Kida-Niki, eu deixei de fumar a aproximadamente xx anos... Por uma questão de pudor nao digo o numero de anos...
Na altura, tinha saído de 2 tentativas parvas de deixar de fumar, tipo: promessa de fim de ano e promessa de verão! Ambas ridículas...!!!
Deixar de fumar e um assunto muito sério! E tem só e unicamente a ver com a carola! Ou seja é um processo mental. Por outras palavras e admitindo, que não vais usar, acupuntura, pacthes, nico-bla-bla, etc, tens que te mentalizar que vai ser bastante difícil, mas e acima de tudo, tens que ter força de vontade, de a partir do momento em que decides não voltas atrás! O segredo, na realidade não existe, o que existe é a convicção de que um belo dia acordas e dizes,
É HOJE!!! e não recuas mais!!!
No momento em que das esse passo, não podes hesitar mais, é um jogo da mente sobre o fisico, que é o teu corpo cheio de vícios, nomeadamente, nicotina, vícios psico-motores e outros tiques foleiros...
A vontade de fumar, se estiveres dentro dos padrões, vai demorar uns 3 anos a desaparecer! Mas não entres em pânico, pensa que vais ficar com uma pele linda, vais voltar a saborear um bom bife, vais voltar a ter olfacto, eu dou-te um exemplo, o maravilhoso cheiro da tua passarinha, que é tão peculiar e único, se eu ainda fumasse, nem 20%, sentiria, já viste o que se perde?
Infelizmente, por causa da industria do tabaco, que actualmente exporta o grosso do que produz para países do Terceiro Mundo, continua-se a impedir que o vicio do tabaco seja considerado um dos maiores flagelos da sociedade moderna e um dos mais difíceis de abandonar, impedindo que se procurem adoptar soluções mais serias. Se te serve de consolo, eu deixei de fumar num dia qualquer de manha e até hoje, sem qualquer ajuda do que quer que fosse!
A reter:
1 - não podes nunca mais dar uma passa, atenção qualquer tipo de passa - eu comecei a fumar, porque comecei, com erva, depois ashe, depois coca... Quando parei, fumava 2 maços por dia...;
2 - nas primeiras semanas a vontade muito forte de fumar, deve ser combatida com força de vontade, sabias que o desejo de fumar - aquele em que te torces toda - só dura em média uns escassos 50 segundos...? Ou seja, tenta distrair-te durante esses 50 segundos...;
3 - sexo, boa comida, drinks, bons momentos, um fim de tarde na praia com uma boa companhia (eu por exemplo
![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
), stress, ansiedade, um pico de adrenalina, todas estas situações e outras mais, são o detonador da tal vontade horrível de fumar, conclusão, sabendo isso de antemão, só tens que racionalizar o momento;
4 - vais engordar! Uma amiga minha engordou 20 kilos...
![geschockt [schock]](./images/smilies/snork_shok.gif)
, voltou a fumar e ficou novamente a ter um corpo de super modelo... Mas Niki, pensa em tudo o que de bom vais obter com o abandono do vicio e tenta manter uma dieta regular e constante, eu sei que adoras coisas boas, mas evita compensar a tal ansiedade provocada pelo desejo de fumar, pela comida, de qualquer tipo, incluindo rebuçados, pastilhas, chocolate, etc;
5 - la para o verão, terás passado a fase, em que todos falham! Depois é mais fácil.. Mas tu és inteligente e racional, portanto vais conseguir vencer esse vicio de merda!
6 - evita excessos de confiança, tipo "epah isto afinal é uma cagada...", porque cais a primeira...!
7 - as recaídas, são muito traumatizantes, porque como tudo na vida, ninguém gosta de falhar!
P.S. se isto tudo falhar, telefona-me 24X7 e eu vou a correr ter contigo, para te atar a uma cama e...