Data/Hora: 19 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 O tu e o você - como tratam as GP's? 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem O tu e o você - como tratam as GP's?
Confrades,

Quando chamo o canalizador, o electricista, falo com o meu gestor de conta ou com o gestor das telecomunicações da empresa, trato-os na 3ª pessoa do singular, vulgo "você". Eles estão a prestar-me um serviço, tal como as gp's, contudo a estas eu trato na 2ª pessoa do singular, vulgo "tu", logo desde o inicio ao telefone.

Não sei se é algum tipo de sobranceria da minha parte ou simplesmente não consigo tratar por você uma pessoa que daí a nada vou estar a comer.

Julgo que o contacto físico e emocional eleva a confiança entre as pessoas a outros níveis.

E os confrades como tratam as meninas? Por tu ou você?

Matic

03 Jun 2013

Iniciado

Registado: 26 Dez 2008

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: O tu e o você - como tratam as GP's?
Se fosses de cascais não tinhas esse problema... Just saying...

:-" :-" :-" :-"

03 Jun 2013
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Não sou de Cascais [-X mas conheço muita gente de Cascais e não só que tratam os filhos por você e isso eu não conseguia.

As meninas trato por tu.

04 Jun 2013
Ouro

Registado: 28 Ago 2011
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1

Trato pelo nome a primeira vez ao telefone...
Depois quando la chego passamos ao tu...

04 Jun 2013
Ouro

Registado: 26 Jul 2010
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

Trato por tu mas é indiferente que me tratem por tu ou por você, nomeadamente as brasileiras.

Obviamente que há limites para o "tu". Uma vez pûs uma GP brasileira completamente à vontade e disse-lhe que devia tratar-me sempre por tu. A conversa fluiu e de repente disse-me que tinha cara de putanheiro. Fiquei bastante ofendido. Uma coisa é andarmos aqui entre confrades a dizer que somos putanheiros, outra coisa é alguém tratar-nos por putanheiro. Isto tudo só para dizer que o "tu" é bom e facilita mas há limites de proximidade. Nunca pensei que pudesse ficar tão ofendido por me chamarem putanheiro. É que feriu a minha honorabilidade...

04 Jun 2013
Bronze

Registado: 30 Abr 2013
Positivos
35
Neutros
15
Negativos
4

pedro onze Escreveu:
Trato por tu mas é indiferente que me tratem por tu ou por você, nomeadamente as brasileiras.

Obviamente que há limites para o "tu". Uma vez pûs uma GP brasileira completamente à vontade e disse-lhe que devia tratar-me sempre por tu. A conversa fluiu e de repente disse-me que tinha cara de putanheiro. Fiquei bastante ofendido. Uma coisa é andarmos aqui entre confrades a dizer que somos putanheiros, outra coisa é alguém tratar-nos por putanheiro. Isto tudo só para dizer que o "tu" é bom e facilita mas há limites de proximidade. Nunca pensei que pudesse ficar tão ofendido por me chamarem putanheiro. É que feriu a minha honorabilidade...

Nesse caso devias ter agradecido o elogio...No meu ponto de vista isso é bom sinal para a Gp, pois significa ke o serviço dela é válido e tu usufruis dele. Sempre aprendi a agradecer os elogios, sejam bons ou maus... :lol: mas logo de seguida mando a resposta... Para o teu caso era "muito obrigado minha putinha" [bigsmile] E no dia a seguir ias lá e kuando xegasses dizias" Chegou o teu putanheiro preferido" :mozilla_tongue:

Bom, não leves a mal mas vejo muito estas coisas muito pra boa onda e boa disposição. Se realmente uma pessoa se incomoda com algo, acho ke deve abandonar o barco, mas se fosse eu, ela ia engolir as palavras com uma valente escáfia \:D/

Quanto a este tópico é sempre o "tu" que reina. por vezes o tu evolui para amor, querida, bebé and so on... :smt035

04 Jun 2013
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
Trato-as sempre por "minha linda e casta donzela". E exijo que me tratem por "meu garboso e viril cavaleiro".

04 Jun 2013
Iniciado

Registado: 26 Dez 2008

:smt005 :smt005 [bigsmile] [bigsmile] :lol:

04 Jun 2013
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

tu cá tu lá ...

só mesmo os corpos ...

é muito raro passar esta barreira ...

04 Jun 2013
Iniciado

Registado: 15 Set 2011

No meu caso, a excepção é com as brasileiras que me tratam por você. Dou por mim também a trata-las por você. Acho que inconscientemente me faz confusão ser tratado por você e responder tratando-as por tu. Claro que aqui o você é o você Brasileiro que não tem o mesmo peso de formalidade que tem normalmente. De resto é sempre por tu. Como já foi referido é dificil ter formalismos nestes casos. Sexo não é formal.

04 Jun 2013
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Uma vez disse a uma, "que bela putinha" que tu és"...

Ficou ofendida, perguntou se eu tinha ido ali para a ofender, explicou que aquela era uma situação temporária, dado que tinha quase o "canudo", devia ser verdade porque nunca mais a vi ou soube nada dela, a partir daí é senhora doutoura para aqui, vossa senhoria para acolá... ](*,)

04 Jun 2013
Confrade

Registado: 10 Dez 2012

Depende da gp. Por vezes nem me apercebo e já estou a tratar por tu. Outras vezes ficamos pela 3ª pessoa. Independentemente disso o que quero é truca truca.

04 Jun 2013
Diamante

Registado: 25 Mar 2008
Trato por tu, e prefiro que me tratem por tu. Gosto que o encontro corra de forma o mais descontraída possível, e o você não faz sentido a meu ver.
Quando me tratam por você ou senhor (senhor não aprecio mesmo nada), peço logo que me tratem por tu.

04 Jun 2013
Bronze

Registado: 04 Dez 2011
Positivos
24
Neutros
11
Negativos
1

Começo sempre por tratá-las por você, mas com o decorrer do encontro lá lhes pergunto sempre se posso tratá-las por tu, porque dá muito mais jeito. Elas dizem sempre que sim e tratam-me da mesma maneira. Não vejo nisso desrespeito.

Quanto às brasileiras é mais difícil. É natural nelas tratarem as pessoas por você. Para mim é que me soa a estranho e não consigo depois tratá-las por tu.

04 Jun 2013
Confrade

Registado: 31 Dez 2009

Ò Matic, este tópico parece uma homenagem à Laura Guedes aqui do Porto... lol

04 Jun 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 49 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: