-me disso como se eu estivesse a corrente da situação.
Fiquei um pouco baralhada e perguntei-lhe o que é que tinha acontecido, foi quando ela me contou que aquele português que tinha sido preso em Inglaterra acusado de ter morto a namorada era o irmão dela. Fiquei chocadissima e sem palavras, pois até tinha acompanhado o caso na comunicação social.
Ela começou-me a contar os contornos isólitos da história, factos que a comunicação social Inglesa abafou e que são um escandalo para qualquer pessoa de bom senso.
A história foi então que o irmão mais novo, o Nicolas, um miudo que segundo ela é um doce, super querido e educado tinha sido condenado a prisão perpétua por matar a namorada, uma polaca com quem vivia e era apaixonado, o corpo só foi encontrado 6 meses depois no rio.
As provas em que a policia Inglesa se baseava era numa mala encontrada em casa dele (casa que ambos partlhavam) para o acusar da morte dela.
O que as autoridades abafaram, dado que foi um caso onde ás tantas não tinham por onde pegar nem querem admitir o erro, foi que a Kamila na semana anterior tinha-se tentado suicidar e quem a salvou do suicidio foi o próprio Nico.
Abafaram também que Kamila no dia anterior deixou escrita uma carta ao Nico a falar que ia fazer uma coisa que o ia deixar muito triste mas para ele a desculpar e que o ia amar sempre.
Nico sempre falou ás autoridades para irem ver as camaras pois devia haver com certeza alguma imagem registada do trajecto dela, foi quando 6 meses depois fizeram isso e realmente viram a Kamila a caminhar junto ao rio sem a referida mala que o acusava. Fizeram as buscas no rio e o corpo foi encontrado
Como alibi, o Nico tinha um cartão de ponto que registava que na altura do desaparecimento dela, ele estava a trabalhar, as autoridades alegaram que qualquer um poderia ter passado o cartão por ele o que não o ilibava.
A patroa dele, dona da empresa, uma senhora com algum poder afirmou em julgmento que ela própria o tinha visto sair e que ia com o caso até ao fim pois tinha a certeza que não tinha sido ele porque ela própria o viu na hora em que era acusado de ter morto a namorada e defendeu-o até ao fim nos tribunais, de nada valeu.
Neste ponto já a justiça Inglesa se começava a aperceber que possivelmente estaria enganada mas em vez de admitir o erro, retirou a prisão perpétua e passou a prisão domiciliária.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=33585CB5-6C2D-4509-9F0B-3578505B8E48Um jornalista da CNN interessou-se pelo caso e decidiu investigar a fundo os acontecimentos, foi quando descobriu que a policia sonegou também que tinham encontrado junto ao rio o casaco de Kamila dobrado com os sapatos arrumados ao lado. Mais uma prova obvia de suicidio.
Veio-se a saber depois que ela todos os dias saia de casa para supostamente ir trabalhar, mas fazia 2 meses que já se tinha despedido entre outras situações que ela escondia.
O corpo foi retirado do rio e vieram 5 médicos legistas fazer a autópsia ao corpo, em todas as autópsias não acusava qualquer sinal de violência e davam a causa de morte como hipotermia.
Mesmo depois destas provas todas a justiça não liberta o Nico que continua acusado de morte da namorada, neste momento ele está em prisão domiciliária numa base aérea e só quer sair daquele pais porque tudo lhe lembra a namorada e não consegue viver com a situação.
A familia interpos novo recurso para Junho, recurso esse que o estado deixou de custear e que vai ter que ser pago pela famila, a módica quantia de 60.000 euros...ainda foi pedida ajuda ao estado Portugês mas este nada fez, neste momento a minha amiga está enterrada em empréstimos para pagar tribunal e advogados.
Custa-me a acreditar que esta situação esteja a acontecer e que a justiça seja assim tão hipócrita que não admita o erro
Ainda hoje acordei a pensar nisso e foi por isso que escrevi este post, para expressar a minha revolta.
O que pensam desta situação?